sexta-feira, 6 de maio de 2011

O INSP. ARANHA ESCLARECE...

Pela importância de que se reveste, aqui fica o esclarecimento do confrade e Amigo Inspector Aranha a propósito de uma questão levantada sobre antiguidades das secções do Passatempo e do Cruzadex, dos anos 70 do século passado.
Tem a palavra o Inspector Aranha, um dos "Mourinhos do Policiário" como foi baptizado pelo trio dos 6 Fs (Fáfá, Féfé e Fifi):
A questão foi posta há vários dias pelo confrade "Jo.com" noutro local deste blogue e, porque só agora me é possível dar-lhe resposta,faço-o aqui (apenas para que não se perca, já que pode interessar a um mais vasto número de colegas)-- pedindo desde já desculpa ao Zé, uma vez que este espaço que vinha sendo exclusivamente dedicado: A Secção "Enigma Policiário", que a Revista "Passatempo" divulgou, iniciou a sua publicação em Abril de l976, sob a responsabilidade do "Inspector Aranha", primeiro, depois em dupla com o "Zé" a partir de Junho de 1979, tendo o seu ultimo número sido publicado em Junho de 1982. Por sua vez o "Cruzadex Policiário", do L. P. (Luis Pessoa, como creio que todos saberão) iniciou publicação na Revista "Cruzadex" em Fevereiro de 1977. E, que me seja perdoada a imodéstia pela parte que me toca, foram duas excelentes Secções que, entre os mais antigos, ainda hoje se recordam com saudade. Outros tempos, quando ainda era fácil arranjar espaço para publicar Secções Policiais... "Inspector Aranha"

4 comentários:

Anónimo disse...

O meu obrigado ao Inspector Aranha. Como não vivi esses tempos ando afazer um pequeno resumo do policiário ao longo dos tempos e tinha curiosidade. obrigado

Jo.com

Anónimo disse...

Caro amigo e inspector Aranha
Desculpe-me se discordo da sua opinião, mas actualmente o que está mais difícil não é encontrar espaços para publicar as secções mas sim par encontrar quem as dirija.
Penso também que secções em publicações de pequena tirage estão desde o início condenadas ao fracasso.
Eu introduzia agora uma secção no Jornal do Olhanense mas estou a ver que é tempo deitado à rua.
Penso que actualmente o que poderia ter êxito seriam secções publicadas em jornais da envergadura do Público. "Diário de Notícias" Correio da Manhã" "Expresso" ou outros que não existiam quando eu estava aí.
A dificuldade será encontrar quem dirija essas secções porque se mostrar-mos os resultados do Público aos directores dos outros jornais eles concluiriam que o número de vendas valeria a pena.
Será que estou sendo muito utópico.
No "Crime" a secção não teve muita aceitação porque nós sabemos qual a qualidade intelectual da maioria dos leitores desse jornal.Quem participava eram confrades arrastados pelo nome do nosso Saudoso Sete de Espadas
Um abraço

Rip Kirby

Anónimo disse...

Caro Rip

Lamento ter que lhe dizer que esta a ser completamente utopico. Nenhum dos jornais que cita aceitara hoje uma secçao policial. So eventualmente jornais regionais de pouca expressao, e mesmo assim poucos... Aceito que duvide mas, se assim for, informe-se melhor junto dos varios confrades que ca vivem, e com conhecimento do assunto.

Um abraço

"Inspector Aranha"

(Como noutro local ja esclareci, a falta de assentos resulta de um momentaneo problema no computador)

Anónimo disse...

Caro Inspector
Eu não discordo do meu amigo e reconheço que a minha ideia é bastante utópica, mas não tenho conhecimento de que alguma vez tenha sido feita qualquer tentativa nesse sentido.
Sempre tenho ouvido dizer que os jornais não aceitam mas nunca conheci quem tivesse feito essa tentativa com bons argumentos.
Com isto ei não estou a discordar do meu amigo. O que me parece estranho é que andando eu nestas andanças há perto de 40 anos nunca ouvi nada de concreto a esse respeito.
Um abraço do

Rip Kirby

PS: Não se preocupe com os assentos. O J Saramago não se preocupava com a pontuação e ganhou um Nobel da literatura