segunda-feira, 26 de julho de 2010

POLICIÁRIO 992

DEZ CONCORRENTES TÊM PONTUAÇÃO MÁXIMA

Esta época, todos os prazos estão a ser escrupulosamente cumpridos, o que origina que as competições estão a evoluir ao ritmo certo, ao contrário do que vinha sendo habitual.
Nesta altura, a prova n.º 6 já está devidamente concluída, com os resultados publicados no nosso blogue Crime Público, que pode ser acedido em http://blogs.publico.pt/policiario.
Entretanto, decorre ainda até ao próximo dia 31, o prazo para envio das propostas de solução dos desafios da prova n.º 7, Convite Fatal, de autoria da dupla Búfalos Associados e Os Wobbly, de outra dupla, Kop & Peixte.


CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO NACIONAL


Vencida a sexta prova, há apenas uma dezena de “detectives” com a pontuação máxima, o que retrata bem a dureza da competição.
Numa situação deste tipo, é primordial olhar um pouco para os pontos especiais, precisamente aqueles que podem ditar um título, em caso de empate pontual. Aliás, essa tem sido a regra na nossa secção, razão pela qual os confrades que mais querem lutar pelos primeiros lugares, apresentam propostas de solução de enorme qualidade, autênticos tratados de bem ler, interpretar e escrever.
Daí resulta, por vezes, incompreensão por parte de alguns dos nossos “detectives” que questionam o porquê de haver muitas repetições dos mesmos confrades nas pontuações especiais: são aqueles que mais procuram obtê-las, mediante a introdução de novas investigações, de maiores desenvolvimentos, de mais e melhores deduções e consequentes retiradas de conclusões.
Infelizmente, esta época, não nos foi possível introduzir uma nova funcionalidade no nosso blogue, muito embora a tivéssemos anunciado, que consistia na divulgação das soluções de maior valia, para que todos os confrades pudessem aferir do seu inegável valor. Dificuldades de compatibilização, porque muitas das soluções são acompanhadas de ficheiros fotográficos e até de vídeo, obstou a que entrasse já em execução, mas estamos a envidar os esforços para que tal seja possível no futuro.

O campeonato nacional tem decorrido, por conseguinte, com a normalidade desejada.
A “dezena de ouro” é constituída pelos confrades Paulo, Mister H, Karl Marques, Dr. Gismondo e A. Raposo & Lena, todos empatados no 6.º lugar, por não terem, ainda, logrado qualquer ponto especial, quer da modalidade das Melhores, quer das Mais Originais;
No 5.º posto está a nossa “mestra” em originalidade, Medvet, que já soma 19 pontos nessa modalidade;
Em 4.º lugar está o confrade Inspector Boavida, que para além de ser totalista, como todos os restantes, já conta com 1 ponto especial;
O 3.º lugar, o mais baixo do pódio é actualmente ocupado pela Detective Jeremias, mercê dos seus 12 pontos nas Melhores e 13 nas Mais originais, um desempenho verdadeiramente notável e a confirmar as expectativas deixadas, depois da excelente época transacta;
O 2.º posto é pertença do confrade Zé, que totaliza já 14 pontos nas Melhores e mantém um rigor e uma qualidade nas suas respostas que adivinham uma luta muito intensa pelo título nacional;
No comando do campeonato está Daniel Falcão, mercê dos 15 pontos já obtidos nas Melhores, mantendo a extraordinária regularidade das últimas épocas, perfilando-se como um dos principais candidatos ao título.

Se estes confrades estão, neste momento, em vantagem, por somarem a totalidade dos pontos em disputa, muitos outros se perfilam nos lugares seguintes, espreitando uma oportunidade, um falhanço colectivo, semelhante ao que aconteceu, ainda que incompletamente, na última prova na época transacta. Em boa verdade, quando entre os “detectives” que já perderam pontos se podem encontrar confrades que já conquistaram títulos, como o Inspector Aranha ou o campeão em título, Rip Kirby, ou ainda nomes sonantes, como Deco, Inspector Gigas, Alce Branco, Avlis e Snitram e tantos outros, percebemos que a competição está viva e com tudo por decidir!


CALENDÁRIO PRÓXIMO

Devido ao período de férias, que também se faz sentir no Policiário, as nossas próximas secções são elaboradas com muita antecedência, não havendo, por conseguinte, a possibilidade de um relacionamento semanal, com actualizações informativas, que no entanto estará sempre disponível no blogue Crime Público.
Devido aos ajustamentos que fomos obrigados a fazer, as datas dos diversos prazos, ficaram assim definidos:
Dia 1 de Agosto, será a parte I da prova n.º 8, que preencherá o nosso espaço, sendo a parte II publicada uma semana depois, no dia 8. Os confrontos da Taça de Portugal, no caso dos quartos de final, serão divulgados apenas no dia 12 de Setembro, sendo o prazo limite para envio das soluções, marcado para o dia 20 do mesmo mês.
A prova n.º 9 vai ter o seguinte calendário: Publicação da parte I no dia 5 de Setembro, sendo a parte II publicada na semana seguinte, dia 12. Os confrontos das meias-finais da Taça de Portugal serão divulgados na secção do dia 3 de Outubro, sendo o prazo limite para envio das propostas de solução, estabelecido para o dia 11 do mesmo mês.
Quanto à derradeira prova, a n.º 10, o calendário é o já conhecido, regressando à normalidade. Assim, a parte I será publicada no dia 3 de Outubro. Uma semana depois, será a vez da parte II. Os finalistas da Taça serão conhecidos no dia 24, terminando o prazo de envio das soluções no dia 31 de Outubro, como já estava definido desde o início.
De referir que estes prazos, todos eles, terão que ser escrupulosamente respeitados, sob pena de exclusão dos confrades incumpridores, pois só dessa forma será possível termos uma época em cheio, depois de muitas em que os atrasos foram a nota dominante, para desespero de todos!


ANIVERSÁRIO

O mês de Julho está associado ao nosso aniversário, como secção, mas como não queremos estar sozinhos, partilhamos o mês com uma das actuais figuras mais emblemáticas do Policiário, precisamente uma das metades dos Búfalos Associados, o confrade Rui Mendes.
Apesar da sua intensa vida profissional, este confrade sempre se dedicou com afinco ao policiário, algumas vezes sobrecarregando a outra metade da equipa, “democraticamente eleita” para assegurar a participação nas competições!
Evidentemente que os Búfalos Associados sempre funcionaram como uma equipa, na decifração dos enigmas, com excelentes resultados, contando com inúmeros lugares cimeiros das diversas classificações, com destaque para a conquista da taça de Portugal da época.
Mas também na vertente de produção, a dupla brilhou a grande altura, sagrando-se campeã nacional na época de 2007/2008.
Destaque, também, para a actividade no seio da Tertúlia da Liberdade, em que ambos os membros revelam toda a sua qualidade e gosto de conviver, estando quase sempre presentes nos almoços das primeiras quartas-feiras, no restaurante do Museu do Teatro, em Lisboa, mas também nos convívios policiários, onde quer que ocorram, um pouco por todo o país.
Foi no dia 19 de Julho de 1937, em Coimbra, que nasceu este nosso confrade, que muito nos honra com a sua presença pessoal no nosso convívio e com a presença em “associação”, nas competições!
Muitos parabéns!





COLUNA DO “C”

Em quase todas as épocas há confrades com pontuações iguais no campeonato nacional, sendo necessário o recurso a desempate pelos chamados pontos especiais, das melhores e das mais originais soluções.
A época de 2008/2009, não fugiu à regra e no final os 4 primeiros do campeonato nacional (que terminaram com o máximo de pontos), Rip Kirby, Detective Jeremias, Búfalos Associados e A. Raposo & Lena, foram escalonados a partir dos pontos especiais, onde ocuparam o 4.º, 5.º, 6.º e 11.º lugares, respectivamente.
A liderança na classificação foi para o Zé-Viseu, seguido de Zé dos Anzóis e Daniel Falcão, mas todos perderam pontos para o campeonato.
Nas mais originais, foi a Medvet quem se impôs, fazendo jus à sua já crónica superioridade, seguida de Paulo e Chico Máximo, respectivamente em 2.º e 3.º lugares.

Sem comentários: