domingo, 16 de maio de 2010

POLICIÁRIO 982

TAÇA DE PORTUGAL EM CRESCENDO DE EMOÇÃO


No nosso espaço de hoje vamos divulgar os confrontos para a próxima eliminatória da Taça de Portugal, ficando cada “detective” a saber com quem vai medir forças nos desafios que publicámos nas duas semanas anteriores.
Vamos ainda ficar a conhecer a resposta correcta para o problema do confrade Paulo que constituiu a parte II da prova n.º 4.
Finalmente, vamos adiantar algo mais sobre o VI Convívio da Tertúlia Policiária da Liberdade, que vai ocorrer no próximo dia 30 de Maio, nas paisagens deslumbrantes da Arrábida, Azeitão, Sesimbra e onde se espera mais uma manifestação da camaradagem a amizade que é característica essencial do policiário.

CONFRONTOS PARA A 5.ª ELIMINATÓRIA

Depois de termos publicado nas duas semanas anteriores os desafios que compõem a prova n.º 5 das nossas competições, chegamos ao momento de divulgar os confrontos para mais uma eliminatória da Taça de Portugal, de modo a que cada um dos “detectives” que chegou a esta fase saiba quem é o seu próximo opositor.
Desta feita, estarão em competição por um apuramento, os 64 “detectives” que resistiram à eliminatória anterior e que se vão defrontar da forma seguinte:
Ego – Senhor Porco; Metrosex – AntonG; Alce Branco – Detective Roscas; Mandrake – Flo; Detective Jeremias – Passolini; A Luna – Inspector Gigas; Duca Holmes – Detective Cubano; Dr. Gismondo – Zé Bagulho; Vampirella – Zé; Mister H – Selfmademan; Refer – Vampiro O+; Monroe – Rip Kirby; Shakirá – Mordomo; Detective Mokada – Bernie Leceiro; Vampiro Sapão – Med Vet; D. Chicote – Inspector Juca; Merridale – Vicktório; Inspector Alegria – Paulo; Vampirina – Detective Xá Muteba; Mr. Ignotus – Detective Popular; Zé Ferry – Karl Marques; Inspector Aranha – Guarda Fios; A. Raposo & Lena – Harpadura; Eleutério Costa – Danielux; Inspector Jack – Agente Guima; Major Alvega – Daniel Falcão; Inspector Boavida – Marcos Celá; Família Holmes – Inspector Pi; Alves & C.ª – Xico Esperto; Professor Elyka – Avlis e Snitram; Dino Cartola – Inspector Sonntag e Deco – Vampiro Azul.


SOLUÇÃO DA PARTE II DA PROVA N.º 4
O MEU PRIMEIRO CASO, Original de PAULO

O confrade viseense Paulo deu ao seu desafio a seguinte solução:
A alternativa correcta é A – Filinto.
A situação não pode ter ocorrido como Filinto contou.
De acordo com a descrição:
a) O corpo estava paralelo à parede mais próxima;
b) O rosto estava virado para a porta;
c) O corpo estava atrás da cadeira;
d) A secretária, a cadeira e a janela estavam em frente à porta ;
e) A cabeça estava encostada ao rodapé.
Esta situação apenas permite colocar a vítima deitada debaixo da janela, encostada longitudinalmente ao rodapé, com os braços junto ao corpo.
Os olhos de Filinto ficariam pouco acima da base da janela e no canteiro também apenas existiam pegadas, não havendo indicação de qualquer outra marca de um objecto que ele utilizasse para se elevar.
Tendo a parede mais de meio metro de espessura, não seria possível, espreitando pela janela ver o corpo totalmente encostado ao rodapé.
Filinto só poderia saber que Almerindo estava caído naquele local, se tivesse estado dentro do escritório. Nesse caso mentiu sendo provavelmente o assassino.



VI CONVÍVIO DA TERTÚLIA DA LIBERDADE

Estamos cada vez mais próximos da data do grande evento que a TPL organiza todos os anos, desta feita na sua VI edição.
A TPL tem sido uma âncora muito importante na consolidação da vertente de convívio e confraternização dentro do Policiário, quer organizando os já tradicionais almoços da primeira quarta-feira de cada mês, no Restaurante do Museu do Teatro, em Lisboa, quer na organização anual do seu convívio.
Este ano e como já foi anunciado, o VI Convívio da Tertúlia Policiária da Liberdade vai decorrer no próximo dia 30 de Maio, no mesmo local onde ocorreu o de 2008, isto é, na Quinta do Rio, entre Azeitão e Sesimbra, perto da povoação de Alto das Vinhas.
Contando este ano com o patrocínio de “O Forno da Cidade” de Odivelas, terá o seguinte programa, sujeito às “derivações” que os confrades presentes queiram fazer:
11h00 – Início da concentração na Estalagem Quinta do Rio;
11h30 – Passeio pela quinta ou mergulho na piscina, facultativos;
12h00 – Enigma e Perguntas a Prémio;
12h30 – Prova de vinhos (Um espumante, um branco e dois tintos);
13h15 – Almoço;
15h00 – Homenagens da TPL.
Naturalmente que este evento, da maior importância para todos os praticantes do nosso passatempo policiário, não está fechado a quem não esteja em actividade ou a quem nunca o tenha abraçado. Pelo contrário, quem não for policiarista e desejar gozar a paisagem paradisíaca e umas horas de boa companhia, durante as quais poderá conversar sobre tudo o que entender, o melhor que tem a fazer é também inscrever-se e apresentar-se. Será muito bem-vindo!
O preço do almoço não sofreu alteração: 16 euros por adulto.
Todos os que desejarem começar na véspera, poderão dispor de quarto para duas pessoas e pequeno-almoço pelo preço especial de 50 euros.
Mas como todos devemos compreender, uma organização deste tipo obriga a algum planeamento logístico e daí ser necessária a marcação prévia, quer dos quartos, que terá de ser feita até 26 de Maio, quer do próprio almoço que deverá ser até ao dia seguinte, 27 de Maio.
Para que ninguém possa alegar falta de informação ou dificuldades no acesso à mesma, o blogue Crime Público, acessível em http://blogs.publico.pt/policiario, bem como a página do Clube de Detectives, em danielfalcao.net, terão todos os elementos para a tomada de decisão.
Também os organizadores estão prontos para tudo o que pretendam, para o que podem ser contactados pelos seguintes telemóveis: A. Raposo & Lena (966 173 648), Búfalos Associados (965 894 986) ou Nove (966 102 977).
E se o problema é chegar à Quinta do Rio, também pode tomar, desde já, as seguintes notas;
O acesso é pela EN 379, que liga Vila Nogueira de Azeitão a Santana/Sesimbra. Assim, vindo de Lisboa pela EN 10, mal se acaba de passar Brejos de Azeitão (antes de Vila Nogueira de Azeitão), corta-se à direita, para a EN 379, no sentido de Sesimbra. A entrada da Quinta do Rio aparece cerca de 5,5 km depois, à esquerda, numa subida e no início de uma curva para a direita. Vindo do lado de Santana, a entrada da Quinta surge à direita, cerca de 5,0 km depois de se deixar Santana, numa descida, a seguir ao Alto das Vinhas.
Arrábida, Azeitão, Sesimbra, são nomes que abrem o apetite para um dia bem passado, perto da natureza serrana e do mar. E se a eles juntarmos o do Policiário, ficamos com tudo para um dia perfeito, ou será que não?


Coluna do “C”

FALTAM 17 SEMANAS PARA A EDIÇÃO 1000

A época 2006/2007 terminou, em termos de decifração, com a consagração do confrade Daniel Falcão, mercê de uma autêntica lição de bem solucionar os enigmas propostos.
Foi sem qualquer surpresa que, depois de conquistar o título de Campeão Nacional de decifração e de erguer a Taça de Portugal, arrebatou também os troféus de Policiarista do Ano, à frente dos confrades Zé-Viseu e Onaírda, por esta ordem e de N.º 1 do ranking nacional, à frente dos mesmos confrades, mas por ordem inversa, Onaírda em segundo e Zé-Viseu em terceiro.
Na verdade, o comportamento competitivo do confrade Daniel Falcão foi demolidor e brilhante, marcando de forma excelente, uma época em cheio, marcada também por uma aproximação da nossa secção ao número mágico de 2000 “detectives”, que teimava em não ser alcançado!

Sem comentários: