quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

JARTURICE 048

     
                        PROBLEMAS POLICIAIS – 51 - # 048                          
               
 (Diário Popular # 4384 – 18.12.1954)
        
         - Como ia dizendo – prosseguiu Jerrold Mauson – saí do meu apartamento ontem de manhã, pelas 11 horas. Como sabe, não tenho criados. Cheguei à 1 hora ao «chalet» onde passo o fim-de-semana: Levei a tarde a pintar e cerca das sete horas fui dar um passeio, regressando por volta das nove. Entrei, peguei no jornal da tarde, que se encontrava em cima da mesa, e comecei a ler o noticiário desportivo. E foi precisamente quando acabei de ler o relato do desafio Brooklin-Giants que me apercebi que alguém entrara naquela casa, durante a minha ausência.
        
         «Aparentemente, não faltava nada, mas quando, mais tarde, examinei a secretária, notei que os meus manuscritos estavam remexidos.
        
         - E roubaram alguma coisa? – inquiriu Fordney.
        
         Não, deve ter sido apenas bisbilhotice de algum vizinho. Mas o que eu gostaria que você me dissesse é como – sem sair da minha poltrona – descobri que alguém estivera no «chalet», durante a minha ausência.
        
         - Você assegura-me que passou a tarde a pintar e a passear pelo campo? Não fez mais nada? Não falou com ninguém?
        
         - Exactamente, asseguro-lhe.
        
         - Não tem dificuldade alguma. – disse Fordney, rindo. – É claro como água!

         Como descobriu Mauson, antes de examinar os seus papéis,
         que alguém estivera em sua casa?  

 (Divulgaremos amanhã, a solução oficial deste caso)

  
 *     *     *     *     *





Solução do problema # 047
(Diário Popular # 4377 – 11.12.1954)

Se alguém tivesse, de facto, descido pela corda, como Bishop e Rolf afirmavam, a mesa teria, evidentemente, sido arrastada para junto da janela, em consequência do peso do gatuno.
   

Jarturice-048 (Divulgada em 18.Fevereiro.2015)



APRESENTAÇÃO
E
DIVULGAÇÃO
DE MR. AHPPP: JARTUR
jarturmamede@aeiou.pt





Sem comentários: