terça-feira, 29 de dezembro de 2009

PRODUÇÕES? UM LUXO!!

Pois é, meus caros confrades!

Estamos numa maré cheia... de nada!

Em plena época do Milénio e apesar dos sucessivos apelos, confrontamo-nos com a triste realidade (QUE NÃO É DE AGORA)de não haver, praticamente, produções!

Para além das dos habituais colaboradores, A. Raposo & Lena, Rip Kirby, de podermos contar com uma produção de M. Constantino e de duas produções de Haga Raí, nada mais temos a menos de duas semanas do início das competições!

Agradecemos aos confrades que pensam enviar produções, o especial favor de nos comunicarem essa possibilidade.

Obrigado!

9 comentários:

Anónimo disse...

Não é fácil fazer problemas e eu ainda não consegui fazer nenhum. Vou tentar, mas não prometo

Deco

Anónimo disse...

Meu caro
Eu estou convencido de que as produções hão de aparecer notempo certo.
Acredito sinceramente que o Paulo, o Danie Falcão, O Inspector Boavida não o irão deixar na mão.
A Detective Jeremias certamente uma vez que começou agora não vai poder parar e também ela não lhe regateara um problema. Estava-me a esquecer dos Búfalos Associados que naturalmente também não faltarão. Contando com os que você já tem mais estes já são oito;O M Constantino e você completam os 10 produtores.
Se alguns falharem deixe-se de orgulhos e peça a alguns autores que há anos não têm problemas publicados. Sempre é uma alternativa
Marvel, L S, Xec Brit são alguns bons para colocarem as nossas células a trabalharem
Um abraço do

Rip Kirby

Anónimo disse...

Mais dificil é fazer um torneio sem problemas.
Mas a falta de produtores não é de agora já vem de há muito tempo.A grande dificuldade para fazer um problema é ter uma ideia depois é só ter gosto pela escrita e saber esconder bem as pistas

Rip Kirby

Anónimo disse...

Se cada um dos policiaristas mais experientes fizesse um problema, era muito bom. O Jartur, o LS, oInspector Boavida, os Búfalos Associados, a Severina, o Daniel Falcão, etc. Eu nunca fui capaz mas não percebo se há um campeonato nacional e um campeáo, não percebo que não apareçam muita gente a fazer problemas

I Alegria

Anónimo disse...

E o Big Ben? Tem problemas muito bons

Jo.com

Anónimo disse...

A Severina está doente e o Big Ben prece que também está.
Caro I. Alegria quanto ao facto de haver um Campeonato Nacional e um Campeão de produção pense na razão porque você nunca mandou um problema e talvez compreenda a razão porque não há muita gente a produzir.
Um Abraço do

Rip Kirby

Rip Kirby

Anónimo disse...

Uma das formas de se produzir um problema é criar antes do mais um título. Depois criar uma história a condizer com o título claro está tendo o cuidado de deixar pistas escondidas para a sua solução.
Outra forma é criar algumas frases e a partir dessas frases criar uma história.
Há também quem idealise uma solução e a partir desta criar o problema, mas esta é uma forma muito perigosa porque há a tendência de criar situações inadequadas e o problema ficar com várias soluções possíveis.
Ainda uma outra forma é idealisar uma pista depois crear um problema em cuja solução caiba a referida pista.
Mas cuidado, eu já fiz um problema nestes moldes e quando dei por mim na solução do problema não cabia a pista idealisada. Mas isto comigo acontece porque quando tenho uma ideia escrevo duas ou três frases e depois deixo a ideia a amadurecer.
Neste momento tenho várias ideias a amadurecer poderá ser que resultem em boas produções ou em algo medíocre
Espero que estas dicas ajudem futuros produtores. Outro conselho nunca se preocupem com as críticas. geralmente os maiores críticos são aqueles que nunca produsiram um problema.
Não reparem nos erros
Um abraço do

Rip Kirby

Anónimo disse...

Meu caro LP:
Como sabes, ando há 40 anos a tentar produzir um problema que caiba no espaço útil. Não sou capaz.
Isto é como a cozinha - há quem saiba cozinhar muito bem e há quem só saiba comer!
E, como tu muito bem sabes, o facto de não saber cozinhar não me deve impedir de dizer que algum prato está salgado ou insosso. Mau seria se eu só visse o salgado dos outros e não visse o dos meus! Não é por isso que eu não produzo - é só mesmo porque não sei! Assim como as soluções são classificadas de X a 10, não quer dizer que quem dá 8 a uma solução minha seja , consistentemente, melhor solucionista do que eu! No policiário (como na vida) cada um é para o que nasce! Eu sou só consumidor...E até conheço grandes produtores que não são solucionistas de excepção!!!
E tenho o MAIOR respeito por quem faz uma coisa que eu NÃO SEI fazer. Isto, obviamente, não me obriga a não registar e comentar os erros dos produtores, pois obrigar-me-ia a andar, por exemplo, com um sapato bom e outro torto só porque vieram assim de fábrica e eu não sei fazer sapatos!
Cada macaco em seu galho e bem-aventurados os que se movem bem nos dois...Quando for grande, também hei-de lá chegar...
Um abraço e oxalá lá apareça mais gente que produza. Porque, sem problemas, os só-solucionistas como eu não poderiam brincar...

Anónimo disse...

Meu caro Zé
De há uns anos para cá o espaço para os produtores tem vindo a ser reduzido quase sistemáticamente.
Quando comecei a produzir podia escrever 4 páginas A4. Actualmente o espaço jé não ocupa totalmente 3 páginas.
Isso obriga-me a uma ginástica esforçadíssima para fazer que os textos que idealizo caibam no espaço que tenho disponivel.
Muitas vezes para isso tenho que quase assassinar o português.
Contudo incentivar os outros a produzir e dar umas dicas que podem ajudar não é crime
Eu sei que a sua especialidade não é a produção. Você está mais voltado para a solução e para a divulgação dos benefícios do policiário. Porque sei isso não inclui o seu nome nos que sugeri ao LP.
Um abraço do

Rip Kirby