domingo, 13 de maio de 2012

POLICIÁRIO 1084


UMA NOVA INVESTIGAÇÃO DE TEMPICOS

No momento em que se aproxima a passos largos o VIII Convívio da Tertúlia Policiária da Liberdade, a realizar no próximo dia 27, publicamos um desafio de autoria de um duo que se assume como um dos grandes animadores e impulsionadores da TPL: A. Raposo & Lena.
CAMPEONATO NACIONAL E TAÇA DE PORTUGAL
PROVA N.º 4 – PARTE II
“TEMPICOS INVESTIGA” – Original de A. RAPOSO & LENA
Tempicos bebia, aos poucos, o apreciado néctar duma “imperial” fresquinha enquanto se entretinha, numa esplanada da Av. da Liberdade, a ver passar o tempo e o pessoal. O pessoal feminino, sobretudo. Corria a última semana do mês em que os romanos homenagearam Juno, Deusa protectora das mulheres, tal como Tempicos, actualmente  
Entretinha-se a praticar um jogo que aprendera nos cursos da “Judite”. Via passar uma pessoa, memorizava os detalhes fechando os olhos e depois ia repetindo os dados visualizados. Cor do cabelo, cara, físico, vestuário, calçado, adereços. Tudo o que a memória conseguira registar em breves segundos.
E, aquela brincadeira acabou por ser útil. Passara por ele uma miúda, jeitosa, azougada, com um andar vivo e apressado.
Tempicos fechou os olhos e fez o retrato após breve observação: cabelo loiro oxigenado, saia preta curta, sapatos castanhos bem como a mala a tiracolo sustentada por corrente metálica dourada. Blusa rosa velho com folhos, manga curta. Braços e pernas torneadas, “Bum-bum” cheiinho e saltitante.
Quando voltou a abrir os olhos, reparou ao longe a rapariga no chão, esbracejando e pedindo socorro.
Saltou da cadeira e correu para ela. Fora assaltada. Contou-lhe em poucas palavras o sucedido, enquanto limpava os olhos chorosos num lencinho vermelho:
“Fui roubada. Um rapaz veio por detrás de mim e com uma navalha cortou-me a alça da mala e fugiu com ela “
Tempicos foi mais à frente umas dezenas de metros junto a uns contentores de lixo, lá no meio, encontrou a mala da pequena, aberta, sem alça, Trouxe a mala e ambos foram para a esplanada onde a cerveja de Tempicos aquecia ao sol. A jovem disse chamar-se Mimi. Tinha, guardados, dois mil euros na mala, em notas, para pagar uma conta e o relógio que herdara do seu avô que acabara de trazer da ourivesaria onde estivera a fazer a revisão anual. Felizmente que ela mantivera o seguro contra roubo que em tempos o avô fizera pois tratava-se de uma relíquia, um James Foxton de prata de 1804.
Junto com o relógio “voara” um lindo isqueiro Dupont que Mimi adorava. Fora-lhe oferecido pelo namorado e daí o valor sentimental. Era o modelo Minijet girly Pink, modelo de senhora de cor rosa.
Tempicos pediu mais uma imperial para ele e perguntou a Mimi se queria tomar algo ou se a poderia levar a casa. Qualquer das solicitações não foram aceites. Ficaram só a fervilhar na cabeça de Tempicos algumas perguntas:
A-    As marcas indicadas do relógio e do isqueiro não existiram.
B-    A menina Mimi enganou o Tempicos.
C-    A acção passa-se na primavera.
D-    A menina Mimi foi vítima de roubo.


E pronto.
Agora resta aos nossos “detectives” assinalarem qual a alínea que acham que resolve o problema e depois responderem, impreterivelmente até ao próximo dia 31 de Maio, podendo usar um dos seguintes meios:
- Pelos Correios para PÚBLICO-Policiário, Rua Viriato, 13, 1069-315 LISBOA;
- Por e-mail para policiario@publico.pt;
- Por entrega em mão na redacção do PÚBLICO de Lisboa;
- Por entrega em mão ao orientador da secção, onde quer que o encontrem.
Relembramos os conselhos que sempre damos, sobretudo aos confrades com menor experiência nestas coisas do Policiário, no sentido de procederem a leituras cuidadas dos enunciados dos problemas, antes de qualquer opção.
Boas deduções!

VIII Convívio da Tertúlia Policiária da Liberdade
27 de Maio de 2012
"Núcleo Duro" da TPL:
Duplas Búfalos Associados (esquerda); A. Raposo & Lena (centro) e Verbatim e Mimi (direita)

No próximo dia 27 de Maio, mais uma vez na Quinta do Rio, na Estrada Nacional 397, entre Brejos de Azeitão e Sesimbra, a Tertúlia Policiária da Liberdade promove o seu VIII Convívio anual, no qual espera encontrar inúmeros amigos da família policiária.
            O programa é o seguinte:
            11h00 – 12h00 – Concentração
            12h00 – Prova de Vinhos
            13h00 – Almoço
            14h30 – Homenagens da TPL
            15h00 – Concurso “Rapidinha Policiária”
Para participar deste programa e de muita alegria, bastará dispor de 16 Euros para o almoço. A entrada no concurso “Rapidinha Policiária”, cuja participação se recomenda, requer a cada concorrente um problema policial e respectiva solução, não excedendo uma página A4 cada um deles, identificados apenas com um título comum, sem qualquer assinatura, mais um livro para enriquecer a mesa dos prémios a atribuir.
As inscrições deverão ser feitas até às 18h00 do dia 23 de Maio, para qualquer dos seguintes contactos:
A. Raposo & Lena: 966 173 648; Búfalos Associados: 966 435 564; Nove: 966 102 077  








1 comentário:

Anónimo disse...

O Campeonato de Portugal e a Taça de Portugal tiveram o seu inícioem Janeiro, portanto há quase 5 meses.
Segundo os regulamentos, os confrontos da T. P. deveriam sair sempre antes do término do praso para a entrega das respectivas soluções.
Neste momento já estamos quase no final do praso para a entrega das soluções referentes à prova N.º4 e nada de sairem resultados nem os confrontos da Taça.
Penso que já era tempo disso ter acontecido.
Outro reparo que queria fazer. Mandei uma produção ou duas, já não me lembro bem, e pedi ao LP que confirmasse o recebimento uma vez que problemas no meu computador me deixavam com dúvidas se os E-mail tinham seguido com os respectivos os anexos. Os E-mailes seguiam agora o que não tenho a certeza é de que tenham levado os anexos.
Pedia-lhe também um esclarecimento sobre a viabilidade de publicação do problema tradicional mas até ao momento nada de respostas
Um abraço do

Rip Kirby
PS: Devido aos mesmos problemas no computador estou sem saber se as minhas soluções chegaram ao seu destino