domingo, 12 de maio de 2013

POLICIÁRIO 1136




QUEM MATOU O BENEVIDES?
Completa-se hoje mais um capítulo das nossas competições desta época, mais concretamente o quarto de uma série de dez.
Prestes a atingirmos o meio do campeonato, esta prova n.º 4 vai, estamos certos, constituir um primeiro teste às capacidades dos nossos confrades e “detectives”, uma vez que é composto por dois desafios de uma dupla muito famosa e conceituada no nosso passatempo: A. RAPOSO & LENA.
Tratando-se de uma dupla demolidora em termos de decifração, sempre nos lugares cimeiros das classificações, é igualmente produtora de enorme mérito, sempre com casos bem arquitectados e desenvolvidos, com muita correcção na forma de construção dos enigmas e, por conseguinte, excelentes exemplos quando queremos apontar a quem pretende iniciar-se como produtor ou como decifrador.
E o exemplo permanece, quando vemos esta dupla numa outra vertente a que o Policiário também dá particular importância e que hoje é notícia: O Convívio.

CAMPEONATO NACIONAL E TAÇA DE PORTUGAL – 2013
PROVA N.º 4 – PARTE II
“O AMIGO BENEVIDES” – Original de A. RAPOSO & LENA

Tempicos tinha um velho amigo dos bancos da escola - o Benevides - e um dia recebeu uma misteriosa carta dele, que já não via há anos.
O que se passava era simples. O amigo Benevides estava muito receoso que um dos seus sobrinhos (únicos herdeiros) estaria a preparar um “acidente” para enviar o tio para o outro mundo mais cedo do que a ordem natural das coisas.
Benevides seguira Belas-Artes e era um conceituado e rico conhecedor de arte antiga e as suas opiniões eram muito apreciadas.
Acontece que passados uns dias, após Tempicos ter recebido a carta Benevides era encontrado morto. Suspeitava-se de assassinato.
Eis o conteúdo da carta:
Amigo Tempicos, velho companheiro do Liceu Camões,
Já não nos vemos há tempos mas a nossa relação de amizade e companheirismo mantém-se forte e activa.
Recordo, saudoso, aquelas jogatanas com bola de trapo, no páteo do liceu, e da regra sagrada do “muda aos cinco e acaba aos dez”.
Recordações…
O que o te vou contar vai, certamente, levar-te a agir em busca da verdade.
Acontece que eu sou um homem com uma grande sensibilidade e descobri que um e só um dos meus quatro sobrinhos, está a preparar o meu enterro. Se tal acontecer peço-te o favor de correres a investigar o que se passou e que faças actuar a justiça. Sei que eras e continuas a ser um ás nas investigações.
Um dos meus herdeiros universais, um autêntico zelote, anda a congeminar um “trabalhinho”. Eu conto contigo e como sabes tenho o gosto pela pintura antiga, conheço e sou reconhecido no meio artístico. Sei comunicar por analogias pois não me parece que deveria indicar-te preto no branco o nome de quem desconfio.
Tempicos, chegarás lá, aposto, basta utilizar o que a natureza, tão pródiga te proporcionou: a capacidade de raciocínio.
Só posso adiantar que o malandreco é, conforme afirmou Leonardo, o último da direita.
Teu amigo, BENEVIDES”.            
Os sobrinhos de Benevides são:
A)    Sócrates
B)     António
C)    Simão
D)    Joaquim
E pronto.
Agora, depois das necessárias leituras e investigações, ficamos à espera dos veredictos dos nossos “detectives”, impreterivelmente até ao próximo dia 31 de Maio, podendo usar um dos seguintes meios:
-Pelos Correios para Luís Pessoa, Estrada Militar, 23, 2125-109 MARINHAIS;
-Por e-mail para um dos endereços: lumagopessoa@gmail.com; pessoa_luis@hotmail.com ou luispessoa@sapo.pt.
- Por entrega em mão ao orientador da secção, onde quer que o encontrem.

Recordamos que a solução deste enigma deve ser apenas a indicação da alínea que cada “detective” entender ser a resposta ao problema. Após essa referência, cada qual poderá, se assim o entender, justificar a opção tomada, sem carácter obrigatório, como é óbvio e, por conseguinte, sem interferência na pontuação a atribuir.

Boas deduções!

IX CONVÍVIO DA TERTÚLIA POLICIÁRIA DA LIBERDADE (TPL)
A TPL continua com a azáfama de organizar mais um encontro de policiaristas, na senda dos êxitos que vai conseguindo, ano após ano, sempre com inovação e redobrados motivos de interesse.
Depois de convívios em diversos locais, como Lisboa, Serra da Arrábida, ou Cabanas de Viriato, chegou o momento da Serra de Sintra ser o palco onde os “detectives” vão poder dar largas às suas incursões na arte de bem conviver, uma área em que o Policiário sempre marcou pontos, desde os tempos do nosso mestre maior, o saudoso Sete de Espadas.
Fica o teor do comunicado da TPL:
“Pode desde já inscrever-se para o IX Convívio da Tertúlia Policiária da Liberdade, que se realizará no domingo, 2 de Junho, em Sintra, na Taverna dos Trovadores, na área das Lojas do Picadeiro, junto ao largo da feira de S. Pedro de Sintra.
O programa é o seguinte:
11h00 – Início da concentração no bar do restaurante Taverna dos Trovadores
11h45 – Passeio pela Vila de Sintra, em trem urbano dos Transportes Parque da Pena, Lda. (Esta digressão, que é opcional, com partida e chegada junto do local da concentração, ao preço especial de €4,00 por pessoa, só será efectuada se for possível assegurar, até às 12h00 de 31 de Maio, um mínimo de 20 participantes. Inscreva-se por isso com antecedência e prepare-se para desfrutar um belo passeio na alegre companhia dos seus confrades policiários).
13h00 – Almoço
14h30 – Homenagem e momento musical
O preço do almoço, com entradas e bebidas incluídas, é de €15,50 por pessoa. Bacalhau com broa é o prato principal, com alternativa para casos de dieta.
Não falte a esta jornada de feliz convívio e traga amigos consigo, policiaristas ou não.
            Contactos, para efeitos de inscrição:
            Maria José Junqueira (Búfalos Associados): 966 435 564
            Maria Helena e António Raposo: 966 173 648
            Pedro Faria (Nove/Verbatim): 966 102 077

Sem comentários: