sábado, 7 de fevereiro de 2015

JOÃO SARZEDAS NA GALERIA MUNICIPAL DE TORRES VEDRAS


O João Sarzedas foi hoje homenageado postumamente na Galeria Municipal de Torres Vedras.
A notícia chegou-nos pela mão do confrade Jartur, infelizmente já fora de horas, para podermos divulgar em tempo útil que propiciasse a participação.
Mas a exposição vai continuar até ao dia 11 de Abril.

Conhecemos o João quando estivemos ambos na aventura que foi a revista ALEPH, ainda antes do 25 de Abril de 1974, numa altura em que tudo o que cheirasse a inovação era completamente subversivo e "comunista".
Foram inúmeras reuniões para decidir critérios de publicação, na Amadora, em Benfica, em Algés, em Belém e em muitos outros locais onde fosse possível reunirmos várias pessoas sem despertar suspeitas, porque a ALEPH a partir do n.º 2 tomou um rumo de claro afrontamento à corrente conciliatória dos finais do marcelismo, o que fazia com que muitos dos participantes no projecto ficassem "debaixo de olho" das chamadas "autoridades".
O João era, essencialmente, um desenhador brilhante e inspirado, que fazia bonecos com "alma", captando aquilo que era para captar e fornecendo a mensagem necessária.
Esteve também no Policiário e realizou capas e ilustrações para diversas obras.
Mais do que lamentar a morte prematura do João, há que fazer ressaltar a sua vida e o tempo em que por cá andou, a fazer bem aquilo que ele queria que fosse feito.

Sem comentários: