segunda-feira, 26 de outubro de 2009

POLICIÁRIO NO PÚBLICO

COLUNA DO "2"




A nossa história nas páginas do PÚBLICO está a ser esmiuçada na secção, na chamada coluna do "2", como certamente já repararam, à medida que fazemos a contagem decrescente para a edição 1000.
Vamos tentando apontar os factos mais marcantes da secção, nomeadamente no que se refere a números de participação nos torneios, confrades vencedores, revelações, época a época.

A questão é que com as mudanças de casa do orientador (2), muito material ficou “arquivado” em local ainda incerto, prejudicando a consulta.
Daí o apelo aos nossos confrades:

Há por aí alguém que nos possa fornecer dados estatísticos sobre a evolução da secção?

- Número de participantes em cada torneio e época;
- Vencedores de cada época;
- Outros dados relevantes, homenagens ou convívios marcantes;
- Factos relevantes da participação pessoal de cada um?

Se cada um dos nossos confrades nos revelar um pouquinho da sua experiência, daquilo que o marcou a ele, podemos relatar para os leitores não concorrentes, mais um pouco daquilo quer fomos e somos.

Ficam desde já os nossos agradecimentos

LP

6 comentários:

Anónimo disse...

Lamento muito mas não tenho esses elementos
Deco

Anónimo disse...

Vou ver o que encontro e depois digo-lhe
I Alegria

Anónimo disse...

Por mim, gostaria de recordar um dos momentos mais dolorosos da minha "carreira" policiarista - receber o troféu da época em que fui campeão nacional! É que o troféu recordava DIC ROLAND, um criador extraordinário que tinha falecido,durante esse torneio. Após o seu silêncio, o meu mail (e de outros amigos) ficou MUITO mais pobre! Que sagas construímos... A partir daí, sem sentido...

luis pessoa disse...

Certamente teremos o convívio com os saudosos confrades que nos deixaram, no momento cronologicamente certo.
Agora interessa mais os factos relevantes de 1993/4/5/6, etc. que são os que se "esconderam" em caixotes que permanecem incógnitos em arrecadação!
Quem ganhou os torneios de 1994? Quem foi o Policiarista do Ano e o n.º 1 do Ranking? Quantos concorrentes houve? Qual o problema que se destacou, se houve algum?
E em 1995?

Quem pode ajudar?

Anónimo disse...

Meu caro
O meu silêncio até este momento certamente já lhe deu a entender que eu não tenho os elementos que precisa.
Em Portugal eu tenho fotocópias de todas as secções desde que comecei a concorrer no Público Policiário até Novembro de 2004.
Possivelmente também terei alguns gráficos referentes aos anos mais afastados, quando eu ainda elaborava as classificações manualmente. Depois tudo quanto fiz no computador, pelas mais diversas razões, se foram perdendo e até elementos de há duas épocas atrás eu já perdi sem saber como.
Eventualmente eu podia pedir à minha filha mas ela está como você tem isso perdido dentro de algum caixote pois também ela teve que se mudar.
Talvez o Jartur tenha condições de dar uma mão. Num desse anos que o meu amigo refere tenho uma vaga ideia que o vencedor foi o Faria mas qual o ano não me pergunte.
Um abraço e boa sorte nas suas buscas

Rip Kirby

luis pessoa disse...

Cabem aqui os agradecimentos a todos os confrades que fizeram o favor de nos escrever, dando sugestões e dicas.

No entanto, é justo um agradecimento especial aos "manos" de Torres Vedras, Karl Marques e Mister H, que nos fizeram chegar vasto material dos primeiros anos da nossa secção do PÚBLICO.
É que, a brincar a brincar, vamos a caminho de 18 ANOS ininterruptos! E, claro está, uns meses depois estaremos na secção número 1000!

Para todos, o nosso obrigado!