quarta-feira, 15 de setembro de 2010

PARABÉNS, AGATHA CHRISTIE!


A rainha do romance policial nasceu há precisamente 120 anos!

Foi no dia 15 de Setembro de 1890, em Torquay, que pela primeira vez viu a luz do dia Agatha May Clarissa Miller, que 85 anos após, no dia do seu falecimento, 12 de Janeiro de 1976, havia escrito e publicado 80 romances policiais e colecções de histórias, duas dezenas de peças teatrais e ainda 6 romances usando o nome de Mary Westmacott.
Hoje, o número de livros vendidos ultrapassa os 5 biliões, algo semelhante a cada habitante do planeta adquirir um exemplar!

Casada em 1914 com um militar, Coronel de patente, chamado Archibald Christie, dele adoptou o apelido, para formar o nome que a tornou célebre: AGATHA CHRISTIE.

Durante a Primeira Guerra Mundial, serviu em hospitais e farmácias, daí resultando o seu conhecimento sobre drogas e venenos, que veio a usar em muitos romances.

O segundo casamento, com o arqueólogo Max Mallowan, levou-a ao Médio Oriente, onde situou algumas das suas histórias policiais.

O seu primeiro romance foi O Misterioso Caso de Styles, em 1920, onde criou o inigualável Hercule Poirot, detective belga, sagaz, brilhante.
A sua outra personagem famosa, Miss Marple, uma solteirona muito inteligente e perspicaz, aparece pela primeira vez em 1930 no romance Crime no Vicariato.

Agatha Christie é, ainda hoje, 34 anos após a sua morte, uma romancista lida e admirada nos quatro cantos do Mundo e, com alguma justiça, considerada a número um do romance policial.

Parabéns, Agatha Christie!

Sem comentários: