quarta-feira, 1 de abril de 2015

JARTURICE 090

                                                               
                     PROBLEMAS POLICIAIS – 93 - # 090

                      (Diário Popular # 4741 – 17.12.1955)
        
O mundo do crime não acolheu a notícia com surpresa. De há muito esperavam aquele desfecho. Louis Chapin perdera a prudência. E quando se soube que ele avisara a Polícia Federal das actividades de certo grupo, fizeram-se apostas de que ele pouco tempo mais viveria. Os que apostaram, ganharam. Dentro de alguns dias, o corpo mutilado de Louis Chapin foi encontrado na berma de uma estrada dos arredores.
         Chapin chefiava uma quadrilha que operava no mercado negro e cuja ganância era bem mais forte do que o seu patriotismo. Os outros componentes da quadrilha eram: Abe Wolstein, Andy Ritter, Hap Traynor, Moose Maloney, Tom Drake, Gip Bangor, Sig Donaper e Viv Galvary.
         A pedido do seu amigo inspector Kelley, o professor Fordney em breve apurou o seguinte:
         1.º - Wolstein, Traynor e o assassino de Chapin controlavam parte das actividades da quadrilha.
         2.º - Um dos oito membros da quadrilha era um desertor, facto de que apenas tinham conhecimento Drake, Donaper e o próprio, evidentemente.
         3.º - Uma semana antes do crime, Galvary, Bangor, Wolstein e o desertor haviam-se encontrado com agentes do mercado negro de Chicago. Maloney ficou irritado quando soube desse facto.
         4.º - Dois dias antes do crime, Ritter, Drake e o assassino pediram a Chapin que desistisse da sua comparticipação nas actividades da quadrilha. E, como Chapin recusasse, Ritter, o assassino e o desertor deram-lhe uma sova. 
         5.º - No dia do crime, Bangor, Galvary e o assassino discutiram o plano do assassínio com Maloney. Maloney concordou em que era necessário liquidar Chapin.
         Nove dias depois toda a quadrilha estava presa.

         Pergunta-se:

Quem assassinou Chapin? Quem é o desertor?

 (Divulgaremos amanhã, a solução oficial deste caso)


   *     *     *     *     *












Solução do problema # 089
(Diário Popular # 4734 – 10.12.1955)

O jogador de bridge (2) não é Loren Northrup. Como também não é Hank Jessing (3), só pode ser Tex Logan. Bebe Held não matou Lorna. Como o jogador de bridge (Tex Logan) pediu ao assassino, de quem era amigo, que não matasse a rapariga, o assassino não pode ser Northrup, nem Jessing (2 e 3). Conclui-se, portanto, que quem praticou o crime foi Alice Avon.

        Jarturice-090 (Divulgada em 01.Abril.2015)









APRESENTAÇÃO E DIVULGAÇÃO
DE: J A R T U R
jarturmamede@aeiou.pt



Sem comentários: