domingo, 25 de outubro de 2015

POLICIÁRIO 1264



NOVOS LIVROS NO CONVÍVIO DE OUTONO

Decorreu no passado domingo o Convívio Policiário de Outono, uma iniciativa da Tertúlia Policiária da Liberdade (TPL), que tivemos oportunidade de anunciar neste nosso espaço.
Nem um fim-de-semana de elevada instabilidade meteorológica, com chuva e vento com fartura, fustigando a Serra de Sintra, teve força suficiente para afastar os confrades “detectives”.
Fiquemos com as primeiras impressões e comentários, que nos chegam da própria TPL, com promessa de mais e, se possível, melhor: 

Tertúlia Policiária da Liberdade
Notícia do Convívio de Outono

            Esta jornada de confraternização, levada a cabo no passado domingo, 18 de Outubro, na Taverna dos Trovadores, em Sintra, decorreu com muita alegria e grande satisfação por parte de todos os participantes.
            Compareceram vinte e três confrades que começaram a juntar-se e a cavaquear pelas onze e meia da manhã. Alguns não se viam há muito tempo e não quiseram deixar de manifestar todo o seu regozijo pelo reencontro agora proporcionado.
            Também houve evocações saudosas dos que já partiram, como não podia deixar de ser. A mais relevante, nesta reunião, foi a homenagem singela, mas muito sincera e sentida, feita ao confrade Cloriano de Carvalho, recentemente falecido e que, já bastante debilitado, não quis deixar de integrar o júri do Concurso de Contos Manuel Constantino. A sua fraterna ligação às actividades policiárias consubstanciou-se, aqui, com a presença, muito apreciada e acarinhada, da sua viúva, Maria Antonieta, bem como da sua filha e da sua neta, não se podendo deixar de notar que esta era a conviva mais jovem e bela do encontro.
            Como estava previsto, foi distribuído o livro com os contos apresentados ao Concurso Manuel Constantino. Não sobraram muitos. Quem desejar adquirir um exemplar é só dizer. O preço é de 4 euros mais portes de correio.
            Também o confrade Domingos Cabral apresentou, conforme anunciado, o primeiro volume da sua série “Contos e Contistas”, denominado “Antologia de Contos Policiais”, que foi muito bem recebido. O preço de cada exemplar desta antologia, de 34 contos de diferentes autores, é de 9 euros. Os pedidos deverão ser dirigidos àquele nosso confrade de Santarém.
            O repasto foi a contento. O vinho era bom. Se não nos tivessem lembrado, pelo meio da tarde, que talvez fosse conveniente deixarmos a sala livre, talvez ainda por lá estivéssemos a cavaquear.
            Quando será o próximo convívio, ocorre perguntar?

DOIS NOVOS LIVROS

Estavam prometidos e a promessa cumpriu-se!
A TPL sempre teve a intenção de publicar um livro com os trabalhos que foram apresentados ao Concurso de Contos Manuel Constantino, que organizou e que por várias ocasiões aqui referimos.
Essa ideia teve agora a sua realização, com o lançamento do livro que foi apresentado e pode ser adquirido ao preço de 4 €, acrescido dos portes de correio, para o que poderão contactar qualquer dos confrades, utilizando os seguintes telefones: 214719664 ou 966102077 (Pedro Faria/Verbatim); 213548860 ou 966173648 (António Raposo/A. Raposo & Lena); 219230178 ou 965894986 (Rui Mendes/Búfalos Associados).
O outro livro é uma antologia de contos policiais, a primeira de muitas, assim esperamos, de iniciativa do confrade Domingos Cabral, o Inspector Aranha do nosso passatempo.
Cumprindo um sonho antigo, o confrade escalabitano lançou mãos à obra e apresentou o primeiro volume, com uma selecção cuidada de 34 contos de grandes clássicos, a prometer muito quanto ao futuro próximo. Aliás, já estão programados novos lançamentos, que procuraremos acompanhar de muito perto, para podermos trazer aos nossos “detectives”.
O preço é de 9 € e pode ser pedido ao confrade Domingos Cabral pelo endereço de e-mail d.cabral@sapo.pt.
Para mais informações sobre as obras, pode ser visitado o blogue CRIME PÚBLICO, em http://blogs.publico.pt/policiario.


TAÇA DE PORTUGAL

As notícias têm sido poucas sobre a Taça de Portugal, embora tenhamos toda a informação no Crime Público. Aliás, relembramos que o blogue tem, entre outras, essa mesma função: fornecer aos confrades todas as informações sobre as competições, que não podem ter lugar na secção, por motivos óbvios.
Daí que vamos reforçando a ideia de que os nossos “detectives” têm que estar atentos também ao blogue, visitando-o com frequência ou pedindo a alguém, familiar ou confrade, que vá acedendo e dando a informação que for relevante. A título de exemplo, neste momento em que fazemos este texto, ainda não é possível divulgarmos os confrontos das meias-finais, que já estarão disponíveis no blogue no momento em os leitores nos estiverem a ler.
Numa altura em que está praticamente a terminar o prazo para o envio das propostas de solução dos enigmas que compõem a prova n.º 9, ambos de autoria do confrade de Torres Vedras Karl Marques, vamos deitar um olhar para os sobreviventes que ainda lutam pelo troféu deste ano.

OITAVOS DE FINAL

Os confrontos dos oitavos de final foram os seguintes:
Zappa – Inspector Boavida; Daniel falcão – Inspector Moscardo; Rigor Mortis – Agente Guima; Paulo – Ego; Hamlet – Detective Jeremias; Ribeiro de Carvalho – Inspector Gigas; Professor Cebolas – Inspector Sonntag e Karl Marques – Inspector Aranha.

QUARTOS DE FINAL

Para os quartos de final, a “D. Sorte” ditou os confrontos seguintes:
Inspector Boavida – Inspector Sonntag; Inspector Aranha – Daniel Falcão; Detective Jeremias – Ribeiro de Carvalho e Paulo – Agente Guima.

Recordamos que no momento em que chegamos ao vosso contacto, já estarão disponíveis os confrontos das meias finais, no blogue






Sem comentários: