quinta-feira, 9 de agosto de 2012

JARTURICE OU... JARTURADA - 40


A H P P P
ARQUIVO HISTÓRICO DA PROBLEMÍSTICA POLICIÁRIA PORTUGUESA


Problema # 34
O INSPECTOR FIDALGO E O RUBI TRICALI
Original de: Luis Pessoa
   Publicado na secção POLICIÁRIO em: 09.Agosto.1992

- Por favor, não me faças perguntas, estou perturbado demais para responder...
O inspector Fidalgo olhava aquele homem, aparentemente arrasado pelo desaparecimento do seu mais famoso rubi da vitrine onde o guardava, convenientemente protegido por um complicado sistema de segurança que, por azar, se encontrava desactivado por avaria.
- Tenha paciência, mas tenho de insistir na minha pergunta: quem é que sabia que o sistema estava desactivado?
- Ninguém, já lhe disse. Ninguém!
- Você sabia!
- Claro que eu sabia… E os tipos da assistência também, porque eu telefonei-lhes logo que descobri a falha…
- Quando descobriu a falha, o rubi ainda lá estava?
- Eu… não sei…
- Não podia ter sido já roubado antes de dar conta de que o sistema…
- Não sei, bolas! Não sei!
- E seguro, havia?
- Qual seguro, qual carapuça! Está a insinuar que fui eu que roubei o meu rubi? É isso?...
- Tenha calma!
- Claro que havia seguro. Não pelo valor do rubi, mas havia! O problema é que fiquei sem a minha melhor peça.
- Alguém vive consigo?
- Não… Quer dizer, está cá um primo meu, de visita, mas chegou ontem à noite e logo de manhã foi passear e ainda não regressou. Mas o meu primo não sabe de nada. Há mais de 20 anos que eu não o via e não entende nada destas coisas. Nem sabe distinguir uma peça de latão de uma de ouro… Nada de nada, a vida dele é outra.
- Mas falou-lhe das peças que tem?
- Claro que não. Eu sei que não se interessa por essas coisas e não ia maçá-lo com isso…
Naquele momento apareceu o primo, impressionado com aquele aparato.
- Que é que se passa aqui, primo?
- Nada que seja consigo. Roubaram-me uma peça da minha colecção e, portanto, está aqui a polícia. Apresento-lhe o inspector Fidalgo...
- Prazer…
- Igualmente. Diga-me uma coisa: há quanto tempo não visitava o seu primo?
- Há mais de 20 anos e… Oh!... Mas roubaram o rubi que estava aqui!... Logo a peça mais valiosa… Não há dúvida de que o ladrão sabia o que fazia, hem?
- Parece que sim…

A – Foi o proprietário que “roubou” a sua própria peça para receber o seguro.
B – Foi o primo, que sabia bem mais do que o proprietário julgava.
C – Foi um ladrão desconhecido que estudou a situação e aproveitou a falha no sistema de alarme.
D – Foi o proprietário que combinou com um estranho para o assaltar naquela altura.

Começa hoje mais uma semana policiária…
       
 ------------------------------------------
Solução do autor:                                   Publicada na secção POLICIÁRIO em: 29.Agosto.1992

B – Foi o primo, que sabia bem mais do que o proprietário julgava.
Afinal o primo sabia mais do que parecia e, apesar de o proprietário dizer que não distinguia nada, sabia que o rubi tinha sido roubado e que era a melhor peça… 20 anos depois! É obra!

Sem comentários: