domingo, 16 de dezembro de 2018

POLICIÁRIO 1428



SOLUCIONADOS OS DERRADEIROS
DESAFIOS DESTE ANO

Ficamos a saber a solução oficial de cada um dos desafios que integram a prova n.º 10, a última desta época competitiva.
Após esta divulgação, os nossos “detectives” iniciarão o “sofrimento” da espera por boas notícias na frente classificativa.

CAMPEONATO NACIONAL E TAÇA DE PORTUGAL – 2018
SOLUÇÕES DA PROVA N.º 10
PARTE I - “MEMÓRIAS DO INSPECTOR AMBRÓSIO”, de NORDI

A história do Inspector Ambrósio tinha fragilidades que lhe conferiam alguma ficção. Desde logo a aventura de ir para a Suécia numa viatura sem condições para atravessar toda a Europa. Mas isso poderia ter acontecido, embora fosse improvável. O que não podia mesmo ter acontecido foi a descrição do sucedido em Estocolmo.
A cena passava-se em Maio de 1962, logo após o Benfica ser campeão europeu em Amesterdão, no Estádio Olímpico, o que aconteceu no dia 2. Segundo o relato, o Ambrósio ia em circulação e virou imediatamente à direita para o parque de estacionamento, onde tentou entrar. Ora, esta manobra não poderia ser efectuada assim, porque o trânsito na Suécia, nessa altura, fazia-se pela esquerda, à inglesa. Portanto, a viatura circulava pela esquerda e com o volante também desse lado, o que o obrigaria, se fosse verdadeira a manobra, a atravessar o eixo da via. Por outro lado, era lógico que não houvesse um local para o guarda do parque junto à janela da esquerda, porque deveria estar à direita, onde supostamente estaria o volante e o lugar do condutor.
Não seria bem assim, apesar de tudo, uma vez que a maior parte das viaturas que circulavam na Suécia já tinham volante à esquerda, embora a circulação continuasse à direita, até ao “Dagen H”, o dia 3 de Setembro de 1967, um domingo, em que de uma assentada tudo mudou, sem grandes sobressaltos ou confusões, como relatam as crónicas da época.

PARTE II – “SÁBADO SANGRENTO”, de TROLL

Hipótese A – Gaspar.
O caderno acaba por ser a chave para decifrar o enigma. A referência de que o senhor Ribeiro apontava tudo no seu famoso caderno, fez com que o inspector o procurasse e verificasse o que lá era referido.
Assim ficou a saber que estava programada a visita do seu filho, mas não constavam as conclusões da mesma, ao contrário do habitual. No entanto, a seguir relatava o encontro com o contabilista Macário, em que se falava da contratação nesse dia, de homens para ajudarem na poda das videiras. E é aí que está o erro, uma vez que a poda das videiras é efectuada imediatamente antes do Inverno e das geadas, o que é incompatível com a época em que se passa a nossa acção, ou seja, já com a Primavera instalada.
A solução passa pela troca de folhas, que como são perfuradas, alguém retirou de um dia qualquer de Dezembro e colocou no seguimento do dia dos acontecimentos, parecendo sequencial. Esse alguém, não podia estar muito por dentro das questões agrícolas, ou não faria tal coisa, até porque não foi especialmente pressionado, tendo tempo para executar o seu plano. Ajusta-se como uma luva ao Gaspar, que sabia que o pai ia receber a seguir o contabilista e por isso resolveu colocar as conclusões desse encontro, que a acontecer o ilibaria completamente.
Este, para além de estar por dentro de todos os negócios do senhor Ribeiro, não iria cometer um erro tão básico, se fosse o responsável pelo assassinato, para além de não beneficiar nada com a situação.
O Manel não parece ter intervenção directa, é o responsável por verificar portas e janelas no final do dia e assim fez, certificando-se que tudo estava em conformidade. Não retiraria qualquer benefício em termos de herança e como não houve qualquer registo de roubo de bens, não parece existir motivos para o crime, pelo contrário, provavelmente ficaria sem emprego.
O possível suicídio está fora de questão, porque o escritório foi esquadrinhado ao milímetro e nada foi encontrado digno de relevo, portanto, não havia cápsula de munição, que teria de ser inevitavelmente ejectada pela pistola. O criminoso recolheu-a.

CAMPEONATO NACIONAL DE PRODUÇÃO – 2018

Conhecidos os problemas e respectivas soluções, os “detectives” que responderam a todos os problemas, podem enviar as suas classificações, até ao dia 21 do corrente mês de Dezembro, para o endereço pessoa_luis@hotmail.com, atribuindo 1 ponto ao problema que considerem menos conseguido e 10 ao que entenderem melhor, em cada categoria:

Prova 1 – Calor e Morte no Alentejo – Compadre AL
Prova 2 – Smaluco e a Morte de Jorge Maravilhas – Inspector Boavida
Prova 3 – Roubo na Noite Escura – Stage 15
Prova 4 – O Precioso Camafeu Napolitano – Verbatim
Prova 5 – No Melhor Pano Cai a Nódoa – Fernando Search
Prova 6 – Quatro Amigos em 1 de Julho – Zéfrey
Prova 7 – Crime Impossível – Rigor Mortis
Prova 8 – O Anticristo – X. Boavista
Prova 9 – Uma Noite de Natal em Solar Minhoto – Emil
Prova 10 – Memórias do Inspector Ambrósio – Nordi

PROBLEMAS DE ESCOLHA MÚLTIPLA

Prova 1 – A Morte do Rei dos Queijos – Rui Lopo
Prova 2 – O Caso da Morte de Elisa – Inspector Boavida
Prova 3 – A Saga das Girafas Incómodas – FIPQ
Prova 4 – Código Urgente – Verbatim
Prova 5 – Uma História de Marcolino – Zélima
Prova 6 – Quatro Amigos ao Pôr-do-Sol – Zéfrey
Prova 7 – O Rubi – Rigor Mortis
Prova 8 – A Viagem de Verbatim – Zéfrey
Prova 9 – Cadáver na Praia – Bimba
Prova 10 – Sábado Sangrento – Trol

Sem comentários: