domingo, 23 de novembro de 2014

POLICIÁRIO 1216

[Transcrição da secção n.º 1216 publicada 
hoje no jornal PÚBLICO]

 ENIGMA DAS ÁRVORES DAS PATACAS
E MISTÉRIO DA TOTÓ, DECIFRADOS!

Estamos na ponta final das nossas competições desta época. Até ao próximo dia 5 de Dezembro as decisões ainda estão do lado dos nossos “detectives”, que podem alterar tudo com a solução da prova n.º 10, de autoria do nosso grande mestre da produção policiaria, confrade M. Constantino, natural e residente em Almeirim.
Depois dessa data, com todos os dados já lançados, resta o terrível período de espera até serem conhecidos os resultados finais que tudo vão decidir.
Todos os anos assim tem sido e, muito provavelmente, continuará a ser, porque as nossas competições são sempre extremamente renhidas até ao derradeiro momento e os vencedores só podem cantar vitória depois de transposta a linha de chegada.
Para hoje, levantamos mais uma ponta do véu, com a divulgação das soluções dos problemas que compuseram a prova n.º 9, de autoria dos confrades Ponto Pt e Jogador Santos.

CAMPEONATO NACIONAL E TAÇA DE PORTUGAL - 2014
SOLUÇÕES DA PROVA N.º 9
PARTE I – “AS ÁRVORES DAS PATACAS” – de PONTO PT

A primeira conclusão a tirar, confirmada pelo próprio título do problema que se refere às “árvores das patacas”, é que a acção decorre no Brasil e portanto o Péricles Anacleto viveu as suas aventuras em Terras de Vera Cruz.
As “árvores das patacas” eram assim chamadas porque os emigrantes de outras épocas, ao regressarem a Portugal, traziam imensas fortunas, dizendo o povo que no Brasil as patacas cresciam nas árvores e era só abaná-las, para caírem. A pataca era uma moeda de prata que valia 320 réis. É claro que a esmagadora maioria dos emigrantes jamais regressava para contar como era, por lá ficando, por lá criando raízes, por lá morrendo, a maior parte das vezes na miséria…

A missão de Péricles Anacleto era a de visitar Viseu, Santarém e Belém, no cumprimento de uma promessa, o que parece ser despropositado, viajando para o Brasil, mas a verdade e que essas três cidades existem mesmo no Brasil, o que não acontece em Portugal, onde só existem duas delas: Viseu e Santarém.
Belém é apenas um bairro da cidade de Lisboa e não seria tratado no mesmo pé de igualdade com cidades. Ninguém diria “vou visitar Londres, Paris e Mouraria”, por exemplo.
Chegamos, pois, à confirmação de que o rumo de Anacleto é o Brasil, partindo de Portugal.

Uma vez que Péricles Anacleto partiu logo depois das “Festas”, dando corpo ao ditado “ano novo, vida nova”, terá largado o país em Janeiro, em pleno inverno, chegando ao Brasil, como é óbvio, em pleno verão, já que está no hemisfério contrário.
Isso está de acordo com a descrição que faz de uma copa frondosa de uma figueira, onde se terá escondido dos olhos do raptor, já que é uma árvore de folha caduca e portanto estaria bem composta de folhas no verão e completamente despida no inverno.

Provavelmente nunca saberemos se Péricles era um mentiroso ou não, mas a sua história tem tudo para ser verdadeira. O comportamento dele indica claramente que não é dado a gabarolices ou relatos de grandes feitos heróicos, ao reconhecer que esteve escondido na copa da figueira, quando podia inventar grandes feitos, o que faz pressupor que não é pessoa para rasgos de coragem ou valentia, tendo regressado de imediato e não se propondo ir cumprir o que teria prometido.
A assunção da sua pouca coragem para regressar ao local da acção, encaixa perfeitamente numa certa modéstia, que demonstra.

PARTE II – “CHAMAVA-SE TOTÓ…” – de JOGADOR SANTOS

A hipótese correcta é a D – Não terá havido prémio do jogo para ele.

Praticamente tudo no problema está correcto no que diz respeito aos jogos de futebol, o Benfica ganhou, o Sporting e o Porto, que o pai pôs a perderem, não perderam, mas empataram e por isso falhou ambos.
Como na atura eram 13 os jogos que compunham a chave, o pai apenas acertou 11 deles.
Só muito mais tarde, anos depois, foi criado um prémio para quem acertasse 11 resultados, mas na altura não havia. Quando o totobola começou e durante muitos anos, havia um primeiro prémio para quem acertasse os 13 resultados e um segundo para quem falhasse um prognóstico e acertasse os restantes 12.

CLASSIFICAÇÕES DE 2014
PONTO DE SITUAÇÃO

Após as primeiras oito provas, faltando apenas duas para ficarmos a conhecer os vencedores desta época, vamos prosseguir com o ponto da situação das diversas classificações.
Na passada semana foi a vez de falarmos da Taça de Portugal e do Campeonato Nacional, hoje teremos os troféus “Sete de Espadas” e “Detective Misterioso”, ou seja, revelaremos os líderes das classificações de “Policiarista do Ano” e de “N.º 1 do Ranking”; bem como os mais pontuados nas classificações “Dic Roland” e “Medvet”, respectivamente os mais pontuados nas “Melhores” e nas “Mais Originais”.
Com a preciosa ajuda do Clube de Detectives (clubededetectives.net) do confrade Daniel Falcão, onde poderão consultar todas as classificações, aqui ficam as informações mais relevantes, decorridas 8 provas:

POLICIARISTA DO ANO – CLASSIFICAÇÃO “SETE DE ESPADAS”

1.º Mister H – 277 pontos;
2.ºs Detective Jeremias e Paulo – 275;
4.º Daniel Falcão – 268; 5.ºs Búfalos Associados e Karl Marques – 267; 7.º Zappa – 257; 8.º Inspector Sonntag – 251; 9.º Vorsicht 25 – 249; 10.ºs Agente Guima, Inspector Aranha, Inspector Boavida e Zé – 248; 14.ºs A.Raposo & Lena e Verbatim – 245; 16.º Flo & Tânia – 244; 17.º Ego – 243; 18.º Bernie Leceiro – 239; 19.ºs Inspector Columbo e Rigor Mortis – 237.

RANKING POLICIÁRIO – CLASSIFICAÇÃO “DETECTIVE MISTERIOSO”

1.º Mister H – 370 pontos;
2.º Detective Jeremias – 369;
3.º Paulo – 366;
4.º Karl Marques – 359; 5.º Daniel Falcão – 355; 6.º Búfalos Associados – 354; 7.º Inspector Boavida – 347; 8.º Zé – 345; 9.º Inspector Aranha – 338; 10.º Verbatim – 333; 11.º Vorsicht 25 – 332; 12.ºs A.Raposo & Lena e Agente Guima – 331; 14.º Ego – 325; 15.º Flo & Tânia – 314; 16.º Jo.com – 308; 17.º Bernie Leceiro – 306; 18.º Inspector Gigas – 303; 19.º Ribeiro de Carvalho – 295; 20.º - Deco – 294.



AS MELHORES – CLASSIFICAÇÃO “DIC ROLAND”

1.º Detective Jeremias – 25 pontos;
2.º Daniel Falcão – 24;
3.º Inspector Aranha – 15;
4.º Zé – 14; 5.º Mister H – 11; 6.º Inspector Boavida – 8; 7.ºs Verbatim e Vorsicht 25 – 6; 9.º Zappa – 4; 10.º Paulo – 3.

AS MAIS ORIGINAIS – CLASSIFICAÇÃO “MEDVET”

1.º Inspector Gigas – 37 pontos;
2.º Detective Jeremias – 13;
3.º Inspector Aranha – 6;

4.ºs Deco, Jo.com e Paulo – 4; 7.º Vorsicht 25 -2; 8.º A A Nogueira – 1.

Sem comentários: