terça-feira, 14 de dezembro de 2010

CLUBE DE DETECTIVES FAZ 10 ANOS!

Completam-se hoje 10 anos sobre o nascimento dos "Desafios Policiários", que já então enchiam as medidas dos detectives portugueses.

Eis o texto que escrevemos para o evento:

Uma década para recordar


A vida é feita de muitas pequenas peças, cada qual tem o seu lugar no painel final. Quando se começa a dominar a língua e os meios para a aplicar devidamente, há influências que vão marcando o desenvolvimento integral das pessoas. Quando num processo de evolução, no exacto momento em que as descobertas se vão fazendo, há um encontro com personagens como o velhote Sete de Espadas, mas também com outros menos visíveis, que retiramos das páginas dos livros que devoramos, o processo de maturação revela surpresas curiosas!

De onde saem os “exemplares” que depois alimentam os hábitos, talvez mesmo os vícios?

De que cepa são feitos os confrades que permanecem décadas numa modalidade como o Policiário? Que estranhos caminhos nos põem em contacto com pessoas que depois aprendemos a admirar, quando nos apercebemos daquilo que representam, em luta, em persistência, em amor a uma causa?

O confrade Daniel Falcão consegue reunir uma série de capacidades que somos levados a relevar: Excelente pessoa; excelente detective, com uma capacidade acima do normal para (bem) decifrar enigmas; excelente conviva, sempre em cima dos acontecimentos; excelente activista das causas do Policiário, de que o CLUBE DE DETECTIVES é a coroa de glória!

Dez anos, sabe a pouco! Os próximos dez vão ser seguramente melhores e muitas das ideias que ainda não se tornaram exequíveis, vão certamente ver a luz do dia.

E porquê?

Porque há pessoas assim, como o Daniel Falcão, que não se resignam a serem apenas mais uma, que concretizam ideias e partem para outras!

No momento em que passa uma década sobre o Clube de Detectives, há uma homenagem em falta no nosso maravilhoso Mundo Policiário. Uma homenagem a alguém que muito tem dado à nossa modalidade e que vai continuar a dar!

E o homenageado tem um nome, que desafiamos os confrades a descobrirem, na esperança de que não sejam precisos mais dez anos para chegarmos a essa conclusão!

Luís Pessoa/Insp. Fidalgo

2 comentários:

Anónimo disse...

Muitos parabéns. É um site de leitura obrigatória. Obrigado ao confrade Daniel Falcão
Deco

Anónimo disse...

Respondo PRESENTE à justíssima homenagem proposta pelo Luis Pessoa.
Não haverá de facto, neste momento, quem mais mereça essa distinção

Um grande abraço ao detentor do melhor currículo policiário.

"Inspector Aranha"