JÁ ESTÁ!
A surpresa foi guardada a sete chaves e agora cá está, para todos nós!
Tomem nota do escrito dos "Zés":
OS ZÉS VÃO TENTAR DIVULGAR
A PROBLEMÍSTICA POLICIÁRIA
NO BRASIL
Correspondendo ao amável convite do Dr. André Esteves, escritor policial brasileiro e proprietário do site "Beco do Crime", dedicado à literatura policial e de mistério – de excelente qualidade, que recomendamos – propomo-nos divulgar a problemística policiária no Brasil onde, salvo uma breve tentativa efectuada pelo nosso já falecido confrade Leiria Dias, datada de 1959, com uma secção na revista "Brasil Enigmista", não temos conhecimento de a mesma ser praticada.
Os nossos projectos são sempre precedidos de uma profunda reflexão. O convite surgiu em Julho e fomos alinhavando esboços que, por alterações sucessivas, levaram ao nº 1 da secção "Enigma Policiário", que corporiza a primeira fase da maturação.
Para além da Apresentação, este número tem um capítulo de Antologia Policiária (de M. Constantino) e um problema a concurso, escolhido em função do objectivo – "No Brasil, olhando o mar", de Paulo (Viseu), prosseguindo este esquema por mais alguns números.
A segunda fase será a de análise à reacção dos leitores brasileiros ao projecto apresentado. Os policiaristas portugueses não deverão, assim, responder aos problemas da nossa secção. Por um lado, queremos mesmo testar a reacção brasileira aos problemas apresentados e o interesse na continuidade da secção; por outro, porque os problemas que ali iremos divulgar estão já publicados em Portugal e com soluções conhecidas.
A terceira fase será fomentar a criação de Secções Policiárias brasileiras, com problemas e soluções daquele País.
O primeiro número da secção, que, inicialmente, terá periodicidade mensal, está já divulgado e à vossa avaliação em http://www.esquinadoescritor.com.br/beco_do_crime/ e clicando no título do problema.
Não queremos (de maneira nenhuma!) dirigir o policiarismo brasileiro. Não temos tempo nem esse é o nosso objectivo. Nós vamos lançar as sementes à terra e cuidar delas durante algum tempo. Quando (e se) as plantas estiverem firmemente implantadas na terra, entregaremos a seara aos brasileiros que, no seu país, se sentirem vocacionados para tomar conta dela e a ampliar.
É, para nós, um projecto a curto prazo, apenas. Mas desejamos que seja o arranque de vários projectos duradouros no Brasil
E … não! Esta secção não tem nada a ver com a futura extinção da Secção de "O Almeirinense". Assumimos, em Julho, o trabalho de ambas e decidimos o final da secção portuguesa antes da aprovação final do projecto brasileiro!
DOMINGOS CABRAL (ZÉ DOS ANZÓIS), GUSTAVO BAROSA [ZÉ (VISEU)] e M. CONSTANTINO (Zé da Vila)
3 comentários:
Parabéns meus caros. Será uma grande vitória se conseguirem conquistar o Brasil mas...
...Mas não pensem que será fácil. Para isso terão que ser muito, mas muito preseverantes mesmo.
Um abraço do
Rip Kirby
Meu caro Rip:
Obrigado pela sua opinião. Não é muito optimista a sua perspectiva mas respeitamo-la até porque, aí vivendo, possuirá mais fundamentos para a formular. De qualquer forma, se falharem os objectivos sempre ficará a consciência de termos tentado...
Um esclarecimento (agora para todos) aproveitando este comentário): Este primeiro número da Secção não saiu tal como o haviamos concebido, pois enviamo-la com um cabeçalho c/gravura adequada, o problema ilustrado com uma fotografia e várias outras gravuras e com o primeiro capítulo do "Manual da Problemística Policiária", do Constantino. E nada disto saíu... Daí ela estar pobre... A culpa não foi nossa, mas tentaremos melhorar...
"ZÉ DOS ANZÓIS"
É a nova procura do descobrimento do Brasil. Pode ser que resulte.
Deco
Enviar um comentário