domingo, 15 de dezembro de 2013

POLICIÁRIO 1167



O ÚLTIMO MENTIROSO DE 2013, FINALMENTE DESCOBERTO!

Agora sim, fica concluída a competição deste ano, com a publicação da solução do derradeiro problema, de autoria de uma dupla que já conquistou o título de campeão nacional de produção, os Búfalos Associados.
Ficamos, assim, à espera das classificações relativas à prova n.º 10, para ficarmos a conhecer os vencedores de uma longa época de competições.

CAMPEONATO NACIONAL E TAÇA DE PORTUGAL - 2013
SOLUÇÃO DA PROVA N.º 10 – PARTE II
“A TIA LAURINDA E O ALBERGUE ESPANHOL”, de BÚFALOS ASSOCIADOS

A Tia Laurinda não teve dificuldade em detectar que o colega mentiroso não podia deixar de ser:
A - O ALBERTO
O assalto à agência do Banco de Portugal na Figueira da Foz, executado por um comando da LUAR sob as ordens de Palma Inácio, deu-se no dia 17 de Maio de 1967, uma quarta-feira. Foi pois esse o dia em que o colar da Bárbara desapareceu. Mesmo que se possa duvidar da sinceridade da rapariga ou da honestidade do recepcionista do "hostal", há uma mentira que faz imediatamente suspeitar de outra personagem.
O roubo só pode ter sido feito durante a ausência do recepcionista, portanto entre as 19.50h e as 20.05h, evidentemente hora espanhola. Alguém, conhecedor da existência do colar e de qual era o quarto da Bárbara, teria retirado a chave do quarto 15 do chaveiro, executado o roubo, e voltado a colocar a chave no seu sítio, antes de que o recepcionista voltasse. Um quarto de hora seria mais do que suficiente. Ora nos anos sessenta, tal como hoje, a hora espanhola estava adiantada uma hora em relação à hora portuguesa, portanto em Portugal seriam nessa altura entre as 18.50 e as 19.05h. Foi nesse intervalo que se deu o furto.
Notemos agora que os amigos do Alberto para quem ele telefonou afirmaram que o telefonema terminou depois das 20 horas, hora portuguesa e hora de início do telejornal da RTP. Ou seja, o telefonema deu-se pelas 21 horas em Espanha, o que destrói o alibi do Alberto. A essa hora já o colar teria sido roubado, exactamente uma hora antes. Logo o Alberto mentiu quando afirmou que "no período de tempo em que lhe disseram que o recepcionista esteve ausente do seu posto, tinha a certeza de ter estado ao telefone" com os amigos de Lisboa. Pode ter roubado o colar ou não, mas a verdade é que mentiu. Era o que se perguntava.
Repare-se ainda que, tanto o Gastão como o Celso, podem não estar a mentir, uma vez que em Espanha os horários da tarde do comércio e dos museus, depois do longo intervalo para almoço e sesta, vão das 17 horas até às 20. Era na altura, e ainda hoje, prática comum. Quanto ao Ernesto, resta-nos desejar que volte a conquistar a Filomena, para segurança do seu órgão hepático.

Notas de rodapé:
Arthur Schnitzler, dramaturgo austríaco, escreveu em 1892 "Liebelei", peça de teatro traduzida para português com o título de "Dança de roda", em que se descrevem 10 cenas amorosas a dois, em que os amantes se vão encontrando sucessivamente com o par que voltará a aparecer na cena seguinte com outro parceiro, percorrendo a história um círculo perfeito.
Miguel de Unamuno, escritor espanhol que leccionou na Universidade de Salamanca, editou em 1911 "Por tierras de Portugal y España" em que se comentam muitas das características do povo e dos intelectuais de Portugal. Autor e livro infelizmente muito pouco divulgados no nosso país.

CAMPEONATO NACIONAL DE PRODUÇÃO-2013
VOTAÇÃO ATÉ 29 DE DEZEMBRO

Como é do conhecimento dos nossos confrades, o título de campeão nacional de produção é conquistado pelo produtor que reunir maior número de votos atribuídos pelos respondentes a todos os desafios de características tradicionais. Nestes termos, solicitamos aos confrades que tenham apresentado propostas de solução aos 10 desafios tradicionais, independentemente das pontuações obtidas, que agora exerçam o seu direito de voto, para que possamos consagrar o campeão de 2013.
Para esse efeito, apenas terão que enviar, impreterivelmente até ao próximo dia 29 de Dezembro, para o endereço de e-mail pessoa_luis@hotmail.com, a pontuação que atribuem a cada uma das produções, sendo que à que considerem melhor deverão atribuir 10 pontos, à segunda melhor, 9 pontos e assim por diante até à que considerarem menos conseguida, a que atribuirão apenas 1.
Eis a listagem dos problemas a concurso, com a indicação dos seus autores, um dos quais irá ser o próximo campeão nacional de produção:

1-      O Mistério da Carteira Desaparecida, de TRYIT
2-      Um Caso de Espionagem?, de RUBRO PÁLIDO
3-      Uma Questão de Observação, de ABRÓTEA
4-      Tempicos e o Bacalhau à Pressuposto, de A. RAPOSO & LENA
5-      A Odisseia de Álvaro Domingues, de PAULO
6-      Ouvindo o Flecha de Prata Passar..., de VERBATIM
7-      A Tia Laurinda e a Morte da Dona Perpétua, de BÚFALOS ASSOCIADOS
8-      O Último Caso do Inspector Trindade, de RIP KIRBY
9-      Mergulho na Escuridão, de MARCELO CAMPOS
10-   Venham de lá esses Ossos, de JÚLIO PENATRA & GÁ

PROBLEMAS DE “RÁPIDAS POLICIÁRIAS”

Solicitamos aos nossos confrades que, aquando da elaboração das pontuações para o título de campeão nacional de produção, dediquem, também, alguns minutos a classificar as produções de rápidas, atribuindo 10 pontos à mais conseguida, 9 à seguinte e assim por diante até à menos conseguida a que atribuirão 1 ponto.
Eis a lista das produções rápidas:

1-      Uma Festa de Arromba, de I.F.
2-      Que Grande Golo, de RUBRO PÁLIDO
3-      O Caso do DVD Desaparecido, de XXP
4-      O Amigo Benevides, de A. RAPOSO & LENA
5-      Cucurru..., de PA PU SHEIO
6-      A Morte de Calígula, de VERBATIM
7-      A Morte da Cabeleireira, de PAULO
8-      Mistério na Praia, de RIP KIRBY
9-      A Vingança  do Marido Traído, de FELIZARDO LOPES
10-  A Tia Laurinda e o Albergue Espanhol, de BÚFALOS ASSOCIADOS

Sem comentários: