terça-feira, 14 de agosto de 2012

JARTURICE OU... JARTURADA - 45


A H P P P
ARQUIVO HISTÓRICO DA PROBLEMÍSTICA POLICIÁRIA PORTUGUESA




 (Título do texto de Luís Pessoa) O inspector Fidalgo não esquece o cupão…
                           Publicado na secção POLICIÁRIO em: 14.Agosto.1992

Nesta data, o inspector Fidalgo não apresentou qualquer problema à argúcia dos leitores, mas aproveitou o espaço para: conselhos úteis aos concorrentes; notícias; indicação de premiados na secção; e pôr a correspondência em dia, coisa sempre muito agradável para os destinatários e utentes em geral.
Ora vamos lá observar os textos, sem divulgar, por questões óbvias, os endereços que se publicavam na ocasião.



Uma das coisas que o inspector Fidalgo nunca se esquece é de enviar o cupão para o PÚBLICO. E agora até é mais fácil, porque pode programar a sua vida. Mesmo que esteja no meio dum complicado caso, o inspector não se rala nada: é que o cupão já saíu no domingo e, por isso, não teve de ficar à espera do que hoje se publica… Um homem previdente, este inspector Fidalgo.

PRÉMIOS E PREMIADOS

Hoje foram contemplados com livros os seguintes detectives:
- Marta Alexandra S. M. Maciel (SEMY-KOWA)
4750 – BARCELOS
- Cristina Elvira Madureira Pinho Lopes Pedro (MRS. MARPLE)
4435 – RIO TINTO
- Marta de Sousa Henriques (MARTOLAS)
1500 – LISBOA
- Teresa Maria Santos Vidal (TETÉ)
2775 – PAREDE
- Pilar Filipa Ribeiro Valinhas (PI)
4200 – PORTO
- Luís Manuel Lemos R. Gomes (CLOVIS)
3500 - VISEU

Reparem só como as concorrentes estão em grande maioria em relação aos confrades masculinos! Na realidade, não é uma verdade proporcional. Há mais concorrentes masculinos do que femininos, mas a sorte assim vai decidindo.
            E, a partir de hoje, conforme a comunicação da ASSOCIAÇÃO POLICIÁRIA PORTUGUESA (APP), teremos mais dois prémios, constituídos por livros, a atribuir a duas revelações semanais, segundo critério a definir pelo orientador desta secção. Assim, a partir de hoje, teremos os PRÉMIOS APP, uma forma de tornar ainda mais aliciante o envio das respostas a esta secção!

PRÉMIOS DA ASSOCIAÇÃO
POLICIÁRIA PORTUGUESA

- Luís Manuel A. Martins (CALÍGULA)
1495 – LISBOA
- Sónia Duarte Rodrigues (INSP. CARDUME)
3080 – FIGUEIRA DA FOZ

            Todos os contemplados irão receber em suas casas os livros a que têm direito.


CORRESPONDÊNCIA EM DIA

- L. S. – Seguiu carta para esclarecimento das situações que indica. Escreva sempre.

- RAYMOND MARLOWE – Os prémios serão enviados para casa, logo que tal seja logìsticamente possível. Não há que fazer mais do que esperar!

- NIALTO – Naturalmente que iremos, logo que possível, avançar com torneios, dotados de valiosas prémios. Como deve compreender, não era numa época de férias (em que já é uma vitória termos mais de 800 – oitocentos! – concorrentes inscritos como solucionistas dos problemas diários) que poderíamos avançar com um torneio que obrigaria a uma regularidade de resposta. Quando acabarem as férias, logo estudaremos a forma de colocar “no ar” um torneio, com pés, cabeça e tudo o mais que um torneio deve ter. Por favor, aguarde um pouco, certo?

- TENÓRIO  – Um pouco de paciência! Um fim-de-semana no Algarve é aliciante? Claro! Mas olhe que há muito mais pessoas à espera de saber o que há a fazer para ganhar esse belo prémio instituído pelo amigo INSPECTOR LIMA JÚNIOR, de Lagos, e que, na próxima semana, neste mesmo espaço, irá ter desenvolvimento.
ATENÇÃO. POIS, ao PRÉMIO INSPECTOR LIMA JÚNIOR, já na próxima semana!
                    Luís Pessoa

2 comentários:

Anónimo disse...

Meu Caro Luis
Parece que o amigo gosta de engraxadelas
Publicou comentários louvadoures e censurou o meu enviado ontem porque encerrava uma crítica
Adeus que já vou indo

Rip Kirby

luis pessoa disse...

Meu caro Rip
Procuro manter o Policiário no PÚBLICO, ainda que com sobressaltos e atrasos, que sou o primeiro a lamentar, apesar de ser o único responsável por eles.
A vida por cá está péssima e há que lutar para pôr comida na mesa todos os dias, uma luta que eu pensava estar mais que ultrapassada e jamais aconteceria na minha própria casa.
Entre trabalhos e viagens obrigatórias para eles, são mais de 18 horas todos os dias. Nos restinhos, lá vou descansando o que posso e cuidando (mal, reconheço), do PÚBLICO e do blogue.
As classificações estão atrasadas, muito atrasadas e alguns dias de folga que vou ter deverão ser investidos nelas, para tentar aproximá-las dos prazos.
Agora, há uma coisa que por estes lados não existe e ela é "censura". E outra que nunca entrou na minha maneira de ser e que é "engraxadelas", como de resto o meu Amigo sabe muito bem. Por isso, por o Rip saber isso muito bem, nem respondo a essa parte e não levo a mal. Tratou-se de um desabafo, que compreendo, porque muitas vezes também reagi a quente e com muita virulência e o confrade SETE foi muitas vezes a minha "vítima"...
Agradeço os seus comentários, sempre e pode ter a certeza que jamais haverá qualquer tipo de censura por motivos de opinião. Como o Rip muito bem sabe, de resto.
Receba um abraço do Amigo certo