domingo, 28 de fevereiro de 2010

POLICIÁRIO 971

SOLUÇÕES DA PRIMEIRA PROVA


Publicamos hoje as soluções dadas pelos seus autores, aos desafios que formaram a prova n.º 1 do Campeonato Nacional de 2010.

Solução de “Há Cada Queda!”, de H. Rái

Resposta: a certa é a alínea B.

A - a criada de quartos, porque afirmou que o hóspede tirava fotografias às aves e, na máquina, não havia qualquer ave fotografada?
Não pode afirmar-se que mentiu, pois sabemos que quem tem uma máquina fotográfica pode iludir quem olha, levando-o a julgar que se está tirando uma fotografia.

B - o empregado do bar, porque disse que bateu e entrou pois a porta estava no trinco e uma vez no quarto não mexeu em nada?
Este mentiu, pois havendo uma chave magnética esta não só controla a electricidade como a fechadura da porta, a qual não se pode verdadeiramente dizer que está no trinco, contrariamente ao que o empregado referiu, pois só abre com a passagem da chave pelo respectivo detector. Além disso, à hora a que a única fotografia da máquina foi registada já a vítima tinha caído da varanda e, no quarto, apenas estava o referido empregado. Por isso, só poderia ter sido este a tirar aquela fotografia, para o que teve necessariamente de mexer na máquina, contrariamente ao que afirmou.

C - a supervisora, porque o lavatório não é lugar onde apareçam pêlos da púbis e apenas pretendia incriminar a criada e proteger o gerente?
Esta também não mentiu, porque os pêlos da púbis podem aparecer em qualquer local de um quarto de hotel. Para além de já ter decorrido algum tempo entre a limpeza e a vistoria, seria a palavra da supervisora contra a da criada de quartos, o que torna a questão inconclusiva. Além disso, nada no texto permite justificar um relacionamento entre o gerente e a supervisora que a levasse a saber que ele teria morto o hóspede e a defendê-lo.


D - o gerente, porque tinha gostos bizarros, discutiram, mas não contou que o hóspede não foi em conversas e, por isso, lançou-o da varanda abaixo?
Não pode demonstrar-se que mentiu, pois não é possível encontrar no texto justificação para que as coisas se tivessem passado como aqui se especula.

Solução de “O Colar de Esmeraldas”, de Medvet

A troca foi feita três meses antes, quando o colar saiu do cofre. Bastos, teve tempo para arranjar uma cópia que pôs no embrulho antes de entrar no banco e depois de deixar a casa do patrão, pondo no cofre do banco a cópia. Ele era o único que podia tê-lo feito sem que ninguém desse por isso — nessa ocasião estava sozinho com a jóia e o colar estava fora da protecção quer do cofre da casa quer do banco. No baile ninguém deu por nada porque não era suposto que fosse uma cópia. Assim, quando se desse pela troca, podiam ter-se passado meses e o secretário estaria a salvo de suspeitas, mesmo porque o colar estaria guardado num outro sítio qualquer. O ladrão teve muito tempo para planear a troca e arranjar uma cópia.

COMENTÁRIO
Esta primeira prova registou vários aspectos que são dignos de conta.
Assim, na prova do confrade H. Rái, foram muitos os confrades que erraram por pormenores irrisórios, que julgávamos já não serem possíveis após quase 18 anos de Policiário nestas páginas.
Como sempre fomos dizendo, um caso policial não é para ser tratado como se fosse um processo menor. É evidente que todos andamos aqui pelo prazer que nos dá a decifração dos enigmas e tudo não passa de uma brincadeira inteligente. Mas há limites! Desde logo porque estamos a tratar com crimes, porque nos colocamos na pele dos investigadores e nos esforçamos por colher bem todas as indicações, com vista a podermos levar a tribunal o responsável pelo crime, com todas as provas que possam fazer com que a Justiça actue. Daí nós irmos frisando sempre a necessidade de uma investigação aprofundada, cuidadosa porque, se estivéssemos na vida real, um erro não poderia ser reparado e conduziria à libertação de um criminoso ou à condenação de um inocente.
Pois bem, uma grande parte dos confrades não respondeu ao que se pedia! Relembramos que tudo o que era solicitado era que cada concorrente indicasse a alínea que achava que respondia ao enigma proposto. Isso queria dizer que a resposta teria que ser A, B, C ou D, nada mais! Muitos dos confrades dissertaram, fizeram autênticos tratados de decifração, mas não referiram o essencial que era pedido: a alínea.
Desde sempre aceitámos que os confrades mais interessados dessem as suas explicações para as opções tomadas e daí não resulta qualquer problema, mas isso apenas depois de responderem àquilo que é exigido.
Todos os confrades que não indicaram a alínea por que optaram, foram penalizados.
O mesmo aconteceu a muitos “distraídos”, alguns com responsabilidades dados os resultados já obtidos em épocas anteriores, que inscreveram alíneas que não correspondem à opção tomada! Ou seja, indicaram a alínea C, por exemplo, mas a justificação que deram depois, conduzia à B. Nestes casos, em número bem maior do que se poderia pensar, o nosso procedimento só podia ser o de os penalizar com resposta incorrecta, uma vez que a alínea é aquilo que é pedido e nestes casos a alínea indicada foi outra.
E assim, uma prova que tinha tudo para ser um passeio para os nossos confrades, tornou-se uma fonte de perda de pontos, que colocam desde já alguns potenciais favoritos em desvantagem, logo ao primeiro desafio!
Relativamente ao problema da Medvet, este acabou por ser prejudicado por um erro na sua publicação, em que o texto foi alterado de modo ligeiro, mas suficiente para confundir e levar a conclusões diversas.
O texto original dizia: “O barão estava acompanhado do seu secretário, o qual viu a baronesa entregar o colar e dirigiram-se os dois para o estúdio, onde colocaram a jóia numa gaveta interior do cofre”.
O texto publicado referia: “O barão estava acompanhado do seu secretário, o qual viu a baronesa entregar o colar e dirigirem-se os dois para o estúdio, onde colocaram a jóia numa gaveta interior do cofre”.
Uma pequena troca de um a por um e ocasionou que no primeiro caso o barão com o secretário fossem guardar o colar e no segundo caso já fosse o barão com a baronesa efectuar essa acção.
A solução dada pela autora era uma das possíveis, mas outras poderiam ser encontradas, com mais ou menos criatividade, com o auxílio do erro referido, sendo as classificações, reflexo disso mesmo.

TODAS AS CLASSIFICAÇÕES

As classificações completas da prova n.º 1 estão já disponíveis no Crime Público, que pode ser acedido em http://blogs.publico.pt/policiario.
Aí poderão obter todos os resultados e classificações, que estarão também disponíveis na página da internet do confrade Daniel Falcão, Clube de Detectives.



COLUNA DO “C”

FALTAM 28 SEMANAS PARA A EDIÇÃO 1000

A época 2003/2004 foi também muito competitiva e os vencedores só foram encontrados em cima da linha de meta, uma tradição deste nosso espaço, onde nunca há vencedores antecipados.
O campeão nacional de decifração foi o confrade Nove, imediatamente seguido de Figaleira e Daniel Falcão, depois de muita emoção e incerteza.
A Taça de Portugal foi erguida pelo confrade viseense Zé, que bateu na final Nove, depois de animada luta e muito equilíbrio. Nas meias-finais ficaram pelo caminho Búfalos Associados e Daniel Falcão, apesar de terem elaborado excelentes trabalhos, que no entanto se revelaram insuficientes para baterem os finalistas.
Mercê destes resultados, Nove ergueu o troféu de Policiarista do Ano, à frente de Zé e terminou o ano como n.º 1 do Ranking, desta feita à frente do par Daniel Falcão e Búfalos Associados, que se igualaram no segundo lugar.

CORRECÇÃO PROVA N.º 1

A classificação do confrade ALVES & COMPANHIA não saíu correcta.

Este confrade somou os 10 pontos na parte II e não 8 como apareceu.

Ao confrade indevidamente classificado apresentamos as nossas desculpas.

PRAZO TERMINA HOJE!

Termina às 24 horas o prazo para envio das propostas de solução aos desafios da Prova n.º 2 do Campeonato Nacional.

Atenção aos endereços possíveis:

pessoa_luis@hotmail.com
luispessoa@sapo.pt
lumagopessoa@gmail.com
policiario@publico.pt

As três primeiras terão recibo de recepção imediato, a última só daqui a algum tempo.

Não se descuidem!

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

CONFIRMAÇÃO PROVA N.º 2

Tal como prometido, abrimos esta mensagem para que os confrades que pretendam peçam a confirmação de recepção das soluções.

Logo que possível, mas sempre a tempo de poderem reenviar as propostas de solução, haverá AQUI a resposta.

AVISO À NAVEGAÇÃO!

ATENÇÃO AOS PRAZOS!!

A brincar, a brincar, estamos no final de mais um mês e com ele o fim do prazo para envio das soluções aos desafios da 2.ª Prova!

Muita atenção, pois, que às 24 horas do próximo domingo, dia 28 (lembrem-se que este mês só tem 28 dias!!) encerra o controle!

PROVA N.º 1 - CLASSIFICAÇÕES

I II
12345 2 8
4G 2 8
A 234 2 10
A A A 2 10
A A Bela 5 7
A Bela & O Monstro 2 8
A Bola 2 7
A Bula Croco 2 8
A Finalista 5 10
A Fresh 2 10
A Gata 5 10
A Gatucha 2 10
A Gil 2 10
A H Princess 5 10
A I M 2 10
A Lontra 2 10
A Luna 5 10
A Luninha 2 10
A Mac Deal 2 8
A Matos 5 7
A Matrioska 5 10
A Neal 2 10
A Olby 2 10
A Rocco 2 8
A Selenix 2 8
A Zerth 5 10
A Zerthinho 1 2 10
A Zerthinho 2 2 10
A. Raposo & Lena 5 10
A. Santos 2 10
Abelardo 2 8
Abreu 5 10
Abril 2 10
Abrix 2 10
Abu 2 8
Acacrime 2 8
Académico 5 10
Acel 2 10
Acimol 5 10
Açor 2 10
Açorda 2 10
Acorrentado 5 10
Acosta 2 8
Acrossis 2 8
Adélia 2 10
Adelix 2 10
Adi 5 10
Adilita 2 10
Adimox 2 8
Afonsinho 2 8
Afonso A 5 10
Afonso B 2 8
Africano 2 8
Agá Dois Ó 2 8
Agapito 2 10
Agente A B C 2 10
Agente A Gente 2 10
Agente Alturas 2 10
Agente Alxara 2 10
Agente Anel 2 10
Agente Belem 2 10
Agente Bola 5 10
Agente Bolota 2 8
Agente Cartola 2 8
Agente Colateral 2 10
Agente Diabólico 2 8
Agente do Ó 5 7
Agente Doc 2 8
Agente Dourado 5 10
Agente Dúbio 2 10
Agente Estrelado 2 10
Agente Gordo 2 10
Agente Guardião 2 8
Agente Guima 5 10
Agente Hot Star 2 10
Agente Ipi 5 10
Agente Irish 2 10
Agente Ismael 2 10
Agente Jacto 5 10
Agente Jota 2 10
Agente Júlio 2 10
Agente Lapónia 2 10
Agente Lecas 2 10
Agente Li 5 7
Agente Libertino 5 10
Agente Linus 2 8
Agente Lourosa 2 8
Agente Malapata 2 8
Agente Mali 2 10
Agente Mila Sousa 5 10
Agente Nacala 2 10
Agente Noddi 2 10
Agente Pancada 2 10
Agente Privado 2 8
Agente Salgado 2 8
Agente Sinclair 2 8
Agente Torrão 2 10
Agente Tuca 2 10
Agente Tucano 2 8
Agente Ultra 5 10
Agente Xinfrin 2 8
Agente Zapata 5 7
Agente Zeferino 2 8
Águia 5 10
Águia Imperial 2 8
Al 2 8
Al Gany 5 10
Al Kátedra 5 7
Alarve 5 7
Alatas 5 10
Alazul 2 8
Albano 2 8
Albert Morgan 2 10
Albi 2 10
Albino 5 10
Albino Calhau 2 8
Alcantarense 2 10
Alce Branco 5 10
Alda 2 10
Alda Cooper 2 8
Aldo Pimenta 5 10
Alentejano 2 10
Aleto 2 8
Alex 2 8
Alexandrino 2 8
Alfonse 2 8
Algarvio 5 10
Alice S 2 10
Alix 5 7
Alkazar 5 10
Alkazarinha 2 8
Alkazarinho 2 7
Allgarvio 2 7
Almadense 2 8
Almiro 5 10
Almurino 2 8
Aloff 2 10
Alonso 2 10
Alpinista 2 10
Altamente 5 10
Altibonsom 2 10
Álvaro Simples 2 8
Alves & Companhia 5 8
Alves Rodrigues 2 8
Alzira 5 7
Amadis 2 10
Amal 2 10
Amaral 5 10
Amaral Neto 2 10
Ambrósio 2 10
Amélia Correia 2 10
Ami 2 10
Amilcar 5 10
Amilt 5 7
Amok 5 7
Amorini 5 7
Amuru 2 10
Ana 2 8
Ana Batista 2 10
Ana Sequeira 2 10
Ana Trindade 2 10
Anak 2 10
Andorinha Negra 2 10
André Ferreira 2 8
André Figueira 2 10
André Folhas 2 10
André Pi 2 10
André Silva 2 10
Andreia & André 5 7
Andreia Falké 2 10
Andreia Milha 2 8
Andrina 2 10
Andrino Santos 2 10
Anduócrime 5 10
Anhiar Sadlac 2 8
Anoli 5 10
AntMon 2 10
Anton Xúlio 2 10
AntonG 5 10
António 2 8
António A 2 8
António Alves 2 10
António Beja 2 10
António Carlos 2 10
António Jesus 2 10
António Vilas 2 10
António Xavier 2 10
António Ximenes 5 10
António Zé 2 8
Aparf 2 10
Apitus 2 10
Árabe 2 10
Aramis 2 10
Arantes 2 10
Arapa 2 10
Arauto 2 10
Arbélio 2 10
Ari Mendonça 2 8
Arilorac 2 8
Arlequim 2 7
Arlindo Costa 2 10
Arlindo Neto 2 10
Arnaldo Pintas 2 7
Arquimedes 2 10
Arrivista 5 7
Articopus 2 10
Articrime 2 10
Artilheiro 2 10
Artur 5 7
Artur Miranda 5 7
Artur Olavo 2 10
Artur Rigo 2 10
Arubero 2 10
Aruzu 2 8
Árvore 2 8
Arzap Dil 2 10
Asian Fly 5 7
Asifir 2 8
Assavil 2 10
Assis & Filha 2 10
Associados Unidos 2 10
Atad 2 10
Atanador 2 10
Atípico 2 10
Atirador Infalível 2 10
Atlântico 5 7
Atol 2 10
Atu Xagal 2 8
Atuga Silca 2 10
Avapa 5 10
Ave César 2 10
Ave da Paz 2 10
Ave do Paraíso 2 10
Ave Selvagem 2 10
Avlis e Snitram 2 10
Avô Cantiga 5 7
Ayko 2 8
Ayres Montês 2 8
Az 777 2 10
Azarado 2 10
Azico 2 10
Azimute 2 10
Azulo 2 10
Azumir 2 10
B 2 10
B A Loko 5 10
B T T 2 8
B U L 2 10
B Z Z 5 10
B. Gates 5 7
Babá 2 8
Baco 2 8
Bacus 2 10
Badaladas 2 10
Badalo 2 10
Bala 2 10
Bala Xis 2 10
Banalóide 2 10
Banonas 2 10
Bar 2 10
Baracca 2 10
Barba Azul 2 10
Barradas 2 10
Barriosa 2 8
Bart Simpson 2 8
Bartolomeu 2 8
Basalita 2 8
Basalto 2 10
Batman 5 7
Bebinca 2 10
Beetle Juice 2 7
Bel Beto 5 7
Belíssima 2 10
Belix 2 10
Bella 2 10
Benfiquista 2 10
Berkock 5 7
Bernardo Cueca 2 8
Bernie Leceiro 5 10
Bert 2 10
Berto 2 10
Beta 2 10
Betina 2 8
Beto Organista 2 8
Betty Pipe 5 7
Betty Quercus 2 10
Betty Zuleica 2 8
Biba 2 10
Bibó 2 10
Bica 2 10
Big Boss 2 10
Big Brother 2 10
Big Dog 5 7
Big Gib 2 8
Big Luna 2 10
Bijou 2 8
Bina 2 10
Bino 2 10
Bio Li 5 7
Bira Minhoto 2 8
Bjocas 2 10
Bláblá 2 10
Blue Party 2 10
Blue Sky 2 10
Boa Ventura 2 10
Boatola 5 7
Bocas 2 7
Bocassa 2 10
Bochum 2 10
Bochunelas 2 10
Bolinhas 777 2 10
Bóris 2 10
Botas 2 10
Bradley 2 10
Branco 5 7
Branco & Preto 2 8
Branquinha 2 8
Brasileiro 2 10
Brilhantina 2 10
Brincarrastos 2 10
Britânia 2 10
Brites 2 10
Brito 5 10
Brocas 2 10
Brolho 5 7
Brother Li 2 10
Bruce Agrião 2 10
Bruno Alves 5 7
Bruno Amado 2 8
Bruno Capas 5 10
Bruno Figuras 2 10
Bruno Telo 2 8
Brutos 2 8
Bucha e Estica 2 10
Buraka 2 10
Busina 5 7
Buz 5 10
C Alberto 2 10
C B E 2 7
C Pierre 2 10
C R 2 10
C Silva 2 10
C Zorro 2 10
Cabo Branco 2 10
Cadilac 2 10
Café com Leite 2 10
Calvin 2 10
Calvin K 5 7
Camilo 2 10
Caminheiro 2 10
Campeão 2 10
Canas 2 10
Canelas 5 10
Canotilho 2 10
Cão Fera 2 10
Cão Limpo 5 10
Cão Raivoso 2 10
Capelo 2 10
Capitão Cook 5 10
Capitão Mário 2 10
Capux 2 10
Cara D'Anjo 5 7
Caracas 2 8
Caracol 2 8
Caramelo 5 10
Caramujo 5 7
Cárgula 2 10
Cariabou 5 10
Caridon 2 10
Carioca 5 10
Carla 2 10
Carla Carina 2 10
Carla Joana 2 10
Carla Pina 2 10
Carlitos 5 10
Carlos Almeida 2 8
Carlos Costa 2 8
Carlos da Lapa 2 10
Carlos Dores 2 10
Carlos Leão 2 10
Caró 2 10
Carol 2 10
Carolina Manique 5 7
Carvoeiro 2 10
Casablanca 2 10
Casagrande 2 10
Cateto 5 10
Cbe 2 7
Celeste 5 7
Celestino 2 10
Célia 2 10
Celina 5 7
Cerebral 2 10
Céu Miranda 2 10
Chaimite 2 10
Chalor 5 10
Charrua 2 10
Chaut 2 10
Chefe Zé 2 10
Chez Perroquet 2 10
Chico 2 10
Chico Bento 5 10
Chico Londres 2 10
Chico Máximo 2 10
Chico Zé 5 7
Chillitá 2 8
China Town 2 8
Chinês 2 10
Chinesito 2 10
Chiptiro 5 10
Chiquita 2 10
Chocolari 2 10
Cila 2 10
Cipó 5 7
Círculo H 2 7
Circus 2 8
Cirolic 2 10
Cisco Kid 2 10
Cláudia Mall 2 7
Cobra 2 10
Cocas 2 10
Colibri 2 10
Colt 2 10
Comilão Total 5 7
Comissário André 2 10
Comissário Beto 2 10
Comissário Maigret 5 10
Comissário Pedras 2 10
Comissário Tai-Dong 2 10
Comissário Tini 2 10
Comissário Tolentino 2 10
Comissário Utak 2 10
Compadre Aldo 2 10
Compadre Alentejano 5 7
Conan 2 8
Condor 2 8
Conselheiro Acácio 2 10
Cool 2 10
Copa de Ouros 2 10
Copão 2 10
Copas 2 10
Copicau 2 10
Copus 5 10
Cora 2 8
Coradinho 2 10
Corck 2 10
Corda Bamba 2 10
Cordel Rex 2 10
Cordélio 2 10
Corel 2 2 10
Coronel Call 2 10
Corporel 2 10
Corrado 2 10
Correia 2 10
Cortez 2 10
Corto Maltese 2 10
Corvos 5 7
Cosmopolita 2 8
Cota Zero 2 10
Cotiba 5 10
Cotoniquel 2 10
Couto 2 10
Craal 2 10
Crapocci 5 7
Craque 2 10
Crock 5 10
Crocódoas 2 8
Crokott 2 10
Cromo 5 10
Cromossoma 5 7
Croppus 5 10
Croquett 2 10
Cuche 5 10
Culture Mode 2 10
Cuore Dolce 2 10
D. Chicote 2 10
D. Cúbico 5 7
D. Quixote 5 10
Da Ki 5 10
Da Li 5 10
Daccar 2 10
Daina Bem 2 10
Dalila 5 10
Dama 2 8
Damião 2 8
Dani 5 10
Dani Dias 2 7
Daniel Cosme 2 10
Daniel Falcão 5 10
Daniel Flores 2 10
Danielux 5 10
Dardo 5 10
Daria Loucura 2 10
David 5 10
David Belga 2 10
DC 24 2 10
DDL 5 10
Decifrador Lopes 2 10
Deco 5 10
Deldelas 2 10
Della Street 2 10
Derbie 5 10
Descho 5 7
Desler Cali 2 8
Det. 2010 2 10
Det. A B C 2 10
Det. Alfacinha 5 10
Det. Ambrósio 2 8
Det. Amigo 2 10
Det. Anacrónico 2 10
Det. Anjos 5 7
Det. Bala 2 10
Det. Bandoleiro 5 10
Det. Bicancas 2 10
Det. Brasileiro 2 10
Det. Cabeludo 2 10
Det. Cabral 5 10
Det. Calotas 2 10
Det. Carraça 5 7
Det. Cartouche 5 10
Det. Cibernético 2 8
Det. Cola 5 10
Det. Cortês 2 10
Det. Cubano 5 10
Det. Cuecas 2 10
Det. Cyber 2 10
Det. Duralex 5 10
Det. Esforçado 2 8
Det. Espinho 2 7
Det. FF 2 8
Det. Futebolista 5 10
Det. Himalaia 5 7
Det. Holmes 5 10
Det. Ilie 2 10
Det. Imaginário 5 10
Det. Jaquim 5 10
Det. Jennifer 2 10
Det. Jeremias 5 10
Det. João 2 10
Det. Joseph 2 10
Det. Jota 5 10
Det. Jota Carica 2 10
Det. Juca 2 10
Det. Juninho 5 7
Det. Júnior 2 10
Det. Káespero 2 10
Det. Kirow 2 10
Det. Lam 2 10
Det. Lambada 5 10
Det. Lisboa 2 8
Det. Lontra 5 7
Det. Loureiro 2 8
Det. Lua Cheia 2 10
Det. Luís 2 10
Det. Malú 2 10
Det. Manita 5 10
Det. Manolo 5 7
Det. Marafado 2 10
Det. Marito 2 10
Det. Marmota 2 10
Det. Marosca 5 7
Det. Matraquilho 5 10
Det. Meco 2 10
Det. Merlin 2 10
Det. Miró 2 10
Det. Mokada 2 10
Det. Oceanário 2 10
Det. Olimpo 5 10
Det. Oscar Papá 5 7
Det. Papista 5 10
Det. Paulão 2 8
Det. Perfect 2 10
Det. Pilantra 2 10
Det. Pirata 2 10
Det. Polinésio 5 7
Det. Pomada 2 10
Det. Popular 2 10
Det. Punk 2 10
Det. Raçudo 2 10
Det. Rar 2 10
Det. Rasca 2 10
Det. Roscas 5 10
Det. Ruço 2 10
Det. Satã 2 10
Det. Servar 2 10
Det. Sherry 5 7
Det. Silva 5 10
Det. Sorkos 2 8
Det. Tom Jones 2 7
Det. Tommy 2 10
Det. Trouxa 2 10
Det. Tuna 2 10
Det. Turras 5 10
Det. Ulrich 2 8
Det. Vampírico 2 10
Det. Ventoinha 2 10
Det. Veritas 2 10
Det. Vira Casaca 2 10
Det. Xá Muteba 5 10
Det. Xanfrado 2 10
Det. Zé Pereira 2 10
Det. Zepelin 5 7
Det. Zorba 2 10
Det. Zunzum 2 10
Diana 5 10
Diana Gales 2 10
Diapasão 2 10
Dib Rasco 2 10
Didi 77 2 10
Didier A 5 10
Dino Cartola 5 10
Dino Pirata 2 8
Dique Forte 2 10
Dirceu 5 10
DLL 2 10
Doc. Petronas 2 10
Doll 5 10
Domingo 2 10
Dona Xepa 2 10
Dória 2 10
Dorius 2 10
DR 36 5 10
Dr. Alpha 2 10
Dr. Benevides 5 10
Dr. Carlov 2 8
Dr. Dinis 2 8
Dr. Elroy 2 10
Dr. Famoso 2 10
Dr. Faut 5 7
Dr. Fogareiro 2 10
Dr. Fonseca 5 10
Dr. Gismondo 5 10
Dr. Gondolês 2 10
Dr. Ismael 2 7
Dr. Issaçu 2 7
Dr. Jaguar 5 10
Dr. John 2 10
Dr. Jubalinho 2 10
Dr. Kildare 5 10
Dr. Kulkov 2 10
Dr. Lábia 2 10
Dr. Lapiás 5 10
Dr. Libório 5 7
Dr. Limalha 5 10
Dr. Marcus 2 10
Dr. Marmelada 5 10
Dr. Miranda 2 8
Dr. Mosca 5 10
Dr. Mostarda 2 8
Dr. Paulino 2 8
Dr. Paulo 5 10
Dr. Paulo Varanda 2 10
Dr. Pereira 5 10
Dr. Quaresma 2 10
Dr. Romualdo 2 10
Dr. Ruço 2 10
Dr. Rymã 2 10
Dr. Saraiva 5 7
Dr. Sócrates 2 10
Dr. Sublime 2 10
Dr. Suliman 2 8
Dr. Vale Tudo 2 8
Dr. Valério 5 10
Dr. Zão 2 7
Dr. Zerinho 2 10
Dragão Dourado 5 10
Dredd 2 10
Dual Post 2 10
Duca Holmes 5 10
Dunga 2 10
Duque 5 10
Duriense 2 10
Ébano 2 10
Ecu-A-Dor 2 10
Édipo 5 10
Edite Cardoso 2 10
Edmundo Sousa 2 10
Edviges Miragaia 2 10
Ego 5 10
El Grecco 2 10
El Tornedó 2 10
Eladio 2 10
Elady 2 10
Eleutério Costa 5 10
Ellis Mendes 2 10
Elmiro 2 10
Elói 5 10
Eloisa 2 10
Elpídio Rocha 5 10
Elroy Vicente 5 7
Elsa Fonseca 2 8
Emetec 2 10
Emoh Pu 2 10
Encarnação Lopes 2 10
Enfermeiro 2 10
Época 2 7
Ercelina 2 10
Erme Linda 5 10
Erwin 2 10
Erzália 2 10
Esdrúxula 2 10
Espada 5 10
Espanhol 2 8
Esperança 2 10
Espírito 5 10
Espírito Louco 2 10
Essec 5 10
Etilon 2 10
Etis 2 8
Etna 2 10
Etta 5 10
Etxe 2 7
Eu 2 8
Eugénia 5 7
Eurolita 2 10
Evolution 2 10
Experimentia 5 10
Exterminador 2 8
Ezexel 2 10
F A 2 10
F C P 2 10
F Milano 2 10
F S 5 10
F X 2 10
Faceten 2 10
Falamil 5 10
Família Adams 5 10
Família Eta 2 10
Família Holmes 5 10
Família Simões 2 10
Família X 5 10
Fanã 2 10
Fanático 2 10
Faquir 5 10
Faraó 2 10
Fastio 2 10
Fat God 2 10
Fedorento 5 10
Fernando Brito 2 10
Fernando Caxia 2 10
Fernisan 5 10
Ferrer Dimais 2 10
Fic 5 10
Ficção 2 10
Filão 2 10
Filipe 2 10
Filósofo 5 10
Fima 2 10
Fina Live 2 10
Finol 2 10
Fixe 5 10
Flávia 2 8
Flávio 5 10
Flipetox 2 10
Flo 2 10
Flor de Lotus 2 8
Florentino 2 8
Floribella 5 10
Foca 5 10
Fochild 5 10
Focus 2 10
Fortaleza 2 10
Fotão 2 10
Frade 2 10
Frafrosques 2 10
Fran Codice 5 7
Francês 2 10
Frank Lucidus 5 10
Fredy 2 8
Free Live 5 10
Free Love 5 10
Frente S 5 7
Frodo Mx 2 10
Frutas 2 10
Fulas 2 10
Funny 2 10
Fúria Selvagem 2 10
Futrica 5 10
Fuza 2 10
G O 5 10
G S I T 2 10
Gaal 2 10
Gaba 2 10
Gacol 5 10
Gafto 5 10
Gaga 5 10
Gago 5 7
Galaró 5 10
Galhardo 2 10
Gallardo 2 10
Gallo 2 10
Galo de Ouro 2 10
Ganda 31 2 10
Garanho 2 10
Garça Real 2 10
Garcês 5 10
Garcia 2 10
Garganta Funda 5 7
Gasa 5 10
Gasos Pancali 2 10
Gaudêncio 2 10
Gel 5 10
Giancarlo 5 10
Giant 2 10
Gil 2 10
Gila 2 10
Gina 2 10
Gina Frutis 5 10
Gladiador 2 10
Glorioso 5 10
Gold Medal 2 8
Gold Track 5 10
Golden Rett 2 10
Goleador 2 10
Good Files 5 10
Gore 2 8
Grammy 5 10
Gregory 2 10
Guarda 2 10
Guarda Abel 5 10
Guarda Armando 2 10
Guarda Fios 5 10
Guedes Ohm 5 10
Guida 2 10
H Chavez 5 10
H Rái 5 0
Haal 5 10
Hai-Ti 2 10
Harpadura 5 10
Harry Pote 5 10
Harry Potter 2 10
Helga 2 10
Helliotan 2 10
Helpista 2 10
Hércules 2 8
Hilária Clintona 2 8
Hoba 2 10
Holla 2 10
Holmes 2 10
Holmesiano 2 10
Homem Aranha 2 10
Homero 2 10
Horácio 2 10
Hortência 5 7
Huguinho 2 10
Humanvollun 2 10
Hust 2 10
Hybrid 2 7
Ídolo 2 10
Igor 2 10
Inácio Santos 5 7
Indianápolis 2 10
Índio Papua 2 10
Infor X 2 10
Insp. 08 5 10
Insp. Aabam 2 10
Insp. Abrantes 2 10
Insp. Africano 2 10
Insp. Albicastrense 2 10
Insp. Alegria 5 10
Insp. Américo 2 10
Insp. Aranha 2 10
Insp. Asneira 2 8
Insp. Azarado 2 10
Insp. Azelha 5 10
Insp. Azul 2 10
Insp. Bacano 2 8
Insp. Belchior 5 10
Insp. Best 2 10
Insp. Bilharda 2 10
Insp. Birrento 2 10
Insp. Boa Cepa 2 10
Insp. Boavida 5 10
Insp. Boneco 2 10
Insp. Boomerang 2 10
Insp. Borg 2 10
Insp. Branco 2 10
Insp. Branley 2 10
Insp. Burc 2 10
Insp. C A C A 5 7
Insp. Caçador 2 8
Insp. Cadim 2 8
Insp. Caldas 2 10
Insp. Carmo 5 7
Insp. Caró 2 10
Insp. Cerebral 2 10
Insp. Coimbrão 2 10
Insp. Color 5 10
Insp. Columbo 5 10
Insp. Cordeiro 2 8
Insp. Eastécnico 2 10
Insp. Elástico 5 10
Insp. Espasmo 2 10
Insp. Especial 2 10
Insp. Falhado 2 10
Insp. Faruk 5 10
Insp. Felício 5 7
Insp. Ferro 2 8
Insp. Gavião 5 10
Insp. Gigas 5 10
Insp. Gilinho 2 10
Insp. Hifi 2 10
Insp. Isótopo 5 10
Insp. Já Está 2 8
Insp. Jack 5 10
Insp. Januário 2 10
Insp. Jibi 5 10
Insp. Jimy 2 10
Insp. Juca 5 10
Insp. Júlio Pontes 2 10
Insp. Laerts 2 10
Insp. Lagoal 5 10
Insp. Lai 2 10
Insp. Lambada 2 10
Insp. Lara 5 10
Insp. Lavoueu 2 10
Insp. Leonel 2 10
Insp. Limpinho 5 10
Insp. Lua Nova 2 8
Insp. Lunático 2 8
Insp. Lupinha 5 7
Insp. Maka 5 10
Insp. Malufo 2 10
Insp. Malvisto 2 10
Insp. Martelada 5 10
Insp. Martelinho 2 10
Insp. Medricas 2 10
Insp. Métrico 2 8
Insp. Mexia 2 10
Insp. Milímetro 2 10
Insp. Mizzi 2 10
Insp. Moamba 2 10
Insp. Moreia 2 10
Insp. Naga 2 8
Insp. Nené 5 10
Insp. Noélio 5 7
Insp. Nublio 2 10
Insp. Olá 2 10
Insp. Olé 2 10
Insp. Pató 2 10
Insp. Pi 5 10
Insp. Picanços 5 7
Insp. Pina 2 10
Insp. Porreirinho 2 10
Insp. Portugal 2 10
Insp. Quim 2 10
Insp. Ramos 5 10
Insp. Rowling 5 7
Insp. Ruca 2 10
Insp. Sá 2 8
Insp. Sardinha 2 10
Insp. Senutna 2 10
Insp. Sex 2 7
Insp. Só 2 8
Insp. Sonntag 5 10
Insp. Torreense 5 7
Insp. Trapalhão 5 10
Insp. Troca Tintas 2 10
Insp. Trocista 2 10
Insp. Trunfas 2 10
Insp. Turi 2 10
Insp. Ulmeiro 2 10
Insp. Utah 2 10
Insp. Vampiro 5 10
Insp. Varela 2 10
Insp. Ventoinha 2 10
Insp. Vidrado 2 10
Insp. Vigarista 5 7
Insp. Vilaverde 5 10
Insp. Vira Lata 2 10
Insp. Vitó 2 10
Insp. Voluntário 2 10
Insp. Xabalo 2 10
Insp. Xappa 5 10
Insp. Xibó 5 7
Insp. Xixy 2 10
Insp. Xunga 2 10
Insp. Zé 2 10
Insp. Zemelga 5 7
Inspª Aline 5 10
Inspª Bimba 2 10
Inspª Boneca 2 10
Inspª Daniela 2 10
Inspª Dilar 2 10
Inspª Fátima 5 7
Inspª Hélia 5 10
Inspª Satânica 2 10
Investigador Celso 5 10
Irina 5 10
Irmandade do Crime 2 10
Irmão Metralha 5 10
Irmão Silva 2 10
Ix 5 10
J A L 2 10
J Albuquerque 2 10
J Belchior 5 10
J E Navarro 2 10
J Morangue 2 10
J P 5 10
J Trotta 2 8
J. Tellex 2 8
Jack Boamassa 2 10
Jackie 5 10
Jalabar 2 10
James Becker 2 10
Januk 2 10
Jesus Fidalgo 2 10
Jete Sete 2 10
JJ Neta 2 7
Jo. Com 2 10
João Afonso 2 10
João Alarcão 2 10
João Belo 2 10
João Catela 2 10
João T 5 10
João Telmo 5 7
João Testudo 2 10
Joca Porreta 2 10
Joe Coin 2 10
John 5 10
John Deep 2 8
Jolampe 2 8
Jorge Gonçalves 5 10
José Moreira 2 10
José Tiago 2 10
Josué 2 10
Jota Petrus 2 10
Jota Vasconcelos 5 10
Juíz Implacável 5 7
Julios Bacanus 5 10
Júnior 2 7
Juno 2 8
Jurrica 2 8
Justiceiro Negro 5 10
Justiceiro Noitadas 2 10
Juz Cougar 5 10
K G 2 10
Kaki 2 10
Kápa Cê 2 10
Káreka 5 10
Karl Marques 5 10
Keny 5 7
Kestrel 2 10
Killer Boy 2 8
Killer Man 2 10
Killy Vamp 2 10
Kim Mila 2 10
Kitty 2 10
Km Zero 2 10
Koala 2 10
Kozo 2 10
Krammer 2 10
Krápula 5 10
Kulev 5 7
Kuskas 2 8
L A Q F S 2 8
L C R 5 10
L Figo 2 10
L Pedralvas 2 8
L R 2 8
Lacsif 2 8
Lady Abe 2 10
Lady Betty 2 10
Lady Mary 2 10
Lady Shira 2 10
Lady Zenith 2 10
Laires 5 7
Larama Coyote 2 10
Larbac 2 10
Latrell 2 8
Leal 2 8
Leão Verde 2 10
Lecas 2 10
Lego 5 10
Leila 2 10
Leipão 2 10
Leiriense 2 8
Lenkinha 2 8
Leónidas 2 10
Libanês 2 8
Libertino Sá 2 10
Licas 5 10
Lido 5 7
Lila 2 8
Lili 5 10
Lima Amaro 2 8
Lima Coq 2 10
Lima L 2 10
Lima Roque 2 10
Limbrota 2 10
Linda Bera 2 10
Linda Esteves 2 10
Lio-Tai-Do 2 10
Lira 2 10
Lira Corrupta 2 10
Lita Serafim 2 10
Lito 2 10
Little Murphy 2 10
Lobão 2 10
Lobo 5 7
Lobo Branco 5 7
Lobo Sagrado 2 8
Loc Terry 2 10
Logopins 2 10
Lokas 2 8
Lopes Riu 2 8
Lopo Mark 5 10
Lora 2 10
Lorde Peter 5 10
Lory 2 10
Lottar 5 10
Louco Sorridente 2 10
Lua Cheia 2 10
Lua Nova 5 10
Luar 2 10
Lucas Sancho 2 10
Lucifer 5 10
Ludmila 2 10
Ludmila Ferraz 2 10
Luis Branco 5 10
Luís Cabral 2 8
Luís Certo 2 8
Luís Cobra 5 10
Luís Estrela 5 10
Luís Ferro 2 10
Luís Gomes 2 10
Luís Holmes 5 7
Luís Jota 5 10
Luis Poirot 2 10
Luís Sales 2 10
Luis Trotil 2 10
Luís Zero 2 10
Lulla 5 10
Luna Bala 5 10
Lurdes A 5 7
Lurdinhas 2 10
Lusito 5 10
Luz Cardoso 2 8
Luz Farrajota 2 10
M A L 2 10
M B Silva 5 10
M C Barão 2 10
M S S 2 8
M X 2 8
Mac 2 7
Mac Toy 2 10
Macacário 2 10
Macal 2 10
Macrocéfalo 2 10
Madeirense 2 10
Madonita 2 10
Mafrica 5 7
Magala 2 10
Magg Ky 2 8
Maisómenos 2 8
Major Alvega 5 10
Malaposta 5 10
Mali 5 10
Malícia 2 10
Malone 5 10
Malu 2 10
Maluff 2 10
Mami 2 10
Mandrake 5 10
Manitu 2 8
Manu 5 10
Manuel 2 10
Manuel Castro 5 7
Manuel Silva 2 8
Manuel Sousa 2 10
Manuel T 5 10
Manuel Tino 2 10
Manuel Xavier 2 10
Manuel Xis 2 10
Mapei 5 10
Maphyl 5 10
Marc 5 7
Marco André 2 10
Marcolino 5 10
Marcos 2 10
Marcos Celá 5 10
Marcos Serra 2 10
Marcus Solus 2 10
Marek Cardoso 2 10
Margot 5 10
Mariazinha 5 7
Maricruz 5 10
Marina Socas 2 10
Mário Cuco 5 10
Mário Luz 2 8
Mário Pinhão 2 10
Mário Raposo 5 10
Mário Veleiro 2 10
Marius Kosa 2 7
Marotto 5 10
Marreta 2 10
Marroquino 2 10
Mars 5 10
Marta Finória 2 10
Masicaty 2 10
Mason 5 10
Matias Tunes 2 10
Mattheu 2 10
Mauro Elvas 2 10
Mauro Flores 5 7
Max 2 10
Max Carrados 2 10
Máximo 2 10
Medvet 5 10
Megamãe 2 10
Melanie 2 10
Melinha 2 10
Mellin 5 10
Mello 5 7
Melo Tino 5 10
Melvin 2 8
Memoram 2 10
Mercedes 5 10
Mercocola 2 10
Mercury 2 10
Merdinguer 5 10
Mergulhador 2 10
Merlin 2 10
Merridale 5 10
Metroni 2 10
Metrosex 5 10
Miau 2 10
Microlta 2 10
Migas 5 10
Mihallius 2 10
Mikas 5 10
Mil Magos 2 10
Mila 18 2 10
Mila F 5 10
Milanobar 5 7
Milau 2 10
Miles Córó 2 10
Milha Louca 2 10
Milit.com 2 10
Millton 2 10
Mimene 5 10
Mimi 5 7
Mimo 2 8
Mina 5 10
Minas Gerais 2 10
Minni Mouse 2 10
Minorca 2 10
Minotauro 2 10
Minúcia 2 10
Mira 2 7
Miragaia 2 10
Mirandês 2 8
Miriapolis 5 7
Mirilaitas 2 10
Mirrala 2 10
Miss Alda 2 10
Miss Becas 5 10
Miss Caracas 2 8
Miss Carlota 2 10
Miss Dárius 2 10
Miss Docis 2 10
Miss Ellis 2 10
Miss Gina 2 10
Miss Hélia 2 10
Miss Ingrid 2 10
Miss Kátia 2 10
Miss Key 5 7
Miss Less 2 8
Miss Marple 2 10
Miss Nelly 2 10
Miss Patrícia 2 10
Miss Querida 2 10
Miss Tânia 2 10
Miss X 5 10
Miss Z 2 10
Mister Ai 2 10
Mister H 5 10
Mister Hollyhood 2 8
Mister Hook 5 7
Mister Ilídio 2 8
Mister Me 5 10
Mister Olavo 2 10
Mister X 5 10
Mister XYZ 5 10
Mitola 5 10
Mobbillion 2 10
Model 5 10
Molly 2 10
Monkey 2 10
Monroe 5 10
Morais Alex 2 10
Moratti 2 10
Morbid 2 10
Mordomo 2 10
Moreno 2 10
Morgain 2 10
Morolado 2 10
Moróless 2 10
Moromoro 5 10
Mosca 2 10
Mr Ali 5 7
Mr Caldwell 2 8
Mr Corbin 5 10
Mr Figueira 2 10
Mr Gualter 2 10
Mr. Ignotus 5 10
Mr. Lacrau 2 10
Muna 2 8
Muñoz 5 10
Muralha 5 10
Muralha da China 2 8
Musa 2 8
Nabla 2 10
Nabo 2 10
Naf 2 10
Nagachi 5 7
Nagudo 5 10
Naila 2 10
Namorado 2 10
Narci Pires 2 10
Navalista 2 10
Nazala 2 10
Ndéti 5 10
Necas 5 7
Neco Tareco 2 8
Nelo 2 10
Neusa 2 10
Niccie 2 10
Nico 5 10
Nina Lopes 2 10
Nine Nine 2 10
Ninfa do Tejo 2 10
Ninoko 2 10
Niv 5 10
Nível Z 2 10
Nobless 2 10
Noé 5 10
Nogueira 5 10
Noitne 5 7
Nómada 2 10
Norman Non 2 10
Norotó 5 10
Number One 2 8
Nurse 5 10
O Alto 5 7
O Astro 2 10
Ó Bama 2 10
O Becas 5 10
O Bistri 5 7
O Bringelense 5 10
O Canto dos Cisnes 2 10
O Ciclo 2 10
O Cobra 5 10
O Colibri 2 10
O Flaviense 5 10
O Flavisiense 5 10
O Gatão 5 10
O Gato 2 10
O Gato Preto 2 10
O Gordo 5 10
O Holmes 2 10
O Índio 2 10
O Jaleca 5 10
O Lábias 2 10
O Libório 5 10
O Lunático 2 10
O Marca Dez 2 10
O Márcio 5 10
O Mayor 2 10
O Mocho 5 10
O Muñoz 5 10
O Taco 2 10
O Tareco 2 10
O Telo 2 10
O Tereso 2 10
O Viagra 5 10
O Vilão 2 8
O Violas 5 10
O Volante 2 10
Oac Sociv 2 10
Oatsag 5 10
Obac 2 8
Obélix 2 10
Obinil 5 10
Obni 2 10
Oca 2 7
Ocosso 2 7
Oculto 2 10
Odair 5 10
Odnanref 2 10
Ofaza 2 10
Oggi 5 10
Oioppa 2 7
Oitavo 2 10
Ok Stone 5 10
Okaka 2 8
Olerrox 5 7
Olho Vivo 5 10
Olhos D'Água 2 10
Olimpio 2 10
Olivença 2 10
Oliver 2 10
Onis 2 10
Oracle 5 10
Orbílio Pompeu 2 8
Orca 2 8
Ordoc 2 10
Orfeu 2 10
Orimar 2 10
Orin Octus 2 10
Orion 5 7
Orsinni 5 10
Otílio 2 8
Oto 2 10
Otorrino Ceronte 2 10
Otua 2 10
Otutit 2 10
Oz 2 10
Ozela 2 8
P A 5 10
P Coruja 2 10
P Guida 2 10
P Oswaldo 2 10
P P C 5 10
P P R C 5 7
P S 5 10
P S-1 2 8
P Sintrão 5 10
P W A 2 10
Paceman 2 10
Pacheco A. 2 10
Padre Amaro 2 10
Padre Brown 2 10
Pantera Negra 5 10
Pão de Ló 2 10
Papai Noel 2 8
Papari 5 10
Parceiro Trouxa 2 10
Pardal 5 10
Parlatório 5 10
Parrilhas 2 10
Paspalho 2 8
Passolini 5 10
Pastor 5 7
Pats Reggie 2 10
Paul Lester 2 10
Pauliteiro 2 10
Paulo 5 10
Paulo Nin 5 10
Paulo Quinta 2 10
Paulo Zé 2 10
Pecador Militante 2 10
Pedro Filipe 2 10
Pedro Ká 5 10
Pena 5 7
Pena Perpétua 2 8
Penalva 2 8
Pencas 5 10
Penedo 5 10
Penélope 5 10
Pepe Rápido 2 10
Pepito 2 10
Pequenote 2 10
Percalei 2 10
Pérgula Rubra 2 10
Péricles 2 8
Perna de Pau 5 7
Petas 2 8
Peter Lanoi 2 10
Peter O 5 10
Peter Pan e Miss Four 5 10
Peter Rua 2 8
Ph Bat 2 10
Pi 2 10
Piano Bar 5 10
Piaxo 5 10
Piçarra 2 10
Picrats 5 7
Pierre Magno 2 10
Pikachu 5 10
Pimba 5 10
Pimba & Pomba 2 10
Pimpão 2 10
Pink 2 10
Pinóquio 5 10
Pintas 2 8
Pioras 2 8
Piper 2 7
Pirolito 2 7
Pirómano 5 10
Piropo 5 7
Pirox 5 10
Pisca 2 10
Pisca Luz 2 10
Pistoleiro 5 10
Pô Relvas 2 8
Pokemon 5 10
Polícia 2 10
Polka 2 10
Ponto Final 2 10
Prata 2 10
Primavera 5 7
Primeira Hora 2 10
Principe 2 10
Procópio 2 10
Prócopo 2 10
Prof. Martelo 2 10
Professor Aníbal 5 7
Professor Baril 5 7
Professor Bombom 2 10
Professor Boom 5 10
Professor Condor 2 8
Professor Danado 2 10
Professor Dinaro 2 10
Professor Elvira 5 7
Professor Elyka 2 10
Professor Fafá 5 7
Professor Féfé 2 10
Professor Fifi 2 10
Professor Freek 2 10
Professor Herman 2 10
Professor Inácio 2 10
Professor Johnny 2 10
Professor Namora 2 10
Professor Neca 5 10
Professor Nelo 2 10
Professor Noeli 2 10
Professor Oboé 2 8
Professor Ordoc 2 10
Professor Poirot 2 10
Professor Pokatti 5 10
Professor Primo 2 7
Professor Raminha 2 10
Professor Rotor 2 10
Professor Rugby 2 8
Professor Sôtor 2 8
Professor Tarik 2 10
Professor TC 2 10
Professor Tonecas 2 10
Professor Tuca 2 10
Professor Zequinha 2 10
Professor Zucro 2 10
Prosa 5 10
Protocopus 2 8
Prukim 2 10
Prussian Boy 2 10
PS Two 2 10
Q 5 10
QM 2 8
Qt+Olho-Vejo 5 10
Quaresma 5 7
Querubim 2 8
Quica 5 10
Quick 2 10
Quim 5 10
Quim Mané 2 10
Quim Zé 5 10
Quimtrofa 2 10
Quinta da Sé 2 10
Quinto Pinto 5 10
Quinto Portal 2 10
R A S D 2 10
Ra 5 10
Rachidd 5 7
Radialista 5 10
Raffa 2 8
Ragazza 2 10
Raimundo 5 10
Rajú 2 10
Ramiro 5 10
Rao Kito 2 7
Rato 2 7
Rato Sega 5 10
RCP 2 8
Real 5 10
Real House 5 10
Realeza 2 10
Reca 5 10
Red Lib 2 10
Red Troop 5 10
Red Zara 2 10
Refer 5 10
Refilis Bock 2 8
Reginaldo 2 10
Regis 5 10
Regola 5 10
Reguso 2 10
Rei Atos 2 10
Rei Bingo 2 8
Rei Destro 2 8
Rei dos Pontos 5 10
Rei Duval 2 10
Rei Faruk 2 8
Rei Kukas 2 10
Rei Leão 2 10
Rei Midas 5 10
Rei Pedro 2 10
Rei Shakal 2 7
Reinaldo 5 10
Retni 5 7
Réu Escolástico 2 10
Rex 5 10
RFAS 2 10
Ria Sol 5 10
Riba Mar 2 10
Ricardo Ferreira 2 10
Ricardo Leão 2 10
Rifle 8 5 10
Rio 2 10
Rio Santo 2 10
Rio Tagus 2 7
Rip Kirby 5 10
Rip May 5 10
Ripador 2 10
Riqui 5 10
Rita 5 7
Rita D 2 10
Riva 2 8
Rivera 5 10
Roac 2 10
Road Lux 2 10
Robbie 2 10
Robot Violento 2 10
Roca Mix 2 7
Rock Star 2 10
Rofre 2 10
Roi Molière 5 10
Romero 2 8
Romoaldo 2 10
Rómulo Oliveira 2 8
Ronaldo 2 8
Roor 5 10
Rosa Espinhosa 5 7
Rubitundo 2 10
Ruca Mil 5 10
Rúgulo 2 10
Rui Afonso 2 10
Rui Balão 2 10
Rui Catal 5 10
Rui Esteves 2 10
Rui Faro 5 10
Rui Gagim 2 10
Rui Gingão 2 8
Rui Inglês 5 10
Rui João 2 8
Rui Kikas 2 10
Rui Luis 2 10
Rui Manuel 5 7
Rui Nanico 5 10
Rui Pinho 2 8
Rui Xabregas 2 8
Ruikov 5 10
Rumpelstinskin 2 10
Rusty 2 10
Ruy 2 10
S K 5 10
S Pedro 2 10
Sá Miranda 2 10
Sá Xábi 2 10
Sabido 2 10
Sabri 5 10
Sacov 2 10
Sadino 2 8
Saké 5 10
Sall 2 8
Salomão 2 10
Salsaparrilha 2 10
Salvador Rios 2 10
Sam Spade 5 7
Samal 2 8
Samantha 2 8
Samaritano 5 10
Samarra 2 10
Samir 2 10
Samurai 2 10
Santo 2 10
Santo Trica 2 7
Santo Uk 2 10
Sara 2 8
Sara Esquiva 2 8
Saramago 5 10
Sargento Kirk 5 10
Sargento Villabuena 5 10
Sarita 2 10
Sayes 2 10
Scheideker 5 10
Selfmade 2 7
Selfmademan 5 10
Semog 5 10
Sena 5 7
Senador 2 8
Senhor Porco 5 10
Sentinela 2 10
Serafim 5 10
Serafim Saudade 2 10
Serena 2 10
Serôdio 5 10
Serpa 2 10
Serpente Cord 2 10
Serra 5 10
Serrinha 2 10
Sertório 5 10
Servo 2 10
Sesta Dourada 2 10
Sete a Um 5 10
Setta 5 10
Seul 2 8
Seven 5 10
Seven Teen 5 7
Sexto Violino 2 10
Sexy 5 10
Seyl 5 10
Shakirá 5 10
Shannadu 2 7
Shaun 2 10
Sherlock Holmes 2 8
Sherlock Sabão 5 10
Shol 2 8
Siarom 2 10
Silumano 2 10
Silva Calhetas 2 10
Silva Morais 2 8
Silva Pais 2 10
Silva Zelão 5 7
Silvério Canota 2 10
Sims 5 10
Sininho 2 10
Sir Balduim 2 10
Sir Bolacha 2 10
Sir Conan Doyle 2 10
Sir Dragon 5 10
Sir Francis 5 10
Sir Frank Lim 2 8
Sir Jallon 2 10
Sir Lapidus 2 10
Sir Lipton 2 10
Siro San 2 10
Sixolina 5 7
Skate Duro 5 10
Smith 2 8
Soba 2 10
Sobola 5 10
Sofacada 2 10
Sofala 2 10
Sogid 2 10
Soldado 2 10
Solha 5 10
Solidó 2 7
Solomio 2 10
Somadul 5 10
Somaro 2 10
Sombrero 2 10
Soon 2 10
Sorgan 2 10
Sortus 2 10
Sossavart 5 10
Sota 5 7
Sotil 5 7
Sotto 5 10
Soutelo 2 8
Special 2 10
Spice Girl 2 10
Spiridon 2 10
Spirou 2 10
Sr. X 5 10
Sr. Y 2 10
Sr. Z 2 10
Stanley Roy 2 10
Stepup 2 8
Stic 2 10
Stimpo 2 10
Stum 2 8
Submar 5 10
Sul Airam 2 8
Sulipa 2 10
Sulmar 2 10
Sultão 2 10
Sultão Zonzo 2 10
Suna Tarik 2 10
Sunita 5 10
Super Alpha 2 10
Super Beta 2 10
Super Cola 2 7
Super Dragon 5 10
Super Homem 5 7
Super Jack 2 10
Super Light 2 10
Super Man 2 8
Super Tónio 2 8
Super Xis 2 10
Superior 2 10
Suraia 2 10
Surra 5 7
Surrela 5 10
Syd 2 10
T A 2 10
T Al 2 10
T Antenor 2 10
T Brilhante 2 10
T Elliot 2 10
T Mélia 2 10
T T 5 10
T Xara 2 8
T&Q 5 10
Taar 5 10
Tabalo 2 7
Taka Takata 2 8
Talismã 2 8
Tânia Brito 5 7
Tanino 5 10
Tanoeiro 2 10
Tanso Tenso 2 10
Tantan 2 10
Tao Li 2 10
Tao Tao 2 10
Tapico 2 10
Tapioca 5 10
Tara 2 10
Tara Kali 2 10
Tarano 2 10
Tarântula 2 10
Tareco 2 10
Tari 2 10
Tarik Az 2 8
Tarra Mecce 2 10
Tartufo 2 10
Tascoto 2 10
Tassolino 2 10
Tavirense 2 7
Tazo 2 10
Teatrina 2 10
Teia 5 7
Teia da Morte 2 8
Telmo Fischer 2 8
Tena 5 10
Tenente Lis 2 10
Teodoro Morais 2 10
Teresa 2 10
Teresa Afonso 2 10
Teresa Belita 2 10
Teresa Cádis 2 10
Teresa Diana 5 7
Teresa Fortes 2 10
Teresa M 2 10
Teresa Pina 2 8
Teresa Z 2 8
Testa Rossa 2 10
Testudo 2 10
Tetra 2 10
Tevê 2 10
The Arciolan 2 10
The Beatles 2 10
The Bilas 5 10
The Bizard 2 10
The Bocas 2 10
The Boss 2 10
The Carol 2 10
The Charlotte 2 10
The East-Least 2 10
The Indian 2 10
The Japan 5 10
The Jubber 2 10
The Lartiste 5 7
The Lion King 2 10
The Liric 2 10
The Lucas Star 2 10
The Marvel 2 10
The Special 2 10
The Xica Light 2 10
The Zanath 2 10
Thomas 2 10
Tia Larocas 5 7
Tia Mia 5 10
Tiago Vez 2 10
Tião 2 10
Tiazinha 2 10
Tifany 2 10
Tigana 2 10
Tiger List 2 10
Tijuana 2 10
Tiko 5 10
Tillo Boss 5 7
Timão 2 8
Tino 2 10
Tino Abreu 2 10
Tino Banonas 5 10
Tino Elias 2 8
Tino Serra 5 10
Tino Serrão 2 10
Tinov 2 10
Tio Olhinhos 5 10
Tiranossauro 5 10
Tiro Certeiro 2 7
Titus Smiley 5 10
Tó 2 10
Tó Almeida 5 10
Tó Azinho 2 10
Tó Barbosa 2 10
Tó Bimbo 2 10
Tó Corneta 5 10
Tó Dani 5 10
Tó Henriques 2 10
Tó Jó 2 10
Tó Mané 2 10
Tó Nano 5 7
Tó Olavo 2 8
Tó Oliveira 5 10
Tó Santos 2 8
Tó Serra 2 10
Tó Silva 2 10
Tó Zé 2 10
Tobuz 2 10
Today Good 5 10
Toddy Bell 5 7
Tofim 2 10
Tola Big 2 10
Tola de Platina 5 10
Tola Meco 2 10
Tolas 5 10
Tolentino 2 10
Tolinhas 5 10
Tollan 2 10
Tongo 2 10
Toni Pratas 2 10
Tortulho 5 7
Tournesol 2 10
Toy 5 10
Toygrosso 2 10
Tracy 2 10
Tre Moço 2 10
Trecolareco 5 10
Treko 2 10
Tremble 2 8
Trento 5 7
Tretas 5 10
Tríade Doyrada 2 10
Triângulo Vermelho 2 8
Trianon 2 10
Trinca Espinhas 2 10
Trinitá 2 10
Trinor 2 10
Trio Coxo 2 10
Trio Plasma 2 10
Tripeiro 2 7
Trish 2 8
Tritão 2 8
Trocatintas 5 7
Tropa K 2 10
Tropa X 2 10
Tropez 2 10
Trotinetas 2 10
Trovador 2 10
Truck Man 2 10
Tube Borges 2 10
Túlipa Negra 2 10
Turista 2 10
Tuta & Tita 5 7
Tutano Dourado 2 8
Tuxa 2 10
Txis 5 10
U 5 10
U Ecco 2 10
Ubaldo Pinoia 2 10
Ubi 2 10
Ubulino 2 10
Uburu 2 10
Udaca 2 10
Udino 2 8
Udorico 2 10
Uducuru 5 7
Udumastic 2 8
Ufo 2 8
Ultra 5 10
Ultramarino 2 10
Uniaque 2 10
Unicafor 2 10
Unilateral 2 10
Unima 2 10
Universal 2 10
Uno 5 10
Urbano 5 7
Urso Pardo 2 8
Urso Sentado 2 10
Urso Zaruco 2 10
Ursulino 2 10
Urtigas 2 10
V 2 10
V B 2 10
V M 5 7
V Mendes 2 8
V Mindelo 2 8
V Nunes 2 8
V P 2 10
V Solo 2 10
V X 5 10
Valério 2 10
Valeuro 2 10
Valquíria 5 7
Vamp 5 10
Vampirella 5 10
Vampirina 5 10
Vampiro Azul 5 10
Vampiro do Ó 5 10
Vampiro O+ 5 10
Vampiro Sapão 5 10
Vânia 2 10
Vânia Batista 2 10
Vari Sela 2 10
Vasco Mira 2 10
Vasco Vaz 2 8
Vasquinho 5 7
Vata 2 10
Vax I 2 10
Vax II 5 10
Vax III 2 10
Vegetariano 2 8
Vela 2 8
Vendedor Pirado 2 7
Ventoinha 5 10
Vénus 2 10
Vera 2 10
Vera Lopes 2 10
Vercce 2 10
Verdilhão 2 10
Verónica I 2 10
Vespa 2 10
Vetamina 5 7
Vetux 2 10
Vi Da 2 10
Via Verde 2 10
Vicente 2 10
Vicktório 2 10
Vidal 2 8
Vikew 2 10
Villamorena 5 10
Vimaranense 5 7
Violino 2 8
Virgílio Silva 2 10
Viriato 5 10
Virola 2 10
Virtual Boss 2 10
Visco Sagrado 2 10
Visionário 2 10
Vítor Maria 5 7
Vitorino 2 10
Vizinho Cusco 2 8
Vladimiro Cosme 2 8
Voar Raov 2 10
Vodinar 5 10
Von Haan 2 10
Von Herman 2 10
Von Strugger 5 10
Vuvu 2 10
Wagner Cuba 5 7
Wanda 2 10
Wanda Mila 2 10
WB 2 10
Werr 2 10
Westblog 2 10
White Laser 2 10
Wimpee 2 10
Wimsey 5 10
Wolfe 2 8
Www 5 10
X 2 8
X Edevaldo 2 10
X P T O 2 10
X Y Z 5 10
Xá 2 10
Xabi 5 10
Xakal 5 7
Xeretta 2 8
Xico Esperto 5 10
Xico Finuras 2 7
Xico Gordo 2 10
Xico Milas 5 10
Xila 2 7
Xis 2 10
Xóxó 2 10
Xuta & Corre 2 10
Ya Meu 5 10
Yahoo 5 7
Yang Chan 2 10
Yek 2 10
Yexk 2 10
Yull 5 10
Yut Agar 2 10
Yutelmi 2 10
Z 2 10
Z P 2 10
Zaah 2 10
Zabiá 2 10
Zana Xita 2 10
Zarco 5 10
Zarim Gago 5 7
Zarú 2 7
Zázá 2 10
Zazu Trevo 2 10
Zé 5 10
Zé Alberto 2 8
Zé Bacalhau 2 10
Zé Bagulho 5 10
Zé Carioca 2 10
Zé de Nisa 2 10
Zé Didi 5 7
Zé do Castelo 2 10
Zé do Moinho 2 10
Zé Elástico 2 10
Zé Faneca 2 10
Zé Ferry 5 10
Zé Hilário 5 10
Zé Ireneu 2 10
Zé Janeca 5 10
Zé Jonas 5 10
Zé Matulão 2 10
Zé Mula 5 10
Zé Noras 2 10
Zé Pinhão 2 10
Zé Portuga 2 10
Zé Puré 5 10
Zé Rambo 5 7
Zé Tónio 2 10
Zé Valente 2 7
Zé Vilela 5 10
Zé Vinhais 2 10
Zé Xarope 2 10
Zé Zarolho 2 10
Zé Zero 5 10
Zeca 2 10
Zeca Catita 5 7
Zeca Lupas 2 10
Zeca Poirot 5 10
Zélia 2 10
Zezé 2 10
Zezé Gordo 5 10
Zona J 5 7
Zorro 5 10
Zubiabá 5 10
Zubulanda 2 10
Zuca Maria 2 10
Zulda 2 10
Zurc 5 10
Zurrapão 2 8
Zuzarte 2 10
Zzz 5 10

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

HOJE!

PRIMEIRAS CLASSIFICAÇÕES

As primeiras classificações da época vão ser publicadas hoje, ao final do dia.

Com algumas surpresas, como já foi anunciado! Quem cometeu os lapsos que podem valer títulos? É o que vamos ficar a saber mais logo...

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

CLASSIFICAÇÕES

PROVA N.º 1

Estão praticamente prontas as classificações relativas à prova n.º 1.

Foi uma maratona terrível, mas conseguimos sobreviver!

Quem sobreviveu, mas um pouco maltratados, foram alguns dos nossos confrades que facilitaram ao ponto de serem penalizados, de modo absolutamente infantil.
Poder-se-à argumentar que houve alguma violência nos "castigos", mas como já por diversas vezes aqui e no jornal referimos, o Policiário é uma actividade que, muito embora seja absolutamente lúdica, deve ser levada com um mínimo de seriedade e cuidado. Pretendemos reproduzir a vida real de uma investigação e como tal não podemos branquear uma situação que, a ser real, conduziria à prisão de um inocente ou à ilibação de um criminoso!
Esperamos que sirva de exemplo.

Dentro em breve, teremos AQUI as classificações finais.

Atenção, pois, aos desenvolvimentos, que serão sempre anunciados.
Até breve!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

CORRECÇÃO NOS CONFRONTOS

Há uma correcção a fazer:

O confrade QUÁ não está a concorrer esta época, mas por lapso apareceu como apurado para a segunda eliminatória, em vez de confrade Qt+Olho-Vejo, ateriormente Bentevejo.

Portanto, o confronto para a 2.ª eliminatória é:

Qt+Olho-Vejo - The Bilas

Aos envolvidos e aos confrades em geral, as nossas desculpas.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

POLICIÁRIO 970

SORTEIO DA TAÇA ESTABELECE OS CONFRONTOS

Cumprindo os prazos, publicamos hoje os confrontos para a segunda eliminatória da Taça de Portugal deste ano.
Assim, todos os “detectives” deverão verificar se constam nos confrontos que se seguem, o que será o sinal de que ultrapassaram a primeira eliminatória. Agora, tudo se vai jogar no um contra um, razão mais do que suficiente para que todos lancem um olhar para o seu adversário directo, porque há sempre qualquer coisa que pode ser melhorada, no momento de enviarem as propostas de solução aos desafios que compõem a prova n.º 2 e que foram publicados nas duas semanas anteriores.
No próximo domingo iremos publicar as soluções oficiais dos dois desafios que constituíram a prova n.º 1 e que originaram alguma divergência. De qualquer forma, como sempre foi feito neste espaço, foram ponderadas as diversas perspectivas, de molde a que ninguém pudesse ser prejudicado, por deficiências alheias, que também passaram por um pequeno erro nosso aquando da publicação.
Entretanto, os nossos “detectives” poderão procurar os resultados completos da prova n.º 1, no nosso blogue CRIME PÚBLICO, que pode ser acedido em http://blogs.publico.pt/policiario.

QUEM DEFRONTA QUEM

Rip Kirby – Tino Serra; Medvet – A Zerth; Zé – John; Insp. Sonntag – LCR; Avlis e Snitram – Reinaldo; Tio Olhinhos – Alves & Companhia; Sarg. Villabuena – Insp. Pi; Jorge Gonçalves – Alce Branco; Det. Xá Muteba – A Finalista; Mordomo – Tó Almeida; Flo – Sabri; Bernie Leceiro – Lady Shira; A. Raposo & Lena – Rip May; AntonG – Juz Cougar; Refer – Sarg. Kirk; Rei Midas – Ag. Guima; Inspª Dilar – XYZ; D. Chicote – Zé Mula; Vicktório – Xábi; Académico – Det. Jeremias; Von Strugger – Mr. Ignotus; Lego – Dr. Gismondo; MB Silva – Mister H; Licas – Rumpelstinskin; Saké – Karl Marques; Miss X – Danielux; Julius Bacanus – Duca Holmes; Muñoz – Paulo; AH Princess – Daniel Falcão; Miss Becas – Insp. Aranha; Abreu – Insp. Boavida; Peter Pan e Miss Four – Káreka; Ego – João T; Insp. Gigas – Tanino; Rifle 8 – Morgain; A Gata – Tretas; T&Q – Orsinni; A Luna – Tó Oliveira; Riqui – Taar; Surrela – Zé Zero; Samaritano – Tino Banonas; TT – Zurc; Vodinar – Krápula; Saramago – Vax II; Tapioca – Zzz; A Matrioska – Jota Vasconcelos; Ria Sol – Trecolareco; Xico Esperto - P Sintrão; Wimsey – Pantera Negra; Rivera – Zé Hilário; Quica – Ruikov; Zé Ferry – Insp. Elástico; Mr. Corbin – Fotão; GO – Dr. Valério; Faquir – Prof. Rotor; Erme Linda – Dragão Dourado; Dr. Kildare – O Libório; O Bringelense – Quinto Pinto; Ó Bama – Prof. Neca; Det. Papista – Metrosex; Dr. Rimã – Prof. Boom; Frafrosques – O Márcio; Insp. Lara – Mikas; Zé Janecas –Pimba; Mister XYZ – O Becas; Gafto – Mina; Família Adams – Emetec; Det. Zorba – DDL; Prosa – SK; D. Quixote – Melo Tino; Det. Xanfrado – Piano Bar; Elpídio Rocha – Dr. Limalha; Mellin – Gaga; Zé Jonas – Fic; Tolinhas – David; Mitola – Det. Popular; Insp. Juca – FCP; Eleutério Costa – Det. Turras; Ventoinha – Toy; Det. Mokada – O Muñoz; Tiranossauro – Gacol; Insp. Faruk – Dr. Pereira; Futrica – Filósofo; Det. Silva – O Gordo; DR36 – Pirox; Família X – Nurse; Insp. Gavião – O Mocho; Today Good – Dani; Zeca Poirot – Tittus Smiley; Insp. Azelha – Q; Det. Manita – O Gatão; Pinóquio – Radialista; Pokemon – Quim; Mimene – Prof. Elyka; Cromo – Merdinguer; Det. Matraquilho – O Cobra; Malaposta – Insp. Boomerang; Insp. Alegria – Dirceu; FS – Mila F; Dr. Jaguar – Det. Jaquim; Diana – Merridale; Zé Vilela – Det. Lambada; Tolas – Dr. Benevides; Mercedes – Insp. 08; Dr. Lapiás – Migas; Free Live – Dr. Marmelada; Tó Dani – Det. Jota; Model – Insp. Belchior; Det. Olimpo – Insp. Isótopo; Fedorento – Édipo; Dr. Fonseca – Cuche; Frank Lucidus – Croppus; Zézé Gordo – Det. Pilantra; Toni Pratas – Mali; Mister Me – Duque; Insp. Jack – Elói; Vilamorena – Doll; Tola de Platina – Major Alvega; Mister X – Família Holmes; Insp. Columbo – Galaró; Etta – Dr. Mosca; Experimentia – Diddier A; Tó Corneta – Free Love; Moromoro – Flávio; Insp. Color – Dr. Paulo; Dr. Sócrates – Det. Roscas; Acimol – Insp. Vampiro; Det. Cubano – Lottar; Lucifer – Serafim; Marcolino – Sims; Rui Catal – Vampirella; Roi Molière – VX; Sir Dragon – Zubiabá; Lua Nova – Roor; Acorrentado – Vampiro Sapão; Insp. Vidrado – Zé Puré; Margot – O Violas; Super Dragon – Vampiro O+; Zorro – Cotiba; Sir Francis – Ya Men; Mário Cuco – Vampiro Azul; Adi – Zé Bagulho; Guarda Fios – Yull; Insp. Xappa – Obinil; Sr. X – Vampiro do Ó; Afonso A – Good Files; Guarda Abel – Vampirina; Gila – Somadul; Lusito – Monroe; Norotó – Vamp; Ok Stone – Ruca Mil; Ag. ABC – Gel; Grammy – Maricruz; Luís Branco – O Jaleca; Odaír – Real House; Rui Inglês – Seyl; Senhor Porco – Ultra; Harpadura – Ag. Ultra; Glorioso – Inspª Aline; Nogueira – Rá; Shakirá – Txis; Rei dos Pontos – U; Gina Frutis – Semog; Algarvio – Sherlock Sabão; Mason – Red Troop; Ramiro – Uno; Sir Lipton – Tiko; António Ximenes – Rei Atos; Al Gany – Rato Sega; Piaxo – Serôdio; Raimundo – Sotto; Reca – Sete a Um; Skate Duro – Sobola; Seven – The Japan; Rui Nanico – Tia Mia; Alatas – Inspª Hélia; Luís Cobra – Manuel T; Regis – Submar; Pikachu – Sossavart; Luís Estrela – Solha; Aldo Pimenta – Marotto; Det. Duralex – Lopo Mark; Lord Peter – Oggi; Qt+Olho-Vejo – The Bilas; Prof. Pokatti – Sunita; Maphyl – Sertório; Irmão Metralha – Quim Zé; Albino – Pirómano; Det. Cartouche – Pistoleiro; Ix – Luna Bala; Det. Imaginário – Peter O; O Flaviense – PS; Águia – Det. Cabral; Det. Bandoleiro – Olho Vivo; JP – Luís Jota; Marcos Celá – Oracle; Almiro – H. Chavez; Haal – Lulla; J Belchior – O Viagra; Mapei – Niv; Det. Futebolista – Anoli; Alkazar – Irina; Gold Track – Insp. Vilaverde; Jackie – Miss Marple; Justiceiro Negro – Dalila; Mars – PA; Harry Pote – O Flavisiense; Altamente – Giancarlo; Mário Raposo – Oatsag; Crock – Deco; Amílcar – Essec; Passolini – Ag. Bola; Ag. Dourado – Cão Limpo; Ag. Ipi – Bruno Capas; Amaral – Capitão Cook; Pardal – Carioca; Anduócrime – Falamil; Sexy – Canelas; Papari – Brito; Dardo – Ndéti; Pencas – Ag. Jacto; Setta – Ag. Mila Sousa; Derbie – Penedo; Foca – Insp. Nené; Nico – Penélope; Da Li – Fernisan; Insp. Porreirinho – Scheideker; Da Ki – Fixe; Insp. Ramos – Malone; BA Loko – Carlitos; Det. Holmes – Insp. Jibi; Noé – Sefmademan; Insp. Maka – Serra; Det. Cola – Fochild; Ag. Libertino – Buz; Insp. Martelada – Real; Det. Alfacinha – Garcês; Gasa – Mandrake; Espírito – Insp. Limpinho; Floribella – Paulo Nin; Insp. Trapalhão – Regola; Espada – Pedro Ká; BZZ – Avapa; Insp. Lagoal – Manu; Guedes Ohm – Investigador Celso; Caramelo – Nagudo; Tassolino – Cateto; Comissário Maigret – Lili; Viriato – Chico Bento; Cariabou – PPC; Muralha – Zarco; Rui Faro – Dino Cartola; Chalor – Parlatório; Copus – Rex; Chiptiro – Chico Milas e Tena – Www.



COLUNA DO “C”


FALTAM 29 SEMANAS PARA A EDIÇÃO 1000


A época 2002/2003 primou pela grande competividade, que ficou bem patente nos pequeníssimos pormenores que ditaram os grandes vencedores da época. Pela primeira vez disputaram-se o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal.
Zé dos Anzóis, que antes era e agora volta a ser o Inspector Aranha, conquistou o primeiro título nacional, vencendo sobre a meta os confrades Daniel Falcão e Zé-Viseu (agora só Zé).
A primeira Taça de Portugal foi para a vitrine de Daniel Falcão, que venceu na final o confrade Nove.
O troféu de Policiarista do Ano foi para Braga, levado por Daniel Falcão, que suplantou Zé dos Anzóis e Nove. O primeiro do Ranking no final da época foi o mesmo Daniel Falcão, com Nove em segundo e Zé dos Anzóis em terceiro.
No balanço da primeira década de Policiário no PÚBLICO, o saldo era francamente positivo e o aumento de participação constante.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

MARATONA

TERMINOU agora mesmo, a primeira grande maratona desta época!

Foram 2124 concorrentes, num total aproximado de 7 mil páginas de texto!

Mas, alguma divergência na leitura e interpretação do problema de Medvet, "O Colar de Esmeraldas", com um pequeno mas complicado erro na publicação do mesmo, obrigaram a repetição de leituras de soluções, quase até ao limite da saturação.
Foram, meus caros confrades, 16 horas consecutivas, que não foram mais penosas por estar um péssimo tempo lá fora, sem convidar a saídas!!

No entanto, caríssimos confrades, a época competitiva está "na estrada" e já apontamos para a prova n.º 2.

No próximo domingo estarão disponíveis os confrontos da 2.ª eliminatória da Taça, na edição do jornal.
Mais para o fim do dia, também aqui no CRIME PÚBLICO estará disponível essa mesma informação, bem como todos os resultados da prova n.º 1.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

CONFIRMAÇÕES

PROVA N.º 1

Confirma-se a chegada das soluções dos confrades que solicitaram comprovativo, a saber: ALCE BRANCO, DANIELUX, KARL MARQUES, MISTER H e RIP KIRBY.

DIFICULDADES + DIFICULDADES

Após as indicações que fomos dando aos nossos “detectives”, no sentido de conseguirmos levar a bom porto esta nau, chamada Policiário, muitos confrades acabaram por levantar dificuldades extras, de todo imprevisíveis.
Assim, muitas dezenas de confrades não se identificaram com o pseudónimo a usar, o que nos obrigou e ainda obriga a um trabalho suplementar para tentar relacionar os endereços de e-mail aos concorrentes, nos casos em que não houve resposta aos nossos pedidos de esclarecimento.
Também alguns dos confrades que ainda usam a correspondência tradicional incorreram na mesma deficiência.

Esses factores a acrescer ao normal trabalho de leitura e classificação de cerca de 2200 soluções, têm feito com que o CRIME PÚBLICO tenha registado um silêncio que nós não queremos que exista.

Estamos a fazer um esforço suplementar para que os confrontos da segunda eliminatória sejam publicados na secção do próximo domingo, como estava previsto.
A questão é que o material para publicação tem que ser enviado, na sua forma definitiva, até às primeiras horas das quartas-feiras, o mesmo é dizer que, se não tivermos os confrontos preparados até essa data, não serão publicados no domingo, muito embora possamos publicar no CRIME PÚBLICO, provavelmente até antes do próximo domingo.

Assim, vamos procurar não falhar nesta primeira prova e cumprir os objectivos, para o que pedimos aos confrades que se tenham esquecido de indicar o seu pseudónimo na solução, nos contactem no sentido de pouparmos algum tempo para: pessoa_luis@hotmail.com ou lumagopessoa@gmail.com .

POLICIÁRIO 969

Publicamos hoje a parte II da Prova n.º 2 do Campeonato Nacional, numa proposta de Madvet:

CAMPEONATO NACIONAL E TAÇA DE PORTUGAL
PROVA N.º 2 – PARTE II
O CASO DE JOSITA CORLI – Original de MEDVET

Numa manhã de segunda-feira, 8 de Julho, o leiteiro que chegara ao nº 99 da Rua dos Plátanos ficou surpreendido por notara a luz acesa, apesar de já serem sete horas e o sol ir alto. Talvez fosse apenas a curiosidade que o fez espreitar pela janela, atravessando um canteiro de flores recentemente cavado, mas mais tarde disse ter sentido um estranho pressentimento. O leiteiro espreitou através de um pequeno espaço deixado entre as cortinas corridas. Ao princípio mal distinguiu um vulto de mulher esparramado numa cadeira, mas depois conseguiu ver a sua face - uma máscara de sangue.
Por um momento o leiteiro ficou paralisado, mas depois, com um grito abafado de terror correu rua abaixo, onde felizmente tropeçou com um polícia que fazia a sua ronda, a quem contou a macabra descoberta.
Voltaram os dois para o 99 e tentaram entrar pela porta da frente, que estava fechada à chave. Entretanto o leiteiro explicava ao polícia quem eram os habitantes da casa. Tratava-se de uma mãe com duas filhas, estrangeiras, apesar de falarem muito bem o português. O leiteiro sabia que a mãe e uma das filhas estiveram fora durante o fim-de-semana, porque na sexta-feira anterior lhe pediram para deixar apenas meio litro de leite no sábado e no domingo em vez do habitual litro e meio, uma vez que a Senhora Corli e a sua filha Dolores estariam fora até segunda-feira.
Uma vez que a porta da frente estava fechada, tentaram a das traseiras, que também estava fechada. O polícia decidiu entrar por uma janela entreaberta na cave. A figura na sala da frente era de facto a filha, Josita. Tinha um revólver na mão direita e o cano descansava contra o que fora a mandíbula; de facto, praticamente toda a metade inferior da cara fora atingida pela descarga e não era um espectáculo agradável.
O polícia não perdeu tempo a notificar a esquadra e em breve o Inspector Fagundes apareceu no local. A opinião geral era a de que se tratava de suicídio, mas Fagundes encontrou pequenos pormenores que lhe pareceu prudente esclarecer.
A Senhora Corli e a sua filha Dolores chegaram por volta do meio-dia e ficaram horrorizadas com a notícia. Quando acalmaram o suficiente, Fagundes inquiriu se haveria algum motivo para Josita se matar. Não havia nenhum, que elas soubessem; era uma rapariga de temperamento variável e por vezes instável, mas nos últimos tempos parecia ter assentado, graças a um rapaz com quem parecia ter uma relação amorosa muito intensa, chamado Ramon Perita.
Sob pressão, no entanto, Dolores admitiu que Josita em mais de uma ocasião, durante um dos seus acessos de fúria, havia ameaçado matar-se, mas ninguém dera muita atenção ao assunto. A mãe atribuíra isso a uma manifestação de mau génio que não durava mais de cinco minutos. Na verdade Josita sempre acabava por ficar lavada em lágrimas e pedia desculpa por ser tão tortuosa.
Quando Fagundes interrogou Ramon Perita, o namorado da vítima, este pareceu assombrado quando lhe deram a notícia. Quando ele a deixara na noite anterior, ela parecera-lhe bem, no seu habitual bom humor. Não era verdade que Josita estava sempre a ter ataques de fúria. Um pouco leviana, fazendo olhinhos de vez em quando a outros homens, nada de importante. Isso já tinha acabado, Josita tinha-lhe prometido deixar de olhar para outros homens.
No sábado anterior tinham combinado ir ao cinema, mas ela não aparecera. No domingo à noite fora a casa ver se tinha acontecido alguma coisa e ela contara-lhe que não se sentira bem e tinha ido para a cama cedo. Não lhe mandara recado porque não tinha modo de o fazer. Ela parecera-lhe bem no domingo á noite e devia estar a sentir-se melhor. Tanto quanto sabia, não havia nada de especial no seu espírito, nem podia imaginar uma razão para ela se matar. Deixara-a por volta das dez e ela foi com ele até à porta, combinando encontrar-se com ele na terça seguinte à noite.
O homem estava mesmo transtornado, mas as suas palavras soavam verdadeiras. Pesquisas na vizinhança confirmaram o seu depoimento até certo ponto. Uma das vizinhas ouvira um som por volta das onze, mas parecera-lhe o escape de um carro. Aos domingos à noite a Rua dos Plátanos tinha muito movimento. De resto, nos últimos tempos tinha havido vários assaltos nas vizinhanças e todos estavam um pouco em sobressalto - mas não deu muita importância, até porque o som lhe parecera abafado e não ouvira mais nada.
Josita era muito apreciada na vizinhança, especialmente pelos homens, porque era muito bonita e sabia-o. Usava a sua beleza para estontear os homens; o seu único defeito era apreciá-los demais. Ainda no sábado anterior a vizinha a vira de braço dado com um jovem. A senhora estava à entrada da casa, a tomar o fresco antes de se deitar. Vira o par aproximar-se, parar à porta da rapariga e ouvira-a despedir-se com um “Boa noite, Francisco; ver-nos-emos em breve.”
A vizinha estranhou, pois era suposto Josita andar com um tal senhor Perita; pensava que o seu nome era Ramon, já a ouvira tratá-lo por Ray.
Segundo o relatório da autópsia, a moça estaria morta cerca de sete a oito horas antes da descoberta do corpo, ou seja, a morte dera-se entre as onze e a meia-noite. Talvez mesmo às onze, se o ruído ouvido pela vizinha fora um tiro.
O homem visto no sábado com a vítima foi encontrado sem dificuldade. A mãe da vítima lembrara-se de um tal Francisco Peres com quem a filha andava antes de se decidir por Perita. As suas declarações eram simples. Encontrara Josita por acaso nessa tarde e ela dissera-lhe que ia ter com o namorado para irem ao cinema, mas após alguma insistência ele convenceu-a a ir dar um passeio com ele em vez de se encontrar com Perita. Passaram a maior parte do tempo num abrigo do parque. Ela pareceu-lhe preocupada e mais tarde confidenciou-lhe a causa. Hesitava entre ele e Perita. Ela gostava do namorado, mas ele podia ser fatigante por vezes. Ela gostaria que ele de vez em quando mostrasse alguns ciúmes, mas para além de se queixar quando ela falava de outros homens, ele não mostrava nenhum sinal de emoção. Ela achava que ele gostaria mais dela se de vez em quando se zangasse. Estava a pressioná-la para casarem em breve. Segundo Peres, ela dissera que “ se sentia tão mal com esta indecisão que por vezes pensava em acabar com tudo”. Peres riu-se dela e conseguiu distraí-la dessa ideia, mas agora achava que as palavras tinham um sentido mais sinistro do que julgara.
O revólver era de um tipo vulgar do exército, havendo muitas maneiras de a rapariga o ter arranjado. Nem havia maneira de traçar a sua origem com alguma certeza. Nem a mãe nem a irmã sabiam que Josita tinha uma arma - mas isso nada provava.
Dêem uma ajudinha ao Inspector antes que fique completamente “passado”…
A- Foi suicídio;
B- Foi Ramon Perita;
C- Foi Francisco Peres;
D- Foram a mãe e a irmã.
E pronto!
Agora é tempo dos nossos “detectives” se debruçarem sobre este problema, que vai ficar disponível no blogue CRIME PÚBLICO e no sítio CLUBE DE DETECTIVES e depois enviarem as propostas de solução, impreterivelmente até ao próximo dia 28 de Fevereiro, para o que poderão usar um dos seguintes meios:
- Pelos Correios para PÚBLICO-Policiário, Rua Viriato, 13, 1069-315 LISBOA;
- Por e-mail para policiario@publico.pt;
- Por entrega em mão na redacção do PÚBLICO de Lisboa;
- Por entrega em mão ao orientador da secção, onde quer que o encontrem.
Boas deduções!

COLUNA DO “C”

FALTAM 30 SEMANAS PARA A EDIÇÃO 1000
A época 2002/2003 deu início ao figurino que a secção passou a adoptar, até aos dias de hoje, com o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal como provas principais no campo da decifração e com a atribuição dos troféus de Policiarista do Ano e de N.º 1 do Ranking.
Nesta época, foram de novo batidos recordes de presenças e a competição foi bastante dura e apenas resolvida por questões de pormenores, como convém para manter índices elevados de emoção, apesar da publicação de um problema que causou furor, de autoria do confrade M. Constantino, o grande mestre da produção: “Do Esqueleto da Dedução ao Esclarecimento do Delito”.
Só na época seguinte, 2003/2004 foi introduzido um novo título de campeão nacional, para a modalidade de produção de problemas policiários, conferindo, assim, justiça ao labor dos artífices dos enigmas.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

31 PARA A 1000

FALTAM 31 SEMANAS PARA A EDIÇÃO 1000

A época de 2001/2002 trouxe, como já referimos, duas novidades: o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal.
Após uma competição excelente, nem na linha de mata se definiu o Campeão Nacional e uma lacuna nos regulamentos deu-nos dois campeões: Figaleira e Nove.
Nos lugares secundários, ficaram o Inspector CM Bond (actual Karl Marques), Mister H e Paulo, com o saudoso Dic Roland e o agora afastado Inspector Moka à espreita.
Na Taça de Portugal, foi novamente Figaleira quem ergueu o troféu, depois de suplantar na final o confrade Mister H.
Estes resultados ditaram o “detective” Figaleira, natural de Alvares e residente na cidade da Amadora, como o grande triunfador da época, conquistando também, o Troféu de Policiarista do Ano e de N.º 1 do Ranking.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

POLICIÁRIO 968

CAMPEONATO NACIONAL E TAÇA DE PORTUGAL

PROVA N.º 2 - PARTE I

“ALI JAZ O ALI KATE” – Original de H. RÁI

O Eng.º Ali Kate era director de fabrico e sócio da empresa SUGGYSOPRA, sediada entre a Rua dos Têxteis e a da Cortiça, no parque industrial e tecnológico de Évora. Tinha nacionalidade líbia e estava refugiado em Portugal desde a 1ª invasão do Iraque. Vivia na Praça do Giraldo. Lia muito, particularmente, Sayyid Qutb. Gostava de gatos e da música de Oumeima El Khalil e de Wagner. Amante do BTT, ia de bicicleta para a fábrica, mas ontem trocou a prova de Machede por um dia de trabalho. Na véspera, por volta da uma da noite, foi visto a descer do telhado da vizinha. Na manhã do dia aziago, comprou o “Público” na tabacaria da esquina e tomou o pequeno-almoço na pastelaria ao lado, como habitualmente. Foi visto no táxi que o levou à fábrica. Hoje, fora encontrado morto no seu gabinete, no escritório da fábrica em que trabalhava.
O Eng.º Meca Trão, egípcio, cristão copta, há muito radicado no Alentejo, accionista principal e administrador da empresa, regressou ontem no avião da noite, depois de contactar o lobby do ar condicionado na União Europeia e a empresa SINOCC, para análise das perspectivas de lançamento dos seus produtos na China. Na manhã desse dia, tinha conferenciado pela Net com o Eng.º Ali, mas a imagem e o som eram de muito má qualidade. Pareceu-lhe ter visto o Eng.º Ali olhar para a direita e ouvido um estranho som, que parecia de foguete, trovão ou tiro. A ligação caiu imediatamente e nunca mais foi retomada. Ainda tentou o telemóvel, mas, se o homem estava morto, como lhe poderia responder? Hoje, de manhã, ao chegar ao escritório empurrou a porta do gabinete do Eng.º Ali e deparou-se com aquele espectáculo. Não sabia o que pensar nem o que dizer.
O Dr. Cifrões, director financeiro da empresa, que ajeitou as suas contas para esta fugir ao fisco, tinha recebido na 6ª feira o aviso de despedimento, por a administração o ter usado como bode expiatório. Morava na Quinta da Canhota e esteve na fábrica toda a manhã de ontem, para arrumar os seus papéis, pois não estava disposto a voltar a encontrar-se com qualquer dos patrões. Era mesmo bom que nem lhe aparecessem pela frente.
A Dr.ª Presumida, mulher do Dr. Cifrões, algarvia de Alcoutim, era intragável para qualquer gosto, mas também tinha os seus encantos e sabia tirar deles o seu proveito. Tinham uma filha e um filho que estudavam em Harvard. Já haviam sido íntimos do casal dono da fábrica, mas deixaram-se disso, pois era gente esquisita, de baixo nível e traiçoeira, que se dava melhor com a "moirama", em particular a "madame". Enfim, gente muito reles e pouco recomendável, como dizia. Ontem, de manhã, estivera no Pavilhão dos Salesianos com uma amiga a assistir ao convívio das miúdas do basquete.
Dª Bertolinda, mulher do Eng.º Meca Trão, natural da Asseiceira, tinha um filho e duas filhas adultas deste casamento que estudavam na cidade. Devota a S. Domingos, frequentava o meio religioso da cidade. Era uma mulher inteligente, ainda muito bela, apesar da idade, mas tão frívola como em nova. No dia do crime, estaria nas Caldas da Rainha, onde teria ido para tratar de um assunto de família, segundo disse. Estava muito confusa e não compreendia o sucedido.
O Sr. Com Praki, sículo, director comercial da empresa há 5 meses, encontrou-se com a vítima na noite de 21, num monte alentejano. Esteve na fábrica no dia seguinte até à hora do almoço. Pareceu-lhe estranho ver a esposa do Eng.º Meca Trão passar rente à parede, a coberto do telheiro, em direcção aos escritórios, mas não sabia o que se teria passado, pois esteve muito ocupado com o seu staff a organizar a saída de uma encomenda.
O Cerrótrinco, um português de Arrouquelas, guarda-portão da fábrica, de serviço no dia do acontecimento, garantiu que, para além dos operários a trabalharem numa encomenda para entrega urgente, naquela manhã, só entraram na fábrica o director de fabrico, o Sr. Com Praki e o Dr. Cifrões, mas não sabia o que foram fazer nem quando saíram, pois como tinha que se ausentar para fazer a ronda e a porta estava no trinco, para a abrir por dentro, não era precisa a sua chave.
O Zé Popó, eborense, condutor de táxi, transportou a vítima à fábrica no dia da sua morte e, ainda nessa manhã, uma mulher, que deixou à porta da fábrica. Não sabia mais nada, mas desse dia, 22 de Março de 2009, não se iria esquecer tão cedo.

Segundo a investigação, havia muita humidade e um cheiro desagradável no gabinete. Uma bota suja de lama deixou uma leve marca de terra seca no chão da sala. Na secretária, via-se um bloco de notas, utensílios de escritório e o livro de Haruki Murakami: Kafka à beira-mar, aberto e apoiado sobre o tampo da secretária do lado esquerdo do corpo, tendo sublinhado a lápis o parágrafo seguinte: Okay, farei isso. Não se preocupe e vá com calma, está bem? - disse o polícia, não resistindo a acrescentar uma nota pessoal - Sabe, para quem acabou de matar alguém e ficou todo ensanguentado, as suas roupas estão com muito bom aspecto. Não se vê nem uma gota de sangue."
Junto à parede oposta à porta de entrada, estava caída uma bala de pistola Undercover Southpaw, da Charter Arms. Havia diversas impressões digitais em vários locais, mas o puxador da porta estava limpo. Pendente da secretária e ligado ao notebook, via-se um par de auscultadores de mp3 em mau estado. O computador perdeu-se às 10h, mas a sua análise ajudou a concluir que, no momento da morte, a vítima estava ligada por Skype a um I.P. na Bélgica. A grossa camisola e a camisa que vestia apresentavam orifícios, atrás e à frente, na zona do ombro, com uma pequena mancha de sangue já seca. Nos bolsos, havia o porta-moedas, carteira e telemóvel, com registo de telefonemas e mensagens não relevantes para o caso.
O cadáver tinha a surpresa no rosto e um tom azulado de padrão único. O rigor mortis era mais intenso na zona envolvente da entrada dos canais auditivos, vendo-se 2 pequenas ampolas na pele do trago direito e 3 junto ao do lado oposto. Aqui, apresentava uma pequena ferida mais antiga e três pequenos arranhões paralelos na região temporal adjacente, não sarados. O músculo trapézio esquerdo estava perfurado, sem sinais de hemorragia, mas com um ligeiro anel mais escuro nos bordos da ferida de entrada, distorcido na direcção do pescoço. De um e outro lado do maxilar inferior, viam-se dois ténues riscos negros, como se tivessem sido feitos a carvão. No estômago, encontraram-se restos de comida e, no sangue, cafeína e níveis não usuais de glucose.
O que se terá passado, então, aqui?

E pronto!
Agora é tempo dos nossos “detectives” se debruçarem sobre este problema, que vai ficar disponível no blogue CRIME PÚBLICO e no sítio CLUBE DE DETECTIVES e depois enviarem as propostas de solução, impreterivelmente até ao próximo dia 28 de Fevereiro, para o que poderão usar um dos seguintes meios:
- Pelos Correios para PÚBLICO-Policiário, Rua Viriato, 13, 1069-315 LISBOA;
- Por e-mail para policiario@publico.pt;
- Por entrega em mão na redacção do PÚBLICO de Lisboa;
- Por entrega em mão ao orientador da secção, onde quer que o encontrem.
Boas deduções!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

PPP - POLICIÁRIO PELO PATRIMÓNIO



O confrade Zé mandou o grito de revolta!
Nós, por cá, sempre assumimos como nossas as causas em que acreditamos!
O Policiário, no seu todo, é um espelho daquilo que foi e é o sonho de muita gente, com o velho e saudoso SETE na primeira linha, ele que queria um grande clube de Amigos...
O POLICIÁRIO esteve em Cabanas de Viriato, no convívio que a TPL levou a efeito e viu! VIU mesmo! O estado de degradação da casa de família de Aristides de Sousa Mendes, o cônsul que desafiou o ditador Salazar e impôs os seu princípios morais em defesa da VIDA.
Esse ser, polémico como todos, pagou a factura que o ditador lhe impôs por salvar vidas, uma factura que só podia ser emitida por um ser hediondo e criminoso que muitos ainda hoje elegem como "maior português do século XX"!
Esse criminoso morreu há muito, sem pagar pelos seus crimes, mas ainda hoje deixa restos da sua pestilência, ainda hoje parece animar algumas mentalidades definhadas, que são capazes, a caminho de quatro décadas de democracia, de abandonar um símbolo da resistência, um símbolo de quem sacrificou uma vida que tinha tudo para ser paradisíaca, para fazer uma coisita menor, como salvar vidas: a sua casa em Cabanas de Viriato.
A casa vai ruir, certamente! Quem a viu ao perto não tem dúvidas.

O grito de revolta do Zé é o nosso, também!
Que cada um de nós levante a sua voz, com os meios de que cada qual disponha, em blogues, em jornais, em conversas, em mails enviados a todos os nossos contactos. Passemos esta situação que nos indigna, façamos todos corar de vergonha como estamos nós mesmos, neste momento.

Ouçam bem o grito:


LUÍS - Faz deste post o que entenderes, põem-no onde entenderes! Acho que não me posso (não podemos) calar.

"A Casa do Passal, em Cabanas de Viriato,onde o cônsul português habitualmente passava as suas férias em família encontra-se em risco de ruir. A Fundação Aristides de Sousa Mendes vai desafiar arquitetos a fazerem um projeto de recuperação do edifício".

Em relação a este notícia do sapo.pt, nós estivemos lá, dissemos isso mesmo, aqui e no Público. Como de costume, deixou-se chegar a Casa a esse ponto e só agora se tentam novas soluções e se voltam a pedir apoios:
"Está muito degradada, quase que é até um milagre ela manter-se em pé, porque o telhado está em completa ruína. Pensávamos que já este inverno cairia".
"Contactado pela Lusa, o diretor regional de Cultura, António Pedro Pita, remeteu para mais tarde esclarecimentos sobre a situação".
Que raiva, viver num paízinho destes, onde se ligou, SEMPRE!, tão pouco a coisas destas. Que nojo de dirigentes temos tido desde que eu me lembro de ver o mundo...
Um abraço

TERTÚLIA POLICIÁRIA DA LIBERDADE

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O REGRESSO DO INSPECTOR ARANHA

Informação ao Policiário

Quando, em 1957, me iniciei no Policiário, adoptei o pseudónimo de "Inspector Aranha" - por razões que são já bem conhecidas.
Não imaginava, nessa ocasião, que o mesmo viesse a ter a longevidade que efectivamente conheceu.
Há uns anos decidi interromper a minha participação na modalidade, "matando", então, o "Inspector Aranha", "óbito" participado em comunicado enviado às Secções existentes.
Quando, anos depois, resolvi regressar, respondendo aos apelos do "micróbio" que havia ficado entranhado, escolhi o pseudónimo de "Zé dos Anzóis", por entender não dever proceder à ressurreição do anterior, embora, ao longo destes últimos anos, para vários foram colegas eu tenha continuado sempre a ser o "Aranha"
Entretanto, o Zé (Viseu) endereçou-me recentemente no blogue da Secção do Público uma mensagem na qual, começando por me tratar por "Meu Caro Inspector Aranha", escreve que, estando a chegar ao nº 1.000 do Público Policiário, eu (como ele) tinha obrigação de lá chegar como havia começado. E, portanto, democraticamente, (re) baptizava-me "em nome do teu passado e do orgulho que os teus colegas e amigos têm em continuar a ter-te no topo do nosso desporto, estando, a partir desse momento PROIBIDO de enviar posts ou soluções com outro nome.
Alguns confrades, uns no Blogue e outros por E-mail, manifestaram-se no mesmo sentido
Tive dúvidas. Andei a equacionar o assunto durante algum tempo porquanto, se é verdade que o currículo do "Inspector "Aranha" me orgulha (passe a imodéstia), com o "Zé dos Anzóis" conquistei também muita notoriedade e algumas das minhas melhores vitórias...
Mas o acto de mudar de pseudónimo (e neste caso é para retornar ao primeiro) não é assim tão raro: entre muitos outros mudaram o Big-Ben , o Insp. Boavida, o L.P., o Daniel Falcão, o Hal Foster, o Insp. Moka, etc., etc.

Assim, acabei por decidir: a partir de hoje, e cumprindo a "determinação" do "Zé?(Viseu) - agora também só "Zé" -- volta o "Inspector Aranha", saí de cena o "Zé dos Anzóis" !
Um grande abraço para o "Zé", que despoletou esta situação, ora padrinho do (re) baptismo e grande Amigo de sempre.
Cordiais saudações para todos os confrades.

Domingos Cabral

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

POLICIÁRIO 967

PRAZO TERMINA HOJE!

Termina hoje, à meia-noite, o prazo para envio das propostas de solução à prova n.º 1 do Campeonato Nacional e, simultaneamente, da Taça de Portugal.
Como já temos referido, cada prova é composta de duas partes: uma com um problema de “rápidas”, ou seja, de resposta múltipla, em que cada “detective” apenas terá de indicar qual a alínea, de entre as propostas, que escolhe para solucionar o caso; a outra, do tipo “tradicional” em que é obrigatória a justificação de todas as conclusões a que chegue.
Como hoje é o último dia do prazo, ainda dispõe da possibilidade de participar nos torneios, mediante o envio das propostas de solução até à meia-noite, para o endereço policiario@publico.pt ou entrega em mão na redacção do PÚBLICO de Lisboa.
Na próxima semana teremos a publicação da 1.ª parte da Prova n.º 2, dando assim seguimento a uma competição que promete todas as emoções!





O GATO PRETO
No remoto ano de 1952, precisamente no mês de Janeiro, uma publicação de pequenas dimensões, mas que se veio a revelar de grande conteúdo, viu pela primeira vez a luz do dia. Era uma “antologia de mistério e fantasia” e logo cativou a grande legião de amantes destas coisas do Policial e do Mistério.
Organizada e dirigida por Francisco A. Branco e Manuel do Carmo, este primeiro número contava com uma capa planeada por Victor Palla e reunia um conjunto de excelentes contos, com destaque para o intitulado “Branca de Neve Assassinada”, de autoria do próprio Francisco Branco. Na apresentação, era referido que o ano de 1951 tinha sido o Ano do Gato Preto e foi nessa sequência que a antologia aparecia. Para reforçar o espírito eclético da publicação, era dito: “Mistério e Fantasia inclui muita coisa. Gosta de literatura policial? Leia O Gato Preto. Não gosta de literatura policial? Leia O Gato Preto…”
A “pedrada no charco”, ou a “lufada de ar fresco”, como foi dito na altura, teve uma curta duração, apenas 6 números, findos os quais ficou a sensação de alguma frustração pela perda de uma publicação que estava vocacionada para ser o ponto de encontro dos contistas nacionais.



EDGAR ALLAN POE

Em 19 de Janeiro de 1809, em Boston, Estados Unidos da América, nasceu aquele que é, hoje em dia, considerado o pai do Policial dedutivo, aquele que pela primeira vez articulou uma história de mistério e aventura com um raciocínio lógico e dedução pura.
Numa época em que a informação era transmitida sobretudo pela palavra escrita, em jornais e revistas, um pouco por todo o mundo, com muito sensacionalismo à mistura, fruto da impossibilidade de confirmação dos factos relatados, Poe inicia muito cedo uma vida de escrita, como romancista, poeta, crítico literário e editor, vindo a revelar-se um dos grandes “escritores malditos” da Literatura Americana.
Muito mais conhecido na Europa, uma sociedade mais aberta a novas correntes e novas ideias, ao contrário do que seria de esperar, Poe acaba por criar um novo género, um tipo de escrito que tornava o leitor mais activo, que punha à prova as suas capacidades de dedução, apresentando soluções para os mistérios que não passavam por artifícios metafísicos ou iluminações do além, mas coisas simples, muito lógicas, tão lógicas que ninguém se dava ao trabalho de imaginar!
A publicação de “Os Crimes da Rua da Morgue”, em 1841 no “Graham’s Magazine” marca o nascimento desse género literário, mas é sobretudo no conto, “A Carta Roubada”- que mereceu ao próprio autor um comentário “é a melhor das minhas histórias baseadas no raciocínio” - que se revela o seu génio criador.
Mais de dois séculos após o seu nascimento, este escritor que teve vida breve, apenas 40 anos, tendo falecido em 7 de Outubro de 1849, em Baltimore, resiste ao esquecimento, mercê de uma genialidade universalmente reconhecida.



ELLERY QUEEN

Em 11 de Janeiro de 1905 nasceu em New York, Manfred Lee um dos primos (o outro era Frederic Dannay que também nasceu nesse ano) criadores, em 1928, de Ellery Queen, um dos ícones da moderna literatura policial americana, autor de inúmeros romances e contos.
Tudo começou mais ou menos por acaso, quando ambos trabalhavam em publicidade e viram um anúncio de um concurso de romances policiais que dava um prémio de 7500 dólares. Assim nasceu “O Mistério do Chapéu Alto”, que conquistou o primeiro lugar, mas sem o prémio, porque o promotor faliu entretanto.
A sua publicação foi a chave do êxito, a par com o exemplar “marketing” que se seguiu, ao ponto de cada primo ir aparecendo aos diversos compromissos publicitários, devidamente mascarados para evitar reconhecimentos. Primeiro Lee, como Rllery e depois Dannay como Barnaby Ross.
O contraste entre o policial britânico, mais cerebral e “honesto” e o americano, mais desafiante e especulativo, alimentou um imenso negócio, mas também nos deu uma série de obras notáveis, onde teremos de incluir algumas desta dupla, que levou o policial a milhões de leitores em todo o mundo.




A RAINHA DO CRIME

Ainda em Janeiro, dia 12, ano de 1976, o “Reino do Policial” perde a sua “Rainha do Crime”, no sentido positivo, como é óbvio, Agatha Christie.
Escritora de excelentes recursos, com uma capacidade fora do vulgar, conquista o primeiro lugar na galeria dos grande autores policiais, sobretudo graças ao inevitável Hercule Poirot e à extraordinária sexagenária Miss Jane Marple.
Possuidora de um estilo clássico no desenvolvimento dos seus romances, pouco dada a rasgos ou improvisos, urdia a trama de modo muito intricado, revelando nas páginas finais um apurado sentido lógico, ainda que por vezes algo previsível, demonstrando a simplicidade de situações muito complexas.
Nos primeiros tempos da Colecção Vampiro, editada pelos Livros do Brasil, foi enorme a “luta” pela popularidade entre Agatha Christie e Ellery Queen, que dividiam as preferências dos leitores portugueses e esgotavam sucessivas edições. Viviam-se os tempos áureos da literatura policial!
Agatha Christie é, ainda hoje, uma autora de leitura obrigatória para quem queira entender o Policial moderno e uma das suas figuras mais respeitadas em todo o mundo.

NÚMEROS

Faltando todas as soluções que ainda percorrerão os caminhos da distribuição de correspondência dos Correios até chegarem ao PÚBLICO, a contagem dos confrades que optaram por entregar em mão no jornal desde a passada sexta-feira e os e-mails enviados para o endereço do PÚBLICO, desde a semana passada, podemos referir que já estão contabilizadas 2354 envios!

Sendo certo que algumas se encontram em duplicado, porque há confrades que optam por enviar as soluções para dois endereços, para maior garantia de chegada, temos a certeza absoluta de que vamos atingir um número histórico, talvez acima de 2500!!

Terminada a "tarefa" dos confrades, começa a maratona do orientador, que já começava a ficar "enferrujado"!!

ACABOU O PRAZO!

Terminou o prazo para envio das propostas de solução.

Logo que tenhamos os elementos necessários, confirmaremos a recepção das soluções dos confrades que usaram outras formas de envio, para além dos endereços do orientador.

Em breve haverá notícias.

Queremos, finalmente, saudar os confrades por, mais uma vez, darem uma resposta cabal, participando nos nossos torneios. A todos, obrigado!

A competição está definitivamente lançada!