segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

POLICIÁRIO 1014

PREPARANDO A PRÓXIMA ÉPOCA

Publicamos hoje, última secção do ano, a primeira parte dos regulamentos para a próxima época, fazendo votos para que as competições decorram, no mínimo, como as deste ano!

Hoje vamos falar do Campeonato Nacional, da Taça de Portugal e do Campeonato de Produção. Este último, com uma novidade, uma vez que vai contar com uma dupla classificação: a dos problemas tradicionais, que definirá o Campeão Nacional de Produção e a dos problemas rápidos, de escolha múltipla, que encontrará o melhor produtor de problemas dessa modalidade. Esta situação levantou a questão de sabermos se devíamos avançar com um campeonato nacional de produtores de rápidas, já esta época ou apenas em 2012.

Depois de muita ponderação, decidimos que esse campeonato apenas será uma realidade na época de 2012, após um ano de experiência e valorização desta modalidade de problemas. É fundamental que todos nós sejamos capazes de dar um cunho de grande dignidade a este “parente pobre” da problemística, como é ainda hoje entendido por muitos e a melhor forma de o fazermos é avançando com boas produções, sem receios de “estragar” boas chaves em problemas que vamos continuando a considerar menores!

Vamos aos regulamentos, que completaremos na próxima semana:

REGULAMENTOS DAS COMPETIÇÕES 2011

CAMPEONATO NACIONAL

1. O Campeonato Nacional (CN) é uma prova aberta a todos os leitores, não necessitando de inscrição prévia.
2. O torneio terá DEZ provas, cada uma composta por DOIS problemas policiários, sendo um de características tradicionais e outro de resposta múltipla.
3. Cada solução dos problemas tradicionais será classificada entre 5 e 10 pontos, correspondendo 5 à simples presença e 10 à solução integral do enigma. As classificações intermédias serão definidas de acordo com o grau de resolução; cada solução dos problemas de resposta múltipla será classificada com 5 pontos, se certa e com 2, se errada.
4. Em cada prova serão seleccionados cinco participantes, pelo orientador, autores das melhores soluções tradicionais apresentadas, que somarão 5, 4, 3, 2 e 1 pontos especiais; estes pontos não contarão para a classificação final do CN, mas servirão para desempate em caso de igualdade, ficando em vantagem o concorrente que mais destes pontos acumular.
5. Com o mesmo critério e finalidade, estabelecidos no ponto anterior, mas incidindo sobre os dois tipos de problemas, serão seleccionadas cinco soluções mais originais, que somarão 5, 4, 3, 2 e 1 pontos consoante a sua originalidade.
6. Será Campeão Nacional o concorrente que no final das DEZ provas acumule o maior número dos pontos referidos no terceiro ponto.
7. Em caso nenhum poderá haver mais que um campeão nacional. Em caso de igualdade pontual, será vencedor, pela seguinte ordem, o concorrente que:
a) Somar mais pontos especiais, referidos no quarto ponto;
b) Tenha tido mais vezes a pontuação máxima de 15 (10+5) pontos;
c) Tenha mais vezes obtido a pontuação máxima dos pontos especiais;
d) Tenha mais vezes pontuado nos pontos especiais;
e) Somar mais pontos originais, referidos no quinto ponto;
f) Tenha mais vezes obtido a pontuação máxima dos pontos originais;
g) Tenha mais vezes pontuado nos pontos originais;
h) Elabore a melhor solução numa prova suplementar a levar a cabo em oportunidade a definir.
8. Serão atribuídos os seguintes prémios: Troféu para o Campeão Nacional; Taças para os classificados até ao 5º lugar; Medalhas para os classificados entre o 6º e o 20º lugar; Taça para o primeiro classificado nos pontos especiais e Medalhas para o 2º e 3º; Taça para o primeiro classificado nos pontos originais e Medalhas para o 2º e 3º.
9. Todos os casos omissos serão resolvidos pelo orientador, depois de auscultar quem entender, não havendo recurso das decisões tomadas.

REGULAMENTO DA TAÇA DE PORTUGAL

1. A Taça de Portugal (TP) é uma prova que decorre paralelamente ao Campeonato Nacional, usando os mesmos problemas;
2. Concorrerão todos os leitores que respondam à primeira prova do CN;
3. Nessa primeira prova serão seleccionados os 512 concorrentes com melhores pontuações no somatório dos dois problemas (tradicional e resposta múltipla), que passarão à 2.ª eliminatória da Taça. O desempate será pela melhor qualidade na resposta ao problema tradicional;
4. Antes de cada eliminatória, excepto a primeira, haverá um sorteio que definirá os confrontos directos entre cada dois concorrentes, passando à eliminatória seguinte o que obtiver melhor pontuação ou, em caso de igualdade, aquele que o orientador considere ser autor de melhor solução;
5. A prova nº 10 do CN, será a final da TP;
6. Prémios: O vencedor receberá a TP; o finalista vencido receberá uma réplica; os dois semi-finalistas vencidos receberão taças; os concorrentes eliminados nos quartos e oitavos de final, receberão medalhas;
7. Todos os casos omissos serão resolvidos tal como o estabelecido no último ponto do Regulamento do CN.

CAMPEONATO NACIONAL DE PRODUÇÃO

1. Todas as produções tradicionais (10) que sejam publicadas como provas do CN ficarão automaticamente apuradas para o Campeonato Nacional de Produções (CNP).
2. Para o efeito, todos os candidatos a produzirem desafios para o CN podem desde já enviar as suas propostas, acompanhadas da respectiva solução, para a secção, não havendo prazo limite para o seu envio.
3. Cada produção não poderá ter mais de 6500 caracteres, com espaços, e deverão ser enviadas preferencialmente em CD-ROM, DVD ou por e-mail, neste caso para o endereço pessoa_luis@hotmail.com.
4. Cada produtor pode enviar os desafios que entender, mas apenas poderá ser publicado um de cada produtor, se este for simultaneamente concorrente em decifração.
5. A classificação final do CNP será estabelecida pelo somatório dos pontos a atribuir pelos decifradores que respondam a todas as provas.
6. Os produtores têm direito a voto, desde que cumpram com o número anterior.
7. Serão atribuídos os seguintes prémios: Troféu para o Campeão Nacional de Produção; Taças do 2º ao 5º lugar; Medalhas para os restantes.
8. Os problemas de escolha múltipla (10) não poderão ter mais de 5000 caracteres e cumprirem com os pontos 3 e 4 do regulamento do Campeonato Nacional de Produção.
9. São aplicáveis as mesmas regras do CNP para votação destas produções.
10. São atribuídos os seguintes prémios: Taças para os três primeiros classificados; medalhas para os restantes.
11. Todos os casos omissos serão resolvidos de acordo com o estabelecido no último ponto do Regulamento do CN.




COLUNA DO “C”

BOM ANO NOVO!
O final de cada ano é sempre o momento escolhido para fazermos grandes balanços e perspectivarmos o futuro, à luz dos desejos e vontades que se vão manifestando.
O Policiário não podia fugir à regra e por isso se abalança a fazer o resumo de todo um ano de actividade em poucas palavras: Boa competição, com um novo máximo de participação; boa amizade e companheirismo, imagem de marca do nosso passatempo, desde sempre; uma festa bonita em comemoração do milénio (mil edições da nossa página), um marco importante; e muitas outras coisas bonitas!
E faz os seus votos e manifesta os seus desejos: Um 2011 pelo menos igual em termos Policiários!
Para todos os nossos leitores e “detectives”, desejamos umas boas saídas de 2010 e umas óptimas entradas no novo ano de 2011, com muito Policiário!
Feliz 2011!

1 comentário:

Anónimo disse...

Embora os regulamentos policiários para 2011 ainda não estejam totalmente publicados atrevo-me a propor, ao LP, desde já uma adenda que ele depois dirá de sua justiça.
Não se trata de qualquer crítica ou desacordo mas apenas um acréscimo para incentivar os concorrentes a permaneccerem em prova até ao final do campeonato.
Este ano quase 40% dos concorrentes deixou-se ficar pelo caminho. Que explicação dar para este facto que acontece em todos os campeonatos?
Possivelmente são concorrentes que pelos pontos perdidos já perderam a esperança de ter qualquer prémio.
Por este motivo propunha ao LP que criasse dois trofeus que seriam atribuidos por sorteio a realisar entre todos os concorrentes que tendo respondido a todas as provas fiquem fora da zona dos premiados.
Um dos trofeus seria obrigatóriamente atribuido a uma senhora e o outro a um homem.
A esses trofeus poderiam ser dados o nome de "PRÉMIO À PRESEVERANÇA".
Se verificarmos que no final do Campeonado a percentagem de desistentes se mantèm inalterada então no campeonato seguinte retiram-se do regulamento esses prémios.
Isto é apenas uma sugestão, não uma crítica
Um abraço

Rip Kirby