quinta-feira, 31 de outubro de 2013

UM TESTEMUNHO MAIS...

Publicamos uma mensagem que nos foi endereçada por um confrade que pede para não ser identificado, mas que anda nestas coisas do Policiário há muitas décadas, sem grande protagonismo, é certo, mas com enorme militância e Amizade.
Muito embora contrarie um pouco a prática que vimos seguindo de não publicarmos depoimentos que possam soar como elogio fácil, porque sabemos não ser esse o caso, deixamos o depoimento com um abraço ao confrade que conhecemos (pelo pseudónimo) do Mundo de Aventuras e outras publicações.


Caro Luís Pessoa

Não tenho o prazer de o conhecer pessoalmente mas asseguro-lhe que nutro uma admiração enorme por si e pelo que representa.
Desde os tempos do Sete de Espadas que aprendi a gostar do Policiário, apesar de não ser muito assíduo. Com ele aprendi a estar no Policiário como alguém que é feliz a decifrar pelo gosto de decifrar e não pelas vitórias. Depois de um problema resolvido, a satisfação é muita e quando acertamos ou erramos, sentimos que fizemos o nosso melhor.
Não se pode ganhar sempre e no Policiário noto isso. Leio os comentários dos confrades Zé, Inspector Aranha, Deco, Rip Kirby, etc. e sinto uma alegria e uma serenidade que não pensava existir num passatempo que reune milhares de confrades e num jornal da dimensão do Público.
Luís Pessoa, esse mérito é seu, escusa de andar sempre a sacudir a água do capote, como se tudo fosse mérito dos confrades policiaristas, não, esse mérito é mesmo seu, porque conseguiu reunir aquilo que o Sete de Espadas iniciou e deu-lhe uma maior dimensão.
Sou já um pouco velhote, mas juro-lhe que o Policiário é uma das minhas companhias mais fiéis e serei seu leitor e decifrador enquanto as forças deixarem.
LP, numa conversa que guardo para mim, ouvi o Sete de Espadas referir-se a si, lá para 1975 ou 1976, na altura em que o LP era o maior contestatário do Policiário, pondo em xeque o próprio Sete de Espadas, que o LP era o "futuro do Policiário", tendo notado uma pontinha de vaidade no nosso Sete de Espadas quando disse isso.
Ele sabia bem o que dizia e sempre soube que o LP iria continuar o seu trabalho e levar o Policiário a outros níveis.
Na minha modéstia, Luís Pessoa, agradeço-lhe os momentos que me dá todas as semanas no jornal e às vezes no blogue, que tenho de pedir ao meu neto que me encaminhe porque a internet ainda é uma incógnita para mim.
Obrigado, Luís Pessoa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bem. A luta continua...