domingo, 22 de maio de 2011

POLICIÁRIO 1035

TERTÚLIA DA LIBERDADE PROMOVE CONVÍVIO

Dando continuidade às nossas competições desta época, vamos hoje conhecer a solução da parte II da prova n.º 4, de autoria do confrade Penedo Rachado.
Vamos, também, falar do próximo convívio policiário, que se vai realizar em Lisboa, no próximo domingo, numa organização da Tertúlia Policiária da Liberdade.


CAMPEONATO NACIONAL E TAÇA DE PORTUGAL
SOLUÇÃO DA PROVA N.º 4 – PARTE II
“O MISTÉRIO DA BALA TRANSVIADA”, de PENEDO RACHADO

A Alínea certa é a B.

A)—Nada nos permite pensar e concluir que o carregador não estivesse inicialmente com toda a sua carga.
C)—Também não podemos afirmar com segurança que a bala estivesse debaixo do cadáver. Afinal este nem foi movido.
D)—Se a arma se tivesse encravado após o primeiro disparo, a cápsula não se encontraria no chão, mas sim na câmara da arma ou atravessada na janela de ejecção.
Se o encravamento tivesse acontecido após um segundo tiro, nada provável num caso de suicídio aconteceria o mesmo que no primeiro parágrafo desta alínea.

Por tudo isto a hipótese certa só pode ser a B.


VII CONVÍVIO DA TERTÚLIA POLICIÁRIA DA LIBERDADE(TPL)

Cumprindo aquela que é já uma agradável tradição, a TPL organiza no próximo domingo, mais um encontro nacional, na senda dos realizados em locais tão diversos como o Museu do Teatro, o Teatro da Trindade, a terra de Aristides de Sousa Mendes, Cabanas de Viriato ou os ambientes saudáveis da Serra da Arrábida.
Sendo norma da TPL a procura de novas sensações e cenários, que possam sempre acrescentar algo àquilo que já foi conseguido, desta feita a proposta é a viagem pela azulejaria portuguesa, um património de excelência que tão presente está em cada recanto do nosso país.
Nesse sentido, é já no próximo domingo que se vai realizar o VII Convívio da Tertúlia Policiária da Liberdade, no Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa.
Este museu está situado na zona oriental da cidade, na Rua da Madre de Deus n.º 4, no antigo Convento da Madre de Deus, que foi fundado em 1509 pela rainha D. Leonor e apresenta importantes colecções de azulejos, o claustro maneirista, a igreja, a sacristia, o coro alto e a capela de Santo António, com notáveis conjuntos de pinturas, ricas ornamentações de talha dourada, revestimentos de azulejos e particularidades arquitectónicas dos séculos XVI, XVII e XVIII.
Um espólio de tamanha qualidade, pode e deve ser apreciado, sendo mais uma razão para os nossos “detectives” aparecerem e conviverem.

A concentração está marcada para o Restaurante/Cafetaria do Museu, a partir das 10h30, local onde ocorrerá também o almoço a partir das 13 horas, ao preço de 19,50 € por pessoa.

Às 11h00 principiará a visita ao Museu.
Pelas 12h30 haverá um problema policiário como aperitivo.
Às 14h30 terão lugar as homenagens da TPL, prosseguindo a confraternização.

Fica, assim, lançado o repto para que todos os confrades que possam e queiram, venham passar um dia especial, com muita amizade, camaradagem, convívio, tendo como pano de fundo a modalidade que todos praticamos e tanto amamos. E neste caso particular, com o acrescento cultural que a visita a um museu com estas características sempre ocasiona.

As inscrições podem ser feitas até às 20h do dia 26 de Maio, para um dos seguintes telefones:
A Raposo & Lena: 966 173 648; Búfalos Associados: 966 435 564; Nove: 966 102 077.


CRIME PÚBLICO

Têm-nos chegado algumas mensagens de confrades a perguntar pelas classificações das provas já decorridas, uma vez que já temos publicadas as respectivas soluções.
Na realidade, a partir de hoje já ficam disponíveis as soluções das primeiras quatro provas.
Pelo que algumas das missivas referem, os confrades não se terão apercebido, certamente por falta de informação mais completa da nossa parte, que as classificações são publicadas no blogue CRIME PÚBLICO, que pode ser acedido em http://blogs.publico.pt/policiario .
Até agora, já estão publicados os resultados completos até à prova n.º 3, depois de resolvidos inúmeros problemas técnicos e informáticos, que incluíram até um “apagão” do próprio Blogger.
Recordamos que o CRIME PÚBLICO é mais um meio auxiliar e complementar da nossa secção, onde é possível um relacionamento mais chegado, dos confrades entre si e destes com o orientador, permitindo que haja sempre notícias mais actualizadas e completas.
É, aliás interessante, que um número cada vez maior de confrades com acesso à internet, tenha criado o hábito de passar pelo blogue todos os dias, pelo menos uma vez, procurando “as últimas” do nosso Policiário.
De referir que cada confrade pode comentar qualquer dos assuntos lá publicados, bem como propôr temas que gostasse de ver debatidos.
Infelizmente, não tem havido uma participação muito efectiva dos nossos “detectives”, comentando, criticando, propondo, como seria de esperar em função da enorme afluência que diariamente visita o blogue. É evidente que a vida de hoje levanta muitos constrangimentos e a falta de tempo assume o lugar cimeiro, mas isso não explica tudo. Queremos acreditar que talvez não estejamos a ser capazes de transformar o CRIME PÚBLICO na tribuna que o Policiário precisa e daí requisitarmos, uma vez mais, a ajuda dos nossos “detectives” e leitores, para que nos transmitam as suas ideias, as suas razões para não aparecerem mais por lá.
O que gostariam de ver discutido? De que maneira? Quem gostariam de ver a comentar ou desenvolver os temas?
Enfim e em suma, como gostariam que o blogue fosse!
Cá ficaremos à espera da colaboração de todos os confrades.

CLUBE DE DETECTIVES

O sítio que o confrade Daniel Falcão mantém há muitos anos, em clubededetectives.net, prossegue a sua missão de divulgação e apoio a toda a actividade desenvolvida pelo Policiário, em todas as suas vertentes.
Assim, permanece na primeira linha na divulgação das classificações gerais e sectoriais das nossas competições, sendo possível, de modo rápido, cada concorrente verificar a sua localização nas diversas tabelas classificativas.
Ao mesmo tempo, tem acesso a todos os problemas que foram sendo publicados nas diversas secções, ao longo dos anos, por autores e com as respectivas soluções.
Noticiário dos eventos, reportagens fotográficas de convívios, enfim, tudo o que o Policiário produz, pode ser encontrado lá.
A mais recente iniciativa do Clube de Detectives tem a ver com o projecto editorial que abraçou e que inclui já a publicação de dois volumes dirigidos à actividade da nossa secção, com todos os problemas policiários que aqui foram postos à decifração dos “detectives” e respectivas soluções.
O primeiro volume, de 240 páginas, abarcou as épocas de 2001/2002 até 2004/2005, enquanto o segundo, com 276, nos trouxe as de 2005/2006 até à temporada de 2010. Este último, de que ainda existem alguns exemplares, está disponível ao preço de 15 € e pode ser encomendado para clubededetectives@gmail.com .
Outras iniciativas editoriais estão na forja, sendo aguardadas com muita expectativa.
O esforço que o confrade residente em Braga tem feito para manutenção do espaço devidamente actualizado, é merecedor dos mais efusivos agradecimentos do “tribo policiária”, porque se traduz em enorme quantidade de horas retiradas à sua vida pessoal e familiar.

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro LP

Escrevi-lhe dois e-mail nos quais lhe pedia que fizesse, ao confrade Raposo, a entrega de todos os trofeus que eu tenho para receber.
Tenho evitado esse assunto aqui no blog para evitar melindres mas a verdade é que o amigo ainda não teve um pouco de tempo para me enviar uma resposta que eu preciso que seja urgente
Sem mais um abraço do


Rip Kirby

luis pessoa disse...

Meu caro Rip, este blogue é uma casa aberta onde entra quem quiser e se sentir bem. Não entendo a ideia de melindre, porque jamais haverá, da minha parte, qualquer problema desse tipo.

Os mails que diz ter-me endereçado, não foram recebidos, caso contrário, como é óbvio, mereceriam sempre uma resposta, não só pelo imenso respeito e amizade que tenho por si - e em que julgo haver reciprocidade - mas também porque tento sempre dar resposta às dezenas, por vezes centenas de mensagens que diariamente me são enviadas.
De qualquer forma, recordo-lhe que tive imensas complicações informáticas há pouco tempo, de que vou tentando recuperar.

Quanto ao assunto principal,os seus troféus podem ser-lhe enviados pelo PÚBLICO e só não foram ainda porque realmente houve algum desleixo da minha parte que fiquei de fazer a embalagem correctamente, para que não haja danos e deixá-la no jornal para ser expedida.
É o que me proponho fazer, mas se o Amigo preferir que faça chegar os prémios ao confrade Raposo, será isso que farei.

Receba um abraço deste lado do Atlântico

Anónimo disse...

Meu caro
Quando lhe pedi para me mandar os trofeus eu pensava em pagar-lhe as despesas que tivesse com isso. só lhe pedia que o fizesse na ocasião que eu indicasse.
O meu amigo respondeu-me que me iria mandar através do Público não acarretando isso qualquer despesapara si nem para mim pelo que eu aceitei a ideia.
Isto foi já há mais de um ano e nessa ocasião o meu amigo não se encontrava a braços com os problemas informáticos .
Como o combinado não se concretizasse resolvi pedir ao Raposo.
O amigo volta a prometer-me enviar Através do Público eu vou aceitar, não o fazer seria falta de confiança, e eu sempre confio nos amigos mensmo quando disparo a minha artilharia.
Hoje tentei falar consigo pelo telefone mas ao que parece o seu telemóvel também estava a funcionar mal pois eu estava a ouvi-lo bastante bem mas você não me ouvia.
Ou então era o meu mas coom o meu já tenho falado para Portugal e para a Holanda.
Às vezes são os fornecedores de telefonia que são uma bosta mass enfim já passou.
Para terminar sempre lhe quero dizer que certos assuntos são para serem tratados com algum recato sendo desnecessário tornar os outros conhecedores dos nosso problemas.
Um abraço e desculpe as maiores, ao que parece eu tenho o coração ao pé da boca e isto acontece. O Zé diz que eu ao mais pequeno sinal desato logo a disparar a artilharia
Rip Kirby

luis pessoa disse...

O material seguirá em breve. Dar-lhe-ei conhecimento da data de envio, logo que possua esses dados.