quarta-feira, 27 de abril de 2011

PORTO, DIA 30 DE ABRIL

ATENÇÃO AO DIA 30, NO PORTO!


Os “detectives” do norte promovem no próximo dia 30 de Abril, na cidade do Porto, uma jornada de confraternização policiária de âmbito nacional. A concentração está marcada para as 12h00, na esplanada do Café Java, na portuense Praça da Batalha, a que se seguirá um almoço-convívio em restaurante vizinho, que terá dois “pratos fortes” à sobremesa: o lançamento do II Volume do projecto editorial do site “Clube de Detectives” dedicado à milésima edição do PÚBLICO-Policiário, que reúne todos os problemas publicados naquela secção desde a temporada 2005-2006 até 2010; e a atribuição da Lupa de Honra’2011 a uma personalidade ímpar do policiarismo português. Os confrades com disponibilidade e interesse em participar nesta iniciativa, promovida pelos “detectives” Agente Guima, Daniel Falcão, Dr. Gismondo, Inspector Boavida, Inspector Gigas, Jartur, M. Lima, Sargento Estrela e Zé, deverão confirmar a sua presença, até 26 de Abril, através do e-mail clubededetectives@gmail.com ou do telemóvel 917340400.

TAÇA DE PORTUGAL - 4.ª ELIMINATÓRIA

CONFRONTOS

Aqui ficam os confrontos para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.
Desta forma, todos os "detectives" sobreviventes na Taça ficam a saber com quem vão ter de disputar o apuramento:

Sorgan – Inspector Pi; Vicktório – Agente Hot Star; Paulo – Professor Bombom; Soldado – Duca Holmes; Rip Kirby – Tó Dani; Articopus – Alves & Companhia; Indómito – Alce Branco; Medvet – Mister Olavo; Igor – Inspectora SS; Heliodora Cardoso – Detective Xá Muteba; Inspector Gigas – Vetamina; Mil Magos – Flo; Mister H – Emetec; Jota Petrus – Inspector Sonntag; Mr. Ignotus – Krápula; Otutit – Professor Cebolas; Agente Guima – Prukim; Noitne – Dr. Gismondo; Sultão Zonzo – Búfalos Associados; Inspector Cadim – Bernie Leceiro; Ribeiro de Carvalho – Detective Marosca; Rei Shakal – Ego; L. Pedralvas – Daniel Falcão; Hilária Clintona – Inspector Boavida; X. Boavista – Sargento Villabuena; T. Antenor – Detective Jeremias; Ó Bama – Karl Marques; Maphyl – A. Raposo & Lena; Danielux – Sertório; Verbatim – Serrinha; Zé – Pardal; The Carol – Inspector Aranha; Detective Pomada – Ábaco; Inspector Jack – Detective Lupa de Pedra; Miss Marple – Detective Duralex; Comissário Utak – Bochunelas; Jo.com – Holmesiano; Limbrota – Borda D’ Água; Tiranossauro – Regola; Vampirina – Ubaldo Pinóia; Zábiá – Inspector Maka; Vampirella – Pencas; Yannik – Dr. Famoso; Jurrica – Killy Vamp; Zarú – Acacrime; Reguso – Wimsey; Hulk – Trio Coxo; Diana – Zé Matulão; Ramiro - Procópio; Mauro Flores – Retni; CSI Pirata – Prosa; Taar – Doll; Mars – Mikas; Inspector Sardinha – Mimo; Vamp 99 – Zarim Gago; Visionário – Zzz; Treko – Zé Vilela; Dr. Quaresma – Corvos; Jalabar – Free Live; Rex – Sam Spade; DC24 – Nobless; Croppus – Irina; Mason – Tino Serra e Vikew – Deco.

terça-feira, 26 de abril de 2011

ATRASOS

Continuamos com muitos problemas para pormos em dia as classificações.

Quando as dificuldades pareciam estar resolvidas, outras se lhes juntaram!

De qualquer forma, hoje mesmo pretendiamos publicar os confrontos da 4.ª eliminatória, mas a perda de algumas partes dos ficheiros, obrigou a um trabalho de recuparação de uma grande parte das soluções, num trabalho adicional à maratona do costume!

De qualquer forma, faltam apenas algumas dezenas de soluções, pelo que amanhã, sem falta, pensamos ter aqui  os confrontos para a 4.ª eliminatória!

E, logo depois, as classificações das provas 2 e 3, para tentarmos recuperar os atrasos que já complicam o normal andamento dos torneios.

Pedimos apenas mais um pouquinho de paciência!

segunda-feira, 25 de abril de 2011

PAULO - SOBRE O 25 ABRIL DE 1974

Uma reflexão do confrade Paulo, sobre o 25 de Abril no Policiário.
Leiam, por favor:

O 25 de Abril trouxe consigo um aumento do poder de compra que permitia a aquisição com maior facilidade, pelos jovens, das revistas que publicavam o policiário. Foi o caso do Mundo de Aventuras, revista de BD e onde se deu a reinvenção do policiário, após alguns anos de apagamento, mas também de outras revistas com distribuição nacional dedicadas a palavras cruzadas e passatempos similares: Passatempo, Cruzadex, Cruzadismo, Quebra-Tolas, Zig-zag, Eureka, Pensador, Divirta-se. Todas elas nasceram a partir de 1975-76 e chegaram a existir em simultâneo, o que para quem não viveu essa época, talvez dê para perceber um pouco do espírito que se vivia. As próprias revistas de BD tiveram um enorme crescimento, com o aumento exponencial da quantidade de títulos em relação a 1974. O Policiário chegou a ter 4 secções em suportes de divulgação nacional simultaneamente, durante bastante tempo: Mistério Policiário no Mundo de Aventuras, pelo Sete de Espadas, Enigma Policiário no Passatempo, com o Inspector Aranha e depois também com o Zé, Cruzadex Policiário, no Cruzadex, com o L.P, Mistério e Aventura no Quebra-Tolas com o Sete de Espadas. Ainda a nível nacional, mas com duração mais curta houve secções no Pensador, pelo Alva e no jornal Primeiro de Janeiro com o Jartur. A somar a isto surgiram várias secções em jornais regionais , das quais neste momento recordo Viseu, Famalicão e no Algarve. Tudo isto se passou a partir de 1975-1976. Antes era o vazio. Pelo meio ficou o 25 de Abril de 1974. Poderíamos encontrar decerto muitos factores explicativos: aumento do poder de compra, a curiosidade de saber mais, uma juventude ávida de coisas novas, etc. A relação entre o renascer do policiário e o 25 de Abril parece-me evidente. Os elos relacionais talvez necessitassem de uma análise mais profunda para melhor serem identificados, mas eles existem e estão lá.

Paulo

25 DE ABRIL

O 25 de Abril e o Policiário


O Policiário é uma actividade muito anterior ao 25 de Abril de 1974, já vem, de forma organizada, desde os anos 40 do século XX.
Portanto, parece nada o ligar ao 25 de Abril, tanto mais que uma das secções mais interessantes e importantes foi orientada pelo inevitável Mestre SETE DE ESPADAS no Camarada, um jornal juvenil da Mocidade Portuguesa, uma organização com contornos fascistas do chamado Estado Novo.
Mas o 25 de Abril também marcou o Policiário, precisamente quando, após alguns anos de letargia, em 13 de Março de 1975, menos de um ano após o golpe militar que derrubou o regime do Estado Novo, o mesmo Mestre apareceu no Mundo de Aventuras, uma revista de Histórias aos Quadradinhos, dirigida predominantemente à juventude, com uma secção chamada “Mistério… Policiário”.
Numa altura em que o país fervilhava politicamente, a secção teve um impacto demolidor, ao contrário do que seria expectável e rapidamente alcançou uma audiência jovem, de onde saíram muitos dos actuais policiaristas, enchendo um vazio que a juventude da época sentia, pela aventura, pela investigação criminal, pelo mistério, pela Amizade, pela confraternização, por tudo o que a fazia pensar!
O 25 de Abril deu, afinal, o mote para que o Policiário pudesse evoluir e chegar a muito mais jovens e menos jovens, livre de qualquer acto censório ou de qualquer tique moralista de defesa dos bens sagrados do sossego e da paz. É que muitas vozes se levantavam para dizer que o Policiário incitava à violência e aos sentimentos mórbidos da juventude, quando a realidade era, precisamente, o inverso!
O Estado Novo sempre lidou muito mal com essas situações e é paradigmático um episódio em que um jornalista foi chamado para que mudasse os nomes das pessoas do facto que relatava porque um crime daqueles nunca poderia ter ocorrido em Portugal!
Hoje, todos estes anos passados, parecem brincadeiras de crianças muitas das histórias que se contam, mas não, foram FACTOS REAIS que atiraram cidadãos, pais de família, pessoas honestas e sérias para trás das grades, para a tortura, para a morte!

Se nada mais houvesse para celebrar o 25 de Abril de 1974, o estarmos aqui a dizer o que entendemos, já é mais do que suficiente!

domingo, 24 de abril de 2011

POLICIÁRIO 1031

SOLUÇÕES DA PROVA N.º 3

Prosseguindo a publicação das soluções oficiais dos problemas, temos hoje as das duas partes da prova n.º 3, respectivamente de Felizardo Lopes e de Rip Kirby.
De salientar a enorme dificuldade que uma grande parte dos nossos “detectives” sentiu para tentarem encontrar a decifração do problema de criptografia que o confrade Felizardo Lopes, em boa hora, nos trouxe!
Na realidade, muito destreinados andam os nossos investigadores neste género de produção, outrora muito importante e saudada, mas hoje quase completamente votada à indiferença. E queremos salientar que se trata de um problema sem dificuldade de maior, bastante linear e directo, o que nos faz colocar a interrogação sobre o que seria da classificação, se o problema tivesse um pouco mais de dificuldade, como seria natural numa competição deste género!
E foi tal a devastação classificativa que somos tentados a desafiar os grandes decifradores e produtores de outrora, para que, de modo sistemático, nos possam trazer mais métodos e exemplos de problemas em que a criptografia seja a estrela principal. Seria certamente interessante para a generalidade dos actuais confrades, que não tiveram acesso aos trabalhos que os grandes mestres nos deixaram, desde logo o citado no problema publicado, A. Varatojo, nos seus livros antológicos “ABC Policial”.
A simples enumeração e demonstração dos principais modos de usar a criptografia já seria um contributo importante para divulgação deste tipo de problemas, realmente em hibernação, se não mesmo em extinção.


CAMPEONATO NACIONAL E TAÇA DE PORTUGAL
SOLUÇÃO DA PROVA N.º 3
PARTE I
APRENDIZ DE CRIMINOSO, de Felizardo Lopes
Uma mensagem criptográfica decifra-se a partir da identificação do método e da chave utilizados. Neste caso a missão não se apresentava difícil porquanto na "história" onde ela se encontra inserida (que se recomendava que fosse lida com atenção e interpretada para encontrar as directrizes, lembram-se?), aqueles elementos estão muito acessíveis através da palavra transposição (identificadora do método, um dos mais conhecidos da criptografia) e do conjunto numérico 1432 (a chave, também de execução simples).
Mais: lá está ainda uma referência a ABC do crime, uma clara pista a apontar o ABC POLICIAL, de A. Varatojo (nº 3), onde o método de transposição é apresentado e exemplificado.

Posto isto:

a) A mensagem a descodificar possui 32 caracteres, a saber:

NATOSTOSANIOTIREOEVRLTOHEVELIROS

b) o método utilizado é o da transposição;
c) a chave é composta por quatro algarismos: 1432;
Decifrando, comecemos por decompor os 32 caracteres em 8 grupos de 4 cada (pois tantos são os dígitos da chave) efectuando a transposição vertical dos caracteres, de acordo com o que a chave (1432) determina:

1432
NATO
STOS
ANIO
TIRE
OEVR
LTOH
EVEL
IROS

Ora, Aplicando a chave 1432, em que cada algarismo indica a posição da respectiva letra na palavra, a primeira linha apura N (1), O (2), T (3) e A (4). A segunda linha dá S (1), S (2), O (3) e T (4) e assim por diante.
No final obtemos:
NOTASSOTAOINTERIORVELHOTELEVISOR.
Separando as palavras de modo a tornar a frase inteligível:

NOTAS SÓTÃO INTERIOR VELHO TELEVISOR.


PARTE II

“DESVIARAM UM AUTO -TANQUE”, de RIP KIRBY
A resposta certa só pode ser a que está contida na alínea
(A)
O interior da cabine foi todo limpo fazendo desaparecer as impressões digitais do seu habitual condutor.
Poderia pensar-se que essa limpeza fora feita pelos ladrões para não serem reconhecidos pelas suas impressões digitais, porém quem fez a limpeza foi a mulher do condutor que se descuidou e deixou uma no banco do condutor e outra na “manete” exterior da porta do lado esquerdo.
Como ela não está indiciada como suspeita no roubo do Auto-tanque o larápio só pode ser o seu marido que depois lhe ordenou que limpasse o Interior da cabine.
Tanta higiene acabou por o perder.

Portanto, sem dúvida: A


CLASSIFICAÇÕES

Esta época competitiva tem sido marcada por alguma inconstância na divulgação dos resultados das provas, o que, como é óbvio, cria alguma ansiedade aos confrades, sempre ávidos de mais e melhor informação.
Não pretendemos branquear as situações e por isso reconhecemos e assumimos integralmente as culpas pelo sucedido. O elevado número de participantes não explica, por si só, tamanho atraso na divulgação das pontuações obtidas, mas estamos a envidar todos os esforços no sentido de rapidamente recuperarmos todos os atrasos e passarmos à regularidade que já tivemos na época transacta e que foi quase unanimemente reconhecida.
Como é do conhecimento geral, no passado publicávamos neste espaço extensas e monótonas listagens de pseudónimos e de pontuações, quase até à exaustão, situação que foi profundamente alterada com a chegada do “irmão mais novo” da nossa secção, o blogue Crime Público (http://blogs.publico.pt/policiario).
Esse facto, que constituiu mais um marco na nossa relação com os “detectives”, permitiu-nos, por um lado libertar este nosso espaço dessa autêntica barafunda que eram as classificações e por outro criar um novo canal privilegiado de contacto quase em directo com os confrades, com possibilidade de diálogo, de esclarecimento, de discussão.
O que pretendemos deixar aos nossos leitores é a certeza de que tudo fazemos para que a nossa actividade singre cada vez mais, se imponha como uma prioridade diária para cada vez maior número de confrades e para que cumpra aqueles que é o seu objectivo principal: Divertir inteligentemente, contribuindo para a maior satisfação daqueles que, como nós, amamos o Policiário e queremos que ele consiga atrair o maior número de aderentes.
Só assim, com cada vez maior e melhor participação, poderemos assegurar a superior qualidade do policiário, quer na vertente da decifração, quer na da produção de enigmas.


SETE DE ESPADAS

Registamos, uma vez mais, a pronta reacção dos nossos leitores à secção n.º 1026 em que a figura principal foi o inevitável Sete de Espadas, que continua a ser a maior referência do nosso Policiário.
Foram muitas as missivas que recebemos, quer saudando a iniciativa do nosso desaparecido companheiro ao relançar o Policiário em 13 de Março de 1975, na revista de histórias aos quadradinhos Mundo de Aventuras.
Tantos anos depois, apraz-nos registar o apreço que a generalidade dos confrades nutre pela figura do Sete de Espadas, sem qualquer dúvida o grande responsável por hoje podermos estar aqui a falar sobre Policiário.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

PARABÉNS A M. CONSTANTINO!

A TRIBO POLICIÁRIA CANTA OS PARABÉNS AO MESTRE!

Mão Amiga (Zé) fez-nos chegar a notícia que sempre nos vai escapando: O M. CONSTANTINO completa hoje 86 anos de idade!

Que se pode dizer de um vulto incomparável do nosso amado desporto? Que se pode acrescentar àquilo que já foi dito e repetido à saciedade, sempre sem se poder exagerar, porque tudo o que se quiser dizer de importante sobre o Policiário, assenta como uma luva ao confrade de Almeirim?

Não queremos deixar passar em claro esta data, muito menos passar sobre ela com um simples apontamento, até porque 86 anos não são nada de desprezar, quando ainda hoje o Policiário "treme" ao saber que vem aí um problema do Mestre!
Assim mesmo, sem mais! Não é preciso dizer que é de M. Constantino, basta referir que é do Mestre!

Em nome de toda a imensa "Tribo Policiária" - e estamos absolutamente certo que sobre esta figura extraordinária podemos falar em seu nome - queremos desejar a M. Constantino as maiores felicidades, nesta data especial para ele e para todo o Policiário, com a certeza de que vamos continuar a  usufruir dos seus desafios extraordinários!

Caríssimo M. CONSTANTINO, muitos e muitos parabéns, com a certeza que, se estes primeiros 86 anos foram magníficos, ficamos de água na boca para vermos como serão os segundos!!!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

UM CONVÍVIO A NORTE, NA CIDADE DO PORTO

As férias da Páscoa antecipam sempre, tal como acontece no Natal, o prazo para entrega do material para publicação na secção do PÚBLICO.
Desta feita, a antecedência fez com que não fosse divulgada devidamente a iniciativa dos confrades para dar visibilidade ao lançamento do volume II do projecto editorial do Clube de Detectives e que vai ocorrer na cidade do Porto no próximo dia 30 de Abril.

AQUI FICA A NOTÍCIA:

Os “detectives” do norte promovem no próximo dia 30 de Abril, na cidade do Porto, uma jornada de confraternização policiária de âmbito nacional. A concentração está marcada para as 12h00, na esplanada do Café Java, na portuense Praça da Batalha, a que se seguirá um almoço-convívio em restaurante vizinho, que terá dois “pratos fortes” à sobremesa: o lançamento do II Volume do projecto editorial do site “Clube de Detectives” dedicado à milésima edição do PÚBLICO-Policiário, que reúne todos os problemas publicados naquela secção desde a temporada 2005-2006 até 2010; e a atribuição da Lupa de Honra’2011 a uma personalidade ímpar do policiarismo português. Os confrades com disponibilidade e interesse em participar nesta iniciativa, promovida pelos “detectives” Agente Guima, Daniel Falcão, Dr. Gismondo, Inspector Boavida, Inspector Gigas, Jartur, M. Lima, Sargento Estrela e Zé, deverão confirmar a sua presença, até 26 de Abril, através do e-mail clubededetectives@gmail.com ou do telemóvel 917340400.

domingo, 17 de abril de 2011

POLICIÁRIO 1030

SOLUÇÕES DE MAIS DOIS DESAFIOS

Publicamos hoje as soluções oficiais dos desafios que integraram a prova n.º 2 do Campeonato Nacional e da Taça de Portugal de 2011.
Trata-se de informação importante para os nossos “detectives”, no sentido de avaliarem as suas prestações e fazerem os cálculos, enquanto aguardam pela publicação dos resultados, que irão desfazer todas as dúvidas.
Entretanto, convidamos os nossos confrades a visitarem o blogue CRIME PÚBLICO, em http://blogs.publico.pt/policiario, onde poderão recolher toda a informação sobre o andamento das competições e sobre o Policiário em geral.
Aliás, cabe aqui referir que o blogue está à inteira disposição dos confrades e “detectives” para que possam propor assuntos, apresentar ideias, reflectir sobre todas as questões que o Policiário levanta, incluindo a discussão dos próprios problemas publicados, depois de terminados os prazos, como é óbvio.
É nossa finalidade transformar o blogue na casa em que todos os “detectives” têm o seu espaço próprio e em que o Policiário pode e deve ser abordado em todas as suas vertentes. Se nós conseguirmos fazer uma discussão aberta e franca em torno do passatempo que escolhemos como nosso, certamente encontraremos novas medidas, novas propostas para o tornar mais atractivo, mais dinâmico, em suma, mais forte.

CAMPEONATO NACIONAL E TAÇA DE PORTUGAL

SOLUÇÃO DA PROVA N.º 2
PARTE I
TEMPICOS E A “VIÚVA – ALEGRE”, de A. Raposo & Lena

Não é que o quadro do Picasso “Les demoiselles d´Avignon está muito sossegadinho numa parede do Museu Moma de Nova Iorque, ocupando uma parede no seu tamanhão de mais de dois metros de lado; não é um pequeno quadro. Tempicos foi contemplado pela sua amiga Lilly com uma falsificação, sem valor.
Não há dúvida que Tempicos foi bem “enrolado”…
Analisemos o crime que aconteceu na mansão do amigo inglês do Tempicos.
O bailarino Romanoff foi morto por tiro dado a curta distância e por alguém perto da ala leste da vivenda.
Sabendo que os quartos dos hóspedes ficam ao nível do rés-do-chão, até seria possível disparar de dentro de um quarto, com a janela aberta.
A estradinha de acesso à casa corre junto ao edifício e vem da rua em direcção à ala nascente. Depois corta à esquerda seguindo paralela à casa, rodeia a ala oeste e acaba numa praceta já nas traseiras. Se o veículo ficou imobilizado entre a porta principal e a estátua, então alguém através dos quartos da ala nascente poderia ter disparado. Entre a vítima e o atirador poucos metros os separariam. Lembramos que na ala esquerda ficavam os quartos da vítima e de Hervé.
Sabemos que no Reino Unido a condução é pela esquerda e o condutor ocupa o lado direito do veículo. Como sabemos a viatura dirigia-se a casa tendo o vidro do lado sul – do lado oposto ao condutor subido. Daí não poderia ter vindo o tiro, pois o veículo estava incólume. Do lado do condutor estava aberto o vidro e foi por aí que a bala entrou sem provocar qualquer mossa na viatura.
Se a mansão estava virada a sul (diz-se na prova) o cavalo da estátua marcharia para norte e havendo sombra projectada no chão obtida pela espada do cavaleiro isso obriga a que a foto tivesse sido obtida obrigatoriamente da parte da tarde!
Hervé, que foi o autor da foto, mente dizendo que as fez de manhã. Com que interesse?
Mascarar e dar-lhe um álibi para a parte da manhã.
Porém, mesmo à distância Tempicos apanhou um mentiroso. Se foi ele que matou ainda não temos a sua confissão mas a polícia inglesa tem fama e qualidade. Depressa incriminará o fotógrafo até porque haveria por ali um motivo de ciúmes entre ele e Romanoff por causa do Anderson. As tais cenas “abichanadas” que o problema policial dá a entender.
A perder ficou Tempicos que já estava a pensar vender o tal quadro de Picasso mas a ele também lhe saiu o tiro pela culatra.


PARTE II
“QUE ESTRANHA PESCARIA!...”, de Inspector Boavida

Resposta certa: alínea C. É verdade que o pai de Angélica chegou a casa gritando, no dia em que Jorge fora visto pela última vez: «Acabou-se! Acabou-se!», mas isso poderá apenas indiciar que ele soubera o que se passara nessa tarde na margem do rio e decidira acabar de vez com aquele namoro da filha. Não podemos concluir que ele matara Jorge! Da mesma forma que não podemos concluir que o facto de o pai de Angélica, Jonas e Zezinho não se condoerem com a morte de Jorge significa que eles tiveram algo a ver com a sua morte. Apenas detestavam o rapaz e… pronto!
Já quanto ao Beto, este teria que dar muitas e grandes explicações à polícia. É certo que Beto podia muito bem ter descoberto o corpo e içá-lo do fundo do rio com os seus próprios braços, como diz. Beto é robusto e o rio é pouco fundo e o seu leito estável. Mas ele tinha que explicar como é que era possível haver sangue na cabeça de um cadáver que esteve submerso nas águas do rio durante quatro ou cinco dias, como sustentavam os homens do INEM. Se isso fosse verdade, não podia haver sangue na cabeça do morto (a água tê-lo-ia feito desaparecer durante esse período de imersão).
Note-se que, mesmo que os homens do INEM estivessem enganados quanto ao número de dias em que o corpo de Jorge esteve submerso (ou Beto não estivesse a relatar com verdade o que eles haviam alegadamente dito sobre o assunto), o certo é que o cadáver esteve pelo menos quatro horas no fundo do rio (Beto disse que esteve durante quatro horas na pesca e que pescou o morto quando se preparava para dar por finda a sua pescaria!) e bastaria esse período de tempo para que fosse completamente impossível a presença de sangue na cabeça do cadáver.
Note-se ainda que o cadáver não podia ter sido lançado ao rio por alguém que não o Beto durante o tempo em que este estivera a pescar, sem que essa ocorrência escapasse ao seu olhar. Por outro lado, o corpo do Jorge não podia ter sido depositado nas águas noutro local do rio, sendo depois arrastado pela corrente até ao lugar onde estava o Beto, uma vez que o cadáver estava amarrado a corda com uma pedra presa numa das pontas que o puxava para o fundo e as águas do leito eram… “sempre mansas”.
Por último, e sabendo nós que Beto é um rapaz “muito amigo de trabalhar”, talvez fosse conveniente que ele explicasse também porque se encontrava na pesca num dia de trabalho (quinta-feira – cinco dias depois de sábado!). Na verdade, como se diz aliás no enunciado do problema, o Beto não é “muito brilhante de cabeça”. E foi isso que facilitou a tarefa dos leitores-detectives do PÚBLICO-Policiário: era ele a pessoa que tinha que dar grandes explicações à polícia!

COLUNA DO “C”

DANIEL FALCÃO
“Foi no dia 19 de Setembro de 2010, durante o Convívio da Edição 1000 da secção Público-Policiário, que o Clube de Detectives apresentou o primeiro volume do seu projecto editorial, dedicado aos enigmas publicados nesta milenária secção, entre as temporadas 2001-2002 e 2004-2005. Hoje, seis meses volvidos, primeiro dia de Primavera, chega o momento de apresentarmos o segundo volume deste projecto, abrangendo os enigmas desde a temporada 2005-2006 até à temporada 2010. São 276 páginas (que se juntam às 240 do volume anterior) recheadas de excelentes produções. Caso estejam interessados neste volume (cujo preço de venda é de 15 euros), podem proceder à respectiva reserva para clubededetectives@gmail.com.”
Assim o confrade Daniel Falcão lança o repto aos “detectives” para que possam ficar com uma obra que seja o retrato deste nosso espaço, ao longo dos quase 19 anos que levamos de existência.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

PROVA N.º 1 DE 2011 - AS MAIS ORIGINAIS

1.º MEDVET - 5 PTS
2.º BOCHUNELAS - 4 PTS
3.º ANDREIA & ANDRÉ - 3 PTS
4.º ZZZ - 2 PTS
5.º COMISSÁRIO MAIGRET - 1 PT

PROVA N.º 1 DE 2011 - AS MELHORES

1.º INSPECTOR ARANHA - 5 PTS
2.º ZÉ - 4 PTS
3.º DANIEL FALCÃO - 3 PTS
4.º INSPECTOR BOAVIDA - 2 PTS
5.º DETECTIVE JEREMIAS - 1 PT

PONTUAÇÕES PROVA N.º 1

Foi extremamente duro e difícil colocar "cá fora" as pontuações da prova n.º 1!
Em primeiro lugar o elevado número de participantes, que complicou.
Depois, muitos concorrentes novos, que enviaram diversas soluções com pseudónimos diferentes, por exemplo, na parte I identificaram-se com um nome e na parte II com outro!
Mais ainda, o regresso de alguns problemas informáticos que, depois de tudo classificado e já com os confrontos estabelecidos, provocaram um "apagão", que obrigaram quase a reler tudo e a encontrar as linhas de pontuação seguidas!
Finalmente a quase certeza de que ainda haverá erros na listagem que agora publicamos!

Estamos a rever tudo, de novo, para podermos avançar já para o lançamento dos resultados das provas n.º 2 e 3.
Uns desejados dias de férias vão permitir-nos, estamos certos, pôr as nossas competições nos carris.

Entretanto, contamos com os nossos confrades para nos darem conta de eventuais ausências nas tabelas classificativas.

CLASSIFICAÇÕES DA PROVA N.º 1

12345 5 10
4G 5 10
A 234 5 10
A A A 5 10
A A Bela 5 10
A Bela & O Monstro 5 10
A Bola 5 10
A Bula Croco 5 10
A Finalista 5 10
A Fresh 5 10
A Gata 5 7
A Gatucha 5 9
A Gil 2 10
A H Princess 5 10
A I M 5 10
A Lontra 5 10
A Luna 5 10
A Luninha 5 7
A Mac Deal 5 10
A Matos 2 8
A Matrioska 5 10
A Neal 2 8
A Oiop 5 10
A Olby 5 10
A Rocco 5 10
A Selenix 5 10
A Zerth 5 10
A Zerthinho 1 5 10
A Zerthinho 2 5 10
A. Raposo & Lena 5 10
A. Santos 2 10
AA Alberiz 5 6
Abelardo 5 10
Abreu 5 6
Abril 5 10
Abrix 5 10
Abrótea 5 10
Abu 5 10
Acacrime 5 10
Académico 5 10
Acel 5 10
Acimol 2 10
Açor 5 10
Açorda 5 10
Acorrentado 5 10
Acosta 5 10
Acrossis 5 10
ACSR 5 10
Adélia 5 10
Adelix 5 10
Adi 2 10
Adilita 5 10
Adimox 2 10
Afonsinho 5 10
Afonso A 5 10
Afonso B 5 10
Africano 5 10
Agá Dois Ó 5 10
Agapito 5 10
Agata Cristo 5 10
Agente A B C 5 10
Agente A Gente 5 10
Agente Alturas 5 10
Agente Alxara 5 10
Agente Anel 5 10
Agente Belem 5 10
Agente Bola 5 10
Agente Bolota 5 10
Agente Carapau 5 10
Agente Cartola 5 10
Agente Colateral 5 10
Agente Diabólico 5 10
Agente do Ó 5 10
Agente Doc 5 10
Agente Dourado 5 10
Agente Dúbio 5 10
Agente Estrelado 5 10
Agente Eu 5 10
Agente Francelos 5 10
Agente Gordo 5 10
Agente Gualter 5 10
Agente Guardião 5 10
Agente Guima 5 10
Agente Hot Star 5 10
Agente Hugo 5 10
Agente Ipi 5 10
Agente Irish 5 10
Agente Ismael 5 10
Agente Jacto 5 10
Agente Jota 5 10
Agente Júlio 5 10
Agente Lapónia 5 10
Agente Lecas 5 10
Agente Li 5 10
Agente Libertino 5 10
Agente Linus 5 10
Agente Lourosa 5 10
Agente Macamúzio 5 10
Agente Malapata 5 10
Agente Mali 5 10
Agente Marcus 5 10
Agente Mila Sousa 5 10
Agente Nacala 5 10
Agente Noddi 5 10
Agente Pancada 5 10
Agente Pincelada 5 6
Agente Pirisca 2 10
Agente Privado 5 10
Agente Salgado 5 6
Agente Sinclair 5 10
Agente Torrão 5 6
Agente Tuca 5 10
Agente Tucano 5 7
Agente Ultra 5 10
Agente Xanato 2 10
Agente Xinfrin 5 10
Agente Zabrão 5 10
Agente Zapata 5 10
Agente Zeferino 5 10
Águia 5 10
Águia Imperial 5 10
Akarú 5 10
Aknel 5 10
Al 5 10
Al Gany 5 10
Al Kátedra 5 10
Alarve 5 10
Alatas 5 10
Alazul 5 10
Albano 5 10
Albert Morgan 5 10
Albi 5 10
Albino 5 10
Albino Calhau 5 10
Alce Branco 5 10
Alda 5 10
Alda Cooper 5 10
Aldino Pires 5 10
Aldo Pimenta 5 10
Alentejano 5 10
Aleto 5 10
Alex 5 10
Alexandrino 5 10
Alfonse 5 10
Algarvio 5 10
Alice S 5 10
Alix 5 10
Alkazar 5 10
Alkazarinha 5 10
Alkazarinho 5 10
Allgarvio 5 10
Almadense 5 10
Almiro 5 10
Almúnio 5 10
Almurino 5 10
Aloff 5 10
Alonso 2 10
Alpinista 5 10
Alta Li 5 10
Altamente 5 10
Altibonsom 2 10
Álvaro Simples 5 10
Alves & Companhia 5 10
Alves Rodrigues 5 10
Alzira 5 10
Amadis 5 10
Amal 5 10
Amaral 5 10
Amaral Neto 5 10
Amarulho 5 10
Ambrósio 5 10
Ami 5 10
Amilcar 5 10
Amilt 5 10
AMMO 5 10
Amok 5 6
Amorini 5 10
Amuru 5 10
Ana 5 7
Ana Batista 5 10
Ana Sequeira 5 10
Ana Trindade 5 8
Anak 5 10
Ananicia 5 8
Ancora 5 10
Andarilho 5 8
Andorinha Negra 5 10
André Ferreira 5 10
André Figueira 5 10
André Folhas 5 10
André Pi 5 10
André Silva 5 10
Andreia & André 5 10
Andreia Falké 5 10
Andreia Milha 5 10
Andrina 5 10
Andrino Santos 5 10
Anduócrime 5 10
Anhiar Sadlac 5 10
Anoli 5 10
AntMon 5 10
Anton Xúlio 5 10
António 5 10
António A 5 10
António Alves 5 10
António Beja 5 10
António Carlos 5 10
António Jesus 5 10
António Macarro 5 10
António Vilas 5 10
António Xavier 5 10
António Ximenes 5 10
António Zé 5 10
Aparf 5 10
Apifia 5 10
Apitrin 5 10
Apitus 5 7
Aple Atum 5 10
Aprílio 5 10
Aquimo 5 10
Árabe 5 10
Aramis 5 10
Arantes 5 10
Arapa 5 10
Arauto 5 10
Arbélio 5 10
Arconada 5 10
Ari Mendonça 5 10
Ariana 5 10
Arilorac 5 10
Arlequim 5 10
Arlindo Costa 5 10
Arlindo Neto 5 10
Army 715 5 10
Arnaldo Pintas 5 10
Arnold Flecha 5 10
Arnold X 5 10
Arquimedes 5 10
Arrivista 5 10
Articopus 5 10
Articrime 5 10
Artilheiro 5 10
Artur 5 10
Artur Miranda 5 7
Artur Olavo 5 10
Artur Rigo 5 10
Arubero 5 10
Aruzu 5 6
Árvore 5 10
Arzap Dil 5 10
ASC 5 10
Asian Fly 5 7
Asifir 5 10
Assavil 5 10
Assis & Filha 5 10
Associados Unidos 5 10
Atad 5 10
Atanador 5 10
Atípico 5 10
Atirador Infalível 5 10
Atlântico 5 10
Ato Final 5 10
Atol 5 10
Atu Xagal 5 10
Atuga Silca 5 10
Avapa 5 10
Ave César 5 10
Ave da Paz 5 10
Ave do Paraíso 5 10
Ave Selvagem 5 10
Avô Cantiga 5 10
Axacal 5 10
Ay Pardillio 5 10
Ayalla 5 10
Ayko 5 10
Ayres Montês 5 10
Az 777 5 10
Azarado 5 10
Azeleite 5 10
Azerum 5 6
Azico 5 10
Azimute 5 10
Azulo 5 10
Azumir 5 10
B 5 6
B A Loko 5 6
B Bragança 5 10
B T T 5 10
B U L 5 10
B Z Z 5 10
B. Gates 5 10
Baab 2 10
Babá 5 10
Baco 5 10
Bacus 5 10
Badaladas 5 10
Badalo 5 10
Bala 5 6
Bala Xis 5 10
Banalóide 5 10
Banonas 5 10
Baracca 5 10
Barão Cavalieri 5 10
Barba Azul 5 10
Bardósito 5 10
Barradas 5 10
Barriosa 5 10
Bart Simpson 5 8
Bartolomeu 5 10
Basalita 5 10
Basalto 5 10
Base Zero 5 10
Bateleira 5 10
Batman 5 10
Bebinca 5 8
Beetle Juice 5 10
Bel Beto 5 10
Belíssima 5 6
Belix 5 10
Bella 5 6
Beltrano 5 10
Benfiquista 5 10
Berkock 5 10
Bernardo Cueca 5 10
Bernie Leceiro 5 10
Bert 5 10
Berto 5 10
Beta 5 10
Betina 5 10
Beto Organista 5 10
Betty Pipe 5 10
Betty Quercus 5 10
Betty Zuleica 5 10
Biba 5 10
Bibó 5 10
Bica 5 10
Bi-Campeão 5 10
Big Bang 5 10
Big Boss 5 10
Big Brother 5 10
Big Dog 5 10
Big Gib 5 10
Big Luna 5 10
Bijou 5 10
Bina 5 10
Bino 5 10
Bio Li 5 10
Bira Minhoto 5 10
Birilanus 5 10
Bjocas 5 10
Bláblá 5 10
Blue Party 5 10
Blue Sky 5 10
Boatola 5 10
Bocas 5 10
Bocassa 5 10
Bochum 5 10
Bochunelas 5 10
Bolinhas 777 5 10
Borda D'Água 5 10
Bóris 5 10
Botas 5 10
Botelli 5 10
Bradley 5 10
Branco 5 10
Branco & Preto 5 10
Brasileiro 5 10
Brilhantina 5 10
Brincarrastos 5 10
Britânia 5 10
Brites 5 10
Brito 5 10
Brocas 5 10
Brolho 5 10
Brother Li 5 10
Bruce Agrião 5 10
Bruna Lins 5 10
Bruno Alves 2 7
Bruno Amado 5 10
Bruno Capas 5 10
Bruno Figuras 5 7
Bruno Telo 5 10
Brutos 5 10
Bucha e Estica 5 10
Búfalos Associados 5 10
Buraka 2 10
Burding 5 8
Busina 5 10
Buz 5 10
C Alberto 5 10
C B E 5 10
C Pierre 5 10
C R 5 10
C Silva 5 10
C Zorro 5 10
Cabo Branco 5 10
Cadilac 5 10
Café com Leite 5 10
Calinco Sério 5 10
Calvin 5 10
Calvin K 5 10
Camilo 5 10
Caminheiro 5 10
Campeão 5 10
Canas 5 10
Canelas 5 10
Canotilho 5 10
Cão Fera 5 10
Cão Limpo 5 10
Cão Raivoso 5 10
Capelo 5 10
Capitão Cook 5 10
Capitão Mário 5 10
Capitolina 2 10
Capux 5 10
Cara D'Anjo 5 10
Caracas 5 10
Caracol 5 10
Caramelo 5 10
Caramujo 5 10
Cárgula 5 10
Cariabou 5 10
Carido Manino 5 10
Caridon 5 10
Carioca 2 10
Carla 5 10
Carla Carina 5 10
Carla Pina 5 10
Carlitos 5 10
Carlos Almeida 5 10
Carlos Costa 5 10
Carlos da Lapa 5 10
Carlos Dores 5 10
Carlos Leão 5 10
Caró 5 10
Caró Gagga 5 10
Carol 5 10
Carolina Manique 5 10
Carolina Pimpão 5 10
Carreto Marrão 5 10
Carriço 5 10
Cartopam 5 10
Carvoeiro 5 10
Casablanca 5 10
Casagrande 5 10
Casta S 5 10
Castelão 5 10
Castigador 5 10
Casting 5 10
Catarina II 5 8
Cateto 5 10
Cátia Sarita 5 8
Caty 5 10
Cbe 5 10
Celeste 5 10
Celestino 5 10
Célia 5 10
Celina 5 10
Cerebral 5 10
Céu Miranda 5 10
Chaimite 5 10
Chalor 5 10
Charli Irani 5 10
Charrua 5 10
Chaut 5 10
Chefe Zé 5 10
Chez Perroquet 5 10
Chico 5 10
Chico Bento 5 10
Chico Londres 5 10
Chico Máximo 5 10
Chico Zé 5 10
Chillitá 5 10
China Town 5 10
Chinês 5 10
Chinesito 5 10
Chiptiro 5 10
Chiquita 5 8
Chocolari 5 10
Cila 5 10
Cipó 5 10
Círculo H 5 10
Circus 5 10
Cirolic 5 6
Cisco Kid 5 10
Clara Figueiredo 5 10
Cláudia Mall 5 10
Clorindo Felga 5 10
Cobra 5 10
Cocas 5 10
Colibri 5 10
Colo Laser 5 10
Colt 5 10
Comilão Total 5 10
Comissário André 5 10
Comissário Beto 5 10
Comissário Maigret 5 10
Comissário Tai-Dong 5 10
Comissário Tini 5 10
Comissário Tolentino 5 10
Comissário Utak 5 10
Compadre Alentejano 5 10
Conan 5 10
Condor 5 10
Conselheiro Acácio 5 10
Cool 5 1
Copa de Ouros 5 10
Copão 5 10
Copas 5 10
Copicau 5 10
Copus 5 10
Cora 5 10
Coradinho 5 10
Corck 5 10
Corda Bamba 5 10
Cordel Rex 5 10
Cordélio 5 10
Corel 2 5 10
Coronel Call 5 10
Corporel 5 10
Corrado 5 10
Correia 5 10
Cortez 5 10
Corto Maltese 5 10
Coruchense 5 10
Corvos 5 10
Cosmopolita 5 10
Cota Mil 5 10
Cota Zero 5 10
Cotiba 5 10
Cotoniquel 5 10
Couto 5 10
Cova Pintada 5 10
CR99 5 10
Craal 5 10
Crapocci 5 10
Craque 5 10
Cristóvão 5 10
Crock 5 10
Crocódoas 5 10
Crokott 5 10
Cromo 5 10
Cromossoma 5 10
Croppus 5 10
Croquett 5 10
CSI Brandoa 5 10
CSI Lisboa 5 10
CSI Pirata 5 10
CSI Portalegre 5 10
CSI PT 5 10
Cuche 5 10
Cui 5 10
Culpop 5 10
Culture Mode 5 10
Cuore Dolce 5 10
Cutorima 5 10
D. Chicote 5 10
D. Cúbico 5 10
D. Quixote 5 10
Da Ki 5 10
Da Li 5 10
Daccar 5 10
Daina Bem 5 10
Dalila 5 10
Dama 5 10
Damião 5 10
Dani 5 10
Dani Dias 5 10
Daniel Cosme 5 10
Daniel Falcão 5 10
Daniel Flores 5 10
Danielux 5 10
Dardo 5 10
Daria Loucura 5 10
David 5 10
David Belga 5 10
DC 24 5 10
DDL 5 10
DDLP 5 10
Decifrador Lopes 5 10
Deco 5 10
Deldelas 5 10
Della Street 5 10
Derbie 5 10
Descho 5 10
Desler Cali 5 10
Desmond 5 10
Det. 2010 5 10
Det. A B C 2 10
Det. Alfacinha 5 10
Det. Ambrósio 5 10
Det. Amigo 5 10
Det. Anacrónico 5 10
Det. Anjos 5 10
Det. Bala 5 10
Det. Bandoleiro 5 10
Det. Bicancas 5 10
Det. Blimunda 5 10
Det. Brasileiro 5 10
Det. Bruno 5 10
Det. Cabeludo 5 10
Det. Cabral 5 10
Det. Calotas 5 10
Det. Carraça 5 10
Det. Cartouche 5 10
Det. Cibernético 5 10
Det. Cola 5 10
Det. Cortês 5 10
Det. Cubano 5 10
Det. Cuecas 5 10
Det. Cyber 5 10
Det. Duralex 5 10
Det. Esforçado 5 10
Det. Espinho 5 10
Det. Futebolista 5 10
Det. Gallas 5 10
Det. Himalaia 5 10
Det. Holmes 5 10
Det. Ilie 5 10
Det. Imaginário 5 10
Det. Jaquim 5 10
Det. Jennifer 5 10
Det. Jeremias 5 10
Det. João 5 10
Det. Joseph 5 10
Det. Jota 5 10
Det. Jota Carica 5 10
Det. Juca 5 10
Det. Juninho 5 10
Det. Júnior 2 10
Det. Káespero 5 10
Det. Kirow 5 10
Det. Lam 5 6
Det. Lambada 5 10
Det. Lisboa 5 10
Det. Lontra 5 10
Det. Loureiro 5 10
Det. Lua Cheia 5 7
Det. Luís 5 10
Det. Lupa de Pedra 5 10
Det. Malú 5 10
Det. Manita 5 10
Det. Manolo 5 10
Det. Marafado 5 10
Det. Maria 5 8
Det. Marito 5 10
Det. Marmota 5 10
Det. Marosca 5 10
Det. Matraquilho 5 10
Det. Meco 5 10
Det. Merlin 5 10
Det. Micabo 5 10
Det. Miró 5 10
Det. Mokada 5 10
Det. Oceanário 5 10
Det. Oscar Papá 5 10
Det. Papista 5 10
Det. Paulão 5 10
Det. Perfect 5 10
Det. Pilantra 5 10
Det. Pirata 5 10
Det. Polinésio 5 10
Det. Pomada 5 10
Det. Popular 5 10
Det. Punk 5 10
Det. Raçudo 5 10
Det. Rar 5 10
Det. Rasca 5 10
Det. Rita 5 10
Det. Roscas 5 10
Det. Ruço 5 10
Det. Satã 5 10
Det. Servar 5 10
Det. Sete Luas 5 10
Det. Sherry 5 10
Det. Silva 5 10
Det. Sorkos 5 10
Det. Soru 5 10
Det. Tom Jones 5 10
Det. Tommy 5 10
Det. Trouxa 5 10
Det. Tuna 5 10
Det. Turras 5 10
Det. Ulrich 5 10
Det. Vampírico 5 10
Det. Ventoinha 5 10
Det. Veritas 5 10
Det. Vira Casaca 5 10
Det. Xá Muteba 5 10
Det. Xanfrado 5 10
Det. Zé Pereira 5 10
Det. Zepelin 5 10
Det. Zorba 5 7
Det. Zorga 5 10
Det. Zunzum 5 10
Diana 5 10
Diana Gales 5 10
Diapasão 5 10
Dib Rasco 5 10
Didi 77 5 10
Didier A 5 10
Dino Cartola 5 10
Dino Pirata 5 10
Dique Forte 5 10
Dirceu 5 10
DLL 5 6
Doc. Petronas 5 10
Doll 5 10
Domingo 5 7
Dona Xepa 5 10
Dória 5 10
Dorius 5 10
DR 36 5 10
Dr. Alpha 5 6
Dr. Benevides 5 10
Dr. Carlov 5 10
Dr. Dinis 5 10
Dr. Elroy 5 10
Dr. Famoso 5 10
Dr. Faut 5 10
Dr. Fogareiro 5 10
Dr. Fonseca 5 10
Dr. Gismondo 5 10
Dr. Gondolês 5 10
Dr. Ismael 2 10
Dr. Issaçu 5 10
Dr. Jaguar 5 10
Dr. John 5 10
Dr. Jubalinho 5 10
Dr. Kildare 5 10
Dr. Kulkov 5 10
Dr. Lábia 5 10
Dr. Lapiás 5 10
Dr. Libório 5 10
Dr. Limalha 5 10
Dr. Marcus 5 10
Dr. Marmelada 5 10
Dr. Miranda 5 10
Dr. Mosca 5 10
Dr. Mostarda 5 10
Dr. Paulino 5 10
Dr. Paulo 5 10
Dr. Paulo Varanda 5 10
Dr. Pereira 5 10
Dr. Quaresma 5 10
Dr. Romualdo 5 10
Dr. Ruço 5 10
Dr. Rymã 5 10
Dr. Saraiva 5 10
Dr. Sócrates 5 10
Dr. Suliman 5 10
Dr. Vale Tudo 5 10
Dr. Valério 5 10
Dr. Zão 5 10
Dr. Zerinho 5 10
Dragão Dourado 5 10
Dredd 5 10
Dual Post 5 10
Duca Holmes 5 10
Dunga 5 10
Duque 5 10
Duriense 5 7
Ébano 5 10
Ecu-A-Dor 5 10
Édipo 5 10
Edite Cardoso 5 10
Edmundo Sousa 5 6
Edviges Miragaia 5 10
Ego 5 10
El Grecco 5 10
El Tornedó 5 10
Eladio 5 10
Elady 5 10
Eleutério Costa 5 10
Ellis Mendes 5 10
Elmiro 5 10
Elói 5 10
Eloisa 5 10
Elpemi 5 10
Elpídio Rocha 5 10
Elroy Vicente 2 10
Elsa Fonseca 5 10
Emanuel Caroço 5 10
Emetec 5 10
Emoh Pu 5 10
Encarnação Lopes 5 10
Enfermeiro 5 10
Época 5 10
EQ 5 10
Ercelina 5 10
Erme Linda 5 10
Ernesto Santo 5 10
Erwin 5 10
Erzália 5 10
Esdrúxula 5 10
Espada 5 10
Espanhol 5 10
Esperança 5 10
Espírito 5 10
Espírito Louco 5 10
Essec 5 10
Etilon 5 10
Etis 5 10
Etna 5 10
Etta 5 10
Etxe 5 10
Eu 5 10
Eugénia 5 10
Eurolita 5 10
Evolution 5 10
Experimentia 5 10
Exterminador 5 10
Ezexel 5 10
F A 5 10
F C P 5 10
F Milano 5 10
F S 5 10
F X 5 10
Faceten 5 10
Falamil 5 10
Falcao 5 10
Família Adams 5 10
Família Eta 5 10
Família Holmes 5 10
Família Simões 5 10
Família X 5 10
Fanã 5 10
Fanático 5 10
Faquir 5 10
Faraó 5 10
Fastio 5 10
Fat God 5 10
Fatiponto 5 10
Fatita 5 10
Febras 5 10
Fernando Caxia 5 10
Fernisan 5 10
Ferrer Dimais 5 10
FG 5 10
Fic 5 10
Ficção 5 10
Fidúciu 5 10
Filão 5 10
Filipe 5 10
Filósofo 5 10
Fima 5 10
Fina Live 5 10
Finol 5 10
Fixe 5 10
Flávia 5 10
Flávio 5 10
Flipetox 5 10
Flo 5 10
Flor de Lotus 5 10
Florentino 5 10
Floribella 5 10
Foca 5 10
Fochild 5 10
Focus 5 10
Fortaleza 2 6
Fotão 5 10
Frade 5 10
Frafrosques 2 10
Fran Codice 5 10
Francês 5 10
Frank Lucidus 5 10
Fredy 5 10
Free Live 5 10
Free Love 5 10
Frente S 5 10
Frodo Mx 5 10
Frolico 5 10
Frutas 5 10
Fulas 5 10
Funny 5 10
Fúria Selvagem 5 10
Futrica 5 10
Fuza 5 10
G O 5 10
G S I T 5 10
Gaal 5 10
Gaba 5 10
Gacol 5 10
Gafto 5 10
Gaga 5 10
Gago 5 10
Galaró 5 10
Galhardo 5 10
Galileu 5 10
Gallardo 5 10
Gallo 5 10
Galo de Ouro 5 10
Ganda 31 5 10
Garanho 5 10
Garça Real 5 10
Garcês 5 10
Garcia 5 10
Garganta Funda 5 10
Gasa 5 10
Gasos Pancali 5 10
Gaudêncio 5 10
Gel 5 10
Génesis 5 10
Giancarlo 5 10
Giant 5 10
Gil 5 10
Gila 5 10
Gina 5 10
Gina Frutis 5 10
Gladiador 5 10
Glorioso 5 10
Gold Medal 5 10
Gold Track 5 10
Golden Rett 5 10
Goleador 5 10
Good Files 5 10
Gore 5 10
Grammy 5 10
Green 8 5 10
Gregory 5 10
Guarda 5 10
Guarda Abel 5 10
Guarda Armando 5 10
Guarda Fios 5 10
Guedes Ohm 5 10
Guida 5 10
H Chavez 5 10
Haal 5 10
Hai-Ti 5 10
Harpadura 5 10
Harry Pote 5 10
Harry Potter 5 10
Helga 5 10
Helicor 5 10
Heliodora Cardoso 5 10
Helliotan 5 10
Helpista 5 10
Hércules 5 10
Hilária Clintona 5 10
Hoba 5 10
Holla 5 10
Holmes 5 10
Holmesiano 5 10
Homem Aranha 5 10
Homero 5 10
Horácio 5 10
Hortência 5 10
Hugo Foguete 5 10
Hugo Milão 5 10
Huguinho 5 10
Hulk 5 10
Humanvollun 5 10
Hust 5 10
Hybrid 5 10
Ídolo 5 10
Igor 5 10
Inácio Santos 5 10
Indianápolis 5 9
Índio Papua 5 10
Indómito 5 10
Indy & Ana 5 8
Infor X 5 10
Insp. 08 5 10
Insp. 24N 5 10
Insp. Aabam 5 10
Insp. Abrantes 5 10
Insp. Açafrão 5 10
Insp. Africano 5 10
Insp. Albicastrense 5 10
Insp. Alegria 5 10
Insp. Allgarve 5 10
Insp. Américo 5 10
Insp. Anjo 5 10
Insp. Aranha 5 10
Insp. Asneira 5 10
Insp. Azarado 5 10
Insp. Azelha 5 10
Insp. Azul 5 10
Insp. Bacano 5 10
Insp. Belchior 5 10
Insp. Best 5 10
Insp. Bilharda 5 10
Insp. Birrento 5 10
Insp. Boa Cepa 5 10
Insp. Boavida 5 10
Insp. Boneco 5 10
Insp. Boomerang 5 10
Insp. Borg 5 10
Insp. Branco 5 10
Insp. Branley 5 10
Insp. Burc 5 10
Insp. C A C A 5 10
Insp. Caçador 5 10
Insp. Cadim 5 10
Insp. Caldas 5 10
Insp. Carmo 5 10
Insp. Caró 5 10
Insp. Cerebral 5 10
Insp. Cobói 5 10
Insp. Coimbrão 5 10
Insp. Color 5 10
Insp. Columbo 5 10
Insp. Cordeiro 5 10
Insp. Eastécnico 5 10
Insp. Elástico 5 10
Insp. Espasmo 5 10
Insp. Especial 5 10
Insp. Falhado 5 10
Insp. Faruk 5 10
Insp. Felício 5 10
Insp. Ferro 5 10
Insp. Fitão 5 10
Insp. Gavião 5 10
Insp. Gigas 5 10
Insp. Gilinho 5 10
Insp. Hifi 5 10
Insp. Isótopo 5 10
Insp. Já Está 5 10
Insp. Jack 5 10
Insp. Januário 5 10
Insp. Jibi 5 10
Insp. Jimy 5 10
Insp. Juca 5 10
Insp. Júlio Pontes 5 10
Insp. Kulpado 5 10
Insp. Laerts 5 10
Insp. Lagoal 5 10
Insp. Lai 5 7
Insp. Lambada 5 8
Insp. Lara 5 10
Insp. Lavoueu 5 10
Insp. Leonel 5 10
Insp. Limpinho 5 10
Insp. Lunático 5 10
Insp. Lupinha 5 10
Insp. Maka 5 10
Insp. Malufo 5 10
Insp. Malvisto 5 10
Insp. Maracujá 5 10
Insp. Martelada 5 10
Insp. Martelinho 5 10
Insp. Medricas 5 10
Insp. Métrico 5 10
Insp. Michell 5 10
Insp. Milímetro 5 10
Insp. Mizzi 5 10
Insp. Moamba 5 10
Insp. Moreia 5 10
Insp. Naga 5 10
Insp. Nené 5 10
Insp. Noélio 2 10
Insp. Nublio 5 10
Insp. Olá 5 10
Insp. Olé 5 10
Insp. Pató 5 10
Insp. Pi 5 10
Insp. Picanços 5 10
Insp. Pina 5 10
Insp. Pistom 5 10
Insp. Pitró 5 10
Insp. Porreirinho 5 10
Insp. Portugal 5 10
Insp. Quim 5 10
Insp. Ramos 5 7
Insp. Rowling 5 10
Insp. Ruca 5 10
Insp. Sá 5 10
Insp. Sardinha 5 10
Insp. Senutna 5 10
Insp. Sex 5 10
Insp. Só 5 10
Insp. Sonntag 5 10
Insp. Torreense 5 10
Insp. Trapalhão 5 10
Insp. Troca Tintas 5 10
Insp. Trocista 5 10
Insp. Trunfas 5 10
Insp. Turi 5 6
Insp. Ulmeiro 5 10
Insp. Urais 5 10
Insp. Utah 5 10
Insp. Vampiro 5 10
Insp. Varela 5 10
Insp. Ventoinha 5 10
Insp. Vidrado 5 10
Insp. Vigarista 5 10
Insp. Vilaverde 5 10
Insp. Vira Lata 5 10
Insp. Vitó 5 10
Insp. Voluntário 5 10
Insp. Xabalo 5 10
Insp. Xappa 5 10
Insp. Xibó 5 10
Insp. Xixy 5 10
Insp. Xunga 5 10
Insp. Zé 5 10
Insp. Zemelga 5 10
Inspª Aline 5 10
Inspª Bimba 5 10
Inspª Boneca 5 10
Inspª Daniela 5 10
Inspª Dilar 5 10
Inspª Fátima 5 10
Inspª Hélia 5 10
Inspª SS 5 10
Inspª Satânica 5 10
Investigador Celso 5 10
Irina 5 10
Irmandade do Crime 5 10
Irmão Metralha 5 10
Irmão Silva 5 10
Ix 5 10
J A L 5 10
J Albuquerque 5 10
J Belchior 5 10
J E Navarro 5 10
J Morangue 5 10
J P 5 10
J Trotta 5 10
J. Tellex 5 10
Jack Boamassa 5 10
Jackie 5 10
Jalabar 5 10
James Becker 5 10
Januk 5 10
Jesus Fidalgo 5 10
Jete Sete 5 10
JJ Águia 5 10
JJ Neta 5 10
JJ Playstation 5 10
Jo. Com 5 10
João Afonso 5 10
João Alarcão 5 10
João Belo 5 10
João Brotas 5 10
João Catela 5 10
João T 5 10
João Telmo 5 10
João Testudo 5 10
Joaquim Duarte 5 10
Joca Porreta 5 10
Joe Coin 5 10
John 5 10
John Deep 5 10
Jolampe 5 10
Jorge Gonçalves 5 10
José Moreira 5 10
José Tiago 5 10
Josué 5 10
Jota Petrus 5 10
Jota Vasconcelos 5 10
Juíz Implacável 5 10
Julios Bacanus 5 10
Juma 5 10
Júnior 5 10
Juno 5 10
Jurrica 5 10
Justiceiro Negro 5 10
Justiceiro Noitadas 5 10
Juz Cougar 5 10
K G 5 10
Kaki 5 10
Kápa Cê 5 8
Káreka 5 10
Karl Marques 5 10
Kener 5 10
Keny 5 10
Kestrel 5 10
Killer Boy 5 10
Killer Man 5 10
Killy Vamp 5 10
Kim Mila 5 10
Kitty 5 10
Km Zero 5 10
Koala 5 10
Kolka 5 10
Kozo 5 10
Krammer 5 10
Krápula 5 10
Kulev 5 10
Kuskas 5 10
L A Q F S 5 10
L C R 5 10
L Figo 5 10
L Pedralvas 5 10
L R 5 10
L Revis 5 10
Lacsif 5 10
Lady Abe 5 10
Lady Betty 5 10
Lady Mary 5 10
Lady Shira 5 10
Lady Zenith 5 10
Laires 5 10
Larama Coyote 5 10
Larbac 5 10
Latrell 5 10
Leal 5 10
Leão Verde 5 10
Lecas 5 10
Lego 5 10
Leila 5 10
Leipão 5 10
Leiriense 5 10
Lenkinha 5 10
Leónidas 5 10
Libanês 5 10
Libertino Sá 5 10
Librado 5 10
Licas 5 10
Lido 5 10
Lila 5 10
Lili 5 10
Lima Amaro 5 10
Lima Coq 5 10
Lima L 5 10
Lima Roque 5 10
Limbrota 5 10
Lin Hu 5 10
Linda Bera 5 10
Linda Esteves 5 10
Lio-Tai-Do 5 10
Lira 5 10
Lira Corrupta 5 10
Lita Serafim 5 10
Lito 5 10
Little Murphy 5 10
Lobão 5 10
Lobo 5 10
Lobo Branco 5 10
Lobo Sagrado 5 10
Loc Terry 5 10
Logopins 5 10
Lokas 5 10
Lopes Riu 5 10
Lopo Mark 5 10
Lora 5 10
Lorde Peter 5 10
Lory 5 10
Lottar 5 10
Louco Sorridente 5 10
Louro Sai 5 10
Lua Cheia 5 10
Lua Nova 2 8
Luar 5 10
Lucas Sancho 5 10
Lucifer 5 10
Ludmila 5 10
Ludmila Ferraz 5 10
Luis Branco 5 10
Luís Cabral 5 10
Luís Certo 5 10
Luís Cobra 5 10
Luís Estrela 5 10
Luís Ferro 5 10
Luís Gomes 5 10
Luís Holmes 5 10
Luís Jota 5 10
Luis Poirot 5 10
Luís Sales 5 10
Luis Trotil 5 10
Luís Zero 5 10
Lulla 5 10
Luna Bala 5 10
Lurdes A 5 10
Lurdinhas 5 10
Lusito 5 10
Luz Cardoso 5 10
Luz Farrajota 5 10
M A L 5 10
M B Silva 5 10
M C Barão 5 10
M Célia 5 10
M Manu 5 10
M S S 5 10
M X 5 10
Mac 5 10
Mac Toy 5 9
Macacário 5 10
Macal 5 10
Macintosh 5 0
Macro 5 10
Macrocéfalo 5 10
Madeirense 5 10
Madonita 5 10
Mafrica 5 10
Magala 5 10
Magg Ky 5 6
Maisómenos 5 10
Major Alvega 5 10
Malaposta 5 10
Mali 5 10
Malícia 5 10
Malone 5 10
Malu 5 10
Maluff 5 10
Mami 5 10
Mandrake 5 10
Manitu 5 10
Manu 5 10
Manuel 5 10
Manuel Castro 5 10
Manuel Silva 5 10
Manuel Sousa 5 10
Manuel T 5 10
Manuel Tino 5 10
Manuel Xavier 5 10
Manuel Xis 5 10
Mapei 5 10
Maphyl 5 10
Marc 5 10
Marco André 5 6
Marcolino 5 10
Marcos 5 10
Marcos Celá 5 10
Marcos Serra 5 10
Marcus Solus 5 8
Marek Cardoso 5 10
Margot 5 10
Maria Antónia 5 10
Maria Bruxa 5 10
Maria Dora 5 10
Maria Saloia 5 10
Mariazinha 5 10
Maricruz 5 10
Marina Socas 5 6
Mário Cuco 5 10
Mário Luz 5 10
Mário Raposo 5 10
Mário Veleiro 5 10
Marius Kosa 5 10
Markito 5 10
Marotto 5 6
Marreta 5 10
Marroquino 5 10
Mars 5 10
Marta Finória 5 10
Martin Reno 5 10
Masicaty 5 10
Mason 5 10
Matias Tunes 5 10
Mattheu 5 10
Mauro Flores 5 10
Max 5 10
Max Carrados 5 10
Máximo 5 7
Medvet 5 10
Megamãe 2 10
Melanie 5 10
Melinha 5 10
Mellin 5 10
Mello 5 10
Melo Tino 5 10
Melvin 5 10
Memoram 5 6
Mercedes 5 10
Merche 5 10
Mercocola 5 10
Mercury 5 10
Merdinguer 5 10
Merlin 5 10
Merridale 5 10
Metroni 5 10
Metrosex 5 10
Miau 5 10
Micas Mercar 5 10
Micro Segsau 5 10
Microlta 5 10
Migas 5 10
Mihallius 5 10
Mikas 5 10
Mil Magos 5 10
Mila 18 5 10
Mila F 5 10
Milanobar 5 10
Milau 5 10
Miles Córó 5 10
Milha Louca 5 10
Milit.com 5 10
Millton 5 10
Mimene 5 10
Mimi 5 10
Mimo 5 10
Mina 5 10
Minas Gerais 5 10
Minni Mouse 5 7
Minorca 5 10
Minotauro 2 10
Minúcia 5 10
Mira 5 10
Mira Mar 5 10
Mirandês 5 8
Miriapolis 5 7
Mirilaitas 5 10
Mirrala 5 10
Miss Alda 5 10
Miss Becas 5 10
Miss Caracas 5 10
Miss Carlota 5 10
Miss Dárius 5 10
Miss Docis 5 10
Miss Ellis 5 10
Miss Hélia 5 10
Miss Ingrid 5 6
Miss Kátia 5 10
Miss Key 5 10
Miss Less 5 10
Miss Marple 5 10
Miss Nelly 5 10
Miss Patrícia 5 9
Miss Tânia 5 10
Miss X 5 10
Miss Z 5 10
Mister Ai 5 10
Mister H 5 10
Mister Hollyhood 5 10
Mister Hook 5 10
Mister Ilídio 5 10
Mister Me 5 10
Mister Olavo 5 10
Mister X 5 10
Mister XYZ 5 10
Mitola 5 10
Mobbillion 5 10
Model 5 10
Molly 5 10
Monkey 5 10
Monroe 5 10
Montijense 5 10
MORA 5 10
Morais Alex 5 10
Moratti 5 10
Morbid 5 10
Moreno 5 10
Morgain 5 10
Morolado 5 10
Moróless 5 10
Moromoro 5 10
Mosca 5 10
Mou 5 10
Move e Play 5 10
Mr Ali 5 10
Mr Caldwell 5 10
Mr Corbin 5 10
Mr Figueira 5 10
Mr Gualter 5 10
Mr. Ignotus 5 10
Mr. Lacrau 5 10
Muna 5 10
Muñoz 5 10
Muralha 5 10
Muralha da China 5 10
Musa 5 10
Nabla 5 10
Nabo 5 10
Naf 5 10
Nagachi 5 10
Nagudo 5 10
Naila 5 10
Namorado 5 10
Narci Pires 5 10
Navalista 5 10
Nazala 5 10
Ndéti 5 10
Necas 5 10
Neco Tareco 5 10
Nelo 5 10
Neusa 5 10
Niccie 5 10
Nico 5 10
Nina Lopes 5 10
Nine Nine 5 10
Ninfa do Tejo 5 10
Ninoko 5 10
Niv 5 10
Nível Z 5 10
Nobless 5 10
Noé 5 10
Nogueira 5 10
Noitne 5 10
Nómada 5 10
Norotó 5 10
Number One 5 10
Nurse 5 10
O Alto 5 10
O Astro 5 10
Ó Bama 5 10
O Becas 5 10
O Bistri 5 10
O Bringelense 5 10
O Canto dos Cisnes 5 10
O Ciclo 5 10
O Cobra 5 10
O Colibri 5 10
O Flaviense 5 10
O Flavisiense 5 10
O Gatão 5 10
O Gato 5 10
O Gato Preto 5 10
O Gordo 5 10
O Holmes 5 10
O Índio 5 10
O Jaleca 5 10
O Lábias 5 10
O Libório 5 10
O Lunático 5 10
O Marca Dez 5 10
O Márcio 5 10
O Mayor 5 10
O Mocho 5 10
O Muñoz 5 10
O Taco 2 10
O Tareco 5 10
O Telo 5 10
O Tereso 5 10
O Viagra 5 10
O Vilão 5 10
O Violas 5 10
O Volante 5 10
Oatsag 5 10
Obac 5 10
Obélix 5 10
Obinil 5 10
Obni 5 10
Obridado 5 10
Oca 5 10
Ocosso 5 10
Oculto 5 10
Odair 5 10
Odnanref 5 10
Odnuf 5 10
Ofaza 5 10
Ogam 5 10
Oggi 5 10
Oioppa 5 10
Oitavo 5 10
Ok Stone 5 10
Okaka 5 10
Olerrox 5 10
Olho Vivo 5 10
Olhos D'Água 5 10
Olimpio 5 10
Olivença 2 10
Oliver 5 10
Onis 5 10
Oracle 5 10
Orbílio Pompeu 5 10
Orca 5 10
Ordoc 5 10
Orfeu 5 10
Orimar 5 10
Orin Octus 5 10
Orion 5 10
Orsinni 5 10
Orta Kary 5 10
Osíris 5 10
Otílio 5 10
Oto 5 10
Otorrino Ceronte 5 10
Otua 5 10
Otutit 5 10
Oz 5 10
Ozela 5 10
P A 5 10
P Coruja 5 10
P Guida 5 10
P Oswaldo 5 10
P P C 5 10
P P R C 5 10
P S 5 10
P S-1 5 10
P Sintrão 5 10
P W A 5 10
Pação 5 7
Paceman 5 10
Pacheco A. 5 10
Paco Duarte 5 10
Padre Amaro 5 10
Padre Brown 5 10
Paluda 5 10
Pantera Negra 5 10
Pão de Ló 5 10
Papai Noel 5 10
Papari 5 10
Parceiro Trouxa 5 10
Pardal 5 10
Parlatório 5 10
Parrilhas 5 6
Paspalho 5 10
Passolini 5 10
Pastor 5 8
Pats Reggie 5 10
Paul Lester 5 10
Pauliteiro 5 10
Paulo 5 10
Paulo Nin 5 10
Paulo Quinta 5 10
Paulo Rita 5 10
Paulo Zé 5 10
Pecador Militante 5 10
Pedro Felícia 5 10
Pedro Filipe 5 10
Pedro Ká 5 10
Pena 5 10
Pena Perpétua 5 10
Penalva 5 10
Pencas 5 10
Penedo 5 10
Penélope 5 10
Pepe Rápido 5 10
Pepito 5 10
Pequenote 5 10
Percalei 5 10
Percorroxo 5 10
Pérgula Rubra 5 10
Péricles 5 10
Perna de Pau 5 10
Petas 5 10
Peter Lanoi 5 10
Peter O 5 10
Peter Rua 5 10
Ph Bat 5 10
Pi 5 10
Piano Bar 5 10
Piaxo 5 10
Piçarra 5 10
Picrats 5 10
Pierre Magno 5 10
Pikachu 5 10
Pimba 5 10
Pimba & Pomba 5 10
Pimpão 5 10
Pink 5 10
Pinóquio 5 10
Pintas 5 10
Pioras 5 10
Piov 5 10
Piper 5 10
Pirolito 5 10
Pirómano 5 10
Piropo 5 10
Pirox 5 10
Pisca 5 10
Pisca Luz 5 10
Pistoleiro 5 10
Pluto 5 10
Pô Relvas 5 10
Pokemon 5 10
Polícia 5 10
Polícia (de) Giro 5 10
Polka 5 10
Ponto PT 5 10
Prata 5 10
Pretocolo 5 10
Primavera 5 10
Primeira Hora 5 10
Principe 5 10
Procópio 5 10
Prócopo 5 10
Prof. Martelo 5 10
Professor Aníbal 5 10
Professor Baril 5 10
Professor Bombom 5 10
Professor Boom 5 10
Professor Cebolas 5 10
Professor Condor 5 10
Professor Danado 5 10
Professor Elvira 2 10
Professor Elyka 5 10
Professor Fafá 5 10
Professor Féfé 5 10
Professor Fifi 5 10
Professor Freek 5 10
Professor Inácio 5 10
Professor Johnny 5 10
Professor Namora 5 10
Professor Neca 5 10
Professor Nelo 5 7
Professor Noeli 5 10
Professor Oboé 5 10
Professor Ordoc 5 10
Professor Poirot 5 10
Professor Pokatti 5 10
Professor Primo 5 10
Professor Raminha 5 10
Professor Rotor 5 10
Professor Sôtor 5 10
Professor Tarik 5 10
Professor TC 5 10
Professor Tonecas 5 10
Professor Tuca 5 10
Professor Zequinha 5 10
Professor Zucro 5 10
Prosa 5 10
Protocopus 5 10
Prukim 5 10
Prussian Boy 5 10
PS Two 5 10
Q 5 10
QM 5 10
Quaresma 5 10
Querubim 5 10
Quica 5 10
Quick 5 10
Quim 5 10
Quim Mané 5 10
Quim Zé 5 10
Quimtrofa 5 10
Quinta da Sé 5 10
Quinto Pinto 5 10
Quinto Portal 5 10
R A S D 5 10
Ra 5 10
Rachidd 5 10
Radialista 5 10
Raffa 5 10
Ragazza 5 10
Raimundo 5 7
Rajú 5 10
Ramiro 5 10
Rao Kito 5 10
Rato 5 10
Rato Sega 5 10
RCP 5 8
Real 5 10
Real House 5 10
Realeza 5 10
Reca 5 10
Red Lib 5 10
Red Troop 5 10
Red Zara 5 10
Refilis Bock 5 10
Reginaldo 5 10
Regis 5 10
Regola 5 10
Reguso 5 10
Rei Atos 5 10
Rei Bingo 5 10
Rei Destro 5 10
Rei dos Pontos 5 10
Rei Duval 5 10
Rei Faruk 5 10
Rei Kukas 5 6
Rei Leão 5 10
Rei Midas 5 10
Rei Pedro 5 10
Rei Shakal 5 10
Reinaldo 5 10
Retni 5 10
Réu Escolástico 5 10
Rex 5 10
RFAS 5 10
Ria Sol 5 10
Riba Mar 5 10
Ribas 5 10
Ribeiro de Carvalho 5 10
Ribolheiro 5 10
Ricardo Ferreira 5 10
Ricardo Leão 5 10
Rifle 8 5 10
Rio 5 10
Rio Santo 5 10
Rio Tagus 5 8
Rip Kirby 5 10
Rip May 5 10
Ripador 5 10
Riqui 5 10
Rita 5 10
Rita D 5 8
Riva 5 10
Rivera 5 10
Roac 5 10
Road Lux 5 10
Robalo 5 10
Robbie 5 10
Robot Violento 5 10
Roca Mix 5 10
Rock Star 5 10
Rofre 5 10
Roi Molière 5 10
Roleta Russa 5 10
Romero 5 10
Romoaldo 5 10
Rómulo Oliveira 5 10
Ronaldo 2 10
Roor 5 10
Rosa Espinhosa 5 10
Rubitundo 5 10
Ruca Mil 5 10
Rúgulo 5 10
Rui Afonso 5 10
Rui Balão 2 8
Rui Catal 5 10
Rui Esteves 5 10
Rui Faro 5 10
Rui Gagim 5 10
Rui Gingão 5 10
Rui Inglês 5 10
Rui João 5 10
Rui Kikas 5 10
Rui Luis 5 10
Rui Manuel 5 10
Rui Nanico 2 10
Rui Pinho 5 10
Rui Xabregas 5 10
Ruikov 5 10
Rusty 5 10
Ruy 5 10
S K 5 10
S Pedro 5 10
Sá Miranda 5 10
Sá Xábi 5 10
Sabido 5 10
Sabri 5 10
Sacov 5 10
Sadino 5 10
Saké 5 10
Salgado 5 10
Sall 5 10
Salomão 5 10
Salsaparrilha 5 10
Salvador Rios 5 10
Sam Spade 5 10
Samal 5 10
Samantha 5 10
Samaritano 5 10
Samarra 5 10
Samir 5 10
Samurai 5 10
Santo 5 10
Santo Trica 5 10
Santo Uk 5 10
Sara 5 10
Sara Esquiva 5 10
Saramago 5 10
Sargento Estrela 5 10
Sargento Kirk 5 10
Sargento Villabuena 5 10
Sarita 5 10
Sayes 5 10
Scheideker 5 10
Selfmade 5 10
Semog 5 10
Sena 5 10
Senador 5 10
Senhor Porco 5 10
Sentinela 5 10
Serafim 5 10
Serena 5 10
Serôdio 5 10
Serpa 5 10
Serpente Cord 5 10
Serra 5 10
Serrinha 5 10
Sertório 5 10
Servo 5 10
Sesta Dourada 5 10
Sete a Um 5 10
Setta 5 10
Seul 5 10
Seven 5 10
Seven Teen 5 10
Sexdom 5 10
Sexto Violino 5 10
Sexy 5 10
Seyl 5 10
Shakirá 5 10
Shannadu 5 10
Shaun 5 10
Sherlock Holmes 5 10
Sherlock Sabão 5 10
Shol 5 10
Siarom 5 10
Silumano 5 10
Silva Calhetas 2 10
Silva Morais 5 10
Silva Zelão 5 10
Silvéria 5 10
Silvério Canota 5 10
Sims 5 10
Sindy 5 10
Sininho 5 10
Sir Balduim 5 10
Sir Bolacha 5 10
Sir Conan Doyle 5 10
Sir Dragon 5 10
Sir Francis 5 10
Sir Frank Lim 5 10
Sir Jallon 5 10
Sir Lapidus 5 9
Sir Lipton 5 10
Siro San 5 10
Sixolina 5 10
Skate Duro 5 10
Smith 5 10
Soba 5 10
Sobola 5 10
Sofacada 5 10
Sofala 5 10
Sogid 5 10
Soldado 5 10
Solha 5 10
Solidó 5 10
Solomio 5 10
Somadul 5 10
Somaro 5 10
Sombrero 5 10
Soon 5 10
Sorgan 5 10
Sorosa 5 10
Sortus 5 10
Sossavart 5 10
Sota 5 10
Sotil 5 10
Sotto 5 10
Soutelo 5 10
Special 5 10
Spice Girl 5 10
Spiridon 5 10
Spirou 5 10
Sr. X 5 10
Sr. Y 5 10
Sr. Z 5 10
Stanley Roy 5 10
Stepup 5 10
Stic 5 10
Stimp 5 10
Stimpo 5 10
Streta 5 10
Stum 5 10
Submar 5 10
Sul Airam 5 10
Sulipa 5 10
Sulmar 5 10
Sultão 5 10
Sultão Zonzo 5 10
Suna Tarik 5 10
Sunita 5 10
Super Alpha 5 10
Super Beta 5 10
Super Cola 5 10
Super Dragon 5 10
Super Homem 5 10
Super Jack 5 10
Super Light 5 10
Super Man 5 10
Super Tónio 5 10
Super Xis 5 10
Superior 5 10
Suraia 5 10
Surra 5 10
Surrela 5 10
Syd 5 10
T A 5 10
T Al 5 10
T Antenor 5 10
T Brilhante 5 10
T Elliot 5 10
T Mélia 5 10
T T 5 10
T Xara 5 10
T&Q 5 10
Taar 5 10
Tabalo 5 10
Taka Takata 5 10
Talismã 5 10
Tânia Brito 5 10
Tanino 5 10
Tanoeiro 5 10
Tanso Tenso 5 10
Tantan 5 10
Tao Li 5 10
Tao Tao 5 10
Tapico 5 10
Tapioca 5 10
Tara 5 10
Tara Kali 5 10
Tarano 5 10
Tarântula 5 10
Tareco 5 10
Tari 5 10
Tarik Az 5 10
Tarra Mecce 5 10
Tartufo 5 10
Tascoto 5 10
Tassolino 5 10
Tavirense 5 10
Tazo 5 10
Teatrina 2 7
Teia 5 10
Teia da Morte 5 10
Telmo Fischer 5 10
Tena 5 10
Tenente Lis 5 10
Tenzing 5 10
Teodoro Morais 5 10
Teresa 5 10
Teresa Afonso 5 10
Teresa Belita 5 10
Teresa Cádis 5 10
Teresa Diana 5 10
Teresa Fortes 5 10
Teresa M 5 10
Teresa Pina 5 10
Teresa Z 5 10
Terramar 5 10
Testa Rossa 5 10
Testudo 5 10
Tetra 5 10
Tevê 5 10
The Arciolan 5 10
The Beatles 5 10
The Bilas 5 10
The Bizard 5 10
The Bocas 5 10
The Boss 5 10
The Carol 5 10
The Charlotte 5 10
The East-Least 5 10
The Indian 5 7
The Japan 5 10
The Jubber 5 10
The Lartiste 5 10
The Lion King 5 10
The Liric 5 10
The Lucas Star 5 10
The Marvel 5 10
The Special 5 10
The Xica Light 5 10
The Zanath 5 6
Thomas 5 10
Tia Larocas 5 10
Tia Mia 5 10
Tiago Vez 5 10
Tião 5 10
Tiazinha 5 10
Tifany 5 10
Tigana 5 10
Tiger List 5 10
Tijuana 5 10
Tiko 5 10
Tilim 5 10
Tillo Boss 5 10
Timão 5 10
Tino 5 10
Tino Abreu 5 10
Tino Banonas 5 10
Tino Elias 5 10
Tino Serra 5 10
Tino Serrão 5 10
Tinov 5 10
Tio Olhinhos 5 10
Tiranossauro 5 10
Tiro Certeiro 5 10
Titus Smiley 5 10
Tó 5 10
Tó Almeida 5 10
Tó Azinho 5 10
Tó Barbosa 5 10
Tó Bimbo 5 10
Tó Corneta 5 10
Tó Dani 5 10
Tó Henriques 5 10
Tó Jó 5 10
Tó Mané 5 10
Tó Nano 5 10
Tó Olavo 5 10
Tó Oliveira 5 10
Tó Santos 5 10
Tó Serra 5 10
Tó Silva 5 10
Tó Zé 5 10
Tobuz 5 10
Today Good 5 10
Toddy Bell 5 10
Tofim 5 10
Tola Big 5 10
Tola de Platina 5 10
Tola Meco 5 10
Tolas 5 10
Tolentino 5 10
Tolinhas 5 10
Tollan 5 10
Tongo 5 10
Toni Pratas 5 10
Tortulho 5 10
Tournesol 5 10
Toy 5 10
Toygrosso 5 10
Tracy 5 10
Trapalhonni 5 10
Tre Moço 5 7
Trecolareco 5 10
Treko 5 10
Tremble 5 10
Trento 5 10
Tretas 5 10
Tríade Doyrada 5 10
Triângulo Vermelho 5 10
Trianon 5 10
Triatleta 5 10
Trinca Espinhas 5 10
Trinitá 5 10
Trinor 5 10
Trio Coxo 5 10
Trio Plasma 5 10
Tripeiro 5 10
Trish 5 10
Tritão 5 10
Troca Tintas 5 10
Trocatintas 5 10
Troglos 5 10
Tropa K 5 10
Tropez 5 10
Trotinetas 5 10
Trovador 5 10
Truck Man 5 10
Tube Borges 5 10
Túlipa Negra 5 10
Turista 5 10
Tuta & Tita 5 10
Tutano Dourado 5 10
Tuxa 5 10
Twenty Four 5 10
Txis 5 10
U 5 10
U Ecco 5 10
Ubaldo Pinoia 5 10
Ubi 5 10
Ubulino 5 10
Uburu 5 10
Udaca 5 10
Udino 5 10
Udorico 5 10
Uducuru 5 10
Udumastic 5 10
Ufo 5 10
Uidiu 5 10
Ultra 5 10
Uniaque 5 10
Unicafor 5 10
Unilateral 5 10
Unima 5 10
Universal 5 10
Uno 5 10
Urbano 5 10
Urso Pardo 5 10
Urso Sentado 5 10
Urso Zaruco 5 10
Ursulino 5 10
Urtigas 5 10
V 5 8
V B 5 10
V M 2 10
V Mindelo 5 10
V P 5 10
V Solo 5 10
V X 5 10
Valério 5 10
Valeuro 5 10
Valquíria 5 10
Vamp 5 10
Vamp 99 5 10
Vampirella 5 10
Vampirina 5 10
Vampiro Azul 5 10
Vampiro do Ó 5 10
Vampiro O+ 5 10
Vampiro Sapão 5 10
Vânia 5 10
Vari Sela 5 10
Vasco Mira 5 10
Vasco Vaz 5 10
Vasquinho 5 10
Vata 5 10
Vax I 5 10
Vax II 5 10
Vax III 5 10
Vegetariano 5 8
Vela 5 10
Vendedor Pirado 5 10
Ventoinha 5 10
Vénus 5 10
Vera 5 10
Vera Lopes 5 10
Verbatim 5 10
Vercce 5 6
Verdilhão 5 10
Verónica I 5 10
Vespa 5 10
Vetamina 5 10
Vetux 5 10
Vi Da 5 10
Via Verde 5 10
Vicente 5 6
Vicktório 5 10
Vidal 5 10
Vikew 5 10
Villamorena 5 10
Vimaranense 5 10
Violino 5 10
Virgílio Silva 5 10
Viriato 5 10
Virola 5 10
Virtual Boss 5 10
Visco Sagrado 5 10
Visionário 5 10
Vítor Maria 5 10
Vitorino 5 10
Vizinho Cusco 5 10
Voar Raov 5 10
Vodinar 5 10
Von Haan 5 10
Von Herman 5 7
Von Strugger 5 10
Vulcão 5 10
Vulk 5 10
Vuvu 5 10
Wagner Cuba 5 10
Wanda 5 10
Wanda Mila 5 10
WB 5 10
Werr 5 10
Westblog 5 10
White Laser 5 10
Wimpee 5 10
Wimsey 5 10
Wolfe 5 10
Www 5 10
X 5 10
X Boavista 5 10
X Edevaldo 5 7
X P T O 5 10
X Y Z 5 10
Xá 5 10
Xabi 5 10
Xakal 5 10
Xappo 5 10
Xeltox 5 10
Xeretta 5 10
Xico Esperto 5 10
Xico Finuras 5 10
Xico Gordo 5 10
Xico Milas 5 10
Xila 5 10
Xis 5 10
Xlem 5 10
Xóxó 5 10
Xuta & Corre 5 10
Ya Meu 5 10
Yahoo 2 8
Yang Chan 5 10
Yannik 5 10
Yek 5 10
Yexk 5 10
Yull 5 10
Yut Agar 5 10
Yutelmi 5 10
Z 5 10
Z P 5 6
Zaah 5 10
Zabiá 5 10
Zana Xita 5 10
Zarco 5 10
Zarim Gago 5 10
Zarú 5 10
Zázá 5 7
Zazu Trevo 5 10
Zé 5 10
Zé Alberto 5 10
Zé Bacalhau 5 10
Zé Bagulho 5 10
Zé Carioca 5 10
Zé de Nisa 5 10
Zé Didi 5 10
Zé do Castelo 5 10
Zé do Moinho 5 10
Zé Elástico 5 10
Zé Faneca 5 10
Zé Ferry 5 10
Zé Hilário 5 10
Zé Ireneu 5 7
Zé Janeca 5 10
Zé Jonas 5 10
Zé Matulão 5 10
Zé Mula 5 10
Zé Noras 5 10
Zé Pinhão 5 10
Zé Portuga 5 10
Zé Puré 5 10
Zé Rambo 5 10
Zé Tónio 5 10
Zé Valente 5 10
Zé Vilela 5 10
Zé Vinhais 5 10
Zé Xarope 5 10
Zé Zarolho 5 8
Zé Zero 5 10
Zeca 5 10
Zeca Catita 5 10
Zeca Lupas 5 10
Zeca Poirot 5 10
Zélia 5 10
Zendoff 5 10
Zermú 5 10
Zezé 5 8
Zezé Gordo 5 10
Zona J 5 10
Zorro 5 10
Zubiabá 5 10
Zubulanda 5 10
Zuca Maria 5 10
Zulda 5 10
Zurc 5 10
Zurrapão 5 10
Zuzarte 5 10
Zzz 5 10

segunda-feira, 11 de abril de 2011

POLICIÁRIO 1029

UM DESAFIO DE “RÁPIDAS” ESTA SEMANA

Prosseguimos hoje as nossas competições desta época, com a publicação de mais um desafio, desta feita da modalidade de “rápidas policiárias”, que regista a estreia de um novo autor nas nossas páginas: Penedo Rachado.
Recordamos que esta modalidade pretende ser um veículo de captação de novos confrades, uma vez que tem uma exigência menor em termos de desenvolvimento da solução.
É claro que todo o trabalho de investigação e análise das provas é idêntico. No fundo, cada “detective” tem que fazer todo o trabalho normal de recolha de indícios, sua análise e interpretação, para chegar às suas próprias conclusões. Onde há alguma poupança, se assim podemos dizer, é na tarefa final de explanação dos raciocínios, em que cada “detective” apenas tem que mencionar uma de quatro alíneas que são propostas pelo autor do desafio.
Tratando-se de uma prova, dentro de certa medida, simplificada, não deixa de ser, no entanto, responsável por monumentais “espalhanços”, mesmo de confrades favoritos às vitórias finais, que nesta modalidade hipotecam as suas hipóteses.
Razão, pois, para que haja um enorme respeito pelas produções rápidas, porque o próprio nome é muito enganador e muitas delas são imensamente trabalhosas e difíceis, bem diferentes daquelas que alguns confrades, de modo sobranceiro, referem que “se fazem com uma perna às costas”!

CAMPEONATO NACIONAL E TAÇA DE PORTUGAL

PROVA N.º 4 – PARTE II

O MISTÉRIO DA BALA TRANSVIADA – de PENEDO RACHADO

Aquele mês de Julho corria rijamente acalorado.
Frente à esquadra da polícia havia uma fonte ornamental e, talvez para aproveitar a frescura proporcionada pelos jorros de água, o Comissário Liberto Andrade encontrava-se sentado na borda da fonte conversando com alguém das suas relações.
Um pouco mais além, à porta da esquadra, discutindo as peripécias do último Benfica x Sporting encontravam-se dois agentes da PSP.
Talvez devido ao calor abrasador que se fazia sentir, a Praça estava, com excepção dos elementos já citados, completamente deserta e silenciosa, silêncio esse que, repentinamente, foi quebrado pelo som de um tiro disparado a não muito longa distância da esquadra.
O comissário levantou-se como que impulsionado por uma mola e saiu correndo em direcção a umas das vivendas que parecia ser aquela de onde viera o som do tiro. Os dois agentes que discutiam sobre o Benfica e Sporting, esqueceram a sua conversa e, saíram também disparados atrás do seu chefe.
Chegaram junto da porta, bateram e, quase imediatamente esta abriu-se e no seu limiar surgiu a figura alta, mas terrivelmente aterrorizada de um homem já idoso. Cabelo completamente branco e longas suíças. Tinha o aspecto daqueles mordomos que costumamos ver naqueles filmes cuja acção se passa no séc. XIX
Que se passou? Perguntou Liberto ao homem.
Na... na...não sei... Foi no escritório do patrão! Respondeu, gaguejando, o homem que parecia mais aterrorizado a cada minuto que passava.
Guiados pelo velho o Comissário e os dois agentes dirigiram-se ao escritório cuja porta estava fechada por dentro. Era forte a porta e resistiu às três primeiras tentativas de arrombamento, mas à quarta não resistiu ao movimento perfeitamente sincronizado dos três representantes da lei.
Imediatamente viram à sua esquerda, caído de bruços sobre a secretária, o corpo do dono da casa. Liberto aproximou-se, tomou-lhe o pulso e depois apalpou a jugular. Está morto! Foi a informação lacónica que forneceu. Depois desviou a sua atenção para o cadáver.
Havia um orifício de forma irregular com os bordos queimados e muito mau aspecto na têmpora do lado direito. Ao redor do ferimento os cabelos para além de chamuscados apresentavam também resíduos de pólvora.
Na sua mão direita, pousada sobre a secretária, o morto segurava uma pequena pistola semi-automática, por cujo cano ainda saía uma leve coluna de fumo.
A cerca de um metro da secretária, um pouco para a sua direita, sobre o tapete que forrava o chão foi encontrada a cápsula da bala que teria sido disparada.
O comissário tirou a arma da mão do morto e retirou-lhe o carregador que esvaziou. Contadas as balas foi constatado, que para além da que tinha servido para o suicídio, já que era evidente que disso se tratava, havia outra em falta. Liberto voltou a colocar as balas no carregador e este na arma deixando esta junto da mão do cadáver que antes a segurava.
O Comissário pareceu não ligar muito à falta da bala e dedicou-se a percorrer a sala. Esta parecia não ter nada que despertasse a sua atenção. A única coisa que pareceu interessar-lhe foi a janela provida de veneziana que se situava frente à porta por onde haviam entrado e que dava para a praça onde se situava a esquadra da polícia.
As vidraças da janela estavam abertas de par em par, mas, as portas de veneziana encontravam-se fechadas por dentro.
Depois desta observação Liberto virou-se para os seus subordinados e disse:
Um de vocês vai ficar aqui e não deixa ninguém entrar nesta sala. Nós vamos voltar para a esquadra e telefonar para a Judiciária.
Então e não procuramos a bala que falta? Atreveu-se a perguntar o outro agente.
Não interessa! Se estiverem interessados nisso, os da Judiciária que a procurem.

Pergunta-se aos nossos amigos, amantes de mistérios e enigmas se, no caso do pessoal da Judite precisar de ajuda, algum é capaz de indicar o sítio exacto onde se encontra a bala em falta:

A) — O carregador não tinha o seu stock completo?
B) — Não foi disparada e encontra-se na câmara da arma?
C) — Encontra-se sob o corpo do suicida?
D) — A arma encravou-se e a cápsula não chegou a ser extraída?









Convívio da Tertúlia Policiária da Liberdade

Dia 29 de Maio de 2011

A Tertúlia Policiária da Liberdade vai cumprir uma das suas mais sagradas tradições, organizando um convívio, para o qual convoca todos os confrades interessados.
Contando sempre com um programa de grande qualidade, o deste ano está ainda no maior secretismo, fechado a sete chaves!
É a própria Tertúlia que não abre muito o jogo, como verificamos pelo teor da sua comunicação:
“O convívio da Tertúlia Policiária da Liberdade já tem data e local marcado. Convém assinalar, nas agendas, o próximo dia 29 de Maio, domingo. O local de concentração é o Museu do Azulejo, na Madre de Deus, em Lisboa, com almoço no respectivo restaurante.
Aos domingos o Museu tem visitas gratuitas da parte da manhã e vale a pena vê-lo. Oportunamente serão dadas mais pormenores do programa.
Anota-se, desde já, que será difícil encontrar melhor ocasião para preparar o voto para eleições de 5 de Junho do que participar neste convívio policiarista, onde os esquemas da malandragem serão todos postos a nu.”





Coluna do “C”

PRAZO ATÉ 30 DE ABRIL

Com a publicação do problema de hoje, os “detectives” ficam com todos os elementos para poderem responder aos dois desafios que integram a prova n.º 4, o que poderão fazer, impreterivelmente até ao próximo dia 30 de Abril, usando um dos seguintes meios:

- Pelos Correios para PÚBLICO-Policiário, Rua Viriato, 13, 1069-315 LISBOA;
- Por e-mail para policiario@publico.pt;
- Por entrega em mão na redacção do PÚBLICO de Lisboa;
- Por entrega em mão ao orientador da secção, onde quer que o encontrem.

Atenção para a necessidade de justificação de todas as conclusões a que chegarem na parte I, ou seja, no problema tradicional, enquanto que na parte II, tal como já referimos, os confrades apenas terão de indicar explicitamente a alínea por que optam.

Boas deduções!

domingo, 10 de abril de 2011

ALMOÇO CONVÍVIO NO PORTO A 30 DE ABRIL

A 30 DE ABRIL NA CIDADE DO PORTO

Os “detectives” do norte promovem no próximo dia 30 de Abril, na cidade do Porto, uma jornada de confraternização policiária de âmbito nacional. A concentração está marcada para as 12h00, na esplanada do Café Java, na portuense Praça da Batalha, a que se seguirá um almoço-convívio em restaurante vizinho, que terá dois “pratos fortes” à sobremesa: o lançamento do II Volume do projecto editorial do site “Clube de Detectives” dedicado à milésima edição do PÚBLICO-Policiário, que reúne todos os problemas publicados naquela secção desde a temporada 2005-2006 até 2010; e a atribuição da Lupa de Honra’2011 a uma personalidade ímpar do policiarismo português. Os confrades com disponibilidade e interesse em participar nesta iniciativa, promovida pelos “detectives” Agente Guima, Daniel Falcão, Dr. Gismondo, Inspector Boavida, Inspector Gigas, Jartur, M. Lima, Sargento Estrela e Zé, deverão confirmar a sua presença, até 26 de Abril, através do e-mail clubededetectives@gmail.com ou do telemóvel 917340400.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

CONVÍVIO DA TPL

Convívio da Tertúlia Policiária da Liberdade


29 de Maio de 2011

O convívio da Tertúlia Policiária da Liberdade já tem data e local marcado. Convém assinalar, nas agendas, o próximo dia 29 de Maio, domingo. O local de concentração é o Museu do Azulejo, na Madre de Deus, em Lisboa, com almoço no respectivo restaurante.

Aos domingos o Museu tem visitas gratuitas da parte da manhã e vale a pena vê-lo. Oportunamente serão dadas mais pormenores do programa.

Anota-se, desde já, que será difícil encontrar melhor ocasião para preparar o voto para as eleições de 5 de Junho do que participar neste convívio policiarista, onde os esquemas da malandragem serão todos postos a nu.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

POLICIÁRIO 1028

Publicamos hoje a primeira parte da prova n.º 4 do Campeonato Nacional, de autoria de um dos confrades que melhor encarna a dupla função de produtor e decifrador, sempre com excelência: O Inspector Boavida.

Este regresso do personagem Smaluco aos conturbados tempos do PREC (processo revolucionário em curso), exige dos “detectives” a máxima atenção, para evitar surpresas desagradáveis.

CAMPEONATO NACIONAL E TAÇA DE PORTUGAL

PROVA N.º 4 – PARTE I

SMALUCO E O PERIGOSO BOMBISTA, Original de Inspector Boavida

Natália está de volta à prisão e Smaluco de regresso ao desconsolo de um quotidiano triste, cinzento, amargo. Vai recomeçar o fadário de idas e vindas entre Lisboa e Tires, para um reencontro diário sem alento, sem chama. Os quinze dias de licença precária de Natália souberam a pouco, mas foram mais saborosos do que os muitos anos em que os dois andaram mutuamente perdidos. Agora, com as grades do cárcere a separá-los, resta pouco mais do que recordar estes curtos dias de liberdade e as loucas aventuras dos primeiros anos em que viveram a paixão que os une desde que os seus olhares se cruzaram pela primeira vez, nos idos de 1974, em pleno PREC.
Os tempos conturbados, mas gloriosos e eufóricos, que se seguiram à Revolução dos Cravos, foram os que deixaram mais marcas memoráveis nas vidas dos dois amantes. A amargura, o desânimo e a apatia que se vivia em todo o país, fruto de mais de quatro décadas desbaratadas pelo Estado Novo, haviam dado lugar ao sonho de um futuro mais justo, mais solidário, mais humanista. Eles andavam duplamente inebriados, pelo amor e pela revolução. Era raro o dia em que não se juntavam ao povo, para festejar nas ruas o fim da guerra ou para gritar em defesa dos militares de Abril sempre que surgiam notícias de ameaças internas ou externas à Liberdade reconquistada.
Em Julho de 1974, poucos dias depois dos cravos inundarem de novo as ruas de quase todo o país, em mais uma manifestação de apoio ao MFA, chegaram à Judiciária notícias de que um perigoso bombista italiano perito em disfarces e falsificações se preparava para perpetrar um atentado terrorista em Lisboa. Segundo as autoridades responsáveis pelo controle e segurança das nossas fronteiras, haviam entrado em Portugal cinco dezenas de cidadãos estrangeiros, que urgia colocar sob vigilância. Todos os agentes disponíveis foram convocados para aquela missão. Até Smaluco, que normalmente se ocupava apenas de pequenos delitos, foi chamado a intervir.
Disfarçado de turista brasileiro em lua-de-mel, Smaluco hospedou-se numa luxuosa unidade hoteleira da capital onde haviam sido sinalizados três dos suspeitos: um judeu, um francês e um espanhol. A gravidade do caso exigia celeridade, descrição e perspicácia. Manhã cedo, já ele circulava pelos espaços comuns do hotel, abraçado à sua jovem namorada Natália, que se dispôs a acompanhá-lo. O judeu Aki Abdul madrugara. Acabara de tomar o pequeno-almoço e preparava-se para colocar a leitura em dia. Sentou-se num confortável sofá, no lobby, colocou um jornal sobre a mesinha de apoio, retirou do bolso do casaco os óculos de lentes grossas e aros finos e ignorou Smaluco.
De pé, apoiado nas costas do sofá, Smaluco não desistiu da tentativa de abordagem. O homem continuou a leitura. Natália, que se aproximara do sofá, de frente para ele, deixou escapar um «Ah!» quando, ao seguir com o seu olhar, da direita para a esquerda, o movimento rápido do dedo que acompanhava as linhas do jornal, reparou na sujidade escondida por debaixo do verniz que cobria as unhas do homem. Num gesto abrupto, Aki Abdul tirou os óculos, olhou em frente e “rosnou” num inglês impecável: «Quer alguma coisa?». A resposta surgiu-lhe nas costas, pela voz de Smaluco: «Desculpe, não queremos incomodar». «Mas já incomodaram!» – sentenciou o homem.
A situação foi desanuviada pelo ar quase angélico de Natália, que se apresentou como actriz e manifestou interesse em recolher informações sobre os principais acontecimentos culturais da terra de Aki, designadamente o que se relaciona com as artes de palco: «Soubemos que é natural de Tel Aviv e, como vamos para lá nos próximos dias, ousámos abordá-lo». O judeu retorquiu: «Lamento desiludi-la. A minha cidade possui um grande significado histórico e religioso, mas é desprovida de interesses culturais relevantes». E mergulhou de novo na leitura dos caracteres hebraicos. «Oh, que pena!» – disse Natália, afastando-se com uma gargalhada.
O francês Jean-Pierre parecia bem mais agradável. Jovem, atraente, vestido de forma bastante informal, de jeans, sapatos desportivos e t’shirt azul com a Torre de Piza no peito, estava encostado ao umbral de uma janela a admirar a paisagem. Natália dirigiu-se-lhe com um «Ói! Tudo bem?», num português adocicado pelo sotaque e pela delicadeza colocada na voz. O francês não resistiu. Num estranho linguajar, um misto de italiano e castelhano com cambiantes de catalão, o rapaz replicou, sorrindo: «Tudo bem, sim. Estou aqui olhando quem passa… Posso ajudar?». Smaluco interveio: «Pode sim. Vamos amanhã para Paris. Pode dar-nos algumas sugestões de locais a visitar?».
Provocante, Natália aproximou-se mais de Jean-Pierre e sussurrou: «Sabemos onde nasceu. O pessoal da recepção é linguarudo. Só temos três dias para visitar Paris. Ajude-nos». Natália quase se enroscou no pescoço do francês. Ele estava deslumbrado e, ao mesmo tempo, perplexo com o atrevimento. Um nervosismo estranho tomou conta da sua voz, mas lá foi dizendo: «Bom. Paris… tem… muitos encantos. A Torre Eiffel… o Arco do Triunfo… o Museu do Louvre». Natália estava cada vez mais perto do rapaz, respirando quase junto ao seu pescoço. Antes que a situação tomasse proporções incontroláveis, Smaluco puxou-a por um braço e arrastou-a até à recepção.
Na cabine telefónica, o espanhol Pepe Diaz não parava de fazer chamadas. Umas em francês, outras em alemão e outras ainda em inglês. Era óbvio que ele esperava por alguém, porque durante os seus telefonemas, feitos sempre num tom de voz elevado, ia olhando para a porta do hotel. De súbito, surgiu da rua um homem, vestindo um casaco de meia estação de golas levantadas, que trazia um grande embrulho. Pepe desligou a chamada, correu para ele e dirigiu-se-lhe num italiano perfeito: «Dê cá isso. Amanhã quero uma explicação sobre este atraso». Smaluco estava impressionado com o talento do homem para línguas. Ele era aquilo a que se pode chamar um poliglota!
Natália o que mais apreciava no espanhol era o tom da sua pele. Um bronzeado invejável, que fazia sobressair o castanho claro dos seus grandes olhos. Um encanto de homem! Segundo as informações recolhidas, ele era natural de Barcelona e, tal como os outros suspeitos, deslocara-se pela primeira vez ao nosso país. Natália, a um sinal de Smaluco, fingiu tropeçar e atirou-se literalmente para cima do espanhol, fazendo com que ele deixasse cair o embrulho, que Smaluco se apressou a apanhar do chão. Pelo tacto, dir-se-ia que continha algo sólido, pesado, mas emborrachado. Irritado, o espanhol arrancou o embrulho da mão de Smaluco e correu em direcção ao quarto.
Natália e Smaluco sorriram, abraçaram-se, trocaram um beijo terno e apaixonado e foram também eles para aos seus aposentos, dando por concluída a sua missão neste caso. Para eles, não havia sinais de que qualquer dos três suspeitos pudesse ser o temível bombista procurado pela Judiciária. Mas estavam enganados. Nessa tarde, o COPCON surpreendeu um dos três homens com uma quantidade apreciável de explosivos junto ao Palácio de Belém. Durante o interrogatório confessou tudo. Era ele o tal perigoso bombista! Mas qual? – perguntou Smaluco, que, passados tantos anos, ainda hoje precisa que lhe avivem a memória. Ora, façam o favor…


COLUNA DO “C”


PRAZO ATÉ 30 DE ABRIL

Depois de todos os confrades se debruçarem sobre a presente produção do confrade “portuense” Inspector Boavida, um dos nossos melhores e mais prolixos produtores, lendo-a e interpretando-a com o máximo cuidado, deverão efectuar o passo seguinte, enviando a proposta de solução, impreterivelmente até ao próximo dia 30 de Abril, usando um dos seguintes meios:



- Pelos Correios para PÚBLICO-Policiário, Rua Viriato, 13, 1069-315 LISBOA;

- Por e-mail para policiario@publico.pt;

- Por entrega em mão na redacção do PÚBLICO de Lisboa;

- Por entrega em mão ao orientador da secção, onde quer que o encontrem.

Boas deduções!