quarta-feira, 25 de julho de 2012

JARTUR PERGUNTA...



O confrade JARTUR faz uma pergunta bem difícil:







DESDE QUANDO HÁ POLICIÁRIO EM PORTUGAL?


Não haverá uma resposta absolutamente correcta e certeira (para já!), mas o JARTUR sabe a data do primeiro documento que tem no AHPPP (ARQUIVO HISTÓRICO DA PROBLEMÍSTICA POLICIÁRIA PORTUGUESA)...



E essa data é...

3 comentários:

Anónimo disse...

´... e essa data é:
1 de Fevereiro de l927, dia em que é publicado o primeiro dos 50 contos-problema, assinados por "Repórter X" (Reinaldo Ferreira), propositadamente escritos para o Concurso promovido pelo jornal Primeiro de Janeiro, intitulado "O Concurso dos Contos Misteriosos". Registou centenas de concorrentes. Os leitores liam, decifravam, respondiam e... habilitavam-se aos prémios instituidos pelo jornal, tão curiosos como, por exemplo, "um saco de batatas de 45 kgs", "um serviço de lavatório, em faiança ingleza", "uma bela figura de Terra-Cota", etc. . Foi um êxito. No final houve uma sessão pública de entrega de prémios.

Encontro-me a escrever a "História da Problemística Policiária em Portugal", na qual estes cinquenta contos~problemas (bemj com o as suas soluções) são reproduzidos), com idêntico procedimento para a Secção existente em 1929, há algum tempo descoberta pelo nosso Amigo JARTUR, intitulada "PROBLEMAS POLICIAIS - O LEITOR É SHERLOCK HOLMES?", publicada na edição semanal de "NOTÍCIAS ILUSTRADO", suplemento do DIÁRIO DE NOTÍCIAS, dirigira por L. Figueiredo e que conheceu a sua primeira publicação no dia 18 de Agosto daquele ano.
Registou a participação de cerca.
de 150 concorrentes.
Depois temos, nos anos 40, a "Detective", Suplemento de "A Vida Mundial Ilustrada", Secção da responsabilidade de "Repórter Mistério", n a qual pontificaram grandes nomes do policiário comoInspector Varatojo, Manuel Constantino, Sete de Espadas, etc. .

Anónimo disse...

... e essa data é, tanto quanto agora se sabe, 1 de de Fevereiro de 1927.Foi de facto nesse dia que se iniciou a publicação, nas páginas do Jornal PRIMEIRO DE JANEIRO, dos 50 Contos-Problema assinados pelo Repórter X (Reinaldo Ferreira), escritos propositadamente para o concurso promovido por aquele jornal denominado "Concurso dos "Contos Misteriosos"". Contos que não eram mais que problemas, tal os conhecemos agora. Foi uma iniciativa que registou grande êxito. E, tal como agora, os leitores liam, decifravam, elabooravam as suas respostas e... habilitavam-se a prémios tão curiosos como "Um saco com 45 kg. da batatas", "Um Serviço de Lavatório, em Faiança Ingleza","Uma Bela Figura de Terra-Cota", etc.
No final foi promovida uma sessão pública de entrega de prémios.

Estou a elaborar a História dos Primórdios da Problemística Policiária em Portugal", na qual reproduzo estes 50 problemas, e também os 10 que constituiram a Secção seguinte, há algum tempo descoberta pelo nosso Amigo Jartur, que teve início no dia 18 de Agosto de 1929, nas páginas do Notícias Ilustrado",suplemento do Jornal "Diário de Notícias", e que era da responsabilidade de L. Figueiredo. Registou a participação de cerca de 150 concorrentes. Foi prometida uma segunda "dose", que nunca apareceu...
Depois (nos anos 40) foi a vez dos Foto-Crime, publicados pela mão do Gentil Marques na "Vida Mundial Ilustrada", e a seguir uma Secção Policial, tendo aiunda como responsável o Gentil Marques mas já então sob o seu pseudónimo ""Repórter Mistério", publicada na Revista "Detective", que passara a suplemento, de venda autónoma, da "Vida Mundial Ilustrada". Nela pontificaram nomes grandes do policiário como Inspector Varatojo, Manuel Constantino - felizmente ainda vivo e actualmente a produzir um trabalho notável, talvez não tão apreciado como mereceria (O Poiliciário de Bolso, na net),Sete de Espadas, etc. etc.
Para já é o que se sabe. Mas... quem garante que não possa ainda surgir ujmas surpresa?

Domingos Cabral/Inspector Aranha

Anónimo disse...

Na intervenção anterior podia ter apelado( e por esquecimento não o fiz) a quem eventualmente possua documentos ou informações que possam valorizar o referido trabalho que tenho em curso, e queira colaborar, que todos os contributos serão muitos bem vindos...
Desde já os melhores agradecimentos, em meu nome e no do policiário.

Domingos Cabral/Inspector Aranha