sexta-feira, 3 de agosto de 2012

JARTURICE OU... JARTURADA - 34


Problema # 29


O INSPECTOR FIDALGO “VÊ” LOBÃO NAS OLIMPÍADAS


Original de: Luís Pessoa


Publicado na secção POLICIÁRIO em: 3.Agosto.1992


Segunda-feira é dia de neura para muita gente. Não para o inspector Fidalgo, que não tem fins-de-semana nem feriados e, por isso, não sente tanto o impacto de regressar ao trabalho depois de uns dias de descanso.

Foi a uma segunda-feira que o Lobão voltou a atacar! Entrou todo triunfante pela sala e gritou para o inspector:

- Viva! Agora que sou campeão olímpico, as pessoas vão-me respeitar e adorar!

- Hem! Ah! És tu…

- Sim, pode dar os parabéns a quem divide com o Carlos Lopes e a Rosa Mota as medalhas de ouro!

- Como é isso? Lá estás tu as inventar.

- Não tem seguido os Jogos Olímpicos?

- Não tenho tempo para isso, mas vou ouvindo.

- Pois é! Vou correr em Barcelona e vou “sacar” a medalha de ouro… É limpinho!

- Conta lá então, para eu ouvir.

- Como já disse, estive a preparar-me com todo o cuidado e vou entrar nos Jogos Olímpicos de Barcelona, na equipa portuguesa. Vai ver que a nossa bandeira vai subir no mastro principal e o hino vai tocar, para eles verem que Aljubarrota não aconteceu por acaso… É que sou o maior! Ah! Carlos Lopes, Rosa Mota, aqui estou eu para continuar.

- Vais correr a maratona?

- Não, isso era muito tempo a correr e eu sou um velocista por natureza. Vou correr nos 100 metros.

- Como é isso? Nos 100 metros? Mas isso exige muita preparação, muita técnica e não te estou a ver…

- Qual quê? E se não vou correr também os 200 metros é porque, nas provas de selecção para os Jogos, me desequilibrei na segunda curva e só não fui parar ao meio do chão porque não calhou…

- Onde foi isso?

- Na pista de atletismo do Estádio do Jamor…

- Ah!

- Venho dizer-lhe adeus e espero que me siga pela televisão, porque vai ser memorável. E vou ser reconhecido como um herói e…

O Inspector olhava no vazio, achando curioso o mundo em que o Lobão vivia, tão fantasioso, tão imprevisto, tão diferente…

----------------------------------

A – O Lobão não podia ir aos Jogos Olímpicos porque não o deixavam sair do país.
B – O Lobão mentiu porque nunca poderia correr os 100 e os 200 metros.
C – O Lobão não podia ter corrido dessa maneira nas provas de selecção e por isso mentiu, não se desequilibrando na segunda curva.
D – O Lobão vai estar nos jogos Olímpicos e vai trazer as medalhas dos 100 e dos 200.

---------------------------------

Solução do autor: Publicada na secção POLICIÁRIO em: 08.Agosto.1992


C – O Lobão não podia ter corrido dessa maneira nas provas de selecção e por isso mentiu, não se desequilibrando na segunda curva.
Uma prova de 200 nos Jogos Olímpicos, portanto ao ar livre, apenas engloba uma curva. Nunca poderia desequilibrar-se à segunda curva. Hipótese C.

Sem comentários: