Proposta possível para as competições 2010.
Aguardamos comentários dos nossos confrades e Amigos:
CAMPEONATO NACIONAL
1. O Campeonato Nacional (CN) é uma prova aberta a todos os leitores, não necessitando de inscrição prévia.
2. O torneio terá DEZ provas, cada uma composta por DOIS problemas policiários, sendo um de características tradicionais e outro de resposta múltipla.
3. Cada solução dos problemas tradicionais será classificada entre 5 e 10 pontos, correspondendo 5 à simples presença e 10 à solução integral do enigma. As classificações intermédias serão definidas de acordo com o grau de resolução; cada solução dos problemas de resposta múltipla será classificada com 5 pontos, se certa e com 2, se errada.
4. Em cada prova serão seleccionados cinco participantes, pelo orientador, autores das melhores soluções tradicionais apresentadas, que somarão 5, 4, 3, 2 e 1 pontos especiais; estes pontos não contarão para a classificação final do CN, mas servirão para desempate em caso de igualdade, ficando em vantagem o concorrente que mais destes pontos acumular.
5. Com o mesmo critério e finalidade, estabelecidos no ponto anterior, serão seleccionadas cinco soluções mais originais, que somarão 5, 4, 3, 2 e 1 pontos consoante a sua originalidade.
6. Será Campeão Nacional o concorrente que no final das DEZ provas acumule o maior número dos pontos referidos em 3.
7. Em caso nenhum poderá haver mais que um campeão nacional. Em caso de igualdade pontual, será vencedor, pela seguinte ordem, o concorrente que:
a) Somar mais pontos especiais, referidos no quarto ponto;
b) Somar mais pontos originais, referidos no quinto ponto;
c) Tenha tido mais vezes a pontuação máxima de 15 (10+5) pontos;
d) Tenha mais vezes obtido a pontuação máxima dos pontos especiais;
e) Tenha mais vezes obtido a pontuação máxima dos pontos originais;
f) Mais vezes tenha pontuado nos pontos especiais;
g) Mais vezes tenha pontuado nos pontos originais;
h) Elabore a melhor solução numa prova suplementar a levar a cabo em oportunidade a definir.
8. Serão atribuídos os seguintes prémios: Troféu para o Campeão Nacional; Taças para os classificados até ao 5º lugar; Medalhas para os classificados entre o 6º e o 20º lugar; Taça para o primeiro classificado nos pontos especiais e Medalhas para o 2º e 3º; Taça para o primeiro classificado nos pontos originais e Medalhas para o 2º e 3º.
9. Todos os casos omissos serão resolvidos pelo orientador, depois de auscultar quem entender, não havendo recurso das decisões tomadas.
CAMPEONATO NACIONAL DE PRODUÇÃO
1. Todas as produções tradicionais (10) que sejam publicadas como provas do CN ficarão automaticamente apuradas para o Campeonato Nacional de Produções (CNP).
2. Para o efeito, todos os candidatos a produzirem desafios para o CN podem desde já enviar as suas propostas, acompanhadas da respectiva solução, não havendo prazo limite para o seu envio.
3. Cada produção não poderá ter mais de 6500 caracteres, com espaços, e deverão ser enviadas preferencialmente em CD-ROM, DVD ou por e-mail, neste caso para o endereço pessoa_luis@hotmail.com.
4. Cada produtor pode enviar os desafios que entender, mas apenas poderá ser publicado um de cada produtor, se este for simultaneamente concorrente em decifração.
5. A classificação final do CNP será estabelecida pelo somatório dos pontos a atribuir pelos decifradores que respondam a todas as provas.
6. Os produtores têm direito a voto, desde que cumpram com o número anterior.
7. Serão atribuídos os seguintes prémios: Troféu para o Campeão Nacional de Produção; Taças do 2º ao 5º lugar; Medalhas para os restantes.
8. Os problemas de escolha múltipla (10) não poderão ter mais de 5000 caracteres e cumprirem com o ponto 3 e 4, sendo cada um premiado com uma medalha.
9. Todos os casos omissos serão resolvidos de acordo com o estabelecido no último ponto do Regulamento do CN.
TROFÉU POLICIARISTA DO ANO (TROFÉU SETE DE ESPADAS)
1. O Policiarista do Ano é definido pelo somatório das pontuações obtidas ao longo da época, da seguinte forma: 2 pontos por cada um obtido no CN.
2. Quando, numa prova, o número de acertantes for igual ou superior a 5 por cento, mas inferior a 10 por cento do total de participantes, todos eles receberão não os 20 pontos, mas sim 25. Se o número de acertantes for inferior a 5 por cento, mas igual ou superior a 2 concorrentes, cada um deles terá 30 pontos; se apenas houver 1 acertante, este receberá 40 pontos. Para estes cálculos não conta o autor do problema, que, no entanto, receberá os mesmos pontos.
3. No final do CN, o vencedor receberá 100 pontos; o 2º, 90; o 3º, 85; o 4º, 80; o 5º, 75; o 6º, 70; o 7º, 69; o 8º, 68; e assim por diante até ao 75º que receberá 1 ponto.
4. Em caso de igualdade na tabela classificativa do CN, serão somados os pontos de todos os concorrentes empatados e o seu somatório dividido pelo seu número, recebendo, assim, cada um deles, a média aritmética, arredondada sempre por excesso.
5. Cada eliminatória da TP superada com êxito renderá 10 pontos. No final, o vencedor da TP receberá 20 pontos, o finalista vencido 10 e cada um dos semifinalistas, 5 pontos.
6. O Campeão Nacional de Produção receberá 20 pontos, o 2º 10 e o 3º 5.
7. Os prémios a atribuir são os seguintes: Troféu de Policiarista do Ano para o mais pontuado; Medalhas para o 2º e 3º classificados.
8. Todos os casos omissos serão resolvidos de acordo com o estabelecido no último ponto do Regulamento do CN.
RANKING PÚBLICO-POLICIÁRIO (TROFÉU DET. MISTERIOSO)
1. As pontuações são exactamente iguais às do Policiarista do Ano, mas haverá uma pontuação que transita do ranking anterior, correspondente a 20 por cento, sempre arredondada por excesso.
2. Os prémios são os seguintes: Troféu de Nº 1 do Ranking para o mais pontuado no final da época; Medalhas para o 2º e 3º classificados.
3. Todos os casos omissos serão resolvidos da mesma forma que nos restantes regulamentos
10 comentários:
O único aspecto em que não estou de acordo é na fórmula de desempate do campeonato.
Se a primeira condição de desempate é a pontuação nos pontos especiais, acho que se deveria tentar desempatar nessa pontuação.
Colocar um item dos pontos especiais, meter um da originalidade e esgotar todas as possibilidades dos Especiais, antes de regressar à Originalidade, parece-me menos coerente.
Propunha:
Trocar a b) com a g); Esgotar todas as possibilidades anteriores e só depois entrar na originalidade.
Um abraço, até Domingo
Zé (Viseu)
Se bem entendo, a ordem seria:
a) c) d) f) b) e) g) h).
Será?
Desculpa! Exprimi a minha ideia, mas "troquei os pés" nas alíneas...
Em relação ao texto, a minha ordem seria: a), c), d), f)(pontos especiais e totalista), b), e), g) (originais) e h) (prova de desempate. Ainda bem que percebeste! O teu "post" traduz, exactamente, o que eu pensei.
Outras opiniões virão; esta é a minha!
Um abraço
Zé (Viseu)
Obrigado, meu caro.
Penso que tem toda a lógica.
Ouçamos outras vozes e novas sugestões.
Abração e até domingo em Santarém!
Concordo com o plano e com as alterações do confrade Zé(Viseu). Vamos às competições!
Deco
Estive lendo atentamente o regulamento para as provas do próximo ano.
Na realidade quase nada ou nada é alterado em relação aos anos anteriores.
Quero dizer que estou de acordo com o zá no que respeita aos métodos de desempate embora eu ache que isso é irrelevante uma vez que o modo para atribuição de pontos para as melhores e mais originais é subjectivo dependendo do critério do orientador
Contudo gostava de ser esclarecido num ponto que não é bem explicito.
Refiro-me ao Nº5 do trofeu policiarista do ano que apresento abaixo.
5. Cada eliminatória da TP superada com êxito renderá 10 pontos. No final, o vencedor da TP receberá 20 pontos, o finalista vencido 10 e cada um dos semifinalistas, 5 pontos.
Coforme está escrito eu entendo que ao vencedor da Taça de Portugal são atribuidos 20 pontos.
10 por ter ultrapassado a eliminatória com exito e mais 10 pontos.
Ou será que os 20 pontos referidos são para acrescentar aos 10 normais.
Provavelmente o Luis me vai dizer que segundo o concenco anterior serão 10+20.
Se assim for seria bom que isso ficasse expresso de forma explícita no regulamento para evitar dúvidas.
Finalmente uma pergunta tola. Os pontos a atribuir para o troféu Policiarista do ano certamente, que para os concorrentes que fizerem o pleno, serão 10+5x2
Estou certo?
Um abraço do
Rip Kirby
Num comentário enciado há pouco eu afirmei que tinha lido atentamente o projecto de regulamentos mas afinal a atenção não foi assim tão grande pois deixei passar um pormenor que passo a apresentar.
2. Quando, numa prova, o número de acertantes for igual ou superior a 5 por cento, mas inferior a 10 por cento do total de participantes, todos eles receberão não os 20 pontos, mas sim 25. Se o número de acertantes for inferior a 5 por cento, mas igual ou superior a 2 concorrentes, cada um deles terá 30 pontos; se apenas houver 1 acertante, este receberá 40 pontos. Para estes cálculos não conta o autor do problema, que, no entanto, receberá os mesmos pontos.
Será que estou enganado e os pontos conseguidos nos problemas de resposta mútipla não contarão para nada?
Ou será que é como eu calculei que fosse no meu comentário que fiz anteriormente?
Se assim for penso que este ponto tem que ser totalmente modificado.
Espero estar a contribuir para melhorar o regulamento com o qual tirando estas questões de pormenor estou de acordo
Um abraço do
Rip Kirby
Mais uma vez aqui estou eu com uma dúvida agora sobre o seguinte ponto:
6. Os produtores têm direito a voto, desde que cumpram com o número anterior.
Pergunto eu os produtores podem votar a sua própria produção?
Esta pergunta prendese com o facto de no Campeonato anterior ter acontecido que alguns produtores votaram as suas próprias soluções coisa que eu não fiz. Claro que eu não fiquei prejudicado por isso mas por uma questão de interpretação é sempre bom saber.
Quando refiro Campeonato anterior não me refiro ao 2008/2009 mas ao anterior a este de que vão ser agora distribuidos os prémios.
Um abraço do
Rip Kirby
Os regulamentos parecem-me estar suficientemente claros.
A nota do Zé, já considerada pelo LP, parece-me ajustada.
No que concerne à relação Taça de Portugal / Troféu Policiarista do Ano, também está tudo bastante claro, sendo atribuídos 10 pontos a cada eliminatória superada, acrescido dos bónus a partir das meias-finais, mantendo a situação já existente: o vencedor recebe 100 + 20 pontos, o finalista 90 + 10, os semi-finalistas 80 + 5 e os restantes 10 por cada eliminatória superada(entre 70 e 10).
No que concerne à relação entre o Campeonato Nacional/ Troféu Policiarista do Ano, também está tudo bastante claro, sendo atribuídos o dobro dos pontos obtidos: os totalistas em ambos os problemas obtêm 30 pontos (o dobro de 10 + 5) e para os restantes a pontuação é atribuída pelo mesmo processo. Os bónus consoante a percentagem de acertantes apenas se aplica ao problema principal da prova.
Não me parece que seja necessário mexer muito nestes regulamentos.
Um último apontamento, mas sobre o regulamento do Campeonato da Produção. Por razões que são facilmente compreendidas, parece-me que o decifrador/produtor não deveria ser votante.
Abraços e até domingo
Daniel Falcão
Relendo o regulamento verifiquei que de facto é como o Daniel diz.
No que refere aos bonus dados em relação ao número de acertantes eu percebi perfeitamente que estes se aplicam apenas aos problemas tradicionais. Contudo do modo como está escrito pode e dá a impressão que os pontos obtidos nos rápidos não contam para nada.
Porque é uma dúvida que me fica.
Sendo cada prova constituida por dois problemas, acertantes serão só os que fizerem o pleno?
Se for este o caso os pontos a atribuir para o Policiarista do ano seriam 20+bónus+10. Isto é os 30 pontos alcansados pelo pleno mais os pontos atribuidos conforme a percentagem de acertantes no clássico.
Ou será que, independentemente de se fazer o pleno ou não, desde que o número de acertantes no clássicos estejam dentro os números referidos no regulamento terão direito aos bónus regulamentados.
É isto que eu gostaria que ficasse expresso no regulamento para evitar futuras dúvidas.
Se tudo está claro para uns pode não estar tanto para outros e talvez eu seja um desses outros.
Por fim estou de acordo com o Daniel no que se refere aos votantes para o Campeonato de Produção. Produtores-decifradores não deveriam votar, mas se for mantida a decisão de que oss produtores podem votar que fique expresso se podem ou não votar a sua própria produção.
Eu até acho que seria bom que os problemas fossem publicados sem o nome do seu autor que só seria revelado após os resultados do escrutínio serem publicados ou depois de terminado o praso para o envio dos votos.
Para terminar devo acrescentar que a leitura directamente no monitor do computador confunde-me um pouco pelo que de futuro vou passar para o papel qualquer tema que eu deseje comentar,
Rip Kirby
Enviar um comentário