domingo, 21 de fevereiro de 2016

POLICIÁRIO 1281



O POLICIÁRIO EM MOVIMENTO

E ESCLARECIMENTOS SOBRE COMPETIÇÕES

Uma vez concluída a publicação dos dois problemas que constituíram a prova n.º 1 do Campeonato Nacional desta época de 2016 e enquanto decorre o prazo para envio das propostas de solução, vamos debruçar-nos sobre algumas questões práticas, sobretudo dirigidas aos novos concorrentes e falar da actividade que o Policiário vai desenvolvendo, a nível da imprensa e da internet.

SOBRE A TAÇA DE PORTUGAL


A Taça é uma prova a eliminar. Portanto, a regra geral é a de que há um sorteio entre os confrades que estão em prova, de forma que cada um deles defronte outro e apenas esse. Assim, se um confrade, por sorteio, tem como opositor um outro, passará à eliminatória seguinte desde que obtenha uma pontuação superior ou, em caso de igualdade, uma solução mais conseguida, sob a óptica do orientador.
A única excepção a essa regra é na primeira eliminatória em que não haverá confrontos directos, mas sim o apuramento para a segunda eliminatória dos 512 “detectives” que elaborarem as melhores soluções. Daí o nosso apelo para que os “detectives” tenham especial cuidado na elaboração da resposta ao primeiro desafio, precisamente aquele para que está agora a decorrer prazo até às 24 horas do dia 29 de Fevereiro.
No caso de um dos opositores faltar à prova, não enviando proposta de solução, será eliminado, em favor do seu opositor, desde que este tenha comparecido.
Nos casos em que ambos faltam, será apurado, por repescagem, o titular da melhor solução entre todos os “detectives” eliminados nessa prova.
Exemplo prático: Nos quartos-de-final, portanto com 8 “detectives” em prova e portanto com 4 confrontos, faltam os dois contendores de um dos confrontos. Ora, nos restantes 3 confrontos serão encontrados, com naturalidade, os 3 apurados para as meias-finais, sendo o último participante, o autor da melhor solução apresentada pelos 3 confrades que seriam eliminados nesses confrontos.
Num caso extremo, por exemplo de faltarem muitos “detectives”, haverá sempre o apuramento dos que forem possíveis, mas em caso algum haverá repescagem de provas anteriores. Um exemplo: Com os mesmos 8 concorrentes em prova, faltavam 6. Apenas ficariam apurados os 2 respondentes, que passavam imediatamente à final. Se faltassem 7, ficava encontrado o vencedor da Taça e se faltassem todos, não havia vencedor, a Taça não era, pura e simplesmente, atribuída!


PRAZOS DE ENVIO DE SOLUÇÕES


Como já referimos, cada prova decorrerá num mês completo. Assim, tendo como exemplo a prova n.º 1, que decorre, as soluções dos dois desafios têm que ser enviada até às 24 horas do dia 29 de Fevereiro.
Se nos envios por meios electrónicos e nas entregas em mão, esse prazo é facilmente verificável, já nos envios pelos Correios, embora actualmente seja bastante residual, a situação muda de figura. Neste caso é sempre aconselhável que o “detective” tome as suas precauções, quer enviando com alguma antecedência, quer verificando na Estação dos Correios se a data aposta no sobrescrito é a do último dia do prazo, sob pena de ver o seu esforço anulado. De qualquer forma, nenhum confrade será excluído se puder provar que o envio foi anterior ao término do prazo, independentemente de chegar depois.


O POLICIÁRIO EM MOVIMENTO

Para além deste nosso espaço, o Policiário é vivido em outras publicações, sítios e blogues, que podem constituir bons locais para os confrades procurarem mais informação sobre o nosso passatempo.

CORREIO POLICIAL

Secção que semanalmente é publicada no semanário regional Correio do Ribatejo, que se publica em Santarém.
O espaço é gerido por um dos “monstros sagrados” do Policiário, o confrade Inspector Aranha (d.cabral@sapo.pt), diversas vezes premiado e titulado como campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal. Privilegia a publicação de contos policiais e problemas, de antigamente e de agora, fazendo a divulgação do policial nas suas múltiplas dimensões.

CLUBE DE DETECTIVES

É o sítio de autoria do confrade Daniel Falcão, confrade de Braga, também campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal, que disponibiliza imensa informação, quer do andamento das competições, quer dos problemas publicados e respectivas soluções. É, aliás, de acompanhamento obrigatório para todos os “detectives” que participam nos nossos torneios, para ficarem sempre ao corrente do que se vai passando.
Pode ser acedido em http://clubededetectives.pt.

CRIME PÚBLICO

É o blogue que está associado a esta nossa secção, servindo de seu suporte, no sentido de fornecer informação atempada, que uma secção semanal não permite. Notícias, classificações, informações, alguma da nossa história, tudo vai passando pelo blogue, agora também com muita informação sobre o Arquivo Histórico da Problemística Policiária Portuguesa, a cargo das investigações do confrade Jartur, que nos confere o privilégio da sua divulgação.
O Crime Público está em http://blogs.publico.pt/policiario.
    

POLICIÁRIO DE BOLSO

Um blogue de grande qualidade, feito a partir de Santarém pela Detective Jeremias, uma das policiaristas mais importantes do novo policiário, campeã nacional em título. Por este blogue passou a divulgação de alguma da imensa obra do nosso mestre Manuel Constantino e agora decorre uma série de crónicas ficcionadas de autoria do confrade A. Raposo, que têm como base as aventuras e desventuras de um cabo de esquadra, o cabo Jeremias.


POLICIARISMO

Um blogue especialmente dirigido à memória do Policiário que por cá se fez no após 1975, ou seja, na fase do regresso em força, pela mão do inevitável Sete de Espadas. São memórias de convívios, de competições, de problemas, de todo um mundo que fervilhou nas décadas de 70 e 80 do século passado.
Para reviver memórias ou tomar conhecimento dessa realidade, em http://policiarismo.blogspot.pt.



1 comentário:

Anónimo disse...

Não sei quem publica o blogue Policiarismo.
Mas agradeço, pois recordo coisas de que já não me recordava. Como o célebre Gato Preto que ganhei mas nunca recebi. Brinquei tanto com o Sete por causa disso...
Um abraço