domingo, 28 de junho de 2015

POLICIÁRIO 1247



PRAZOS DE VERÃO, CONFRONTOS DA TAÇA DE PORTUGAL E CLUBE DE DETECTIVES

Com a aproximação da época tradicionalmente considerada de férias e maioritariamente utilizada para esse efeito, vamos fazer os habituais acertos nas datas limites para envio das propostas de solução aos enigmas propostos.
Tal como temos vindo a fazer nos últimos anos, não interromperemos a publicação das provas, que cumprirão o esquema normal, o problema tradicional no primeiro domingo de cada mês e o de escolha múltipla no segundo domingo. No entanto, para evitar que os confrades “detectives” que se ausentem de suas casas sejam “obrigados” a dar resposta aos enigmas num período destinado essencialmente ao lazer e repouso, haverá alargamento dos prazos de envio das soluções, que iremos anunciando à medida que forem sendo publicados, mas obedecerão ao seguinte calendário:
Prova n.º 6, desafios publicados em 5 e 12 de Julho, terão como prazo limite para envio das soluções o dia 15 de Agosto;
Prova n.º 7, problemas em 2 e 9 de Agosto, com prazo até 15 de Setembro;
Prova n.º 8, publicação dos enigmas em 6 e 13 de Setembro, com respostas até 10 de Outubro.
A prova n.º 9 já terá o calendário habitual com o prazo limite para resposta a ser fixado no último dia do mês de publicação dos desafios.

TAÇA DE PORTUGAL
CONFRONTOS PARA A 5.ª ELIMINATÓRIA

A Taça de Portugal, como competição especial que é, deixa sempre um rasto de imprevisibilidade atrás de si, porque uma excelente solução pode não chegar para passar à eliminatória seguinte. Basta, para tal, que o opositor ainda consiga produzir uma solução melhor, mais completa ou, pelo menos, que atraia o orientador da secção e o faça dar-lhe a primazia.
Temos, assim, mais um factor de emoção a acrescentar, no momento dos nossos “detectives” percorrerem as pautas com os confrontos. Para o campeonato, cada “detective” sabe se acertou ou falhou, faz a comparação da solução dada pelo autor com a sua e fica com certeza razoável da pontuação que vai obter, mas na taça já nada disso interessa ou é decisivo! Pode ter acertado na solução, ter a certeza de obter a pontuação máxima, mas não consegue saber que prestação teve o seu opositor! O inverso também é verdadeiro, um “detective” produz uma solução incompleta e quando tudo parece perdido, o seu opositor pode ter falhado ainda mais e assim superar uma eliminatória que parecia perdida.
Enfim, esse é o sortilégio da Taça de Portugal e é essa incerteza permanente que mais adoça o momento do triunfo.
Tomem nota dos confrontos da 5.ª eliminatória, em que não podemos falar de grandes confrontos. A “dona sorte”, uma feliz designação que o nosso querido “Sete de Espadas” tanto usava, foi benevolente para aqueles que mais se perfilam na senda do título. Resta saber se essa lógica vai mesmo funcionar, porque Taça é Taça!
Morgain – Inspector Boavida; Flávia - Detective Lamúrias; Búfalos Associados – Jota Petrus; Detective Vampírico – Sam Spade; Verbatim – Detective Matraquilho; Zappa – O Gato Preto; Detective Holmes – Ribeiro de Carvalho; Rui Nanico – Rx Plural; Professor Cebolas – Aruzu; Luís Jota – Inspector Aranha; Romoaldo – Karl Marques; Cuore Dolce – Detective Jeremias; Miss Marple – Paulo; Micas Cebola – Bernie Leceiro; Detective ABC – Zé; A A Nogueira – CR 007; Carioca – A Raposo & Lena; Rigor Mortis – Detective Pilantra; Professor Namora – Inspector Sonntag; Agente Guima – Byrly; Parceiro Trouxa – Inspector Gigas; Quaresma – Daniel Falcão; Deco – Dr. Issaçu; Hamlet – Tara Kali; Mister H – Cláudia Mall; Jo.com – Paulo Quinta; Inspector Nova – Zé Ferry; Inspector Moscardo – P Coruja; Trianon – Major Alvega; Ego – Detective Satã; Padre Brown – Luís Zero e Orange – Inspector Xibó.


“CLUBE DE DETECTIVES” COM NOVA CARA!

Já há algum tempo que estávamos para referir a mudança que o confrade Daniel Falcão introduziu na sua página, mas sempre se vão sobrepondo outros assuntos e o tema vai ficando esquecido.
Na realidade, o “Clube de Detectives” alindou-se, o modo de aceder aos diversos temas foi mais facilitado e hoje é possível navegar no sítio com mais rapidez e eficiência.
Em suma, um belíssimo trabalho do nosso confrade Daniel Falcão, que continua a ser uma peça essencial na divulgação do Policiário, nomeadamente para consulta de problemas e suas soluções, classificações e pontuações, para que seja possível um acompanhamento mais pormenorizado de todas as vertentes competitivas.
 Disponível em http://clubededetectives.net , onde todos os resultados, maiores destaques e análises vão sendo efectuadas, para além de ampla informação sobre o dia-a-dia do nosso passatempo. 

Recordamos que o Clube de Detectives tem em curso uma iniciativa pioneira, de edição de e-Books, dedicados aos problemas mais recentes publicados nesta nossa secção e que estão completamente acedíveis a partir do clube, bastando solicitar a respectiva senha de abertura.
Estes controlos dos acessos, que são inteiramente gratuitos, não têm qualquer outro objectivo que não seja o de saber quem são os detectives que acedem aos e-Books.
Portanto, todos os interessados, independentemente de serem concorrentes ou não aos nossos torneios e passatempos, poderão solicitar a senha que permitirá aceder aos e-books, usufruindo, assim, de muita informação útil, já que, para além da publicação dos problemas e respectivas soluções oficiais, de autoria dos próprios autores, terão acesso às melhores propostas de solução enviadas, comentários e outras curiosidades.
A chave de acesso pode ser pedida para clubededetectives@gmail.com.
Pela qualidade das obras já editadas, deixamos aqui a nossa entusiástica recomendação.
Para além de valer mesmo a pena dar uma espreitadela aos e-Books, os nossos “detectives” devem aproveitar para “viajarem” por todo o sítio Clube de Detectives, descobrindo todos os seus recantos!


2 comentários:

Anónimo disse...

Uma palavra de gratidão ao Daniel Falcão pelo seu trabalho ao longo de todos estes anos.
Um abraço

Clube de Detectives disse...

Aproveitando as lisonjeiras palavras de Luís Pessoa, aproveitamos para prestar duas informações:

(1) Os e-books estão disponíveis já não sendo necessária nenhuma chave de acesso

(2) O Clube de Detectives já pode ser acedido através de http://clubededetectives.pt

Daniel Falcão