quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

DÚZIA DE OURO DE DOMINGOS CABRAL/INSPECTOR ARANHA





DÚZIA DE OURO DE DOMINGOS CABRAL

O prometido, é devido!
Assim pensou e melhor executou o confrade escalabitano que participa nos nossos torneios com o pseudónimo bem conhecido de Inspector Aranha.
Depois da primeira Antologia de Contos Policiais, aqui está a “Dúzia de Ouro – Doze dos Melhores Contos Policiais de Sempre”, uma obra das Edições DC, que consegue reunir doze dos mais famosos contistas mundiais de todos os tempos, num único livro e pretexto igualmente para homenagear aquele que é considerado unanimemente como o maior antologista português de sempre, infelizmente algo esquecido: Roussado Pinto, Ross Pynn na sua obra policial.
Talvez esta homenagem seja o primeiro sinal de que algo está a mudar e daqui lançamos o repto para que os confrades que com ele puderam conviver se debrucem sobre a sua vida e obra e nos tragam os testemunhos e experiências vividas, para que possamos divulgá-lo e libertá-lo do esquecimento a que tem sido votado.
Voltando à antologia, registamos a publicação de contos de Thomas Burke, Jacques Futrelle, Edgar Allan Poe, Anthony Berkeley, Carter Dickson, G. K. Chesterton, Melville Davisson Post, Aldous Huxley, Brett Halliday, Guy de Maupassant, Helen McCloy e Robert Barr, todos com traduções de qualidade, o que nem sempre acontece.
Apresentação cuidada e interessante de Domingos Cabral justificando a escolha dos textos e autores e um prefácio apaixonado e apaixonante de Gustavo Barosa, o nosso confrade Zé, situando o Policial e o Policiário no universo de Fernando Pessoa e na actualidade, esta antologia é absolutamente fundamental e de leitura obrigatória, para entendermos a força e qualidade dos contos publicados.
Os pedidos da obra, que custa com os portes incluídos 12 Euros, podem ser enviados para o endereço electrónico d.cabral@sapo.pt ou, por escrito, para a Rua Serpa Pinto, 98, 2000-046 SANTARÉM.


1 comentário:

disse...

Obrigado pela avaliação
Um abraço