quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

OS COMENTÁRIOS DE RIP KIRBY

Varginha, 2 de Dezembro de 2010


I

INTRODUÇÂO



Numa data anterior ao passado dia 30 de Novembro, num post do Blog “Crime Público”, o LP desafiava ou convidava, talvez esta última expressão seja a mais correcta, um confrade que tivesse tempo a fazer uma síntese do que até ali havia sido dito sobre a próxima época.

Embora nada tenha dito sobre a minha disponibilidade para isso imediatamente pensei em dar a minha colaboração nesse sentido, mas as dificuldades que senti para encontrar os comentários até então apresentados fizeram-me perder a paciência. Por isso foi com enorme alívio que surgiu o poste do Zé a dizer presente, mas pedindo um prazo de dois dias esperando que mais idéias surgissem.

Senti que afinal já não teria que ter esse trabalho e ao mesmo tempo os confrades leitores e não só teriam a vantagem de ler um trabalho de melhor envergadura, quer literária quer de contudo, do que seria o meu.

Após o brado de presente, deixado na parada, pelo confrade Zé, eu escrevi um comentário, dirigido a este nosso confrade, no qual eu perguntava se o prazo que ele pedia para o aparecimento de novas idéias se referia às suas próprias idéias ou se esperava que estas viessem de outro lado. Acrescentava eu que, se a questão era esta última, ele que tirasse o cavalinho da chuva porque que queria opinar já o tinha feito e se voltassem a dizer algo seria, no fundo, para se repetir.

Afinal apareceram mais três comentadores para um dos quais eu quero pedir desculpa. Refiro-me expressamente ao Inspector Aranha. Embora falando na generalidade, nem de perto nem de longe eu queria referir-me a ele. Eu sei que ele quando tem alguma idéia concreta não se inibe de a lançar para discussão. Como ele outros confrades existem que também algo de útil para dizer não ficam calados por isso para eles também vai o meu pedido de desculpas antecipado caso eles ainda venham colocar aqui a sua opinião à discussão.



II

COMENTÁRIOS



Ainda antes do Convite, referido no capítulo anterior, lançado pelo confrade LP já ele tinha pedido a todos os confrades uma opinião sobre como deveria ser a época de 2011.

Segundo ele dizia havia confrades que se diziam saturados dos moldes em que estavam a decorrer as provas policiárias. Penso que sobre o assunto fui eu o primeiro a fazer alguns comentários nos quais eu manifestava a minha incredulidade por essa saturação porque, qualquer que fosse o sistema de competição, sempre seriam problemas de caris policiária e isso é que poderia provocar saturação em alguns confrades menos entusiastas.

Lançava depois uma idéia, que não direi revolucionária visto eu já a ter colocado há uns anos e, no passado ano, o confrade Zé a voltou a colocar.

Parece que a idéia não mereceu a mínima atenção por parte dos outros confrades pois, que me lembre, não manifestaram a sua opinião o que me leva a concluir que no fundo todos estavam e estão de acordo com a forma como a competição estava configurada.

Na altura em que lancei a idéia referida acima a intenção, embora não expressa, seria para ser colocada em prática já no próximo campeonato. Contudo, posteriormente, constatei que tal seria pouco ético pois os concorrentes deveriam saber de antemão o que iria acontecer com as modificações do campeonato no futuro. Por isso em novo comentário eu rectificava a minha posição e propunha que tal alteração só deveria entrar em vigor na época de 2012 e que durante esta os confrades manifestassem as suas opiniões para se concluir se o meu projecto deveria ser posto em prática ou não. O confrade Zé manifestou-me a sua opinião a título particular mas aqui no blog ninguém falou dele.

Agora acrescento, que essas opiniões deverão ser apresentadas até ao fim do prazo para apresentação das soluções da prova N.º 5. Isto para que houvesse tempo de aperfeiçoar o projecto e dos confrades se irem acostumando às futuras novas regras.

A par deste projecto eu preconizava algumas alterações na distribuição dos pontos que actualmente está a ser posta em prática. Primeiramente referia-me à forma de pontuação dos problemas de resposta múltipla. Que deveria ser de 6, 4 e 2 pontos de acordo com o plano que para isso previamente apresentei.

Sobre isso manifestaram-se os confrades Daniel Falcão e Inspector Aranha que no essencial se mostraram de acordo discordando apenas em questões de pormenor. Numa dessas diferenças eu sou forçado a concordar com o confrade Insp. Aranha. O sistema proposto iria sobrecarregar de trabalho o Coordenador de Secção.

Propunha eu também que nos problemas clássicos se voltasse à tradicional fórmula de distribuição dos pontos. 5 pontos para quem não acertasse em nada e 10 pontos para os que tivessem uma solução logicamente certa sendo os restantes pontos distribuídos de acordo com o grau de acerto dos problemas.

De acordo com esta proposta mostraram-se os Confrades Daniel Falcão e Insp. Aranha, o Zé ainda nada disse que eu me lembre mas estou convencido que ele partilha desta idéia.

A propósito desta distribuição de pontos quero lembrar que tempos houve em que o Sete pontuava de 3 a 10 pontos.



III



OPINIÔES DIFERENTES



Para além dos confrades já referidos dois outros manifestaram também as suas opiniões.

O primeiro deles foi o Deco que disse:

A minha proposta é que o Campeonato Nacional seja com 20 problemas tradicionais, acabando os rápidos. nos dois primeiros domingos de cada mês saiam dois problemas, um em cada, um mais acessível, outro mais difícil. Eram pontuados de 2 a 5 pontos cada, 2 para os que não dissessem nada e 5 para os que acertassem tudo. Havia melhores e mais originais em cada um, separados e as melhores seriam como agora para achar os vencedores. Com 20 problemas em que se podiam perder uns pontos por engano ou distracção havia mais luta. Outra sugestão era que houvesse uma prova final entre os empatados para campeão nacional, feita um convívio ao vivo para não haver copianços e o melhor era campeão. Pelo que leio há trocas de soluções e outras coisas que podem falsear os resultados, mas numa prova ao vivo já não.

Democraticamente e comportando-me como democrata, que me considero, aceito esta sugestão. Porém a democracia não me impede que eu discorde totalmente dela e a educação não me permite que eu exprima o que penso dela. Contudo não posso deixar de recordar ao Deco a maneira, segundo ele, pouco educada como ao exprimir uma opinião eu estava desautorizando o LP e ofendendo a dignidade de outros confrades.

Agora pergunto eu: Será que o Deco não está ofendendo a dignidade de outros confrades ao afirmar que, segundo lê, há trocas de soluções e outras coisas. Onde leu ele isso, e se leu que provas tem ele de que isso é verdade. Será que ao fazer tal afirmação ele não está pondo em causa a honestidade do coordenador da Secção. Será que esta opinião, por ser nitidamente ofensiva não merecia ser cortada do Blog?

Talvez o Deco não saiba, nesse tempo ainda ele não andava no nosso meio, que uma vez foi detectada, sem margem para dúvidas, uma troca de soluções, entre vários concorrentes, o que valeu a todos os envolvidos a pontuação mínima que nesse tempo eram os 5 pontos que eu agora defendo.

Por fim quero perguntar ao Deco se ele não acha que um problema tradicional por mês não é já sobejamente trabalhoso para o solucionista, para quê então aumentar ainda mais esse trabalho não só do solucionista como o do coordenador da Secção.

A outra opinião é deJo.com que passo a citar: A ideia do Deco é a melhor porque acaba com os problemas de rápidas que devem existir em torneios para novos concorrentes. 20 problemas pontuados de 2 a 5 é o ideal para podermos estar sempre a decifrar só não sei se há tantos problemas assim porque o Luís Pessoa está sempre a pedir. Se todos produzirem e houver fartura, concordo com o Deco, se o Luís Pessoa puder assegurar a pontuação de tantos soluções.

Aqui está um comentário que nada mais é do que o reflexo do comentário anterior. Diz o confrade Jô.com que com 20 problemas tradicionais estaríamos sempre a decifrar. Será que nos problemas de solução múltipla não temos também que decifrar. Será que esse tipo de problemas é assim de decifração tão fácil que só deveriam ser apresentados para novos concorrentes?

Caro confrade, para sua informação, quero que fique a saber, caso ainda não tenha reparado nisso, que embora já ande por aqui há uns três ou quatro anos, nos 9 problemas de rápidas cujos resultados já são conhecidos você falhou em 5.

Não vejo por isso razão para empurrarmos para os novos este tipo de problema, que na realidade é bastante traiçoeiro.

Rip Kirby

3 comentários:

luis pessoa disse...

Não haverá comentários "em defesa de honras". Ponto final!

Se o confrade Deco tiver algo de substancial a dizer, faça o favor...

luis pessoa disse...

idem para o confrade Jo.com.

O seu comentário nada ia adiantar à discussão.

luis pessoa disse...

O confrade Rip Kirby respondeu a comentários anteriores, acrescentando algo.

Os comentários em defesa de honras ofendidas, não têm aqui lugar.

Sem nada de substancialmente importante a acrescentar, não haverá publicação de mais comentários.