quinta-feira, 28 de maio de 2009

NOVAS

Há notícias no horizonte!
I
A Tertúlia Policiária da Liberdade deu a conhecer, para publicação, os contos premiados no Concurso que ela levou a cabo aquando do V Convívio da TPL que teve lugar no passado dia 17 de Maio em Cabanas de Viriato.

O CRIME PÚBLICO já havia interrogado sobre o que a TPL pensava fazer aos trabalhos, afastada que parecia estar a publicação dos mesmos em forma de livro ou brochura.

Tivemos agora a resposta e pensamos organizar uma publicação aqui mesmo, no CRIME PÚBLICO, com a dignidade que a iniciativa nos deve merecer.

Pedimos, apenas, um pouco mais de tempo - esse mesmo que nos faz tanta, tanta falta porque por aqui os dias continuam a ter só 24 horas!

II

A secção POLICIÁRIO do PÚBLICO vai, possivelmente, ter algumas alterações, no que respeita às competições para a próxima época.
Já na secção deste domingo iremos abrir uma ponta do véu, mas afirmamos que ainda vamos entrar numa fase de auscultação e discussão, para a qual chamamos todos os confrades.
Tornar a competição mais forte e, ao mesmo tempo, não excluir ninguém da possibilidade de medir forças policiariamente falando, é a tarefa complicada em que estamos envolvidos.
Domingo, no PÚBLICO, teremos uma primeira abordagem, ainda parcelar e pouco concreta. Depois, aqui e lá, estaremos na crista da onda, em busca das melhores soluções, com a colaboração de todos!

11 comentários:

Anónimo disse...

Alterar a competição, como? Eu acho que está bem.
Deco

Anónimo disse...

Meu Caro LP
Eu penso que, mais importante do que falar em possíveis alterações para a próxima época, seria de publicar já o último problema do torneio desta época Para não quebrar o ritmo. Depois enquanto decorrer o tempo para as respostas então sim falar dessas tais alterações.
A época 2007/2008 ainda não foi encerrada, pelo menos os prémios ainda não foram entregues, e se mete agora outros assuntos no decorrer desta corre-se o risco de ela ir entrar pela época de 2009/2010 a dentro

Rip Kirby

Anónimo disse...

O que eu disse anteriormente não deve ser entendido como uma falta de interesse da minha parte pelo que serão as alterações referidas.
Estou ccurioso e interessado como sempre estive com tudo quanto ao policiário diz respeito.

Rip Kirby

Anónimo disse...

Ainda recentemente o Luis Pessoa publicou neste espaço um artigo onde entre outras coisas referia a dificuldade que há em penetrar no meio estudantil.
Mais recentemente, na reportagem sobre o convívio da TPL, escrita pelo, li que entre os presentes ao convívio, entre outras pessoas se encontravam um director e uma professora de português da Escola de Cabanas de Viriato que apoiou o concurso de contos.
Não serão estas duas pessoas uma excelente porta de entrada para o Policiário na referida escola.
Fácil? Difícil?
Não sei, mas não seria mal pensado que uma comissão de policiaristas tentasse uma entrevista com as duas pessoas referidas e lhes fizesse uma exposição sobre os benefícios que a prática do policiarismo iria trazer para o ensino doo português e não só. Essa comissão deveria também ir preparada para quebrar o mito de que a prática do policiário pode induzir à violência.
Nós sabemos que as televisões estão cheias de filmes, para a crianças e jovens, onde a viol~encia marca presença constante.

Rip Kirby

luis pessoa disse...

A época 2007/2008 está terminada!
Os prémios vão ser distribuidos em Coimbra, como é hábito, mas só após as férias, em princípio no dia 27 de Setembro.
A época 2008/2009 está a cumprir os prazos (é preciso não esquecer que a anterior entrou por esta dentro e quase "tramava" esta). Os seus prémios serão entregues algures para Abril/Maio de 2010.
Tudo sobre estas duas épocas está já estudado e programado, não há mais nada sobre organização. Falta só a publicação da prova n.º 8 e última, que vai ocorrer em 6 de Junho.
Tudo arrumado -para mim o arrumado é sinónimo de programado e definido, salvo algum imponderável que não vislumbro - é a proxima época que me anima e para a qual estou já "programado".
Quero ainda dizer que acabo por estar surpreendido com a forma como foi ultrapassada uma hecatombe que só eu sei o que foi e que exigiu uma sobrecarga inimaginável, para recuperar "coisas" desaparecidas, para voltar a ler e classificar MILHARES de soluções de vários problemas, pedir reenvios de soluções a muitos confrades, sei lá!
Posso agora confessar que estive quase, quase para largar tudo! Então quando uma época se misturou na outra...
Felizmente, com a colaboração de todos, as coisas lá foram caminhando, um passo em frente dois atrás, três em frente um atrás e por aí adiante, até hoje! Época 2007/2008 terminada, taças e medalhas a fazer, Setembro tudo despachado!
Época 2008/2009 a terminar, com todos os prazos cumpridos e a sobrar muita semana, agora que não temos mais maratonas de classificações!
Pergunto: O que vamos fazer daqui para a frente? Isso é o que mais me interessa neste momento, porque o resto é só "gestão corrente".
Amigo Rip Kirby, por cá já temos saudades de o encontrarmos e de falarmos sobre tudo e sobre nada, como era nosso hábito.
Estamos "em pulgas" por esse momento.
Receba um fortíssimo abraço,
LP

Anónimo disse...

Não conheço pessoalmente o Luís Pessoa, mas não percebo como pode ter tempo para tantas coisas. Secção, blog, faz problemas, classifica soluções, ainda arranja tempo para escrever contos e para ensaios sobre policiário, ainda, pelo que sei, vive em Marinhais e trabalha em Lisboa, três ou mais horas por dia só em deslocações.
Como é, não dorme?
Por mim, fazia-lhe uma estátua e uma homenagem como deve ser.

Deco

Anónimo disse...

Meu Caro
O meu escrito não pretendeu ser uma crítica. Eu apenas emiti uma opinião sobre o assunto em questão e nada mais do que isso. Eu sei que você tem as suas próprias programações a age de acordo com elas mas nós na maior parte das vezes estamos de fora.
Quando eu disse que a época 2007/2008 ainda não estava encerrada referia-me exactamente à ainda feita a distribuição dos prémios respectivos e neste aspecto permita-me que continui com a mesma opinião e isso nada tem a ver com os prémios que eventualmente eu tenha a receber.
Na minha opinião algo está encerrado quando nada mais há para fazer relacionado com esse algo.
Quanto às etacommbes eu sei ao que se refere e ainda recentemente, embora não tão grave quanto a sua, eu fui vítima de uma. O que me valeu foi o praso para o envio da solução para a prova N.° 7 ter sido adiado por uma semana. Nessa semana tive que refazer toda a solução que já estava pronta e que me desapareceu misteriosamente do computador.
Creio que, ao fim e ao cabo, isso até foi benéfico para mim.
Quanto à minha presença aí nos convívios ainda não sei quando isso será possível mas esse dia um dia chegará.
Um abraço

Rip Kirby

Anónimo disse...

Meu Caro Deco
Quando se gosta de uma ou várias coisas sempre se arranja um tempinho para elas.
Não sei se já aqui disse que eu tive um tempo em que para além de trabalhar 9 horas por dia, estudava à noite,era dirigente de uma colectividade de cultura e recreio e ainda exercia actividade politica.
Apesar disso eu respondia a todos os problemas que eram publicados, isto ainda no tempo de Mistério Policiário do Sete de Espadas e elaborava as classificações manualmente porque não tinha computador.
Portanto meu caro nunca se esqueça que querer é poder e que o amor seja ao que for sempre exige sacríficios.
Com isto não estou a querer tirar mérito ao Luis e até acho que uma homenagem seria justa.
Não chego à estátua porque acho isso um exagero seu.

Rip Kirby

Anónimo disse...

Claro Rip Kirby, era a brincar a estátua.
Deco

Anónimo disse...

Acho a ideia expressa no Público positiva!
10+10 vai ser giro...
Mas ... vê no que te metes, LP... Olha que a fruta é muita... A camioneta aguenta???

Anónimo disse...

Ao fim e ao cabo os problemas de rápidas nem irão ocupar muito mais o tempo do Luis. Afinal é apenas verificar se o concorrente colocou a + no lugar certo. Depois é só certas para um lado erradas para o outro e pronto. Mas por enquanto ainda é cedo para emitir opiniões

Rip Kirby