sábado, 25 de setembro de 2010

DEPOIMENTOS DO MILÉNIO - 4

A DIFÍCIL ARTE DE SER POLICIARISTA


Solucionar correctamente um problema policiário exige saber ler bem, analisar bem, pesquisar muito, deduzir e escrever correctamente. Numa época em que se lê pouco e se escreve cada vez mais descuidadamente, é consolador ver como a adesão a esta página foi aumentando, ao longo de 20 anos...

Um bom problema é sempre um produto literário interactivo, em que o Autor escreve o início e o meio da acção de um conto, competindo ao solucionista redigir o seu final mais lógico. E, para isso, temos de estudar muito, o que nos leva a perceber melhor o mundo que nos rodeia. Percebemos, por exemplo, o que a polícia está a fazer em cada momento de um filme ou na comunicação do estado de uma investigação. E percebemos isso de tal maneira que, às vezes, nem temos a certeza de que a arte imita a vida ou se é a vida que está a imitar a arte...

Obrigado! Ao LP, por manter a chama acesa; aos confrades, pelo combustível com que a alimentam; ao Público, pela lareira que nos proporciona.

Gustavo Barosa

Professor de português aposentado e Jornalista

1 comentário:

Anónimo disse...

Queria ter estado aí. Quero eu dizer que queria estar aí não só espiritualmente como estive, mas também fisicamente para me contragular com as dezenas ou talves centenas de amigos que fiz no policiário neste quase 40 anos que levo como solucionista.
Embora eu já esteja um bocado esclerozado, o que me leva muitas vezes a dizer coisas que depois reconheço deveria ter deixado para mim, é à actividade policiária nas suas diversas vertentes que eu devo não estar ainda esclerozado de todo.
Por isso amigos deitemo-nos a caminho do número 2000 da secção Público Policiário.
É verdade que muitos de nós já não chegaremos lá mas deixamos a semente para outros continuarem o caminho que encetamos
Por isso parabéns LP não só pela milésima secção mas também pela preseverança para continuar apesar das pequenas guerras que sempre surgem nestas coisas.
Parabéns LP e força para continuar

Rip Kirby
Serralheiro Macânico aposentado