domingo, 19 de julho de 2015

JARTURICE 199

                                                
                      PROBLEMAS POLICIAIS – 202 - # 199
             (Diário Popular # 5585 – 26.04.1958)                                                                                           
O inspector Fauvel empurrou silenciosamente a porta do pequeno pavilhão e, por seu turno, penetrou numa sala onde reinava a escuridão. Ouviu-se uma exclamação der surpresa; uma lanterna eléctrica caiu no chão, ao mesmo tempo que se iluminava o compartimento, porque alguém dera volta ao interruptor. O inspector achou-se em frente de Jean Fullin e de seu filho Roberto.

«Foi o senhor que me seguiu desde a ribeira?» - perguntou Jean Fullin. «Se eu o soubesse tê-lo-ia despistado…». Fullin, que falava num tom arrastado, disse depois ao filho: «Roberto, deixa-me só com o inspector. Tenho coisas graves a dizer-lhe…».
 «Creio bem, inspector, que será inútil mentir» - prosseguiu Jean, depois do filho sair e mostrando resignadamente a sua camisa rasgada e as mãos ensanguentadas. «Há anos já que Joseph Robin procedia mal para comigo, como o senhor sabia. Hoje, vinguei-me. Não tentarei escapar à justiça».


Depois, o inspector falou:

«Foi por acaso que descobri o cadáver. Não sabia o que fazer, quando vi, afastando-se, o feixe de luz de uma lanterna eléctrica. Era natural que eu seguisse o homem que andava perto do local do crime. Vim até aqui…».

O inspector abaixou-se para apanhar a lanterna eléctrica e notou que os únicos traços que via nela eram os de algumas impressões digitais, mas pouco precisas.

Pela porta entreaberta, Fauvel viu o jovem Roberto, um sólido rapaz de vinte anos, preparando uma mala. Depois disse para o pai:

«É inútil mentir. Você sabe bem que não é a si que eu tenho de prender…».

Como é que Fauvel adivinhou que Jean Fullin mentia?

          (Divulgaremos amanhã, a solução oficial deste caso)


  *     *     *     *     *









Solução do problema # 198
(Diário Popular # 5578 – 19.04.1958)

Era evidente que Gérald Henry sabia bem de que tinha morrido o amigo, antes mesmo do médico se ter pronunciado. Sabia que o ópio tinha sido administrado com uma injecção, quando é verdade que a vítima o podia ter absorvido por via bucal.

 Jarturice-199 (Divulgada em 19.Julho.2015)


APRESENTAÇÃO E DIVULGAÇÃO
DE: J A R T U R
jarturmamedeaeiou.pt


Sem comentários: