sexta-feira, 4 de setembro de 2015

JARTURICE 246

       PROBLEMAS POLICIAIS – 249 - # 246
  (Diário Popular # 5962 – 16.05.1959)
      
          O inspector Fauvel empunhou uma faca que estava em cima da mesa da cozinha e precipitou-se sobre a sua secretária François Larat. Esta recuou e apoiou decididamente o dedo no gatilho da sua automática. Fauvel caiu.
        
«Foi assim que Grace Collet foi assassinada?» - perguntou Fauvel às duas jovens que se encontravam à porta da entrada, a alguns passos, vestidas exactamente como elas o estavam no trágico dia.
        
«Sim – explicou Jacqueline Bertrand. – Grace precipitou-se para mim com essa faca na mão, para me matar. Eu tinha trazido um revólver porque tinha medo dela. Quando vi que era a sua vida ou a minha, disparei».
        
«É uma mentira – gritou Monique Daret. – Jacqueline matou friamente a minha prima Grace. Eu vi o que aconteceu e não foi como o senhor esteve a reconstituir».
        
Por detrás dos seus óculos, os olhos de Monique pareciam faiscar.
         Fauvel avançou para a chaminé onde havia um belo lume e olhou para fora, onde a neve caía, varrida por um vento glacial. O mesmo tempo que fazia no dia do crime.
        
«Que se passou, então?» - perguntou Fauvel.
A sala onde se encontravam estava na verdade, demasiado quente.
        
«Eu moro perto daqui, na mesma rua – disse Monique. – Por isso vim a pé e abri a porta, pois tenho uma chave da casa de Grace e entrei no salão. Daqui vi o que se passava na cozinha. Grace não tinha faca nenhuma na mão e não se precipitou sobre Jacqueline. Quando eu entrei, ela estendia a mão para apanhar um copo e Jacqueline sacou um revólver da sua mala de mão e disparou friamente.
«Você – disse tranquilamente o inspector Fauvel – não viu o que está a contar».
Por que dizia ele isto?
(É um problema de dedução.)

  (Divulgaremos amanhã, a solução oficial deste caso)

  *     *     *     *     *








Solução do problema # 245
           (Diário Popular # 5955 – 09.05.1959)
                  
Foi Paul Avete o preso. Fauvel sabia que com uma tempestade daquelas seria impossível a qualquer pessoa encher tantas páginas com uma escrita tão bela e certa em língua chinesa.

Jarturice-246 (Divulgada em 04.Setembro.2015)

APRESENTAÇÃO E DIVULGAÇÃO
DE: J A R T U R
jarturmamede@aeiou.pt

Sem comentários: