quarta-feira, 28 de março de 2012

POLICIÁRIO 1077


O Policiário em Movimento

O Policiário continua a oferecer algumas propostas, que merecem a atenção dos confrades e “detectives”, quer no sentido da competição, mas também para que tomem conhecimento de iniciativas e de ensaios e estudos da temática policial.
Dessa diversidade, damos hoje conta de alguns exemplos:


BLOGUE “POLICIÁRIO DE BOLSO”

Há no ciberespaço mais um motivo para os policiaristas viajarem e, neste caso particular, se deleitarem com os muitos escritos de inegável valor e interesse do mestre M Constantino, indiscutivelmente o melhor produtor actual de desafios policiários. E quando a essa capacidade se junta a facete de ensaísta, com trabalhos de enorme interesse e valia, alguns já publicados pela extinta APP – Associação Policiária Portuguesa, maiores são os motivos para uma visita atenta e continuada ao blogue.
Pela mão da Detective Jeremias, que nos traz mais uma iniciativa “made in Santarém”, o blogue Policiário de Bolso está a divulgar a obra e o pensamento do almeirinense, M. Constantino e também uma espécie de Almanaque diário, em que se fala, sempre, de Policial.
Não é excessivo dizermos que o blogue é de visita obrigatória, todos os dias e durante muito e muito tempo, tão vasta é a obra do mestre e pode ser encontrado em http://policiariodebolso.blogspot.com.
Indiscutivelmente, a seguir com toda a atenção.


SECÇÃO “CORREIO POLICIAL”

Também com origem em Santarém, prossegue a secção policiária orientada por Domingos Cabral, o Inspector Aranha, no Correio do Ribatejo, um semanário que se publica desde 1891.
A publicação de problemas e contos policiários, de autoria de grandes mestres da arte de bem produzir e de bem contar histórias, é uma das suas vertentes mais interessantes, mas há muitas ideias e projectos em andamento, com convite aos leitores para decifração de enigmas
Para que os nossos “detectives” possam tomar contacto com a secção, que está a registar assinalável êxito, muito graças à sua excelente qualidade, podem enviar um e-mail para d.cabral@sapo.pt ou escreverem para Correio do Ribatejo, a/c Domingos Cabral, Rua Serpa Pinto, 94, 2000-214 SANTARÉM.
Acreditem que vale mesmo a pena ler e acompanhar.




SÍTIO “CLUBE DE DETECTIVES”

O sítio que o confrade Daniel Falcão mantém há muitos anos, em clubededetectives.net, prossegue a sua missão de divulgação e apoio a toda a actividade desenvolvida pelo Policiário, em todas as suas vertentes.
Assim, permanece na primeira linha na divulgação das classificações gerais e sectoriais das nossas competições, sendo possível, de modo rápido, cada concorrente verificar a sua localização nas diversas tabelas classificativas.
Ao mesmo tempo, ficam os “detectives” com acesso a todos os problemas que foram sendo publicados nas diversas secções, ao longo dos anos, por autores e com as respectivas soluções.
A mais recente iniciativa do Clube de Detectives tem a ver com o projecto editorial que abraçou e que inclui já a publicação de dois volumes dirigidos à actividade da nossa secção, com todos os problemas policiários que aqui foram postos à decifração dos “detectives” e respectivas soluções.
O primeiro volume, de 240 páginas, abarcou as épocas de 2001/2002 até 2004/2005, enquanto o segundo, com 276, nos trouxe as de 2005/2006 até à temporada de 2010. Outras iniciativas editoriais estão na forja, sendo aguardadas com muita expectativa.
O esforço que o confrade residente em Braga tem feito para manutenção do espaço devidamente actualizado, é merecedor dos mais efusivos agradecimentos do “tribo policiária”, porque se traduz em enorme quantidade de horas retiradas à sua vida pessoal e familiar.


BLOGUE “CRIME PÚBLICO”


Mantém a sua actividade o blogue que serve de apoio directo à nossa secção, quer publicando os desafios que vão saindo no PÚBLICO, quer os outros assuntos que ao Policiário digam respeito.
Mercê das dificuldades que mais recentemente se manifestaram, a nível de disponibilidade de tempo, o blogue experimentou algum abrandamento, mas prevê-se que retome, pelo menos, o ritmo que foi sua imagem de marca em tempos não muito distantes.
Tratando-se de um espaço aberto à participação de todos os confrades e “detectives”, aguarda pacientemente a discussão dos grandes temas do policiário.
O “Crime Público” pode ser encontrado e seguido em http://blogs.publico.pt/policiario.


“DESVENDA O CRIME”, EM ÉVORA

É já na próxima quinta-feira, dia 29 de Março, que se realiza em Évora, numa organização da Comissão do Centro de Química de Évora e o Departamento da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, para o Ano Internacional da Química (2011), tendo como promotor o professor João Nabais.
Tendo como local o Colégio Luís Verney da Universidade de Évora, Anfiteatro 1, a partir das 14.30 horas, a sessão pública de encerramento, culminará com a  entrega dos prémios aos vencedores, Tiago Rosa (1.º prémio) e Júlio Sousa, Jorge Barata e Miguel Félix (menções honrosas).
Haverá intervenções, por ordem: Luís Pessoa (Policiário, uma ferramenta para a vida); João Nabais (As actividades forenses na Universidade de Évora); Cruz Morais (A resolução do caso) e Cristina Galacho (entrega de prémios).

Tudo sobre este assunto, incluindo o problema proposto, poderá ser encontrado em www.desvendaocrime.uevora.pt, que recomendamos vivamente.






Sem comentários: