terça-feira, 10 de julho de 2012

JARTURICE POLICIÁRIA



JARTURICE – POLICIÁRIA - 01

CAROS “POLICIÁRIOS”

Se eu tivesse começado esta mensagem, escrevendo, “CAROS POLICIAIS”, estaria, creio eu, a atribuir-vos a designação de polícias, ou ligados à actividade policial.

Mas, confesso que não sou academicamente formado para opinar definitivamente sobre estas particularidades linguísticas. Todavia, sei que alguns de vós, podereis muito melhor discernir e declarar sobre o assunto.

Na realidade, também eu muitas vezes me interroguei sobre se se deveria dizer… ou escrever: POLICIAL ou POLICIÁRIA.

E creio que na formação do “nosso” CLP, (Clube de Literatura Policiária), também se encarou a possibilidade de o designar: Clube de Literatura Policial. Certamente houve duas correntes de opinião.

É evidente que, qualquer um dos que andamos metidos neste âmbito, já se interrogou sobre o assunto, e tentou ir ao cerne da questão.

Quanto a mim, leigo no assunto, socorria-me na opinião de que LITERATURA POLICIAL, ou ESCRITA POLICIAL, tinha mais a ver com a realidade da actividade policial, dos polícias… que policiam.

De outra forma, LITERATURA POLICIÁRIA, ou ESCRITA POLICIÁRIA, refere-se à actividade de quem trata essa actividade numa vertente ficcionada, enquanto respeitante à criatividade e à imaginação, daqueles que praticam, de alguma forma, a FICÇÃO POLICIAL.

Será que, quem engendrou o novo «acordo ortográfico», seria capaz de se meter neste assunto?

Afinal, esta “Jarturice”, não é mais do que uma “Jarturada”, que apenas pretende chamar a vossa atenção para a oportunidade do artigo que o Luís Pessoa escreveu, no seu «POLICIÁRIO», faz hoje precisamente 20 ANOS, em que a secção, pela primeira vez, para acertar o passo, não inseriu problema policiário.

Cordiais saudações “policiárias” do

Jartur



1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado ao confrade Jartur por esta compilação das secções de há 20 anos. Um excelente trabalho que merece o nosso reconhecimento

I Alegria