domingo, 8 de março de 2015

JARTURICE 066

                  
  PROBLEMAS POLICIAIS – 69 - # 066
                 (Diário Popular # 4520 – 07.05.1955)

- … Nessa ocasião era eu primeiro marinheiro. Santo Deus! Como aquele velho barco balouçava! Ora para a direita, ora para a esquerda… Apesar de toda a minha experiência do mar, quase me fui abaixo. Estava na parte da frente e ia dirigir-me para a de trás quando uma vaga com uns trinta pés de altura atingiu o barco. Fui atirado de encontro a um salva-vidas. Parti uma perna, duas costelas e arranjei esta linda cicatriz na cara – explicava o passageiro que regalava o professor Fordney com a narração das suas aventuras.
Fordney ia em serviço a Buenos Aires e esperava (em vão, ao que parece) fazer a viagem incógnito. Para seu grande aborrecimento, fora reconhecido por aquele marinheiro palrador, quando passeava no convés.
O simpático e bem-humorado professor, gostava em geral, de companhia, mas durante aquela viagem teria preferido que o deixassem em paz. Sentia-se cansado e um pouco aborrecido.
- E então…
- O senhor é inglês, não é verdade senhor Barret? – interrompeu Fordney.
- Não o nego – replicou o outro em tom belicoso.
- Bem, desculpe-me, senhor Barret – tornou o professor acentuando ligeiramente o nome – mas estamos em frente da minha cabina e tenho umas cartas para escrever.
- Muito bem. Ver-nos-emos à hora do chá.
O professor fechou a porta da cabina com um suspiro e atirou-se para cima da cama.
- Primeiro marinheiro! – murmurou com ironia. O que ele é, é um grande impostor.

Como soube o professor que o senhor Barret era um impostor?   

    (Divulgaremos amanhã, a solução oficial deste caso)

   *     *     *     *     *








Solução do problema # 065
(Diário Popular # 4514 – 30.04.1955)


É evidente (1) que Lou Jackson não é nem o chefe, nem o receptador. Por (2) logo se vê que Avis Monroe não é o chefe. Evidentemente (3) Al Toliver não é o receptador. Por (4) se conclui que Dick Craver não é o chefe nem o receptador. Por conseguinte, Al Toliver é o chefe e Avis Monroe é o receptador


           Jarturice-066 (Divulgada em 08.Março.2015)







APRESENTAÇÃO E DIVULGAÇÃO
DE: MR. AHPPP: JARTUR
jarturmamede@aeiou.pt

Sem comentários: