domingo, 26 de junho de 2016

POLICIÁRIO 1299



QUINTA ELIMINATÓRIA DA TAÇA

A “Festa da Taça”, como é designada na linguagem futebolística, tem hoje mais uma etapa com o resultado do sorteio da 5.ª eliminatória.
Tempo e espaço, ainda, para fornecermos algumas coordenadas de acesso a outros locais onde o Policiário está presente e onde podem descobrir boas surpresas.

TAÇA DE PORTUGAL – 2016
CONFRONTOS DA 5.ª ELIMINATÓRIA

À medida que a competição da Taça de Portugal vai evoluindo, a selecção dos “detectives” vai sendo cada vez mais apertada e cada um dos sobreviventes vai avançando rumo à final, objectivo supremo.
É evidente que neste género de prova há um factor que pode ter muita importância e esse factor chama-se “sorte”. Um sorteio favorável pode fazer com que um “detective” que nem sequer acerte o problema e tenha pontuação baixa, possa superar o seu opositor e seguir em frente, se este tiver uma prestação inferior à sua. Pelo contrário, um confrade com uma solução brilhante, pode ficar pelo caminho, se o seu opositor directo for ainda mais brilhante na sua solução, na óptica do orientador, o que é sempre bastante subjectivo.
Enfim, numa competição a eliminar, todos os factores são relevantes, mas os “detectives” têm sempre de ter em mente que podem superar o opositor e superar-se a si mesmos, se necessário, produzindo propostas de solução de grande qualidade, aumentando, assim, as hipóteses de superação do seu concorrente directo. Daí a relevância de haver o conhecimento do opositor, antes de terminar o prazo para resposta aos problemas.
De qualquer forma, quando cada confrade faz o seu melhor, mesmo que não chegue para apuramento, merece o aplauso de toda a nossa tribo policiária, porque aquilo que está sempre subjacente à nossa actividade é a contínua superação e aperfeiçoamento das capacidades de dedução.
No sorteio da 5.ª eliminatória, a “D. Sorte” a que se referia o saudoso Sete de Espadas, ditou os seguintes confrontos:   

Académico – Sargento Estrela; Detective Vampírico – Paulo; Siro San – Mister H; Agente Guima – Mr. Corbin; Inspector Sonntag – Abreu; Comissário Maigret – A. Raposo & Lena; Daniel Falcão – Microlta; Ribeiro de Carvalho – Trotinetas; Yutelmi – Zé; Abrótea – Dr. Quaresma; Carreto Marrão – Detective Jeremias; Anduócrime – Búfalos Associados; Inspector Kulpado – Rigor Mortis; Bernie Leceiro – Metrossex; Miss Marple – Arco da Velha; Detective Manita – Ritalina; Inspector Aranha – Zé Ferry; Inspector Moscardo – Corto Matese; Inspector Ventoinha – Inspector Boavida; Duca Holmes – Armelim; Verbatim – A Zerth; Inspector Almeida e Silva – Rui Esteves; Hamlet – Bruno Finuras; Zé Zero – Karl Marques; Inspector Sá – Flo & Tânia; Ariam Semog – Inspector Januário; Troikosta - A. A. Nogueira; Inspector Gigas – Zezé Gordo; João Nêspera – Ego; Zappa – Agente Zapata; Quimtrofa – Luís Holmes; Deco – Ph Bat.


O POLICIÁRIO EM MOVIMENTO

Para além deste nosso espaço, o Policiário é vivido em outras publicações, sítios e blogues, que podem constituir bons locais para os confrades procurarem mais informação sobre o nosso passatempo. Aconselhamos uma visita, mesmo que seja rápida, com a certeza de que ficarão “clientes”.

CORREIO POLICIAL

Secção que semanalmente é publicada no semanário regional Correio do Ribatejo, que se publica em Santarém.
O espaço é gerido por um dos “monstros sagrados” do Policiário, o confrade Inspector Aranha (d.cabral@sapo.pt), diversas vezes premiado e titulado como campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal. Privilegia a publicação de contos policiais e problemas, de antigamente e de agora, fazendo a divulgação do policial nas suas múltiplas dimensões.
Um espaço de leitura obrigatória.

CRIME PÚBLICO

É o blogue que está associado a esta nossa secção, servindo de seu suporte, no sentido de fornecer informação atempada, que uma secção semanal não permite. Notícias, classificações, informações, alguma da nossa história, tudo vai passando pelo blogue, agora também com muita informação sobre o Arquivo Histórico da Problemística Policiária Portuguesa, a cargo das investigações do confrade Jartur, que nos confere o privilégio da sua divulgação.
O Crime Público está em http://blogs.publico.pt/policiario.


CLUBE DE DETECTIVES

É o sítio de autoria do confrade Daniel Falcão, confrade de Braga, também campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal, que disponibiliza imensa informação, quer do andamento das competições, quer dos problemas publicados e respectivas soluções. É, aliás, de acompanhamento obrigatório para todos os “detectives” que participam nos nossos torneios, para ficarem sempre ao corrente do que se vai passando.
Destaque para a bibliografia disponível e vasto material da AHPPP. Obrigatório!
Pode ser acedido em http://clubededetectives.pt.


POLICIÁRIO DE BOLSO

Um blogue de grande qualidade, feito a partir de Santarém pela Detective Jeremias, uma das policiaristas mais importantes do novo policiário, campeã nacional em título. Por este blogue passou a divulgação de alguma da imensa obra do nosso mestre Manuel Constantino e agora decorre uma série de crónicas ficcionadas de autoria do confrade A. Raposo, sobre histórias de um passado que parece longínquo, mas foi vivido por muitos de nós, mesmo que à distância.


POLICIARISMO

Um blogue especialmente dirigido à memória do Policiário que por cá se fez no após 1975, ou seja, na fase do regresso em força, pela mão do inevitável Sete de Espadas. São memórias de convívios, de competições, de problemas, de todo um mundo que fervilhou nas décadas de 70 e 80 do século passado.
Para reviver memórias ou tomar conhecimento dessa realidade, em http://policiarismo.blogspot.pt.




segunda-feira, 20 de junho de 2016

CLASSIFICAÇÃO DIC ROLAND

 
PROVA N.º 3 - AS MELHORES
 
1.º DETECTIVE JEREMIAS - 5 PONTOS
2.º DANIEL FALCÃO - 4 PONTOS
3.º INSPECTOR ARANHA - 3 PONTOS
4.º ZÉ - 2 PONTOS
5.º BÚFALOS ASSOCIADOS - 1 PONTO

 

CLASSIFICAÇÃO MED VET


PROVA N.º 3 - AS MAIS ORIGINAIS
 
1.º ARCO DA VELHA - 5 PONTOS
2.º ZÉ FERRY - 4 PONTOS
3.º DECO - 3 PONTOS
4.º ERME LINDA - 2 PONTOS
5.º TROIKOSTA - 1 PONTO
 
 

domingo, 19 de junho de 2016

POLICIÁRIO 1298



ESTÃO DECIFRADOS OS DESAFIOS DA PROVA 4!

Com as pontuações da prova n.º 3 já acessíveis no blogue Crime Público, em http://blogs.publico.pt/policiario, vamos hoje tomar conhecimento das soluções oficiais dos dois desafios que formaram a prova n.º 4.
Qualquer dos problemas apresenta situações que, ou muito nos enganamos ou vão causar grandes complicações a alguns “detectives” menos atentos. Sobretudo no que se refere à parte II, de autoria do confrade Inspector Boavida, que apresentou um desafio que exigia alguma consulta e mais uma redobrada dose de atenção, que terá faltado em muitos casos!
Por vezes os nossos leitores referem que abusamos nos alertas que vamos deixando, no sentido de terem a máxima atenção na leitura e interpretação dos elementos que cada autor coloca nos seus problemas, mas a realidade é que é nesses pormenores que se decidem as competições e são a chave de sucesso para os “detectives” que aparecem mais vezes nos lugares cimeiros.
Vamos acompanhar as soluções que os autores A. Raposo & Lena e Inspector Boavida criaram para os seus desafios:

CAMPEONATO NACIONAL E TAÇA DE PORTUGAL – 2016
SOLUÇÕES DA PROVA N.º 4
PARTE I – “TEMPICOS E OS TRÊS AMIGOS” – de A RAPOSO & LENA

Neste caso temos que investigar primeiro as personagens (suspeitos) que entram na história, pois ninguém do exterior poderia vir a ser suspeito.
Dois dos três sobrinhos da vítima estão fora, um em Madrid, outro no Porto, não podendo fazer parte dos suspeitos.
Na casa estavam a criada e o jardineiro bem como os dois velhos amigos mais a sobrinha Paula que acaba saindo posteriormente.
Na confecção do chá, na cozinha, estaria a Maria a aquecer a água ao mesmo tempo que informava a Paula sobre as compras a fazer para a casa.
É enquanto a água aquece e Maria se dirige ao jardim pedir ao jardineiro um pezinho fresco de hortelã, que a Paula tem oportunidade para colocar no caneco do tio que era diferente (tinha tampa) das chávenas dos amigos.
É possível entrar com a suspeita sobre a Maria que teria também oportunidade de juntar veneno ao caneco. Mas aqui não aparece qualquer vantagem para ela para além de perder o emprego, por morte do patrão. Nós gostamos – mesmo nos problemas policiais – de alguma lógica. Ninguém mata por desporto! 
Maria não era herdeira mas unicamente os três sobrinhos em igual percentagem, não havendo testamento.
Porém há algum tempo que Antunes desconfiava de que lhe estavam a preparar a viagem para o além. Só que não tinha provas!
Quando se apercebeu que estava a ficar sem condições de falar e com pouco tempo para comunicar, resolveu utilizar o alfabeto egípcio antigo, como pista para os seus amigos mas para ocultar a informação à sobrinha.
A letra P corresponde ao rectângulo.
Seria a pista para a polícia poder “apertar” a sobrinha Paula e levá-la à confissão.

Com isso, a herança ficaria só para os sobrinhos ausentes se tudo se descobrisse e fosse levantado o manto diáfano da fantasia à nudez forte da verdade. 



PARTE II – “A CRIATURA VISITA O CRIADOR” – de INSPECTOR BOAVIDA
                                      
Resposta: alínea a) pedir uma audiência ao Presidente da Câmara, Rui Rio.
Numa primeira e menos atenta leitura do problema poder-se-ia pensar que a ação decorre no dia 10 de dezembro de 2015, duas semanas após a tomada de posse do XXI Governo Constitucional, liderado por António Costa, viabilizado a contragosto por Cavaco Silva, por já não poder dissolver a Assembleia da República. E aí a resposta certa seria a alínea b): visitar o Museu do Futebol Clube do Porto. Mas… a responsabilidade pela Pasta da Cultura era de uma mulher (leia-se ministra)! E o responsável pela Pasta da Cultura do Governo de António Costa é… um ministro.
Até hoje apenas três mulheres lideraram o Ministério da Cultura em Portugal, mas somente uma integrou um Governo empossado a contragosto pelo Presidente da República: Maria João Bustorff. Logo, a ação decorre duas semanas após a tomada de posse do XVI Governo, chefiado por Pedro Santana Lopes. Jorge Sampaio, que preferia optar pela dissolução do Parlamento, decidiu ceder a Durão Barroso, quando este colocou como condição para aceitar ser Presidente da Comissão Europeia, que aquele seu companheiro de partido fosse indigitado Primeiro-Ministro. Portanto, a ação decorre a 31 de julho de 2004. E nessa altura quem dirigia os destinos do Porto era… Rui Rio.
Pedir uma audiência a Rui Rio, enquanto Presidente da Câmara Municipal do Porto, no dia 31 de julho de 2004 era, assim, o único dos desejos do subchefe Pinguinhas passível de ser concretizado. Assistir a um concerto de Pedro Burmester no Porto nessa data era impossível de concretizar, uma vez que aquele pianista decidira, em 2003, em protesto contra a política cultural municipal, não tocar mais naquela cidade enquanto Rui Rio fosse Presidente da Autarquia, o que gerou uma polémica de grande projeção mediática. Por outro lado, o desejo de visitar o Museu do Futebol Clube do Porto era também impossível de concretizar, simplesmente porque nessa época esse equipamento não passava ainda de um sonho anunciado, tendo sido inaugurado apenas em 28 de setembro de 2013 por altura das comemorações do 120.º aniversário da fundação do clube. O mesmo se passa com a desejada ceia no restaurante DOP, que só abriu as suas portas em 2010, apesar de projetado pelo chef Rui Paula desde 2004.
Outro facto que remete a ação do problema para meados da primeira década deste milénio é a circunstância do subchefe Pinguinhas ter surgido no mundo policiário apenas em 2006 (como se pode constatar no site do confrade Daniel Falcão, Clube dos Detetives, no link “Todos os Enigmas”) e a sua viagem ao Porto ter como um dos principais propósitos fazer com que o seu criador o inscreva finalmente nestas lides…







domingo, 12 de junho de 2016

POLICIÁRIO 1297



QUEM COMEU O BOLO DE CHOCOLATE?

O confrade viseense Paulo é um dos mais prolixos produtores nacionais e mantém viva uma tradição de propor bons desafios, com bastante cuidado na sua apresentação e quase sempre versando assuntos do quotidiano, que cada um de nós consegue imaginar no seu dia-a-dia.
Uma das discussões recorrente no Policiário é a de saber até que ponto se trata de uma actividade para todas as idades. Hoje, graças à intervenção de vários produtores - como o próprio Paulo -, podemos assegurar que o policiário pode ser “usado” por toda a gente, porque não encerra a obrigatoriedade de ter um crime, com ou sem sangue, mas basta-lhe um mistério, por mais simples e linear que seja, que exija dos leitores a interpretação e análise de situações e a retirada de conclusões por via dedutiva.
Houve até algumas experiências no passado, de utilização desta capacidade de estimulação que o Policiário encerra, em experiências pedagógicas em escola problemática, que conduziram a resultados bastante interessantes.
O problema do confrade Paulo, ilustra bem o que dizemos e é com ele que deixamos os nossos “detectives”, com o habitual alerta para os cuidados a ter para não haver surpresas na pontuação: muita atenção e cuidado na leitura!
 
CAMPEONATO NACIONAL E TAÇA DE PORTUGAL – 2016
PROVA N.º 5 – PARTE II
“O ASSALTO AO BOLO DE CHOCOLATE” – Original de PAULO

As festas de aniversário das crianças são momentos de grande azáfama para os pais e imensa alegria para os pequenos.
A festa do meu filho Luís não fugiu à regra. Convidou quatro amigos para casa, para entre os gritos correrias e brincadeiras festejar o seu sétimo aniversário.
Enquanto eles se davam à liberdade de saltar entre os diferentes compartimentos e a umas corridas e jogos no pequeno quintal, ia-se colocando uma mesa com algumas guloseimas para o lanche. Havia uma tarte de morango, croissãs, folhados de maçã, um bolo de chocolate e pão com passas. Cinco diferentes produtos para cinco crianças todas com gostos diferentes. Mas…festa é festa, e se era para ter o meu filho satisfeito, havia que ter também os seus amigos contentes, ofertando-lhes as sobremesas de que mais gostavam.
Ninguém se preocupava em controlar o que a pequenada fazia, pelo que não me deveria ter surpreendido quando entrei na sala onde decorreria o lanche e encontrei o bolo de chocolate sem um pedaço, sendo bem visíveis as marcas dos dedos de quem cometera o “assalto”.
Quem teria sido? Sem ver necessidade de recolher à recolha e análise de impressões digitais para deslindar o caso, tentava na minha memória recordar quem vira entrar na sala ou sair.
Eram 20 minutos para as quatro quando vi entrar o Luís, em corrida, escondendo-se de alguém. Ainda lhe fui perguntar se tinha sido ele. Como é óbvio a resposta foi negativa, mas neste caso, eu até já sabia que ele não gostava de chocolate nem morangos.
A Sofia com as suas tranças era mais pequenita. De calções corria e passava por todos sem ser vista. Por acaso eu vi-a sair da sala, mas claro que também disse, com a sua vozita inaudível que não tinha sido ela. Ela, se visse passas à frente, já não queria saber de mais nada.
O Marco e a Raquel eram irmãos. Eu vira-os a rondar a porta da sala, eram quase quatro horas. Também disseram que não tinham disso, eles, até porque a Raquel era alérgica ao chocolate.
Havia ainda a Beatriz que só não gostava de maçãs, ao contrário do Marco que era o único que gostava deste fruto, e foi a primeira que eu vi aproximar-se da sala. Claro que não valia a pena questioná-la sobre o assunto.
Eu até já suspeitava de quem fora o autor. Chamei as crianças todas. Coloquei-as em fila e mandei que me mostrassem as mãos. Lá apareceram uns deditos achocolatados na criança que tinha guardado para si a sobremesa de chocolate. Apenas tinha antecipado o lanche.
Está na altura de perguntar a quem se destinava a sobremesa de chocolate, ou seja, quem fez o assalto ao bolo de chocolate.
A – O Marco
B – A Raquel
C – A Beatriz
D – A Sofia.

E pronto.
Apresentado este caso misterioso na festa de aniversário, resta aos confrades responderem, impreterivelmente até ao dia 30 de Junho, para o que poderão usar um dos seguintes meios:
- Pelo Correio: Luís Pessoa, Estrada Militar, 23, 2125-109 MARINHAIS;
- Por entrega em mão ao orientador, onde quer que o encontrem.
Boas deduções!

ECOS DO XIII CONVÍVIO
 DA TERTÚLIA DA LIBERDADE

Novas da TPL a propósito de mais um excelente convívio policiário:
“Decorreu, com muita alegria, o XIII Convívio levado a efeito pela Tertúlia Policiária da Liberdade no passado domingo, 29 de Maio, na Quinta do Rio, entre Azeitão e Sesimbra.
O dia bonito, os campos verdes e, lá um pouco mais longe, a serra à vista, convocaram os presentes a uma amena e reconfortante cavaqueira. De tudo se falou, em ambiente de grande abertura e saudável discussão.
O almoço foi uma delícia e, no fim, os confrades Maria Helena e A. Raposo lançaram umas quadras de Fernando Pessoa, mas com algumas lacunas para serem preenchidas pelos convivas. O objectivo era emular ou (imagine-se!) superar o autor original. Os vencedores, com grande brilho, foram os Búfalos Associados. Mas todos receberam prémios, constituídos por um livro e brochuras com o traço comum do bom humor.
Já está em andamento a preparação do XIV Convívio!”



quinta-feira, 9 de junho de 2016

PONTUAÇÕES DA PROVA 3 - PARTE V

Rui Faro 10 2 10 2 10 2
Rui Gagim 10 2 10 2 8 1
Rui Gingão 8 2 10 2 10 2
Rui Inglês 10 2 10 2 10 2
Rui João 10 2 10 2 9 2
Rui Kikas 10 2 10 2 10 1
Rui Luis 10 2 10 2 6 2
Rui Manuel 9 2 10 2 10 2
Rui Nanico 10 2 10 2 10 2
Rui Pinho 10 2 10 2 10 1
Rui Punk 10 2 10 2 7 2
Rui Vale 10 2 10 2 10 2
Rui Xabregas 10 2 10 2 10 2
Ruikov 10 2 10 1 10 1
Rusty 10 2 10 2 0 0
RX Plural 8 2 10 2 8 2
S K 10 2 10 2 10 2
S Pedro 10 2 10 2 10 1
Sá Miranda 10 2 10 2 10 2
Sá Xábi 8 2 10 2 7 2
Sabri 10 2 10 2 7 2
Sacov 8 2 10 2 0 0
Sadino 10 2 10 2 10 2
Safarrita 10 2 10 2 10 2
Saké 10 2 10 2 10 1
Salgado 8 2 8 2 10 2
Sall 10 2 10 2 8 2
Salomão 10 2 10 2 10 1
Salsaparrilha 10 2 10 2 9 2
Salta Poças 10 2 10 2 10 2
Salvador Rios 10 2 10 2 10 1
Sam Spade 9 2 8 2 0 0
Samal 10 2 10 2 10 2
Samantha 10 2 10 2 10 1
Samaritano 10 2 10 2 10 2
Samarra 10 2 10 2 8 2
Samir 10 2 10 2 10 1
Samurai 8 2 10 2 9 2
Santo 10 2 10 2 10 2
Santo Trica 10 2 10 2 10 2
Sara 10 2 10 1 0 0
Sara Castor 10 2 10 2 8 2
Sara Esquiva 10 2 8 2 8 2
Saramago 10 2 10 2 10 1
Sargento Estrela 10 2 10 2 10 2
Sargento Kirk 10 2 10 2 10 2
Sargento Villabuena 10 2 10 2 10 2
Sarita 10 2 10 2 7 2
Sayes 8 2 10 2 10 1
Scheideker 10 2 8 2 10 2
Scripto 10 2 10 2 10 2
Sea Land 10 2 10 2 8 2
Selfmade 10 2 8 2 10 2
Selma 10 2 10 2 6 1
Semog 10 2 10 2 10 2
Senador 10 2 10 2 10 2
Senhor Porco 10 2 10 2 10 2
Sentaí 8 2 9 2 10 2
Sentinela 10 2 10 2 8 1
Serafim 10 2 10 2 10 2
Serena 10 2 10 2 10 2
Serôdio 10 2 8 2 7 1
Serpa 10 2 10 2 10 2
Serpente Cord 9 2 8 2 0 0
Serra 10 2 10 2 10 1
Serrinha 10 2 10 2 10 2
Sertório 10 2 10 2 10 2
Sesta Dourada 10 2 10 2 10 2
Sete a Um 10 2 10 2 8 2
Setta 8 2 10 2 8 2
Seul 10 2 8 2 10 2
Seven 10 2 10 2 10 2
Seven Teen 8 2 10 2 7 2
Sexdom 10 2 10 2 0 0
Sexto Violino 10 2 10 2 10 2
Sexy 10 2 10 2 8 2
Seyl 10 2 10 2 10 2
Shakirá 10 2 10 2 10 2
Shannadu 10 2 10 2 8 1
Shaun 9 2 10 2 8 2
Sherlock Sabão 10 2 10 2 10 2
Shol 10 2 10 2 10 2
Siarom 10 2 8 2 8 2
Silumano 10 2 10 2 8 1
Silva 10 2 10 2 10 2
Silva Calhetas 10 2 10 2 10 1
Silva Morais 10 2 8 2 10 1
Silva Zelão 10 2 10 2 10 2
Silvana 8 2 10 2 10 1
Silvério Canota 10 2 8 2 10 1
Silvia Fontes 10 2 10 2 0 0
Sims 10 2 10 2 10 2
Sindy 10 2 10 2 8 1
Sininho 10 2 0 0 0 0
Sir Balduim 10 2 10 2 10 2
Sir Bolacha 8 2 10 2 8 1
Sir Conan Doyle 10 2 10 2 8 2
Sir Dragon 10 2 10 2 10 2
Sir Francis 10 2 10 2 10 1
Sir Frank Lim 10 2 10 1 8 1
Sir Lapidus 10 2 10 2 0 0
Sir Lipton 10 2 10 2 8 1
Siro San 10 2 10 2 10 2
Sixolina 10 2 10 2 10 2
Skate Duro 10 2 10 2 9 2
Soba 8 2 8 2 6 1
Sobola 8 2 10 2 10 2
Socilock 10 2 10 2 10 2
Sofacada 10 2 8 2 0 0
Sofala 10 2 10 2 10 2
Sogid 10 2 10 2 7 1
Soldado 10 2 10 2 10 1
Solidó 10 2 10 2 8 1
Solomio 9 2 10 2 8 2
Somadul 10 2 10 2 10 1
Somaro 10 2 10 2 10 2
Sombrero 10 2 10 2 10 1
Sónia Valeira 10 2 9 2 10 2
Soon 10 2 10 2 8 1
Sorgan 8 2 8 2 10 1
Sortus 10 2 10 2 8 2
Sossavart 10 2 8 2 10 2
Sota 10 2 10 2 10 1
Sotil 10 2 10 2 8 2
Soutelo 10 2 10 2 8 1
Spice Girl 10 2 10 2 10 2
Spiridon 8 2 10 2 10 2
Spirou 10 2 8 2 0 0
Sr. X 10 2 10 2 10 1
Sr. Y 10 2 10 2 10 2
Sr. Z 10 2 8 2 10 2
Srimp 10 2 10 2 10 2
Stanley Roy 10 2 10 2 10 2
Start Pool 10 2 10 2 8 1
Starus 8 2 10 2 10 2
State 01 10 2 10 2 8 2
Stepup 10 2 8 2 0 0
Stic 10 2 10 2 8 2
Streta 10 2 7 2 0 0
Stulli Gal 8 2 10 2 10 2
Stum 10 2 10 2 10 2
Submar 10 2 10 2 8 1
Sul Airam 10 2 10 2 9 2
Sulipa 10 2 10 2 10 2
Sulmar 10 2 10 2 10 2
Sultão 10 2 10 2 10 2
Sultão Zonzo 10 2 10 2 10 2
Suna Tarik 8 2 8 2 6 2
Sunita 10 2 10 2 10 2
Super Alpha 10 2 10 2 10 2
Super Beta 10 2 10 2 10 1
Super Cola 10 2 10 2 10 2
Super Dragon 10 2 10 2 7 2
Super Homem 10 2 10 2 10 1
Super Jack 9 2 10 2 8 2
Super Light 10 2 10 2 8 2
Super Man 10 2 10 2 10 2
Super Tónio 10 2 10 2 10 2
Super Xis 10 2 10 2 10 1
Suraia 10 2 10 2 7 2
Surra 10 2 10 2 10 1
Surrela 10 2 8 2 10 1
Susso 8 2 10 2 10 2
Syd 10 2 10 2 10 2
Syriza 10 2 10 2 8 2
T Al 10 2 10 1 10 2
T Antenor 10 2 10 2 8 2
T Brilhante 10 2 8 2 8 1
T Elliot 10 2 10 2 10 2
T Mélia 8 2 10 2 10 1
T T 10 2 10 2 10 2
T Xara 10 2 10 2 10 2
T&Q 10 2 10 2 10 1
Taar 10 2 10 2 10 2
Tabalo 10 2 10 2 10 2
Taka Takata 10 2 10 2 10 2
Talismã 10 2 10 2 10 1
Tânia Brito 10 2 8 2 10 2
Tanino 8 2 10 2 8 2
Tanita Tananca 10 2 10 2 8 2
Tanka Tânya 10 2 10 2 7 2
Tanoeiro 10 2 10 2 10 2
Tanso Tenso 8 2 10 2 6 1
Tantan  10 2 9 2 10 2
Tao Li 10 2 10 2 9 2
Tao Tao 10 2 10 2 9 1
Tapico 10 2 10 2 8 1
Tapioca 10 2 10 2 10 2
Tara 10 2 10 2 10 2
Tara Kali 10 2 10 2 10 2
Tarano 10 2 10 2 10 2
Tarântula 10 2 10 2 10 1
Tareco 10 2 8 2 10 2
Tarik Az 10 2 10 2 10 2
Tarra 9 2 10 2 10 2
Tarra Mecce 10 2 10 2 8 1
Tartufo 10 2 10 2 8 2
Tascoto 10 2 10 2 10 2
Tavirense 10 2 10 2 10 2
Tazo 10 2 10 2 8 1
Teatrina 10 2 10 2 10 2
Teia 10 2 10 2 0 0
Teia da Morte 8 2 7 2 8 2
Telma Sousa 10 2 10 2 10 2
Telmo Fischer 10 2 10 2 10 1
Tena 10 2 10 2 10 2
Tenente Lis 10 2 10 2 10 2
Tenzing 10 2 10 2 9 2
Teodoro Morais 9 2 8 2 10 1
Teresa 8 2 10 2 10 2
Teresa Afonso 10 2 10 2 10 2
Teresa Belita 10 2 10 2 6 2
Teresa Cádis 10 2 10 2 10 2
Teresa Pina 10 2 10 2 10 2
Teresa Z 10 2 10 2 10 2
Testa Rossa 10 2 10 2 8 2
Testudo 9 2 8 2 8 2
Tetra 10 2 10 2 8 2
Tevê 10 2 10 2 7 1
The Arciolan 10 2 10 2 0 0
The Beatles 10 2 10 2 10 2
The Bilas 10 2 8 2 10 1
The Bizard 8 2 10 2 7 1
The Bocas 10 2 10 2 8 1
The Boss 10 2 10 2 10 2
The Carol 10 2 10 2 10 2
The Charlotte 10 2 10 2 10 2
The East-Least 10 2 10 2 0 1
The Japan 8 2 10 2 8 2
The Jubber 10 2 10 2 8 1
The Lartiste 10 2 10 2 7 2
The Lion King 10 2 10 2 10 2
The Liric 10 2 10 2 10 2
The Lucas Star 10 2 10 1 10 2
The Marvel 10 2 10 2 10 2
The Special 10 2 10 2 7 2
The Xica Light 8 2 10 2 8 1
The Zanath 10 2 10 2 8 2
Thomas 10 2 10 2 10 2
Tia Larocas 10 2 10 2 10 2
Tia Mia 10 2 10 2 7 1
Tiago Vez 10 2 10 2 10 2
Tiago Vitória 10 2 10 2 10 1
Tião 10 2 10 2 10 2
Tifany 10 2 10 2 10 2
Tigana 8 2 10 2 10 2
Tiger List 10 2 10 2 10 1
Tijuana 10 2 7 2 10 2
Tiko 10 2 10 2 10 2
Tilim 10 2 10 2 0 0
Tillo Boss 10 2 10 2 8 2
Timão 9 2 10 2 7 1
Tino 10 2 10 2 10 1
Tino Abreu 10 2 10 2 10 2
Tino Banonas 10 2 10 2 8 1
Tino Elias 10 2 10 2 10 2
Tino Serra 10 2 10 2 10 2
Tino Serrão 10 2 8 2 0 0
Tinov 10 2 10 2 8 2
Tio Nacho 10 2 10 2 10 2
Tio Olhinhos 10 2 10 2 10 2
Tiranossauro 10 2 10 2 10 1
Tiranus 10 2 10 2 7 2
Titta 10 2 10 2 8 2
Titus Smiley 8 2 10 2 8 2
Tlocaletla 10 2 10 1 10 2
10 2 8 2 10 2
Tó Almeida 10 2 10 2 8 1
Tó Azinho 10 2 10 2 10 2
Tó Barbosa 10 2 10 2 10 2
Tó Bimbo 10 2 10 2 8 2
Tó Corneta 10 2 10 2 8 1
Tó Dani 10 2 10 2 10 2
Tó Jó 10 2 10 2 10 2
Tó Mané 10 2 10 2 8 1
Tó Nano 10 2 8 2 10 1
Tó Olavo 10 2 10 2 8 1
Tó Oliveira 10 2 10 2 8 1
Tó Santos 8 2 10 2 10 1
Tó Serra 10 2 10 2 7 1
Tó Silva 10 2 10 2 10 2
Tobuz 10 2 10 1 10 2
Tocali 8 2 10 2 8 2
Today Good 10 2 10 2 6 1
Toddy Bell 10 2 10 2 10 2
Tofim 10 2 7 2 0 0
Tola Big 10 2 10 2 10 1
Tola de Platina 10 2 10 2 8 2
Tola Meco 10 2 10 2 8 2
Tolas 10 2 10 2 10 2
Tolentino 9 2 10 2 10 2
Tolidó 10 2 10 2 0 0
Tolinhas 10 2 10 2 10 2
Tollan 10 2 10 2 8 1
Tongo 10 2 0 0 0 0
Toni Pratas 10 2 10 2 10 2
Tordo Picão 10 2 10 2 7 2
Tortulho 8 2 10 2 0 0
Tournesol 10 2 10 2 10 2
Toy 10 2 10 2 10 2
Toygrosso 10 2 10 2 10 2
Tracy 10 2 10 2 10 1
Trapalhonni 10 2 10 2 0 0
Tre Moço 10 2 10 2 0 0
Trecolareco 10 2 10 2 8 2
Treko 10 2 10 2 8 1
Tremble 10 2 10 2 10 2
Tretas 10 2 10 2 8 2
Tríade Doyrada 10 2 10 2 8 1
Triângulo Vermelho 8 2 8 2 0 0
Trianon 10 2 8 2 10 2
Triartur 10 2 10 2 10 2
Triatleta 10 2 10 2 10 1
Trinca Espinhas 10 2 10 2 8 2
Trinitá 10 2 10 2 10 2
Trinor 10 2 10 2 9 2
Trio Coxo 10 2 10 2 10 1
Trio Plasma 8 2 10 2 10 2
Tripeiro 10 2 8 2 10 2
Triplo A 10 2 10 2 10 2
Trish 10 2 10 2 10 1
Tritão 10 2 10 2 10 1
Trivela 10 2 7 2 10 2
Tro(i)ka 10 2 10 2 6 2
Troca Tintas 8 2 10 2 7 2
Troca Troika 10 2 10 2 10 1
Troikeiro 10 2 10 2 10 2
Troikinha 10 2 8 2 10 2
Troikosta 10 2 10 2 10 2
Troll 10 2 10 2 10 1
Tropa K 10 2 10 2 10 2
Tropez 10 2 8 2 10 2
Trotinetas 10 2 10 2 10 2
Trovador 10 2 10 2 10 2
Truck Man 10 2 10 2 8 1
Tu Sipras 10 2 10 2 8 2
Tube Borges 10 2 10 2 7 1
Túlipa Negra 10 2 10 2 10 1
Turista 10 2 8 2 0 0
Turpim 8 2 10 2 9 2
Tuta & Tita 10 2 10 2 10 1
Tutano Dourado 10 2 10 2 10 2
Tuxa 10 2 10 2 7 2
Twenty Four 10 2 10 2 10 2
Txis 10 2 10 2 10 1
U 10 2 10 2 10 2
U Ecco 10 2 8 2 0 0
Ubaldo Pinoia 10 2 10 2 8 1
Ubi 9 2 8 2 10 2
Ubulino 10 2 10 2 10 2
Uburu 10 2 10 2 7 2
Udaca 10 2 10 2 10 2
Udino 10 2 10 2 10 1
Udorico 10 2 10 1 8 2
Uducuru 10 2 10 2 8 2
Udumastic 8 2 10 2 8 1
Ufo 10 2 10 2 8 2
Ultra 8 2 10 2 7 2
Uniaque 10 2 10 2 10 2
Unicafor 10 2 10 2 10 2
Unilateral 10 2 10 2 10 1
Unima 10 2 10 2 10 2
Universal 10 2 10 1 10 2
Uno 10 2 10 2 10 2
Urso Pardo 10 2 10 2 8 2
Urso Sentado 10 2 10 2 9 1
Urso Zaruco 10 2 8 2 0 0
Ursulino 10 2 10 2 10 1
Urtigas 9 2 10 2 10 2
V 10 2 10 2 10 2
V B 10 2 10 2 10 2
V M 10 2 7 2 0 0
V Mindelo 8 2 10 2 10 2
V P 10 2 10 2 8 1
V Solo 10 2 10 2 10 2
V X 10 2 8 2 0 0
Vadur 10 2 10 2 0 0
Valério 10 2 10 2 0 0
Valeuro 10 2 10 2 8 1
Valquíria 10 2 10 2 8 1
Vamp 10 2 8 2 10 2
Vamp 99 10 2 10 2 10 2
Vampirella 10 2 10 2 7 1
Vampirina 10 2 10 2 10 2
Vampiro Azul 10 2 10 2 0 0
Vampiro do Ó 10 2 10 2 10 2
Vampiro Sapão 10 2 10 2 8 2
Van Biz 10 2 10 2 8 1
Van Duc 10 2 8 2 8 2
Vânia 10 2 10 2 0 0
Vari Sela 10 2 10 2 10 1
Vasquinho 10 2 10 2 10 2
Vasquito 8 2 10 2 8 2
Vata 10 2 10 2 8 1
Vax I 10 2 10 2 10 2
Vax II 10 2 10 2 10 2
Vax III 10 2 10 2 10 2
Vaz Fat 10 2 10 2 10 1
Vegetariano 10 2 8 2 10 2
Vela 10 2 10 2 0 0
Vénus 10 2 10 2 10 2
Vera 10 2 10 2 10 2
Vera Lopes 10 2 10 2 8 1
Vera Xara 10 2 10 2 10 2
Verbatim 10 2 10 2 10 2
Vercce 10 2 10 2 10 2
Verde Smart 10 2 10 1 10 1
Verdilhão 10 2 10 2 10 2
Vespa 10 2 10 2 8 2
Vetamina 10 2 10 2 9 2
Vetux 10 2 8 2 0 0
Vi Da 10 2 10 2 10 2
Via Verde 10 2 10 2 10 2
Vicente Catruz 10 2 0 0 0 0
Vidal 8 2 10 2 7 1
Vidal Cancela 10 2 8 2 10 2
Vigantol 10 2 10 2 10 1
Vikew 10 2 10 2 8 1
Villamorena 10 2 10 2 10 1
Vimaranense 10 2 10 2 10 2
Violinista 10 2 10 2 10 2
Violino 10 2 10 2 8 1
VIP 10 2 10 2 8 1
Virgílio 10 2 10 2 10 2
Viriato 10 2 10 2 10 2
Virola 10 2 10 2 7 1
Virtual Boss 10 2 10 2 10 2
Visionário 10 2 10 2 10 2
Vítor Maria 10 2 10 2 9 1
Vítor Patrício 10 2 8 2 10 2
Vitorino 10 2 10 2 10 2
Vizinho Cusco 10 2 10 2 8 1
Vodinar 10 2 10 2 10 2
Von Haan 10 2 10 2 10 2
Von Herman 10 2 10 2 10 1
Von Strugger 8 2 10 2 10 2
Vulcão 10 2 10 2 10 2
Vulk 10 2 10 1 10 1
Vuvu 10 2 10 2 10 1
Wagner Cuba 10 2 10 2 10 2
Walking Pass 10 2 10 2 7 2
Wanda Mila 10 2 8 2 8 1
WB 10 2 10 2 10 2
Werr 10 2 10 2 10 2
Westblog 10 2 10 2 8 1
White Brick Hall 10 2 10 2 10 1
White Laser 10 2 10 2 10 2
Wimpee 10 2 10 2 6 2
Wimsey 10 2 10 2 10 2
Wipp 10 2 10 2 10 1
Wolfe 10 2 10 2 0 0
Wood Casual 10 2 10 2 10 2
Www 10 2 10 2 10 1
X 10 2 10 2 10 2
X Edevaldo 10 2 10 2 10 2
X Y Z 10 2 10 2 8 1
X2 Oz 10 2 7 2 10 2
10 2 10 2 10 2
Xabi 10 2 10 2 9 2
Xabrês 10 2 10 1 10 2
Xakal 10 2 10 2 0 0
Xanfras 10 2 10 2 10 2
Xeltox 10 2 10 2 7 1
Xeretta 10 2 10 2 10 2
Xico Esperto 10 2 10 2 10 2
Xico Milas 10 2 10 2 10 1
Xila 10 2 10 2 8 1
Xilindró 44 10 2 10 2 10 2
Xis 9 2 10 2 10 2
Xlem 10 2 10 2 10 1
Xóxó 10 2 10 2 10 2
Xuta & Corre 10 2 10 2 6 1
Ya Meu 10 2 10 2 7 2
Yahoo 10 2 10 2 0 0
Yannik 8 2 10 2 0 0
Yek 10 2 10 2 10 2
Yrinn 10 2 10 2 8 2
Yull 10 2 8 2 10 2
Yut Agar 10 2 10 2 10 1
Yutelmi 10 2 10 2 10 2
Z 10 2 10 1 10 1
Z L R L 8 2 10 2 8 2
Z P 10 2 10 2 8 2
Zaah 10 2 10 2 9 2
Zabiá 10 2 8 2 6 1
Zana Xita 10 2 10 2 7 2
Zappa 10 2 10 2 10 2
Zarim Gago 10 2 10 2 8 2
Zarú 10 2 10 2 10 1
Zázá 10 2 10 2 10 2
Zazu Trevo 10 2 10 2 8 2
10 2 10 2 10 2
Zé Alberto 10 2 10 2 10 1
Zé Bacalhau 10 2 10 2 10 2
Zé Bagulho 10 2 10 2 0 0
Zé Carioca 10 2 8 2 8 2
Zé de Nisa 10 2 10 2 10 1
Zé do Castelo 10 2 10 2 10 1
Zé do Moinho 10 2 10 2 8 2
Zé Elástico 10 2 8 2 8 1
Zé Ferry 10 2 10 2 10 2
Zé Hilário 10 2 10 2 10 2
Zé Ireneu 10 2 0 2 0 0
Zé Janeca 10 2 10 2 9 1
Zé Jonas 10 2 10 2 10 2
Zé Matulão 10 2 8 2 8 2
Zé Mula 10 2 10 2 10 2
Zé Noras 10 2 10 2 10 1
Zé Pinhão 9 2 10 2 8 2
Zé Portuga 10 2 10 2 10 1
Zé Puré 10 2 10 2 10 1
Zé Rambo 10 2 10 2 10 2
Zé Valente 10 2 10 2 10 2
Zé Vilela 10 2 10 2 8 2
Zé Vinhais 8 2 10 2 0 0
Zé Xarope 10 2 10 2 9 2
Zé Zarolho 10 2 10 1 6 2
Zé Zero 10 2 10 2 10 2
Zeca 10 2 10 2 8 2
Zeca Lupas 10 2 10 2 8 1
Zeca Poirot 10 2 10 2 10 2
Zélia 10 2 10 2 10 2
Zendoff 10 2 8 2 8 1
Zermú 8 2 10 2 8 2
Zezé 10 2 10 2 10 2
Zezé Gordo 10 2 10 2 10 2
Zona J 10 2 10 2 0 0
Zorba Syriza 10 2 10 2 0 0
Zorro 10 2 10 1 10 2
Zubulanda 10 2 10 2 10 1
Zuca Maria 10 2 10 2 10 2
Zurc 10 2 10 2 10 2
Zurrapão 10 2 10 2 10 2
Zuzarte 10 2 10 2 10 2
Zzz 10 2 8 2 10 2