domingo, 29 de novembro de 2015

POLICIÁRIO 1269



RIP KIRBY E ARISTIDES SOUSA MENDES
EM HOMENAGEM POLICIÁRIA


O ano de 2009 trouxe-nos algumas novidades, desde logo porque a Tertúlia Policiária da Liberdade organizou o seu convívio anual em Cabanas de Viriato, prestando uma homenagem ao cônsul proscrito Aristides de Sousa Mendes, mas também porque assistimos a uma vitória espectacular do confrade Rip Kirby, saudoso policiarista recentemente desaparecido do nosso convívio e que hoje pretendemos homenagear, pela sua persistência e empenho.

Recordemos o que foi aqui escrito no final de mais uma época de intensa competição:

RIP KIRBY É CAMPEÃO NACIONAL

ZÉ-VISEU VENCE TAÇA DE PORTUGAL, É POLICIARISTA DO ANO
E N.º 1 DO RANKING


Estão encontrados os grandes vencedores da época 2008/2009 que agora terminou!
Os resultados da prova n.º 8 foram publicados à meia-noite de segunda-feira no blogue CRIME PÚBLICO,            em http://blogs.publico.pt/policiario e desde logo os nossos “detectives” ficaram a saber quem foram os vencedores das duas principais provas competitivas da época.

O confrade do Barreiro, membro fundador da Tertúlia Policiária Valtejo e que há alguns anos se fixou no Brasil, RIP KIRBY levou a melhor sobre a concorrência directa e, em cima da meta, arrecadou o título de Campeão Nacional, que tão bem lhe assenta. Com uma actividade policiária particularmente longa e uma excelente qualidade, quer como decifrador quer como produtor, o confrade Rip Kirby é um dos símbolos maiores do amor ao policiário, mesmo quando afastado geograficamente do seu habitat de tantos e tantos anos.

Surpresa, ou talvez não, o segundo lugar alcançado por uma “detective” da nova geração de decifradores, de enorme capacidade e potencialidade, a escalabitana DETECTIVE JEREMIAS, na senda dos grandes vultos que o Ribatejo foi dando ao Policiário, em sucessivas gerações.

Fecham o pódio os BÚFALOS ASSOCIADOS, uma dupla de grande qualidade que, uma vez mais, demonstrou à saciedade que reúne todas as condições para aspirar aos voos mais altos que o policiário pode proporcionar.

Destaque ainda para o magnífico 4.º lugar da dupla A. RAPOSO & LENA e uma referência para o confrade ZÉ-VISEU, na próxima época apenas ZÉ (Viseu), que soçobrou somente na última prova, depois de longo tempo no comando das operações, mas não deixou os seus créditos por mãos alheias, conquistando a Taça de Portugal numa final de grande competição, em que se sobrepôs ao confrade bracarense DANIEL FALCÃO.

Referência ainda e novamente para ZÉ-VISEU, brilhante vencedor dos troféus de Policiarista do Ano, e do Ranking.

HOMENAGEM DA TERTÚLIA POLICIÁRIA DA LIBERDADE
A ARISTIDES DE SOUSA MENDES
Este texto foi lido pelo confrade Rui Mendes, um dos membros dos Búfalos Associados, por ocasião do descerramento de uma placa alusiva à homenagem que a Tertúlia Policiaria da Liberdade prestou ao cônsul, em Cabanas de Viriato, no convívio anual que ocorreu em 17 de Maio de 2009.

“Desde pequeninos que todos à nossa volta nos dizem que devemos obedecer. Dizem-nos que devemos obedecer, a Mãe, o Pai, os Avós, o Professor, o patrão, a polícia, as religiões, os governos. É conhecida a lei do Regulamento de Disciplina Militar que nos diz que devemos obedecer primeiro, e só depois, eventualmente, discutir a justeza da ordem. À medida que vamos avançando na vida, vamos percebendo que o segredo do poder está na capacidade de se fazer obedecer. Os poderosos sabem-no bem, os ditadores não vivem sem o pôr em prática.
No século XVI um célebre pensador francês de nome Étienne de La Boétie, encontrou naquilo que chamou de “Mistério da Obediência” o segredo do poder político. Concluiu ele que a escolha a fazer pelos humanos se limitaria a “obedecer ou morrer”. Para exercer o poder tratava-se de obrigar a obedecer, até que aquele que obedece se consiga esquecer de que o faz. Consiga mesmo chegar a atingir a alegria da submissão, como bem supremo de uma vida feliz. La Boétie inspirou não poucas revoltas e não poucas insubmissões. Felizmente!
A tal ponto que hoje podemos ter a consciência de que não foi a obediência que fez a humanidade avançar. Bem pelo contrário. Não foi pela obediência que se fizeram as revoluções que, a pouco e pouco, e só elas, têm vindo a imprimir um pouco mais de justiça nas relações entre os humanos.
Aristides de Sousa Mendes foi um desobediente. Consciente e lúcido. Por singular coincidência faz hoje exactamente 69 anos que Aristides passou os primeiros vistos desobedientes. Em 24 de Junho de 1940, quando o exército nazi avançava pela França dentro, espalhando o terror e a iniquidade, o Dr. Salazar telegrafava ao Cônsul português em Bordéus, proibindo-o de continuar a conceder vistos aos refugiados que procuravam escapar aos horrores do extermínio nazi. A 4 de Julho (dez dias depois) o mesmo Dr. Salazar ordenava um processo disciplinar contra o desobediente pela “concessão abusiva de vistos em passaportes de estrangeiros”. De uma penada chegava ao fim a carreira diplomática de 30 anos de Aristides de Sousa Mendes.
Cito palavras de Sousa Mendes: “Todos eles são seres humanos e o seu estatuto na vida, religião ou cor, são totalmente irrelevantes para mim. Sou cristão e como tal acredito que não devo deixar estes refugiados sucumbir. E assim declaro que darei, sem encargos, um visto a quem quer que o peça”. Com estas palavras argumentou Sousa Mendes na sua defesa perante as acusações que o Estado Novo do Dr. Salazar lhe dirigiu na sequência do seu acto heróico. O Cônsul pagou cara a sua desobediência. Condenado à inactividade num processo disciplinar manipulado, arruinado financeiramente e impedido de exercer advocacia, teve de recorrer à caridade alheia para se sustentar e à sua numerosa família. A Pátria pagou-lhe com a desonra a sua coragem e a sua abnegação.
Anos mais tarde, quando os criminosos nazis se defendiam alegando que obedeciam a ordens, o Tribunal de Nuremberga estabelecia que ninguém poderá atentar contra os valores humanos sob pretexto da obrigação de obedecer a ordens injustas. Foi essa a grande importância de Sousa Mendes: obedecer aos valores da humanidade e não à iniquidade de ordens criminosas. A desobediência do Cônsul de Bordéus terá salvo da morte perto de 30.000 inocentes, mas condenou à humilhação e à agonia um homem honrado e a sua família. Um português bom e justo para quem a obediência cega e passiva se tinham tornado um impossível moral. Aristides de Sousa Mendes é hoje um herói reconhecido por todo o mundo civilizado.
A Tertúlia Policiária da Liberdade, um grupo de amigos que, entre outras coisas, cultiva a procura da verdade e da justiça, veio a Cabanas de Viriato, onde nasceu este notável português do século XX, prestar esta modesta homenagem, tão simples quanto sincera, na certeza de que é na memória dos homens que mereceram a nossa admiração, que poderemos encontrar os caminhos para um futuro melhor para os que vierem depois de nós.”



domingo, 22 de novembro de 2015

POLICIÁRIO 1268


TAÇA DE PORTUGAL-2015 JÁ TEM FINALISTAS!

A Taça de Portugal entra na fase mais decisiva, com o apuramento dos finalistas que vão disputar o troféu.
Perante um problema que tinha tudo para ser mesmo “um grande problema”, o comportamento dos “detectives” que ainda se mantinham na Taça, não foi o melhor. Podemos mesmo dizer que foi uma autêntica razia, mas a Taça é a Taça, a luta é apenas de um contra um e por conseguinte qualquer “detective” apenas tem de ter uma prestação superior ao seu antagonista directo, para superar a eliminatória.
Não se julgue com isto que as propostas de solução foram más ou que os confrades não se aplicaram, bem pelo contrário, houve excelentes actuações, só que orientadas para outros caminhos e chegando a conclusões diversas…
Em face dos trabalhos produzidos, a tarefa do orientador não ficou nada facilitada, sobretudo num dos confrontos, mas como a decisão tinha de ser tomada, aqui fica a informação dos finalistas que vão disputar e Taça de Portugal – 2015:

DANIEL FALCÃO – INSPECTOR BOAVIDA



Vamos ter, por conseguinte, uma final entre “detectives” com grande experiência na disputa dos lugares mais cimeiros do nosso Policiário, ao longo de muitos anos e de qualidade mais que reconhecida, a perspectivar um confronto excelente, tendo como pano de fundo o problema do confrade Mário Campino, o nosso querido M. Constantino e o seu personagem mais emblemático, o Avô Palaló. 

Pensamos que estão reunidos todos os ingredientes para que haja mais uma magnífica jornada Policiária.






PONTO DA SITUAÇÃO APÓS 8 PROVAS

Com oito provas decorridas, faltando apenas duas, muita indefinição ainda atravessa as diversas classificações, com um lote muito alargado de candidatos aos lugares cimeiros, bastando um pequeno deslize, uma distracção, para que fique inviabilizada a classificação mais desejada.
De qualquer das formas, queremos ressaltar a enorme competição e indefinição, duas imagens de marca do Policiário, seguindo a tradição de tudo se decidir, apenas, no último momento, na derradeira prova.
Vamos socorrer-nos das classificações que o nosso confrade Daniel falcão nos faculta do seu sítio CLUBE DE DETECTIVES, em clubededetectives.net, para tomarmos o pulso do andamento das competições:

CAMPEONATO NACIONAL

1,º Detective Jeremias – 96 pontos
2.º Daniel Falcão
3.º Inspector Aranha
4.º Inspector Boavida; 5.º Verbatim; 6.º Zé; 7.º Búfalos Associados.
Todos estes confrades têm a pontuação máxima, sendo o seu escalonamento determinado pelos factores de desempate.
Com menos um ponto, 95, dois confrades:
8.º Agente Guima; 9.º A. Raposo & Lena.
Com 94 pontos, também dois confrades:
10.º Mister H; 11.º Karl Marques.
Em 12.º, com 93 pontos: Paulo;
Totalizando 92 pontos, 4 “detectives”, em 13.º lugar:
Detective Alfacinha, Elvis Pink, Regis e Zé Puré.
Com 91 pontos:
17.º Ego; 18.º Inspector Sonntag; 19.º Inspector Gigas; 20.º Inspector Moscardo; 21.ºs Angolano, Aruzu, CR007, Cutorima, Eurolita, Hércules, Inspector Ferro, Inspector trapalhão, Inspector Xixy, Miss Marple, Paluda, Rigor Mortis, Rui Xabregas e Super Dragon.

CLASSIFICAÇÃO DIC ROLAND – AS MELHORES
1.º DETECTIVE JEREMIAS – 22 PONTOS
2.º DANIEL FALCÃO – 20
3.º INSPECTOR ARANHA – 20
4.º Inspector Boavida – 16; 5.º Verbatim – 13; 6.º Agente Guima – 10; 7.º Zé – 7; 8.º Ego – 4; 9.º Inspector Sonntag – 3; 10.º Mister H – 2.

CLASSIFICAÇÃO MEDVET – AS MAIS ORIGINAIS
1.º INSPECTOR GIGAS – 23 PONTOS
2.º TROIKOSTA – 12
3.º BIRLY – 9
4.º Detective Jeremias – 8; 5.º Inspector Bacano – 7; 6.ºs Mister H e Paulo – 5; 8.º Inspector Moscardo – 5 9.º Professor Cebolas – 4 e 10.º Zé – 3.

TROFÉU “SETE DE ESPADAS” – POLICIARISTA DO ANO

1.º s DANIEL FALCÃO, DETECTIVE JEREMIAS e INSPECTOR BOAVIDA – 287 PONTOS;
4.º Agente Guima – 285, 5.º Inspector Aranha – 277, 6.º Inspector Sonntag – 262, 7.º Paulo – 261, 8.ºs Búfalos Associados, Verbatim e Zé – 257, 11.º A Raposo & Lena – 255, 12.º Inspector Gigas – 252, 13.º Karl Marques – 248, 14.ºs Ego, Inspector Moscardo, Ribeiro de Carvalho e Rigor Mortis – 242, 18.º Zappa – 280, 19.º Mister H – 238 e 20.º Aruzu – 232.

TROFÉU “DETECTIVE MISTERIOSO” – RANKING

1.º DANIEL FALCÃO – 392 PONTOS
2.º DETECTIVE JEREMIAS – 387
3.º INSPECTOR BOAVIDA – 382
4.º Agente Guima – 373, 5.º Paulo – 371, 6.º Inspector Aranha – 369, 7.º Búfalos Associados – 385, 8.º Verbatim – 354, 9.º Zé – 351, 10.º A Raposo & Lena – 347, 11.º Karl Marques – 346, 12.º Mister H – 345, 13.º Inspector Sonntag – 330, 14.º Ego – 329, 15.º Inspector Gigas – 313, 16.º Ribeiro de Carvalho – 311, 17.º Zappa – 302, 18.º Rigor Mortis – 300, 19.º Jo.com – 296 e 20.º Inspector Moscardo – 295.


A T.P.C.C.S. ESTÁ EM FORMAÇÃO

O confrade Ricardo, no nosso passatempo conhecido pelo pseudónimo de Abrótea, há muitas décadas associado aos chamados desportos intelectuais, praticante de Policiário, Cruzadismo, Charadismo, está a tentar revitalizar o convívio e a salutar reunião dos confrades que com ele partilham esses interesses, na área do distrito de Setúbal.
Vamos dar-lhe apalavra e deixar as coordenadas para que seja possível contactá-lo e pôr em marcha este projecto:

 “Há muitos anos atrás, através não só do charadismo, mas também do policiário, existiam em Portugal, dezenas de tertúlias. Hoje em dia, ainda sobram os dedos das duas mãos para as contar, pelo que aqui fica o apelo: está em organização a T.P.C.C.S. (Tertúlia Policiária, Charadística e Cruzadista SADINA). Outro nome pode surgir desde que apareçam confrades interessados (relembro que apesar de eu ser de Setúbal, fiz parte da Tertúlia Valtejo, situada no Barreiro) e que de todo o distrito podemos combinar um dia para falar, discutir e resolver este formato de cultura. Estimados amigos e amigas agradeço divulgação, e como estamos na era dos teclados, aqui fica o endereço: semumtusto1@gmail.com”.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

FINALISTAS DA TAÇA DE PORTUGAL - 2015

ESTÃO ENCONTRADOS!

(POR ORDEM ALFABÉTICA)
AGENTE GUIMA?
DANIEL FALCÃO?
DETECTIVE JEREMIAS?
INSPECTOR BOAVIDA?

NÃO ALINHAMOS NESSAS COISAS DE
"PRIMEIRO AS SENHORAS", MAS  PARA QUE NÃO HAJA
ACUSAÇÕES DE DESCRIMINAÇÃO, AQUI  FICA
A FOTO DE UMA CANDIDATA...

... E NESTA FOTO ESTÃO OS RESTANTES TRÊS CANDIDATOS
TODOS VINDOS DO NORTE...

APENAS DOIS VÃO SENTIR A ADRENALINA DE DISPUTAR UMA FINAL...


domingo, 15 de novembro de 2015

POLICIÁRIO 1267



UMA ANTOLOGIA DE CONTOS POLICIAIS
EM TEMPO DE DECISÃO DA ÉPOCA

Estamos chegados ao ponto culminante de toda uma época de competições, à altura em que as decisões vão começar a ser tomadas e os candidatos aos títulos se vão começando a perfilar!
Hoje é percorrido mais um passo, com a publicação das soluções oficiais dos dois problemas da prova n.º 9, ambos de autoria do confrade de Torres Vedras, Karl Marques.

CAMPEONATO NACIONAL E TAÇA DE PORTUGAL – 2015
SOLUÇÕES DA PROVA N.º 9
PARTE I - “FOI DO DESESPERO?” – Original de KARL MARQUES

Pois, ele não quer que o leitor perceba tudo, não vá dar-se o caso de o leitor começar a desconfiar do próprio inspetor.
A sua falta simpatia pela vítima é assumida ao longo de toda a narração.
Começa por chegar relativamente cedo à entrada do prédio (corpo descoberto pouco depois das 9h30, chamada para a polícia, tudo aponta que para a PSP que já lá está, e às 10h20 já lá está o inspetor, que em princípio seria chamado posteriormente, como se estivesse pronto a rumar ao local do crime. Não é impossível, longe disso, mas é um primeiro indício.
Apesar do seu elevado peso (descrito mais à frente) dirige-se de imediato às escadas, sem tentar chamar o elevador. Que de facto está avariado, mas não seria suposto ele sabê-lo.
Antes havia cumprimentado um amigo da vítima e sentido o frio de suas mãos, não terá portanto luvas, mas há chegada, depois do cigarro fumado escadas acima, é dito que empurra a porta do apartamento. Não é dito que foi com a mão, é certo, mas nota-se uma displicência em relação ao local do crime.
A existência de pegadas suas, quando, por exemplo, o arrumadinho as não deixou, revelam também alguma falta de cuidado. Como se quisesse deixar vestígios.
Nos interrogatórios fala “dos arrendatários que saíram”, mas segundo o próprio ele só soube depois que eram arrendatários e que já não habitavam o prédio, e que até havia estado a pressionar as respetivas campainhas.
Não manifesta qualquer curiosidade em conhecer o alibi do “homem que já está muito melhor” antes apressando as suas respostas, como se já estivesse certo que ele de nada seria culpado.
Também nos interrogatórios se nota ausência de questões relacionadas com eventuais inimigos, etc.
Terá começado por se inteirar dos hábitos dos habitantes e visitantes do prédio, por forma a escolher o dia mais conveniente.
Depois de assassinar ar a vítima, provavelmente com esta sentada no cadeirão, arrastou o corpo para o tapete na posição em que foi encontrado. A presença de sangue apenas na roupa, para mais espalhado por todo o lado esquerdo, e o braço ainda a segurar a pistola retiram a hipótese de a morte ter acontecido naquele local e naquela situação, deixando a hipótese de suicídio praticamente de lado, só viável se alguém deslocasse o corpo depois. Limpou a zona da sala onde cometera o crime, e tentara lançar suspeitas para aquele que ele sabia ser um visita habitual, através de uma arrumação que contrastava com os outros hábitos da vítima.

PARTE II – “UM MILHÃO SE MATA, UM MILHÃO SE MORRE” – de KARL MARQUES

Hipótese 2.
A vítima gostava daquilo que a tecnologia lhe poupava. Seria natural então ter escrita inteligente de mensagens no telemóvel. Mas foi baleado, e não quer que o assassino (que deverá estar a retirar a torre/computador, que não é descrito como estando no escritório apesar de um monitor ligado) perceba que ele ainda está vivo. Ou não se lembrou, ou já não conseguiu, ir para mensagens sem ver o monitor. Só lhe restou carregar nas teclas, como sempre costumava fazer, e dos nomes disponíveis, o único possível de ser escrito com escrita inteligente com aquela sequência de teclas é Abilio D (de Abílio Dez).
Com a música "como uma força", o problema não se passará em tempos ainda iniciais dos telefones portáteis, já existe assim escrita inteligente de mensagens.

ANTOLOGIA DE CONTOS POLICIAIS


Nos últimos tempos registámos aqui o aparecimento de uma nova colecção de antologias de contos policiais, numa iniciativa editorial do confrade Domingos Cabral, cujo primeiro volume foi apresentado no Convívio de Outono, promovido pela Tertúlia Policiária da Liberdade, em Sintra.
Para além do enorme risco que o confrade resolveu correr, cumprindo um sonho pessoal de há muito, foi feita a demonstração de um espírito de iniciativa notável, a merecer toda a nossa simpatia e apoio, principalmente por se tratar de um trabalho de enorme interesse e qualidade, com contos clássicos de autores escolhidos pelas suas qualidades no campo policial.
 Este primeiro volume traz-nos alguns dos clássicos dos clássicos, ou seja, autores que sempre teriam lugar em qualquer antologia que tente mostrar o que de mais significativo foi produzido nos primórdios do conto policial dedutivo e já com algumas características de rigor científico, lançando as bases para uma literatura policial de enorme folego e brilhantismo, em ambos os lados do Atlântico.
Guy De Maupassant, O.Henry, John Collier, Edgar Poe, Jack London e muitos outros autores consagrados, com contos a merecerem leitura atenta e cuidada.
Para breve, anunciam-se outras antologias desta série “Contos e Contistas”, tais como “Os melhores Contos Policiais de Sempre”, “Contos Policiais Famosos Sequenciados”, “Contos Policiais de Autores Portugueses”, etc.
Este primeiro volume, ao preço de 9 euros está à disposição dos nossos leitores, que podem solicitar para d.cabral@sapo.pt .
Para o confrade Inspector Aranha, agora também um ilustre editor, desejamos os maiores êxitos nesta sua nova faceta, para que nos possa presentear com toda uma colecção de contos e contistas que nos façam sentir orgulhosos por fazermos parte integrante desta enorme casa a que chamamos Policiário, ou Policial.


domingo, 8 de novembro de 2015

POLICIÁRIO 1266



MEDVET NA DESPEDIDA DAS COMPETIÇÕES DESTE ANO

Em homenagem à nossa “Rainha da Originalidade”, a “detective” MEDVET, infelizmente já desaparecida do nosso convívio, publicamos hoje um dos seus desafios, no encerramento da competição deste ano.

CAMPEONATO NACIONAL E TAÇA DE PORTUGAL - 2015
PROVA N.º 10 – PARTE II
O CASO DE JOSITA CORLI – Original de MEDVET

Numa manhã de segunda-feira, 8 de Julho, o leiteiro que chegara ao nº 99 da Rua dos Plátanos ficou surpreendido por notara a luz acesa, apesar de já serem sete horas e o sol ir alto. Talvez fosse apenas a curiosidade que o fez espreitar pela janela, atravessando um canteiro de flores recentemente cavado, mas mais tarde disse ter sentido um estranho pressentimento. O leiteiro espreitou através de um pequeno espaço deixado entre as cortinas corridas. Ao princípio mal distinguiu um vulto de mulher esparramado numa cadeira, mas depois conseguiu ver a sua face - uma máscara de sangue.
Por um momento o leiteiro ficou paralisado, mas depois, com um grito abafado de terror correu rua abaixo, onde felizmente tropeçou com um polícia que fazia a sua ronda, a quem contou a macabra descoberta.
Voltaram os dois para o 99 e tentaram entrar pela porta da frente, que estava fechada à chave. Entretanto o leiteiro explicava ao polícia quem eram os habitantes da casa. Tratava-se de uma mãe com duas filhas, estrangeiras, apesar de falarem muito bem o português. O leiteiro sabia que a mãe e uma das filhas estiveram fora durante o fim-de-semana, porque na sexta-feira anterior lhe pediram para deixar apenas meio litro de leite no sábado e no domingo em vez do habitual litro e meio, uma vez que a Senhora Corli e a sua filha Dolores estariam fora até segunda-feira.
Uma vez que a porta da frente estava fechada, tentaram a das traseiras, que também estava fechada. O polícia decidiu entrar por uma janela entreaberta na cave. A figura na sala da frente era de facto a filha, Josita. Tinha um revólver na mão direita e o cano descansava contra o que fora a mandíbula; de facto, praticamente toda a metade inferior da cara fora atingida pela descarga e não era um espectáculo agradável.
O polícia não perdeu tempo a notificar a esquadra e em breve o Inspector Fagundes apareceu no local. A opinião geral era a de que se tratava de suicídio, mas Fagundes encontrou pequenos pormenores que lhe pareceu prudente esclarecer.
A Senhora Corli e a sua filha Dolores chegaram por volta do meio-dia e ficaram horrorizadas com a notícia. Quando acalmaram o suficiente, Fagundes inquiriu se haveria algum motivo para Josita se matar. Não havia nenhum, que elas soubessem; era uma rapariga de temperamento variável e por vezes instável, mas nos últimos tempos parecia ter assentado, graças a um rapaz com quem parecia ter uma relação amorosa muito intensa, chamado Ramon Perita.
Sob pressão, no entanto, Dolores admitiu que Josita em mais de uma ocasião, durante um dos seus acessos de fúria, havia ameaçado matar-se, mas ninguém dera muita atenção ao assunto. A mãe atribuíra isso a uma manifestação de mau génio que não durava mais de cinco minutos. Na verdade Josita sempre acabava por ficar lavada em lágrimas e pedia desculpa por ser tão tortuosa.
Quando Fagundes interrogou Ramon Perita, o namorado da vítima, este pareceu assombrado quando lhe deram a notícia. Quando ele a deixara na noite anterior, ela parecera-lhe bem, no seu habitual bom humor. Não era verdade que Josita estava sempre a ter ataques de fúria. Um pouco leviana, fazendo olhinhos de vez em quando a outros homens, nada de importante. Isso já tinha acabado, Josita tinha-lhe prometido deixar de olhar para outros homens.
No sábado anterior tinham combinado ir ao cinema, mas ela não aparecera. No domingo à noite fora a casa ver se tinha acontecido alguma coisa e ela contara-lhe que não se sentira bem e tinha ido para a cama cedo. Não lhe mandara recado porque não tinha modo de o fazer. Ela parecera-lhe bem no domingo á noite e devia estar a sentir-se melhor. Tanto quanto sabia, não havia nada de especial no seu espírito, nem podia imaginar uma razão para ela se matar. Deixara-a por volta das dez e ela foi com ele até à porta, combinando encontrar-se com ele na terça seguinte à noite.
O homem estava mesmo transtornado, mas as suas palavras soavam verdadeiras. Pesquisas na vizinhança confirmaram o seu depoimento até certo ponto. Uma das vizinhas ouvira um som por volta das onze, mas parecera-lhe o escape de um carro. Aos domingos à noite a Rua dos Plátanos tinha muito movimento. De resto, nos últimos tempos tinha havido vários assaltos nas vizinhanças e todos estavam um pouco em sobressalto - mas não deu muita importância, até porque o som lhe parecera abafado e não ouvira mais nada.
Josita era muito apreciada na vizinhança, especialmente pelos homens, porque era muito bonita e sabia-o. Usava a sua beleza para estontear os homens; o seu único defeito era apreciá-los demais. Ainda no sábado anterior a vizinha a vira de braço dado com um jovem. A senhora estava à entrada da casa, a tomar o fresco antes de se deitar. Vira o par aproximar-se, parar à porta da rapariga e ouvira-a despedir-se com um “Boa noite, Francisco; ver-nos-emos em breve.”
A vizinha estranhou, pois era suposto Josita andar com um tal senhor Perita; pensava que o seu nome era Ramon, já a ouvira tratá-lo por Ray.
Segundo o relatório da autópsia, a moça estaria morta cerca de sete a oito horas antes da descoberta do corpo, ou seja, a morte dera-se entre as onze e a meia-noite. Talvez mesmo às onze, se o ruído ouvido pela vizinha fora um tiro.
O homem visto no sábado com a vítima foi encontrado sem dificuldade. A mãe da vítima lembrara-se de um tal Francisco Peres com quem a filha andava antes de se decidir por Perita. As suas declarações eram simples. Encontrara Josita por acaso nessa tarde e ela dissera-lhe que ia ter com o namorado para irem ao cinema, mas após alguma insistência ele convenceu-a a ir dar um passeio com ele em vez de se encontrar com Perita. Passaram a maior parte do tempo num abrigo do parque. Ela pareceu-lhe preocupada e mais tarde confidenciou-lhe a causa. Hesitava entre ele e Perita. Ela gostava do namorado, mas ele podia ser fatigante por vezes. Ela gostaria que ele de vez em quando mostrasse alguns ciúmes, mas para além de se queixar quando ela falava de outros homens, ele não mostrava nenhum sinal de emoção. Ela achava que ele gostaria mais dela se de vez em quando se zangasse. Estava a pressioná-la para casarem em breve. Segundo Peres, ela dissera que “ se sentia tão mal com esta indecisão que por vezes pensava em acabar com tudo”. Peres riu-se dela e conseguiu distraí-la dessa ideia, mas agora achava que as palavras tinham um sentido mais sinistro do que julgara.
O revólver era de um tipo vulgar do exército, havendo muitas maneiras de a rapariga o ter arranjado. Nem havia maneira de traçar a sua origem com alguma certeza. Nem a mãe nem a irmã sabiam que Josita tinha uma arma - mas isso nada provava.
Dêem uma ajudinha ao Inspector antes que fique completamente “passado”…
A-    Foi Ramon Perita;
B-    Foram a mãe e a irmã;
            C -    Foi Francisco Peres;
            D - Foi suicídio.

E pronto.
Resta aos “detectives” assinalarem a letra correspondente à sua opção, impreterivelmente até ao dia 30 de Novembro e enviá-la, podendo usar um dos seguintes meios:
- Pelos Correios para Luís Pessoa, Estrada Militar, 23, 2125-109 MARINHAIS;
- Por e-mail para um dos endereços: lumagopessoa@gmail.com; pessoa_luis@hotmail.com ou luispessoa@sapo.pt.
- Por entrega em mão ao orientador da secção, onde quer que o encontrem.


Boas deduções!

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

CLASSIFICAÇÃO DIC ROLAND

AS MELHORES SOLUÇÕES
PROVA N.º 8
DIC ROLAND - UM MESTRE DA DECIFRAÇÃO


1.º DANIEL FALCÃO - 5 PONTOS
2.º AGENTE GUIMA - 4 PONTOS
3.º INSPECTOR BOAVIDA - 3 PONTOS
4.º INSPECTOR ARANHA - 2 PONTOS
5.º DETECTIVE JEREMIAS - 1 PONTO


CLASSIFICAÇÃO MEDVET

AS MAIS ORIGINAIS
PROVA N.º 8
MED VET - RAINHA DA ORIGINALIDADE

1.º PAULO - 5 PONTOS
2.º INSPECTOR GIGAS - 4 PONTOS
3.º TROIKOSTA - 3 PONTOS
4.º SÁ XÁBI - 2 PONTOS
5.º CÃO LIMPO - 1 PONTO


quarta-feira, 4 de novembro de 2015

PONTUAÇÕES DA PROVA 8 - PARTE V

Rui Punk 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 10 2 8 2 8 2
Rui Xabregas 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 8 2 10 2
Ruikov 10 2 10 2 10 2 8 2 8 2 8 2 8 1 8 2
Rusty 10 2 10 2 8 2 10 1 7 2 8 1 8 2 8 1
RX Plural 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 8 2 8 2 7 2
S K 10 2 10 2 10 2 10 2 10 1 8 2 7 2 7 1
S Pedro 10 2 10 2 10 2 8 2 9 2 10 1 8 1 8 1
Sá Miranda 10 2 10 2 10 2 10 2 10 1 8 2 7 2 0 0
Sá Xábi 10 2 10 2 9 2 8 1 8 2 7 2 8 2 10 2
Sabri 10 2 10 2 8 2 8 2 8 1 8 2 0 0 0 0
Sacov 10 2 10 2 8 2 8 2 8 2 8 2 10 2 10 2
Sadino 10 2 10 2 8 2 10 2 7 2 8 2 8 2 8 2
Safarrita 10 2 10 2 10 2 9 2 10 2 8 1 8 2 8 2
Saké 10 2 10 2 8 2 10 2 10 2 7 2 10 2 7 2
Salgado 10 2 10 2 10 2 10 2 7 2 8 1 8 1 8 1
Sall 7 2 10 2 10 2 10 2 10 1 10 2 8 1 10 2
Salomão 10 2 10 2 10 2 8 1 0 0 0 0 0 0 0 0
Salsaparrilha 10 2 10 2 10 2 10 2 8 2 8 1 9 2 10 2
Salta Poças 10 2 10 2 10 2 10 2 10 1 8 2 8 2 8 2
Salvador Rios 10 2 10 2 8 2 10 2 9 1 8 1 8 2 8 1
Sam Spade 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 9 1 7 2 7 2
Samal 10 2 10 2 10 2 10 1 10 2 7 2 8 2 8 2
Samantha 10 2 10 2 10 2 8 2 8 1 8 2 7 1 9 2
Samaritano 10 2 10 2 10 2 8 2 8 2 8 1 8 2 8 2
Samarra 10 2 10 2 10 1 8 2 8 2 8 2 8 1 8 1
Samir 10 2 10 2 8 2 8 2 7 2 8 1 8 2 7 2
Samurai 10 2 10 2 8 2 10 1 8 2 8 1 8 2 8 1
Santo 10 1 10 2 10 2 10 2 10 1 8 1 8 2 8 1
Santo Trica 10 2 10 2 8 2 9 1 10 2 7 2 6 2 0 0
Santo Uk 10 2 10 2 8 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Sara 10 2 10 2 8 2 10 2 8 2 10 1 10 2 7 2
Sara Castor 10 2 10 2 8 2 8 2 7 1 8 1 0 0 0 0
Sara Esquiva 10 2 10 2 7 2 8 2 8 2 8 2 7 2 8 1
Saramago 10 2 10 2 10 2 7 2 10 2 8 1 10 2 10 2
Sargento Estrela 7 2 10 2 9 2 9 1 0 0 10 1 6 2 8 2
Sargento Kirk 10 2 10 2 10 2 10 2 10 1 8 1 8 2 8 2
Sargento Villabuena 10 2 10 2 10 2 8 2 8 2 8 1 8 1 8 1
Sarita 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 8 2 6 2 7 2
Sayes 10 2 10 2 10 2 10 2 10 1 8 1 6 2 8 1
Scheideker 10 2 10 2 8 2 8 2 8 2 10 2 10 2 10 2
Scripto 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 7 2 8 2 8 1
Sea Land 10 2 10 2 9 2 10 2 10 2 8 1 8 1 7 2
Selfmade 10 2 10 2 9 2 8 2 10 1 8 1 8 2 10 2
Semog 10 2 10 2 10 2 8 1 8 2 10 1 7 1 8 2
Senador 10 2 10 2 10 2 10 2 10 1 8 1 8 2 8 2
Senhor Porco 10 2 10 2 10 2 8 2 8 1 8 2 0 0 0 0
Sentaí 10 2 10 2 10 2 8 2 8 2 10 1 9 2 8 1
Sentinela 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 8 2 8 2 7 2
Serafim 10 2 10 2 7 2 10 1 7 1 8 1 8 2 8 2
Serena 10 2 10 2 10 2 10 2 8 2 8 1 8 2 9 1
Serôdio 10 2 10 2 9 2 9 1 7 1 7 1 0 0 0 0
Serpa 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 8 2 7 2
Serpente Cord 10 2 10 2 8 2 10 1 8 2 8 1 10 1 10 2
Serra 10 2 10 2 8 2 7 1 8 2 8 1 6 2 8 2
Serrinha 10 2 10 2 8 2 7 1 8 1 10 2 8 2 10 2
Sertório 10 2 10 2 10 2 10 2 7 2 8 1 8 2 7 2
Sesta Dourada 10 2 10 2 8 2 8 2 8 2 8 1 8 2 8 2
Sete a Um 10 2 10 2 8 2 8 1 10 1 10 2 8 2 7 2
Setta 10 2 10 2 8 2 10 2 10 2 8 1 8 2 8 1
Seul 10 2 10 2 10 2 10 2 9 1 8 1 7 2 7 2
Seven 10 2 10 2 10 2 10 1 8 2 8 1 8 1 8 1
Seven Teen 10 2 10 2 10 2 10 1 9 2 8 2 9 2 8 2
Sexdom 10 2 10 2 10 2 8 2 7 2 10 1 0 0 0 0
Sexto Violino 10 2 10 2 10 2 10 2 7 1 10 1 8 2 10 2
Sexy 10 2 10 2 10 2 10 2 7 2 8 2 8 2 8 2
Seyl 7 2 10 2 8 2 10 2 10 1 7 1 7 1 8 1
Shakirá 10 2 10 2 10 2 10 2 8 2 8 1 8 2 8 2
Shannadu 10 2 10 2 10 2 8 1 0 0 0 0 0 0 0 0
Shaun 10 2 10 2 10 2 8 2 8 2 8 1 9 2 8 2
Sherlock Sabão 10 2 10 2 7 2 8 2 8 1 8 2 8 2 8 2
Shol 10 2 10 2 8 2 8 2 10 2 7 1 6 2 7 2
Siarom 10 2 10 2 10 2 10 2 8 2 8 1 8 2 8 2
Silumano 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 8 1 7 1
Silva 10 2 10 2 10 2 8 2 7 1 8 2 8 2 8 1
Silva Calhetas 10 2 10 2 8 2 8 1 8 2 8 1 8 2 8 2
Silva Morais 10 2 10 2 8 2 10 2 10 1 8 2 10 2 8 2
Silva Zelão 10 2 10 2 10 2 8 2 10 1 8 1 8 1 10 2
Silvana 10 2 10 2 10 2 8 2 8 1 7 2 0 0 0 0
Silvério Canota 10 2 10 2 8 2 10 2 10 2 8 1 10 2 8 2
Silvia Fontes 10 2 10 2 7 2 10 1 8 2 8 1 8 2 8 1
Sims 10 2 10 2 8 2 8 2 8 2 7 1 8 2 7 2
Sindy 10 2 10 2 10 2 8 2 8 2 8 1 8 2 8 2
Sininho 10 2 10 2 10 2 10 1 10 1 7 1 7 1 8 2
Sir Balduim 10 2 10 2 10 2 8 1 7 2 0 0 0 0 0 0
Sir Bolacha 10 2 10 2 10 2 8 1 10 1 8 1 8 2 7 1
Sir Conan Doyle 10 2 10 2 10 2 10 1 8 2 8 2 8 2 10 2
Sir Dragon 10 2 10 2 10 2 10 2 10 1 7 1 7 2 8 2
Sir Francis 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 8 2 7 2
Sir Frank Lim 10 2 10 2 10 2 10 2 10 1 8 1 8 1 8 2
Sir Lapidus 10 2 10 2 10 2 10 2 8 2 10 2 7 1 8 2
Sir Lipton 10 2 10 2 10 2 7 2 10 2 8 1 10 2 10 2
Siro San 10 2 10 2 9 2 7 2 8 2 8 1 8 1 7 2
Sixolina 10 2 10 2 10 2 8 2 7 2 7 1 8 2 8 2
Skate Duro 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 8 2 8 2 8 2
Soba 10 2 10 2 10 2 10 2 7 2 8 1 8 1 10 1
Sobola 10 2 10 2 7 2 8 2 10 2 10 1 9 2 10 2
Socilock 10 2 10 2 8 2 8 2 9 1 10 1 8 2 8 1
Sofacada 10 2 10 2 8 2 8 1 8 1 8 2 8 2 8 2
Sofala 10 2 10 2 8 2 10 2 9 2 8 1 6 2 8 2
Sogid 10 2 10 2 10 2 7 2 8 2 10 1 8 1 7 2
Soldado 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 7 1 10 2 8 1
Solidó 10 2 10 2 10 2 10 2 10 1 8 1 8 2 8 1
Solomio 10 2 10 2 8 2 10 2 8 1 8 2 8 2 7 2
Somadul 10 2 10 2 10 2 10 2 10 1 7 2 7 2 8 2
Somaro 10 2 10 2 10 2 9 1 10 2 8 1 7 2 9 2
Sombrero 10 2 10 2 10 2 8 2 8 1 8 2 0 0 0 0
Sónia Valeira 10 2 10 2 10 2 8 2 8 1 10 1 10 2 10 2
Soon 10 1 10 2 10 2 10 2 10 1 8 1 8 1 8 1
Sorgan 10 2 10 2 9 2 10 2 10 2 8 1 8 2 8 2
Sortus 10 2 10 2 8 2 10 2 10 1 7 1 8 1 7 2
Sossavart 10 1 10 2 8 2 8 2 8 2 8 1 6 2 0 0
Sota 10 2 10 2 10 2 10 2 10 1 8 1 8 2 8 2
Sotil 10 2 7 2 8 2 10 2 10 1 8 1 8 2 8 1
Soutelo 10 2 10 2 10 2 10 2 10 1 8 1 7 1 7 1
Spice Girl 10 2 10 2 7 2 8 1 10 1 10 2 8 2 10 2
Spiridon 10 2 10 2 10 2 8 2 8 2 8 1 8 2 8 2
Spirou 10 2 10 2 10 2 8 2 0 0 0 0 0 0 0 0
Sr. X 10 2 10 2 10 2 10 2 9 1 0 0 0 0 0 0
Sr. Y 10 2 10 2 8 2 10 2 8 2 7 1 8 2 0 0
Sr. Z 10 2 10 2 8 2 7 2 8 1 8 2 7 2 8 2
Srimp 8 2 10 2 10 2 10 2 7 2 8 2 8 2 8 2
Stanley Roy 10 2 10 2 10 2 10 2 8 2 7 2 7 1 0 0
Start Pool 10 2 10 2 10 2 8 2 10 2 8 2 8 1 8 2
Starus 10 2 10 2 8 2 8 2 10 2 8 1 8 2 10 2
State 01 10 2 10 2 10 2 10 2 8 2 10 2 7 1 7 2
Stepup 10 2 10 2 10 2 10 2 10 1 8 1 8 2 7 1
Stic 10 2 10 2 10 2 10 2 8 2 8 2 7 2 10 2
Streta 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 7 1 8 2 8 2
Stulli Gal 10 2 10 2 10 2 8 1 7 2 8 1 7 2 8 2
Stum 10 2 10 2 10 2 10 1 9 2 8 1 8 2 7 2
Submar 10 2 10 2 7 2 9 1 0 0 0 0 0 0 0 0
Sul Airam 10 2 10 2 10 2 7 2 0 0 0 0 0 0 0 0
Sulipa 10 2 10 2 10 2 10 2 10 1 8 2 8 2 8 1
Sulmar 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 10 1 8 2 8 2
Sultão 10 2 10 2 10 1 8 2 10 2 8 1 10 2 10 2
Sultão Zonzo 10 2 10 2 8 2 8 2 8 1 8 2 0 0 0 0
Suna Tarik 10 2 10 2 8 2 10 2 8 2 8 1 8 2 7 2
Sunita 10 2 10 2 8 2 10 2 8 1 8 2 6 2 0 0
Super Alpha 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 7 2 8 2 8 2
Super Beta 10 2 10 2 10 2 10 2 7 2 7 1 8 2 8 2
Super Cola 10 2 10 2 10 2 7 2 8 1 8 2 10 2 8 2
Super Dragon 10 2 10 2 10 2 10 2 7 2 10 1 10 2 9 2
Super Homem 10 2 10 2 8 2 10 1 9 2 8 1 0 0 0 0
Super Jack 10 2 10 2 10 2 8 2 8 2 8 1 8 2 7 2
Super Light 10 2 10 2 10 2 10 1 8 2 8 2 8 1 9 1
Super Man 10 2 10 2 10 2 10 2 7 1 0 0 0 0 0 0
Super Tónio 10 2 10 2 10 2 10 2 9 2 8 1 8 2 8 2
Super Xis 10 2 10 2 8 2 8 2 8 1 7 2 7 2 8 2
Suraia 10 2 10 2 10 2 10 1 8 1 8 1 8 1 7 2
Surra 10 2 10 2 10 2 10 2 7 1 8 1 8 2 8 2
Surrela 10 2 10 2 7 2 7 1 8 1 10 2 8 2 7 2
Susso 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 9 2 8 2
Syd 10 2 10 2 10 2 10 1 8 2 8 1 8 2 10 1
Syriza 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 8 1 8 1 8 2
T Al 10 2 10 2 10 2 9 2 8 2 8 1 10 2 8 1
T Antenor 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 7 1 8 2 8 2
T Brilhante 10 2 10 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0
T Elliot 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 8 2 7 2
T Mélia 7 2 10 2 10 2 10 2 10 1 10 1 8 2 8 2
T T 10 2 10 2 8 2 8 2 8 1 8 2 0 0 0 0
T Xara 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 8 2 8 2 10 2
T&Q 10 1 10 2 8 2 8 2 8 1 8 2 8 2 8 1
Taar 10 2 10 2 10 2 10 2 9 2 7 1 7 2 8 2
Tabalo 10 2 10 2 10 2 8 2 8 2 8 2 8 2 7 2
Taka Takata 8 2 10 2 10 2 8 2 8 2 8 1 8 1 8 2
Talismã 10 2 10 2 8 2 10 2 7 2 7 2 0 0 0 0
Tânia Brito 10 2 10 2 10 2 8 1 10 1 10 1 10 2 7 2
Tanino 10 2 10 2 10 2 9 2 8 2 8 1 8 2 8 2
Tanita Tananca 10 2 10 2 10 2 8 2 8 2 8 2 8 2 7 1
Tanka Tânya 10 2 10 2 10 2 10 2 8 2 8 1 8 2 10 2
Tanoeiro 10 2 10 2 10 2 10 2 8 2 10 2 8 1 8 2
Tanso Tenso 10 2 10 2 9 2 8 2 10 2 7 1 7 2 8 2
Tantan  10 2 10 2 10 2 10 2 7 2 8 1 8 1 7 2
Tao Li 10 2 10 2 7 2 8 2 8 1 8 1 8 2 8 2
Tao Tao 10 2 10 2 7 1 8 2 8 2 8 2 8 2 8 1
Tapico 10 2 10 2 10 2 8 1 7 1 8 1 10 2 8 2
Tapioca 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 10 2 8 1 7 2
Tara 10 2 10 2 8 2 7 2 10 1 7 2 7 2 8 1
Tara Kali 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 8 2 8 2 8 2
Tarano 10 2 10 2 7 2 10 2 10 1 7 1 8 2 8 1
Tarântula 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 9 1 8 2
Tareco 10 2 10 2 10 2 7 2 8 2 8 2 6 2 0 0
Tarik Az 10 2 10 2 10 2 10 2 8 2 8 2 8 2 8 2
Tarra 10 2 10 2 10 2 10 2 7 1 8 1 8 2 8 2
Tarra Mecce 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 7 2 6 2 7 2
Tartufo 10 2 10 2 8 2 10 1 7 0 0 0 0 0 0 0
Tascoto 10 2 10 2 8 2 10 2 10 1 8 1 10 2 10 2
Tavirense 10 2 10 2 10 2 7 1 10 2 8 1 8 1 8 2
Tazo 10 2 10 2 10 2 10 2 8 2 0 0 0 0 0 0
Teatrina 10 2 10 2 10 2 9 2 10 2 8 2 8 2 8 2
Teia 10 2 10 2 10 2 8 2 8 2 8 2 8 2 7 1
Teia da Morte 10 2 10 2 10 2 8 2 8 2 8 1 7 2 10 2
Telma Sousa 10 1 10 2 8 2 8 2 7 2 7 1 8 1 8 2
Telmo Fischer 10 2 10 2 8 2 10 2 8 2 8 2 8 2 8 2
Tena 10 2 10 2 10 2 8 2 7 1 8 1 8 1 7 2
Tenente Lis 8 2 10 2 10 2 8 2 8 2 10 1 7 2 8 2
Tenzing 10 2 10 2 10 2 8 2 10 2 8 1 8 2 8 2
Teodoro Morais 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 8 2 7 2 9 2
Teresa 10 2 10 2 8 2 10 2 8 2 7 1 6 2 8 1
Teresa Afonso 10 2 10 2 10 2 7 2 0 0 0 0 0 0 0 0
Teresa Belita 10 2 10 2 8 2 10 2 10 1 8 1 8 2 7 2
Teresa Cádis 10 2 10 2 10 2 10 2 8 2 7 1 8 1 8 2
Teresa Pina 10 2 10 2 10 2 7 2 10 2 8 2 8 2 8 2
Teresa Z 10 2 10 2 9 2 10 2 10 2 8 2 7 2 10 2
Terramar 10 2 10 2 8 2 9 1 0 2 0 0 0 0 0 0
Testa Rossa 10 2 10 2 8 2 10 2 8 2 8 1 8 1 10 2
Testudo 10 2 10 2 10 2 8 1 0 0 0 0 0 0 0 0
Tetra 10 2 10 2 7 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Tevê 10 2 10 2 10 2 8 2 8 1 7 2 8 2 10 2
The Arciolan 10 2 10 2 10 2 7 2 10 2 10 1 6 2 0 0
The Beatles 10 2 10 2 10 2 7 2 8 2 8 1 10 2 8 2
The Bilas 10 2 10 2 10 2 8 2 8 1 8 2 10 1 10 1
The Bizard 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 8 2 8 2 8 2
The Bocas 10 2 10 2 10 2 10 1 10 2 8 1 8 1 8 2
The Boss 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 7 1 8 2 8 1
The Carol 10 2 10 2 8 2 8 1 7 1 0 0 0 0 0 0
The Charlotte 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 7 2 10 2
The East-Least 10 2 10 2 10 2 10 2 10 1 7 2 8 2 7 2
The Japan 10 2 10 2 10 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
The Jubber 10 2 10 2 10 2 7 2 8 2 8 1 8 2 8 1
The Lartiste 10 2 10 2 10 2 8 2 8 2 7 2 7 2 7 2
The Lion King 10 2 10 2 8 2 8 2 7 1 0 0 0 0 0 0
The Liric 10 2 10 2 8 2 10 2 10 2 8 1 8 2 8 2
The Lucas Star 10 2 10 2 8 2 8 2 8 1 8 1 0 0 0 0
The Marvel 10 2 10 2 8 2 8 2 10 1 8 1 8 1 8 2
The Special 10 2 10 2 10 2 8 2 8 1 8 1 8 2 10 1
The Xica Light 10 2 10 2 7 2 10 1 8 2 8 1 7 2 8 2
The Zanath 10 2 10 2 10 2 8 2 10 2 7 2 8 2 8 2
Thomas 8 2 10 2 10 2 8 2 9 1 8 1 8 2 7 2
Tia Larocas 10 2 10 2 10 2 7 2 8 1 7 1 8 2 8 2
Tia Mia 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 7 2 7 1
Tiago Vez 10 2 10 2 10 2 8 2 10 1 7 1 8 2 10 2
Tiago Vitória 10 2 10 2 8 2 8 2 10 1 8 2 8 2 10 2
Tião 10 2 10 2 9 2 10 2 10 1 7 1 7 1 8 2
Tifany 10 2 10 2 10 2 9 1 8 2 8 1 8 2 10 1
Tigana 10 2 10 2 10 2 9 2 10 2 8 1 10 1 8 1
Tiger List 10 2 10 2 10 2 8 1 0 0 0 0 0 0 0 0
Tijuana 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 7 2 7 2 8 2
Tiko 10 2 10 2 10 2 10 1 7 2 0 0 0 0 0 0
Tilim 10 2 10 2 10 2 10 1 10 2 8 1 9 2 8 2
Tillo Boss 10 2 10 2 10 2 10 1 8 2 8 1 8 2 8 2
Timão 10 2 10 2 10 2 7 2 10 1 7 1 6 2 7 2
Tino 10 2 9 2 10 2 10 2 8 1 0 0 0 0 0 0
Tino Abreu 10 2 10 2 10 2 8 2 10 2 10 1 7 2 10 2
Tino Banonas 10 2 10 2 7 2 10 2 10 2 8 2 8 2 8 2
Tino Elias 10 2 10 2 10 2 10 2 10 1 8 1 8 2 8 1
Tino Serra 10 2 10 2 10 2 8 2 7 2 8 2 0 0 0 0
Tino Serrão 7 2 10 2 8 2 10 2 7 2 8 1 8 2 9 2
Tinov 10 2 10 2 8 2 10 2 7 2 7 1 10 2 8 2
Tio Nacho 10 2 10 2 10 2 8 2 8 1 0 0 0 0 0 0
Tio Olhinhos 10 2 10 2 10 2 8 2 8 2 8 1 8 1 7 1
Tiranossauro 10 2 10 2 10 2 10 2 7 1 7 1 8 2 8 2
Tiranus 10 2 10 2 8 2 10 2 7 2 8 1 8 2 7 2
Titta 10 2 10 2 10 1 10 2 9 2 8 2 7 2 8 2
Titus Smiley 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 8 2 8 2
Tlocaletla 10 2 10 2 10 2 10 1 10 2 8 1 7 2 8 2
10 2 10 2 10 2 9 2 8 1 8 2 8 1 8 1
Tó Almeida 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 7 1 8 2 7 2
Tó Azinho 10 2 10 2 10 2 8 2 8 2 8 1 8 1 8 2
Tó Barbosa 10 2 10 2 8 2 8 2 10 2 7 1 8 2 10 1
Tó Bimbo 10 2 10 2 8 2 8 2 7 2 8 2 8 2 10 2
Tó Corneta 10 2 10 2 7 2 8 2 7 2 0 0 0 0 0 0
Tó Dani 10 2 10 2 8 2 10 1 10 1 9 1 7 2 8 2
Tó Jó 10 2 10 2 10 2 8 2 8 2 7 1 7 2 8 2
Tó Mané 10 2 10 2 8 2 8 2 10 1 8 2 8 2 8 1
Tó Nano 10 2 10 2 10 2 8 2 8 1 8 1 8 2 7 2
Tó Olavo 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 8 1 7 2 8 2
Tó Oliveira 10 2 10 2 10 2 8 2 7 2 7 2 8 1 7 2
Tó Santos 10 2 10 2 8 2 10 2 10 1 8 1 0 0 0 0
Tó Serra 10 2 10 2 8 2 7 1 0 2 0 0 0 0 0 0
Tó Silva 10 2 10 2 10 2 7 2 10 2 7 1 6 2 8 2
Tobuz 10 2 10 2 9 2 10 1 8 2 8 1 8 2 7 1
Tocali 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 8 2 7 2 8 2
Today Good 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 7 1 7 2 7 2
Toddy Bell 10 2 10 2 10 2 10 2 9 1 8 1 8 1 7 2
Tofim 10 2 10 2 10 2 10 2 8 2 8 2 10 2 7 2
Tola Big 10 2 10 2 0 2 10 2 8 2 7 1 8 2 8 2
Tola de Platina 10 2 10 2 10 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Tola Meco 10 2 10 2 10 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Tolas 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 0 0 0 0 0 0
Tolentino 10 2 10 2 7 2 8 2 8 2 8 1 10 1 10 2
Tolidó 9 2 10 2 10 2 8 1 0 0 0 0 0 0 0 0
Tolinhas 10 2 10 2 10 2 10 2 7 1 0 0 0 0 0 0
Tollan 10 2 10 2 10 2 10 2 8 2 8 1 9 2 8 1
Tongo 10 1 10 2 10 2 10 2 8 1 8 1 8 2 8 2
Toni Pratas 10 2 10 2 10 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Tordo Picão 10 2 10 2 8 2 10 1 7 2 8 1 7 2 7 2
Tortulho 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 7 2 8 2 8 2
Tournesol 10 2 10 2 10 2 10 2 10 1 8 1 8 1 7 2
Toy 10 2 10 2 8 2 10 1 8 2 8 1 8 2 9 2
Toygrosso 10 2 10 2 10 1 10 2 8 2 10 1 7 2 8 1
Tracy 10 2 10 2 8 2 10 2 8 2 8 1 10 2 10 2
Trapalhonni 10 2 10 2 8 2 8 2 8 2 8 1 6 1 0 0
Tre Moço 10 2 10 2 8 2 8 2 8 1 8 1 0 0 0 0
Trecolareco 8 2 10 2 10 2 10 1 7 2 7 2 8 2 8 2
Treko 10 2 10 2 8 2 10 2 9 1 8 1 8 2 8 2
Tremble 10 2 10 2 10 2 7 2 8 1 8 1 8 2 10 1
Tretas 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 8 2 8 2
Tríade Doyrada 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 10 2 8 1 8 2
Triângulo Vermelho 10 2 10 2 7 2 10 1 8 1 10 1 7 2 10 2
Trianon 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 10 1 8 2 10 2
Triartur 10 2 10 2 9 2 8 2 7 2 8 1 8 1 8 2
Triatleta 10 2 10 2 9 2 10 2 8 2 7 2 7 1 8 1
Trinca Espinhas 10 2 10 2 10 2 8 1 0 0 0 0 0 0 0 0
Trinitá 10 2 10 2 10 2 8 2 9 1 8 1 8 1 8 2
Trinor 10 2 10 2 10 2 8 2 8 2 8 1 8 1 8 2
Trio Coxo 10 2 10 2 10 2 8 2 8 1 8 2 7 2 8 2
Trio Plasma 10 2 10 2 8 2 10 2 10 1 7 1 6 2 8 1
Tripeiro 10 2 10 2 10 2 8 2 10 1 8 1 10 2 8 2
Triplo A 10 2 10 2 8 2 10 2 8 1 7 2 10 2 7 2
Trish 10 2 10 2 8 2 10 2 10 1 8 1 10 2 8 2
Tritão 10 2 10 2 10 2 8 1 0 0 0 0 0 0 0 0
Trivela 10 2 10 2 10 2 10 2 8 2 8 1 7 1 8 2
Tro(i)ka 10 2 10 2 10 2 10 2 10 1 8 1 8 2 10 2
Troca Tintas 7 2 10 2 10 2 10 2 10 2 8 2 8 1 8 1
Troca Troika 10 2 10 2 10 2 8 2 10 2 8 1 8 2 8 2
Troikeiro 10 2 10 2 10 2 9 2 8 2 7 1 7 2 0 0
Troikinha 10 2 10 2 10 2 10 2 10 1 8 1 8 2 8 2
Troikosta 10 2 10 2 10 2 10 2 9 2 7 2 9 2 8 2
Troll 10 2 10 2 10 2 7 1 10 1 8 1 6 1 0 0
Tropa K 10 2 10 2 8 2 10 2 10 2 8 1 8 1 8 2
Tropez 10 2 10 2 8 2 8 1 7 2 8 1 0 0 0 0
Trotinetas 10 2 10 2 8 2 10 2 8 2 8 1 8 2 8 2
Trovador 10 2 10 2 8 2 7 2 7 2 7 1 8 2 8 2
Truck Man 10 2 10 2 10 2 7 2 7 1 8 1 8 2 7 1
Tu Sipras 10 2 10 2 7 2 10 2 8 2 8 1 8 1 9 2
Tube Borges 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 7 2 8 2
Túlipa Negra 10 2 10 2 10 2 10 2 8 2 0 0 0 0 0 0
Turista 10 2 10 2 10 2 10 2 8 2 10 2 7 2 8 2
Turpim 10 2 10 2 10 2 8 2 8 1 8 1 8 2 8 2
Tuta & Tita 10 2 10 2 10 2 10 1 7 2 8 1 8 2 10 2
Tutano Dourado 10 2 10 2 10 2 9 2 10 2 8 2 10 1 7 2
Tuxa 10 2 10 2 10 2 10 1 10 2 8 1 8 2 8 2
Twenty Four 10 2 10 2 9 2 10 2 8 2 10 2 8 2 8 1
Txis 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 0 0 0 0 0 0
U 10 2 10 2 10 2 7 2 7 2 8 1 10 2 7 2
U Ecco 10 2 10 2 8 2 10 2 8 2 8 1 8 2 10 2
Ubaldo Pinoia 10 2 10 2 8 2 10 2 7 2 8 2 8 2 8 2
Ubi 10 2 10 2 10 2 8 1 8 2 8 2 8 2 8 1
Ubulino 10 2 10 2 10 2 8 2 10 1 8 1 8 2 10 2
Uburu 10 1 10 2 10 2 10 1 10 1 7 2 8 2 10 2
Udaca 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 7 1 8 2
Udino 10 2 10 2 8 1 8 2 0 0 0 0 0 0 0 0
Udorico 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 8 1 8 2 8 2
Uducuru 10 2 10 2 10 2 10 2 9 2 7 2 8 2 8 2
Udumastic 10 2 10 2 10 2 8 1 8 2 8 1 7 2 7 2
Ufo 10 2 10 2 10 2 10 2 7 2 8 1 8 1 8 2
Ultra 10 2 10 2 8 2 8 2 10 1 8 1 8 2 7 1
Uniaque 10 2 10 2 8 2 7 2 10 2 8 2 8 1 8 2
Unicafor 10 2 10 2 10 2 8 2 8 1 8 1 8 1 8 1
Unilateral 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 8 1 7 2
Unima 10 2 10 2 10 2 10 1 8 2 8 1 9 2 7 2
Universal 10 2 10 2 7 2 7 2 8 2 10 2 8 2 7 2
Uno 10 2 10 2 10 2 10 1 10 1 8 1 8 2 7 2
Urso Pardo 10 2 10 2 9 2 10 2 8 1 8 1 7 2 8 1
Urso Sentado 10 2 10 2 9 2 8 2 10 1 8 2 6 2 0 0
Urso Zaruco 10 2 10 2 10 2 10 2 8 2 10 1 8 2 8 2
Ursulino 10 2 10 2 8 2 10 2 7 2 7 1 0 0 0 0
Urtigas 8 2 10 2 8 2 10 2 7 2 8 1 10 2 8 2
V 10 2 10 2 8 2 7 2 9 1 8 1 8 2 7 2
V B 10 2 10 2 10 2 10 1 8 2 8 2 8 2 7 1
V M 10 2 10 2 10 2 10 2 7 1 8 1 8 1 8 2
V Mindelo 10 2 10 2 8 2 7 2 7 1 7 2 0 0 0 0
V P 10 2 10 2 8 2 7 2 8 2 8 1 10 2 10 2
V Solo 10 2 10 2 8 2 7 2 8 2 7 1 8 1 8 2
V X 10 2 10 2 10 2 7 2 7 1 8 1 8 2 10 2
Vadur 10 2 10 2 7 2 7 2 9 2 8 2 8 2 7 1
Valério 10 2 10 2 8 2 10 1 10 1 8 1 8 2 8 2
Valeuro 10 2 10 2 10 2 8 2 8 1 8 1 7 2 8 2
Valquíria 10 2 10 2 10 2 8 1 8 2 8 1 8 1 8 2
Vamp 10 2 10 2 10 2 7 1 7 1 8 1 8 2 7 2
Vamp 99 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 7 2 8 2
Vampirella 10 2 10 2 10 2 10 2 8 2 8 1 8 2 10 2
Vampirina 10 2 10 2 10 2 7 2 9 2 7 2 8 2 8 2
Vampiro Azul 10 2 10 2 8 2 7 2 8 2 9 1 7 1 8 2
Vampiro do Ó 10 2 10 2 8 2 10 1 10 2 8 2 10 2 8 2
Vampiro Sapão 10 2 10 2 10 2 10 2 10 1 8 1 8 2 10 1
Van Biz 10 2 10 2 10 2 10 2 7 2 8 1 8 0 0 2
Van Duc 10 2 10 2 8 2 10 2 10 1 9 1 8 2 8 1
Vânia 10 2 10 2 10 2 7 2 8 1 10 2 8 2 8 2
Vari Sela 10 2 10 2 10 2 8 1 8 1 8 1 7 2 7 2
Vasquinho 10 2 10 2 8 2 7 2 8 2 8 2 9 1 10 2
Vasquito 10 2 10 2 9 2 8 2 8 2 8 1 6 2 8 2
Vata 10 2 10 2 10 1 8 1 7 2 8 1 8 1 8 2
Vax I 10 2 10 2 10 2 8 1 10 2 8 1 8 2 10 2
Vax II 10 2 10 2 10 2 8 2 0 2 0 0 0 0 0 0
Vax III 10 2 10 2 10 2 7 1 8 1 9 2 7 2 8 2
Vaz Fat 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 8 2 8 2
Vegetariano 10 2 10 2 8 2 10 2 10 1 8 1 10 2 8 1
Vela 10 2 10 2 8 2 7 2 10 2 7 1 8 2 7 2
Vendedor Pirado 10 2 10 2 10 2 7 1 0 0 0 0 0 0 0 0
Ventoinha 10 2 10 2 7 2 8 1 0 0 0 0 0 0 0 0
Vénus 10 2 10 2 10 2 7 1 8 2 8 1 10 2 8 2
Vera 10 2 10 2 10 2 8 1 8 2 8 1 8 2 10 2
Vera Lopes 8 2 10 2 7 2 10 2 7 1 8 2 8 1 8 2
Vera Xara 10 2 10 2 10 2 10 1 8 2 7 1 8 2 8 2
Verbatim 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2
Vercce 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 8 1 7 2
Verde Smart 10 2 10 2 10 2 8 2 8 1 7 1 7 2 8 1
Verdilhão 10 2 9 2 10 2 8 2 8 1 8 2 8 2 8 2
Vespa 10 2 10 2 10 2 10 2 7 2 7 1 8 2 8 2
Vetamina 10 2 10 2 8 2 7 2 10 2 8 1 7 2 10 2
Vetux 10 2 10 2 10 2 7 2 8 2 8 1 8 2 8 2
Vi Da 10 2 10 2 7 2 10 2 10 2 8 2 8 1 7 2
Via Verde 10 2 10 2 7 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0
Vicente Catruz 10 2 10 2 10 2 10 0 10 1 8 2 10 1 8 2
Vicktório 7 2 10 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Vidal 10 2 10 2 8 2 10 2 8 1 8 1 8 2 7 2
Vidal Cancela 10 2 10 2 8 2 8 2 8 2 8 1 8 2 8 2
Vigantol 10 2 10 2 7 2 8 2 9 2 7 2 8 2 9 2
Vikew 10 1 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 8 2 8 2
Villamorena 10 2 10 2 10 2 10 1 8 1 8 1 7 1 8 1
Vimaranense 10 2 10 2 10 2 10 2 8 2 7 2 8 2 8 2
Violinista 10 2 10 2 10 2 10 1 7 2 8 2 7 1 8 1
Violino 10 2 10 2 10 2 8 2 10 1 8 1 8 2 10 2
VIP 10 2 10 2 10 2 7 2 8 1 9 1 0 0 0 0
Virgílio 10 2 10 2 10 2 10 2 10 1 8 1 8 2 8 2
Virgílio Silva 10 2 10 2 8 2 10 2 8 1 8 1 8 2 8 2
Viriato 10 2 10 2 8 2 10 2 8 2 8 2 10 2 10 2
Virola 10 2 10 2 7 2 7 1 0 1 0 0 0 0 0 0
Virtual Boss 10 1 10 2 10 2 8 2 7 2 8 1 8 2 7 2
Visco Sagrado 10 2 10 2 10 2 8 2 0 0 0 0 0 0 0 0
Visionário 10 2 10 2 8 2 10 2 10 2 8 1 8 2 10 2
Vítor Maria 10 2 10 2 10 2 7 0 8 0 0 0 0 0 0 0
Vítor Patrício 10 2 8 2 10 2 10 1 10 2 8 1 8 2 8 2
Vitorino 10 2 10 2 8 1 10 2 8 2 7 2 7 2 8 2
Vizinho Cusco 10 2 10 2 10 2 7 2 8 1 8 2 8 2 7 2
Vodinar 10 2 10 2 7 2 7 2 10 2 10 2 6 1 8 1
Von Haan 10 2 10 2 10 2 10 1 8 2 8 1 8 2 9 2
Von Herman 10 2 10 2 10 2 8 2 10 2 10 2 7 2 8 2
Von Strugger 10 2 10 2 10 2 8 1 7 1 8 2 8 2 8 2
Vulcão 10 2 10 2 10 2 10 2 8 2 8 2 7 2 8 2
Vulk 8 2 10 2 10 2 10 2 7 1 8 2 8 2 7 1
Vuvu 8 2 10 2 8 2 8 2 8 1 8 1 7 1 10 2
Wagner Cuba 10 2 10 2 10 2 8 2 9 1 7 2 8 2 10 2
Walking Pass 10 2 10 2 10 2 8 2 7 2 0 0 0 0 0 0
Wanda 10 2 10 2 10 2 7 1 0 0 0 0 0 0 0 0
Wanda Mila 10 2 10 2 8 2 8 2 8 2 8 1 8 2 8 2
WB 10 2 10 2 10 2 7 2 8 1 8 1 7 2 8 2
Werr 10 2 10 2 10 2 10 2 10 1 7 2 8 2 8 2
Westblog 10 2 10 2 7 2 9 1 10 2 8 1 7 1 8 1
White Brick Hall 10 2 10 2 10 2 8 2 8 2 8 1 8 2 10 2
White Laser 10 2 10 2 10 2 8 2 7 2 8 1 8 1 7 2
Wimpee 10 2 10 2 7 2 8 2 8 2 8 2 8 2 10 2
Wimsey 10 2 10 2 10 2 8 1 0 0 0 0 0 0 0 0
Wipp 10 2 10 2 7 2 10 2 10 1 10 1 10 2 8 2
Wolfe 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 8 1 8 2 8 2
Wood Casual 10 2 10 2 10 2 10 2 8 2 8 2 8 2 7 2
Www 10 2 10 2 10 2 10 2 7 1 7 1 0 0 0 0
X 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 7 1 10 2 9 1
X Edevaldo 10 2 10 2 10 2 7 1 10 2 8 2 8 2 8 2
X Y Z 10 2 10 2 10 2 9 2 8 2 8 1 8 1 8 2
X2 Oz 10 2 10 2 8 2 10 1 8 2 8 1 7 2 8 1
10 2 10 2 7 2 10 2 8 2 8 1 8 2 7 2
Xabi 10 2 10 2 10 2 8 2 9 2 8 1 8 1 7 2
Xabrês 10 2 10 2 10 2 8 2 8 2 8 1 7 2 9 2
Xakal 10 2 10 2 10 2 8 2 8 1 8 1 0 0 0 0
Xanfras 10 2 10 2 8 2 10 2 10 1 7 1 9 2 10 2
Xeltox 10 2 10 2 8 2 8 2 8 2 8 2 8 2 10 2
Xeretta 10 2 8 2 10 2 8 2 10 2 8 1 8 2 10 2
Xico Esperto 10 2 10 2 10 2 9 2 7 2 9 2 8 2 8 2
Xico Milas 10 2 10 2 8 2 8 2 8 1 8 2 8 2 8 2
Xila 10 2 10 2 9 2 10 1 10 2 8 2 8 2 7 1
Xilindró 44 10 2 10 2 10 2 10 2 10 1 8 1 8 2 8 2
Xis 10 2 10 2 10 2 10 1 10 2 9 1 8 1 7 2
Xispêtêó 8 2 10 2 9 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Xlem 10 2 10 2 10 2 8 2 8 1 0 0 0 0 0 0
Xóxó 10 2 10 2 7 2 8 2 9 2 8 1 7 2 8 2
Xuta & Corre 10 2 10 2 8 2 10 2 8 1 8 1 8 2 8 2
Ya Meu 10 2 10 2 7 2 10 2 7 1 0 0 0 0 0 0
Yahoo 10 2 10 2 10 2 10 2 10 1 8 1 8 2 10 2
Yang Chan 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 7 2 8 1 8 2
Yannik 10 2 10 2 10 2 7 1 8 1 8 1 7 2 8 2
Yek 10 2 10 2 8 2 10 2 8 2 8 1 8 2 8 2
Yrinn 10 2 10 2 10 2 7 2 8 1 7 2 8 2 8 2
Yull 7 2 10 2 10 2 10 2 10 2 7 2 8 2 7 1
Yut Agar 10 2 10 2 10 2 10 2 10 1 8 1 9 2 8 2
Yutelmi 10 2 10 2 10 2 10 2 8 2 8 1 8 2 8 2
Z 10 2 10 2 7 1 0 2 0 1 0 0 0 0 0 0
Z L R L 10 2 10 2 10 2 8 2 10 1 7 2 6 2 7 2
Z P 10 2 10 2 10 2 8 1 8 2 8 1 8 2 9 2
Zaah 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 8 2 8 1 8 1
Zabiá 10 2 10 2 10 2 10 1 8 1 8 2 7 2 8 2
Zana Xita 10 2 10 2 10 2 10 2 7 2 7 1 8 2 7 2
Zappa 10 2 10 2 8 2 10 1 8 1 10 2 9 2 7 1
Zarim Gago 10 2 10 2 7 2 8 2 10 2 8 2 8 2 8 2
Zarú 10 2 10 2 7 2 8 2 8 1 7 1 8 1 8 2
Zázá 10 2 10 2 8 2 10 2 8 1 8 1 8 2 8 2
Zazu Trevo 10 2 10 2 7 2 8 2 7 1 8 2 9 2 7 1
10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2
Zé Alberto 10 2 10 2 10 2 10 1 10 2 8 1 9 2 7 2
Zé Bacalhau 10 2 10 2 7 2 10 2 9 2 8 2 9 2 10 2
Zé Bagulho 10 2 10 2 10 2 8 2 8 1 10 1 10 1 10 2
Zé Carioca 10 2 10 2 10 2 10 2 8 2 8 1 8 1 10 2
Zé de Nisa 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 0 0 0 0 0 0
Zé do Castelo 10 2 10 2 10 2 8 2 8 2 8 1 8 2 8 2
Zé do Moinho 10 2 10 2 10 2 8 2 7 1 0 0 0 0 0 0
Zé Elástico 10 2 10 2 10 2 8 2 8 1 8 1 8 2 8 2
Zé Ferry 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 7 2 8 2
Zé Hilário 10 2 10 2 8 2 10 2 8 2 8 1 10 2 8 1
Zé Ireneu 10 2 10 2 7 2 8 2 8 2 7 1 6 1 7 2
Zé Janeca 10 2 10 2 10 2 8 2 7 2 8 2 8 2 8 1
Zé Jonas 10 2 10 2 10 2 8 2 8 1 8 2 8 2 10 2
Zé Matulão 10 2 10 2 10 2 8 2 8 2 8 2 9 2 10 2
Zé Mula 10 2 10 2 10 2 8 2 10 1 8 1 8 2 8 2
Zé Noras 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 7 1 8 1 8 2
Zé Pinhão 10 2 10 2 10 2 10 1 10 1 7 1 8 2 7 2
Zé Portuga 10 2 10 2 10 2 10 2 10 1 7 2 7 2 8 1
Zé Puré 10 2 10 2 10 2 10 2 8 2 10 2 8 2 10 2
Zé Rambo 10 1 10 2 10 2 10 2 7 2 8 1 8 2 8 2
Zé Valente 10 2 10 2 10 2 8 2 9 1 8 2 8 1 8 1
Zé Vilela 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 8 2 8 2
Zé Vinhais 10 2 10 2 10 2 8 1 8 1 8 1 7 1 8 2
Zé Xarope 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 10 2 8 2 8 2
Zé Zarolho 10 2 10 2 10 2 10 2 10 1 8 1 8 1 7 2
Zé Zero 10 2 10 2 8 2 8 2 0 0 0 0 0 0 0 0
Zeca 10 1 10 2 10 2 8 2 8 1 8 2 9 2 7 2
Zeca Lupas 10 2 10 2 10 2 10 2 8 2 8 1 8 2 10 2
Zeca Poirot 10 2 10 2 10 2 10 1 8 2 8 1 8 2 8 1
Zélia 8 2 10 2 8 2 7 2 0 0 0 0 0 0 0 0
Zendoff 10 2 9 2 10 2 10 2 10 1 8 2 10 2 8 2
Zermú 10 2 10 2 10 2 10 2 8 1 8 1 8 2 8 2
Zezé 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 7 1 7 1 7 2
Zezé Gordo 10 2 10 2 10 2 10 1 10 1 8 1 7 2 8 2
Zona J 10 2 10 2 10 2 7 2 8 1 8 2 8 2 8 2
Zorba Syriza 10 2 10 2 10 2 8 2 9 1 8 2 7 2 8 1
Zorro 10 2 10 2 8 2 10 2 7 2 8 1 8 2 8 2
Zubulanda 10 2 10 2 10 2 10 2 10 1 8 2 6 1 0 0
Zuca Maria 10 2 10 2 7 1 9 2 8 2 8 1 8 2 10 2
Zurc 10 2 10 2 10 2 10 2 10 1 8 1 10 2 8 2
Zurrapão 10 2 10 2 10 2 10 2 10 2 7 1 8 1 8 1
Zuzarte 8 2 10 2 10 2 7 1 8 2 8 1 8 1 10 2
Zzz 10 2 10 2 10 2 10 2 9 2 8 2 8 2 8 2